Blogueiro do Estadão revela porque ataca pesquisas que dão Aécio subindo. Elas prejudicam Eduardo Campos.

A pesquisa Sensus incomodou os petistas, pois mostra que Aécio cresce, Dilma desce e Campos padece. O que não se esperava é que incomodasse jornalistas que posam como isentos. É o caso de José Roberto de Toledo, blogueiro de pesquisas do Estadão. Fez uma coluna, no sábado, com um ataque sem nenhuma base técnica à pesquisa Sensus. Deu escada para os detratores do PT tentarem desqualificar o levantamento. Hoje Toledo volta à carga, em  mais um artigo. Fica claro, no parágrafo abaixo, porque o moço anda tão "bolado" com a pesquisa.

Mais do que se aproximar numericamente de Dilma, é importante para o tucano distanciar-se de Eduardo Campos (PSB). Entre empresários que querem o PT fora do poder - fonte indispensável de apoio financeiro para qualquer oposicionista - o pernambucano tem mais simpatia do que o mineiro. Por um cálculo frio: num segundo turno, Campos teria todos os eleitores de Aécio, mas Aécio não teria todos os de Campos.

Com que base científica o Toledo pode fazer uma afirmação como esta? Não há uma única pesquisa a respeito. Aliás, a única que existe, foi feita num evento do Lide e deu Aécio disparado em primeiro lugar.  O que se vê acima é o alinhamento do jornalista com um candidato. Que cálculo frio é esse? Quem disse que Aécio, aplaudido em todos os locais onde tem estado com o meio empresarial não tenha a simpatia dos mesmos? 
Não satisfeito, Toledo passa a defender uma tese própria, que nada tem a ver com pesquisa. Pura opinião, sem nenhuma correspondência em dados. Leiam: 

De fato, o eleitorado do candidato do PSB se assemelha ao de Dilma - por exemplo, concentra-se no Nordeste. Em caso de disputa mano a mano entre a presidente e Aécio, temem esses financiadores, parte dos eleitores de Campos votaria na petista. Numa disputa apertada como a que se prenuncia, pode ser a diferença que a reelegeria. Já o eleitor de Aécio é tão antipetista que só lhe restaria votar em Campos.

Neste caso, para o blogueiro do Estadão, os brancos, nulos e as abstenções não existem. Todos os tucanos votariam em Campos. É muita cara de pau! E porque tanta preocupação com os  financiadores, se quem elege são os eleitores? Ora! 

A verdade é que a pesquisa Sensus pegou o Toledo no contrapé. Ele é cartesiano. Costuma misturar pesquisas de todos os institutos para tirar tendências que nem sempre se cristalizam. Para ele, Aécio não deveria subir tão cedo. Campos deveria subir mais rápido. E os votos deveriam passar antes pelos indecisos e brancos para só depois migrar para os candidatos, onde já se viu?

No sábado, este blogueiro fez um post analisando o primeiro artigo de Toledo que terminava assim: 

Mais do que metodologias de pesquisa, o que parece estar incomodando o blogueiro do Estadão são os resultados. Aí o caso deixa de ser metodológico e passa a ser ideológico.

Pelo seu artigo de hoje, onde destila mágoas e sentimentos, em vez de enumerar argumentos técnicos, parece que é exatamente isto que está acontecendo com o Toledo do Estadão. Ele está chateado porque Campos não decola. 

12 comentários

Toda eleição o marqueteiro do PT pega alguma coisa do pessoal do PSDB e malha a cabeça do povo até a coisa virar verdade irrefutável e favorecer o candidato petista. Em 2006 foi a privatização, inclusive a da Petrobras; em 2010 foi o fim, entre outras coisas, do Bolsa Família; em 2012 foi a carta de garantia de permanência e a renúncia ao cargo de prefeito, que derrubou o José Serra. De tanto ver seus candidatos serem derrotados pela ignorância popular e sabedoria da marquetagem petista os coroados do PSDB começaram a orientar o Aécio a evitar estas armadilhas e uma delas foi o projeto que transformava o Bolsa Família em programa permanente do governo federal, com regras claras. Foi rejeitado pela base aliada, mas acabou com a exploração. Quando esperávamos que a coisa não sairia de controle vem os iluminados assessores do Aécio e inventam esta tal de flexibilização da CLT. Mesmo para casos específicos, segundo um lúcido comentário do Reinaldo Azevedo esta postura foi uma deixa e tanto para ser explorada pelo PT. É olho vivo, pois parece que nem ele e nem seus assessores diretos são descedentes do Tancredo Neves.

