Petrobras: Gabrielli incrimina Dilma.

Atualizado em 21 de abril, às 6:21. Clique neste link e veja a repercussão da entrevista no mundo, através de matéria da Reuters.

A entrevista de José Sérgio Gabrielli ao Estado de Domingo, 20, na qual ele afirma que a presidente "Dilma não pode fugir à responsabilidade" pela decisão da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, reforçou a necessidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o negócio, avaliaram líderes da oposição, entre eles o senador tucano Aécio Neves (MG), pré-candidato a presidente da República. 

Esta será uma semana decisiva para a criação da CPI, pois a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deverá decidir se o Congresso fará uma CPI restrita à estatal, como querem os oposicionistas, ou se abrangente, para investigar também o pagamento de propina para facilitação de obras no metrô e nos trens de São Paulo, e sobre a construção do Porto de Suape, em Pernambuco.

Gabrielli era o presidente da Petrobras à época da compra da refinaria de Pasadena e Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, era a presidente do Conselho de Administração da empresa. Na entrevista ao Estado, Gabrielli disse ser o "responsável" pela operação de compra, já que era o presidente da estatal, mas dividiu o ônus com Dilma. 

Gabrielli reforçou a afirmação de que o resumo executivo em que o conselho baseou sua decisão sobre a compra foi "omisso", mas acrescentou que isso não foi relevante para a decisão. Dilma havia afirmado a mesma coisa quando justificou seu voto pela compra da refinaria. O resumo executivo foi feito pelo então diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Do lado da presidente Dilma Rousseff, as informações foram de que ela não reagiu à entrevista de Gabrielli. De acordo com auxiliares próximos a ela, Dilma Rousseff viu na entrevista do ex-presidente da Petrobras a clara linha de defesa de Gabrielli, uma vez que a compra da refinaria de Pasadena está sob investigação da Polícia Federal, do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União (TCU). Gabrielli estaria, na visão de Dilma, definindo as linhas do que pretende dizer quando for procurado, com a tentativa de divisão de responsabilidade por todos os setores.

Para Aécio, a entrevista do ex-presidente da Petrobras reforçou a necessidade de uma CPI. "O objetivo dela (a CPI) é exatamente determinar, sem qualquer pré-julgamento, qual é a responsabilidade de cada um nesse caso da refinaria de Pasadena e em outros episódios envolvendo a Petrobras. A CPI não é uma demanda das oposições, como querem fazer crer alguns governistas, mas sim da sociedade brasileira", disse Aécio ao Estado.

Líder do PSB na Câmara, o deputado Beto Albuquerque (RS) afirmou que, além de mostrar a necessidade de se fazer a CPI para investigar a operação de compra de Pasadena, que custou cerca de U$ 1,25 bilhão, ficou claro que Gabrielli "deu um puxão de orelhas" em Dilma, ao chamá-la à responsabilidade. "Quando o Gabrielli assume a responsabilidade pela compra de Pasadena, por ser o presidente da companhia, na época, ele está sendo honesto. Não tem como negar que é mesmo o responsável. E não há como negar que Dilma, então presidente do Conselho de Administração, tem responsabilidade igual. Um era o presidente da Petrobras, outra a presidente do conselho. Assumiam decisões juntos. O Gabrielli botou a bola na marca do pênalti."

Já o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), disse que Gabrielli foi muito claro na entrevista. "Ele disse, sem rodeios: ''somos todos responsáveis''. Não adianta achar que uns vão tirar a sardinha do fogo com a mão do gato. Está muito claro que a então ministra Dilma Rousseff era responsável pela decisão da compra da refinaria. Ela era presidente do Conselho de Administração, que aprovou a compra", disse Nunes Ferreira. (Estadão)

27 comentários

A gangue começou a brigar, que maravilha !!!

Reply

rosinha não sei das quantas não vai decidir nada. Os farsantes do STF farão a mesma coisa do caso batisti: vão se omitir. Dirão que sim, a CPI deve ser exclusiva para apurar o fato aprentado pela oposição mas que fica a cargo do congresso, comprado pelos bilhões roubados da PTrobras e do povo, a abertura da Comissão.

