A filha fura-fila do Zé Dirceu.

Joana, a filha do corrupto José Dirceu, em ato a favor do mensaleiro João Paulo Cunha. Privilégios burgueses na fila da Papuda.

Furando a fila dos parentes de detentos, um dos chefes de inteligência do sistema penitenciário do Distrito Federal, governado pelo petista Agnelo Queiroz, levou em um carro com placas frias a filha do ex-ministro José Dirceu para visitar o pai na penitenciária da Papuda.

A Folha acompanhou e fotografou a carona da filha de Dirceu, Joana Saragoça, anteontem, em um carro utilizado em operações sigilosas de Estado e conduzido pelo servidor da Sesipe (Subsecretaria do Sistema Prisional) Wilton Borges.

Com a carona, Joana não enfrentou a longa fila de familiares de presos, de carro ou a pé, que começa a ser formada no final da tarde do dia anterior na entrada do presídio. Ela chegou às 8h55 e passou direto pela entrada de funcionários.

O objetivo dos familiares, ao chegar com antecedência, é passar o mais rapidamente possível pela série de procedimentos de segurança da Papuda, que pode durar até duas horas. São cerca de 2.000 pessoas em dia de visita, que dura de 9h às 16h.

A Folha recebeu a informação de que visitas do gênero estavam ocorrendo há pouco mais de um mês. A reportagem apurou que ao menos uma visita ocorreu também numa quarta-feira e gerou mal-estar entre servidores da Papuda, que a apelidaram de "atendimento a domicílio" para familiares de Dirceu. Em um primeiro momento, o governo do DF afirmou que não sabia da carona que facilitou o acesso da filha de Dirceu ao presídio.

GREVE DE FOME

Depois, divulgou nota segundo a qual a carona aconteceu porque Joana ajudava em uma investigação interna sobre a possibilidade de Dirceu fazer uma greve de fome em protesto por ainda não ter sido autorizado a trabalhar fora do presídio. Na quinta-feira passada, reportagem da Folha já afirmava que, apesar de ter cogitado a medida, Dirceu já a havia descartado.

Segundo o governo, como notícias da greve de fome estavam "tendo repercussão no presídio", Joana foi "convidada a colaborar" com a apuração, mas estava "se sentindo insegura" de ir sozinha ao presídio da Papuda, o que motivou a carona.

Por fim, a Sesipe concluiu que Dirceu não está fazendo greve de fome. O governo do DF não explicou qual seria o exato risco para o sistema penitenciário que uma hipotética abstinência alimentar de Dirceu provocaria. A Vara de Execuções Penais do DF, que usualmente seria comunicada de uma investigação do gênero, disse não ter "informação sobre esse fato".

TRATAMENTO

O governo não respondeu se Borges já transportou parentes de outros presos da mesma forma à Papuda. Joana afirmou à Folha que "não conversa com jornalistas". A assessoria de Dirceu informou que "cabe à Secretaria de Segurança do DF se posicionar sobre as visitas". Seu advogado, José Luis de Oliveira Lima, afirmou que só cuida de questões jurídicas.

Desde que foi preso após ser condenado a 7 anos e 11 meses ao regime semiaberto no processo do mensalão por corrupção ativa, Dirceu foi acusado, com outros presos do caso, de obter privilégios na Papuda, como comida diferenciada e até o uso de celular. Esta última acusação contra Dirceu teve investigação arquivada pelo presídio.

Em parecer encaminhado ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que "há indicativos bastante claros" de que os presos do mensalão recebem tratamento diferenciado. (Folha de São Paulo)

15 comentários

Calllma, gentemmm.
Estragou o carregador e havia urgência ...

Reply

Coroné, esse cara não tem coragem de fazer greve de fome coisa nenhuma, pois sempre foi um dedo duro e covardão.

Reply

As autoridades públicas não subordinadas ao governo petralha estão com MEDO de agir, como lhes faculta a Lei Maior.
Brasil, um país sem autoridade política e jurídica.
Anarquia institucional instalada. Caos à vista.
Aécio precisa restabelecer a ordem moral em nosso país(se as urnas eletrônicas de 1ª geração e a OI permitirem).
Gsaudêncio.

Reply

Hoje em dia, em época de quadrilheiros vermelhos, quando todos os valores estão corrompidos, nem ditado popular vale mais.
Hoje em dia, "filho de peixe não é mais peixinho", é TUBARÃO, é ORCA ASSASSINA, JACARÉS ..... os mais perigosos até se disfarçam travestidos de lula, um molusco bem sem vergonha.

Reply

É muita cara de páu!

Deviam deixar o Zé a pão e água!

FORA CANALHA!


Chris/SP

Reply

Certamente se o Agnelo rodar em outubro o Resort Papuda vai fechar e a moçada vai pedir transferência para outro em um estado governado pelo PT. Quem viver verá.

Reply

Alguém achou que ela seria melhor que o pai? Não foi educada pra isso.
Como diz o ditado: filha de peixe, peixinho é!

Reply

........moçada de futuro!!!! tem todo o tempo do mundo p gastar NOSSO DINHEIRO, soh dizem bobagem........dirceu e sua turba garantiram varias geraçoes com milhoes e milhoes roubados do povo brasileiro;

Reply

Futura deputada federal pelos petralhas. O pai della já deveria estar em um presídio de segurança máxima, junto com traficantes. Aliás, estão todos relacionados entre si. A PF que o diga.

Reply

Por óbvio, também não passou pelos procedimentos de segurança. As regalías de Dirceu já foram denunciadas e fica tudo por isso mesmo. O governador Agnelo Queiroz(PT), faz e dezfaz na maior cara de pau, pois sabe, que tudo que faz de ilícito, vai acabar em nada. Este é o retrato do Brasil de hoje.

Reply

Ta explicado porque o MP pediu a Cabeça da promotora que pediu quebra de sigilo dos telefones de um certo palacio em Brasília. Se até carro descaracterizado estão usando...

Reply

Que ele faça a greve de fome com denodo e valentia, até as últimas consequências!

Reply

Coronel, se um ladrão pé de chinelo cometer um um desatino desses (furar a fila) a massa carcerária arranca a cabeça dele no páteo, sem contar o castigo que a direção do presídio imporá ao meliante, com muitos dias no "pote", que seria a solitária no linguajar deles.

Reply

Herdou até a feiura do pai.

Reply

PTista sabem ler ou vou ter que desenhar:
Artigo 37 da Lei de Execução Penal:
Art. 37. A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena.

Reply