Reply

Que vai ter segundo turno, não tenho dúvidas, mas o que angustia é ver que apesar de muuuuuuuuuuiitos quererem modificações não abraçam nosso candidato da oposição. Já vimos no passado que nesta época (5 meses para a eleição), novidades e caras novos estavam bem mais colocados que o Aécio hoje. Será que é só pelo fato dele ser desconhecido? Será que o 'ignorante povo brasileiro em política', aquele que volta em ladrão e em palhaço vai chegar em 6 de outubro sabendo quem é o Aécio Neves e o que ele faz? Sei lá, a coisa está muito esquisita.

Reply

Campos não decolará, mas servirá para levar a campanha para o segundo turno. Isto já é suficiente!

Seja segundo turno com a Dilma, ou com o Campos, dará AÉCIO PRESIDENTE!


Chris/SP

Reply

Eduardo Campos É o plano B do Lulla,Quem fundou o Foro de SP ...,Lulla,Fidel Castro ,Farcs,PSB do Sr Dudu,Toda a corrupção que esta ai tem como mandante e chefe o Sr Lulla ,Dilmá é só mais uma marionete esquerdista otaria de luxo ,que logo mais vai ser descartada ,em 2010 o plano B de Lulla foi a rainha do mogno,com a ajuda dos ecochatos do aquecimento global internacional ,Lulla ja percebeu que a vaca foi pro brejo,ele sabe que nem ele tem mais carisma com o povo ,que esta morrendo de medo do Brasil virar um Cubão ou um Venezuelão,e tem mais, gosto muito do Bolsonaro como deputado,mas não como candidato presidêncial ,não podemos esquecer que o partido dele é da base do governo ,e seu maior expoente É Malluf,que agora faz parte junto com Sarney e collor do staf do Lulla,não vai ser facil vencer o aparelhamento do Brasil,mas....no voto vamos virar ja no primeiro turno com Aércio,e vamos que vamos , porque a luta vai ser dura. Estou fazendo minha parte ,trabalho de formiguinha,nas filas de supermercado ,lotéricas,farmácias,etc , estou colhendo bons resultados, as pessoas estão cientes que o PT vai afundar o Brasil.

Reply

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/1449382-manifesto-do-psb-preocupa-pre-campanha-de-campos.shtml

Reply

E como o Estadão que é ligado ao governo Estadual, com tendência anti petista, que sofre influência de Serra, FHC ( colunistas, inclusive), pode permitir que um petralha infiltrado seja o "cara" das pesquisas ??


Os tucanos paulistas precisam aprender com o Aécio, pressiona o jornal e manda fazer análises a favor do PSDB.

Reply

Pro post ficar 100%:
Título correto deve ser "Blogueiro do Estadão revela por que ataca pesquisas que dão Aécio subindo. Elas prejudicam Eduardo Campos."
Com "por que" (separado), ou seja, "Blogueiro do Estadão revela por que (motivo) ataca..."

Reply

Cel
E nem vai decolar carregando o trambolho da Marina a tiracolo.
Esther

Reply

Se o quadro de hoje se cristalizar, o segundo turno é garantido.

DILMA CAI COMO BALÃO SEM MECHA e o Eduardo Campos NÃO DECOLA, fica nos seus 11 a 15% e Aécio terá mais da metade dos votos do primeiro turno.

SE AÉCIO TERÁ MAIS DE 50% DOS VOTOS o segundo turno NÃO SERÁ REALIZADO.

NÃO HAVERÁ SEGUNDO TURNO EM 2014
AÉCIO PRESIDENTE DO BRASIL EM 2015

Reply

Eu trocaria o slogan para: Brasil competente, Aécio Presidente!

Reply

Corobnel,

olha que lindo o que o Coturneiro Finish them! escreveu 5 de maio de 2014 20:41:

"Eu trocaria o slogan para: Brasil competente, Aécio Presidente!"


Bota lá do ladinho Coronel perto dos youtubes!

Flor Lilás

Reply

Campos nunca decolará com a mala pesada que escolheu para vice.


Lanterna.

Reply