Reply

Coronel, a belíssima BRIGA DE RATOS vai derrubar Dilma dos 37 para 27% SEM NECESSIDADE DE OPOSIÇÃO, mesmo com o Eduardo Campos com 5% e Aécio com 16% vai tirar a vitória da rata no primeiro turno POIS EXISTEM OS MICRO-CANDIDATOS com 5% dando 1% a menos que Dilma E ANTES DA CAMPANHA ELEITORAL, na margem de erro temos UM EMPATE ESTATÍSTICO muito antes do início, NA LARGADA DA CORRIDA ELEITORAL COM TODOS, SERÁ COMO UMA CORRIDA DE FÓRMULA UM onde o carro pole position está com motor BATENDO PINO e acaba indo ao PIT-STOP para troca de carro e "motorista", o CACHACEIRO REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA, mamadíssimo não conseguirá reverter resultados.
O PAU D'ÁGUA PODE ATÉ SUBIR PARA OS 35% HABITUAIS DO PT, se for menos é DIVISÃO DA RATAIADA e alguns partidos da base etílica estão sendo procurados por Aécio Neves Cunha para apoiá-lo, o PP e até partidos de aluguel que quando verem que a NAU MOVIDA A ÁLCOOL vai explodir, abandonam Dilma e o maldito cachaceiro, Os minutos de propaganda eleitoral não fazem um presidente, usar bem os minutinhos e METER O PAU NA BUNDA DO PINGUÇO.

C* de bêbado não tem dono. kk

A Petrobrás está sendo o maior cabo eleitoral da oposição, está a esfacelar irreversivelmente a candidatura da Dilma e NEM MESMO O PINGUÇO terá como vencer, se o rei LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA entrar no lugar de Dilma bastará o PSDB relembrar o ROSEGATE e o caso da SEGUNDA DAMA DO CACHACEIRO, tem muita sujeira no rosegate e como diz o RA, em cada enxadada uma minhoca ( ou um rato, como digo ).

FORA CACHACEIRO, DILMA E PT.

Reply

cel,

"dividir responsabilidade", significa dividir incompetência, burrice, imbecilidade.

Reply

Ela deve pensar assim: "Bom, já que o Chefe, no episódio do Mensalão, alegou com a maior cara de pau de que "não sabia de nada" e a coisa "colou", ela usa o mesmo estratagema para se eximir da responsabilidade, apesar de ter "rubricado" sem ler o indigitado contrato de Pasadena. Será que ela pensa que o MPF (PGR), a exemplo do Mensalão em relação a Lula, não tem coragem de denuncia-la? Talvez ela tenha razão!!!!

Reply

Ela deve pensar assim: "Bom, já que o Chefe, no episódio do Mensalão, alegou com a maior cara de pau de que "não sabia de nada" e a coisa "colou", ela usa o mesmo estratagema para se eximir da responsabilidade, apesar de ter "rubricado" sem ler o indigitado contrato de Pasadena. Será que ela pensa que o MPF (PGR), a exemplo do Mensalão em relação a Lula, não tem coragem de denuncia-la? Talvez ela tenha razão!!!!

Reply

Coronel,li o texto e está claríssimo:Dilma está sendo fritada pelo lula e seus capangas,com certeza,querem jogar Dilma para os leões!!!!Mas ela não é boba,e se tiver de cair,cairá mas levará gente do lula,se não o próprio,para a lama!!!!!!!!

Reply

Mais um golpe baixo na "presidenta". É o prenuncio do "volta Lula".

Reply

Se a decisão depende dessa rosa weber, boa coisa não deve vir. Pelo histórico vergonhoso, esse voto garantiu a impunidade dos ladrões mensageiros. Parece que essa figura é um dos togados suspeitos que traem a Pátria em defesa dos petralhas corruptos. Tipo escuso que integra a justiça, conforme afirmação de Eliana Calmon.

Reply

Foto estranha: ele, cara de psicopata; ella, de retardada!

Reply

Coronel,

que belo presente de Pásco este aqui postado pelo Sr ali no twitter:

Repercute no mundo a culpa da Dilma na negociata de Pasadena ==> http://www.reuters.com/article/2014/04/20/us-brazil-petrobras-refinery-new-idUSBREA3J0HG20140420?feedType=RSS&feedName=topNews&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter&dlvrit=992637 …

Páscoa é ressurreição! Que o Brasil ressurja de suas cinzas, livre do PT em outubro, e que recomecemos a reconstruir o Brasil depois da catástrofe do PT por 12 anos no poder.

