"Tem que ter rebelião, gente!" O conselho de Gerdau, um dos maiores empresários do Brasil.

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter criticou a insistência do Brasil em se aproximar do Mercosul, propôs que o próximo governo brasileiro tenha apenas seis ministérios e chegou a sugerir que a população se rebele diante da falta de infraestrutura e da qualidade dos serviços do País.

As afirmações do empresário foram feitas durante palestra para os participantes da 27.ª edição do Fórum da Liberdade, ontem em Porto Alegre. O evento é promovido anualmente pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), entidade de jovens empresários de tendências liberais.

"Uma placa que vi e achei interessante diz que a Central do Brasil há 30 anos é igual", citou. "Tem de ter rebelião, gente", prosseguiu. "Quem tem esposa e uma filha e tem de enfiar dentro daquele trem não dá para aceitar."

Ao longo dos 40 minutos da palestra, Gerdau insistiu na necessidade de o Brasil aumentar sua poupança, investir em infraestrutura e melhorar sua governança e produtividade para crescer mais dos que os índices próximos a 2% dos últimos anos. Também sugeriu metas ousadas, como dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) per capita até 2030.

O empresário - que preside, desde o início do governo Dilma Rousseff, a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do governo -, também revelou que, na conversa reservada que teve com o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, na segunda-feira, foi questionado sobre o número de ministérios que considera ideal para o Brasil. "Eu disse que com seis dá", confidenciou. E citou cinco pastas, sem mencionar qual seria sexta: para a área social, área econômica, segurança, parte internacional e condução política.

Gerdau deu a entender, ainda, que preferiria ver o Brasil menos ligado aos países vizinhos e mais atento ao mercado global. "Enquanto os países do grupo do Pacífico têm crescimento de 5% a 6% ao ano, aproximando-se do bloco americano, que está se integrando com a Europa, nós ficamos brincando de Mercosul bolivariano", comparou. "Será que a Cristina Kirchner (presidente da Argentina) tem que dizer o que o Brasil tem que fazer? Não dá!", concluiu.

Procuradas para comentar as declarações de Gerdau, a Casa Civil e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República não responderam até o fechamento desta edição.

Eficiência. Jorge Gerdau é conselheiro da presidente Dilma desde a campanha eleitoral de 2010. A Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, que comanda, tinha o objetivo de aperfeiçoar a condução da máquina pública, eliminando gargalos e tornando mais eficiente o atendimento ao cidadão. Sem resultados aparentes, a câmara reduziu o ritmo dos trabalhos desde o ano passado.

O colegiado chegou a elogiar programas de monitoramento remoto, por vídeo, implementados pelos ministérios da Previdência Social, da Saúde e pelo grupo de acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Gerdau sempre foi crítico do número de ministérios do governo Dilma. (Estadão)

16 comentários

é, mas o petralha gabrielle já enfiou o nome dele na lambança da PTROUBAS...

Reply

"Jorge Gerdau é conselheiro da presidente Dilma desde a campanha eleitoral de 2010."

Se desde 2010 está com a Dilma, aconselhando, de duas uma: ou ela é surda, ou ele está tirando grandes proveitos.

Por que não abandonou o barco já que sua pupila não segue suas sugestões????

Segundo suas palavras, o povo precisa ir para as ruas fazer rebelião. Então é bom começar exatamente no período da COPA!

Chris/SP

Reply

O Mercosul virou um instrumento de chantagem dos argentinos, e isso tem prejudicado Uruguai ,Brasil e Paraguai seriamente!
Basta de bancar os devaneios dos Argentinos Caloteiros!

Reply

O NAVIO ESTA AFUNDANDO E OS RATOS COMEÇARAM A PULAR FORA.

ESSE FDP ERA CONSELHEIRO DA PRESIDANTA E DA PETROBRAS, POR QUE NÃO DISSE ISSO ANTES?

QUANTO ESTAVA GANHANDO ATE AGORA?

Reply

Coronel,

O "Seu Jorge" sentiu a enrascada que se meteu (obs.: por livre e espontânea vontade).

Agora ameaçado de processo e de perda de patrimônio(caso condenado) quer rebelião contra o PT.

Na Alemanha Nazista aconteceu a mesmíssima coisa. Quando os empresários viram que Hitler iria perder a guerra, começaram a "construir pontes" com os americanos.

Esse é mais esperto que o Lulla, pois tem negócios desde 1948(seu pai) e continua vivo!! Já o Lulla .....

JulioK

Reply

ELE COMO CONSELHEIRO DA DILMA NÃO DÁ ESSAS SUGESTÕES A ELA? SE ELA NÃO ATENDE QUE MOTIVO ELE TEM DE CONTINUAR SENDO CONSELHEIRO? QUE MORAL TEM UM CONSELHEIRO QUE NÃO É ATENDIDO?

Reply

Agora ele fala isso!!!

Reply

Sobre a compra da refinaria de Pasadena ele não falou nada? Ele era mesmo membro do Conselho de Administração à época da compra?

Reply

preste atençao conselheiro o senhor foi colocado lá por alguma estratégia espúria dessa miséria que se chama dilma , mais nada.

Reply

Assino embaixo todos os comentários

Gerdau só agora viu a imundície deste governo espúrio?
Ah vá ao tomatecrú

Reply

Se o Sr. Gerdau era o conselheiro da presidente Dilma desde 2010, agora dá para compreender porque o Brasil está nessa situação: o Gerdau deu um lado e o Barba (Lula) de outro, coitado do país! Ninguém merece um tsunami desse!

Reply

Que coisa hein ? O cara tá lá, ligadinho com a Dilma, que é comunista e ele se diz liberal, agora começa a pular do barco.
Ou seja, quer continuar mamando no estado, seja quem for o governante.

Reply

Sei. . Sei.. sei. O conselheiro está pedindo revolução porque os interesses das empresas não estão sendo mais atendidos, considerando a pouca participação brasileira no mercado global.

O povo quer mesmo saber (ou deveria) da saúde, educação, segurança interna... coisa que, pelo visto, não interessa ao empresário.

Ele vai continuar "conselheiro"?

Reply
A mão que embala o berço mod

Parafraseando o Juca Chaves: Como se mede uma incompetente? Dilma ponta a outra.

Reply

ele não sabia de nada?

Reply

Deve ser 1 péssimo conselheiro pois aprovou a compra da Empresa de PASADENA!! (Passa a grana!!)

Que vergonha!!

Concordo com a Chris SP

Reply