Obrigada!
Flor Lilás

Reply

CPI NA GORDA!!!

Corrupta PresidAnta Incriminada!

IMPEACHMENT JÁ!!!!!!

PAPUDA NA PAPUDA!!!!

Reply

Coronel,

Espero que NÃO cheguem no preço da Min. Rosa Weber!!

Imagina só a carnificina na CPI!!

JulioK

Reply


Existe muito mais caroço nesse angu.

Lula está fritando Dilma.
Lula está com ódio mortal porque ela causou todo esse imbróglio.
Mas ele não voltará....aí é que está o nó.
Podem ter certeza ele não voltará, ele é safo.
Campos a pouco afirmou que Lula lhe falou que não será candidato.
Lula está nas mãos de Dilma.
Acho que prefere perder o poder a ver Dilma reeleita. Ela vai destruir o PT se reeleita.

Reply


Em um país minimamente sério esta incompetentA já estaria presa, aqui segue no cargo de poste.

Ela deveria ser intimada a depor na comissão da "verdade", para falar sobre o destino do roubo dos dólares roubados da casa da amante do Ademar de Barros.
Até hoje ninguém sabe o que esta bandida e assaltante fez com o dinheiro.

Reply

http://www.folhapolitica.org/2014/04/petrobras-e-condominio-de-ladroes-diz.html
DÊ UMA OLHADA NESSE PEQUENO VIDEO.. EX-SOCIO DA PETROBRAS "EXPULSO" DA SOCIEDADE EM DETRIMENTO DA ODECRET
é só verificar a veracidade e distribuir...

Reply

no pt ninguem derruba ninguem.estao todos juntinhos + pmdb.

Reply

Ver o jeito do olhar de psicoPaTda do Barba.
Parece quee stá se olhando no espelho e se achando que é DEUS.

Reply

Coronel:

A ministra Rosa Weber não tem, agora, como fazer o que fez no julgamento do mensalão: transformar "quadrilha ou bando" em arraial de ingênuos. Está com a jurisprudência do STF, sobre CPIs, nas suas costas.

É só olhar as páginas 12 e seguintes do documento do próprio STF, no link abaixo, onde se encontra a jurisprudência do STF sobre "CPI — Direito das minorias".

Em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/publicacaoPublicacaoTematica/anexo/CPI.pdf

O documento é da Coordenaria de Divulgação de Jurisprudência do STF.

Sinto muito, mas dessa vez a Sua Excelência não tem saída. QUALQUER UMA diferente da instalação automática da CPI exclusiva, vai ser contra a Jurisprudência da própria Suprema Corte que ela integra.

Mariana

Reply

Youssef e Roussef são os "selfies" do PT!

Reply

O PT é barco furado: já provou de sobra que é incompetente na gestão nterna, a as[use uma merda, as estradas e infraestrutura caos total, educação, sem comentarios - desvio de dinheiro para Cuba, agora quer construir porto no Uruguai - e o Brasil que se fo..!
Fora com essa porcaria!

Reply

Rosinha primeiro ela vai ficar vermelha (aliás é a cor do ...), depois vai gaguejar. Vai pedir ajuda a Tofoli, depois ao seboso, depois a Mr. Magoo por último a Lawandotudo e aí... vc já sabe qual será o voto da moççça.
Infelizmente, não podemos esperar outra coisa. :0(

Reply

Pela foto da matéria dar pra notar que Lula está imaginando: É nessa empresa que eu e toda a minha família vamos ficar Bilionário. Olha bem direitinho na cara do Lula e tire as suas conclusões.

Reply

Pela foto da matéria dar pra notar que Lula está imaginando: É nessa empresa que eu e toda a minha família vamos ficar Bilionário. Olha bem direitinho na cara do Lula e tire as suas conclusões.

Reply

Essa quadrilha anda solta.

Reply

Vixi, já estão assando a porca Dilma, jaja vira torresmo.

Reply

CORONEL, MÃO DE GATO PARA PUXAR A SARDINHA??? É mão de rato e a briga de ratos entre a PETROSSÁURO com o governo Dilma esquenta e dissolve os números de intenção de votos nesta POSTE DE CACHACEIRO.
Se uma proposição de IMPEACHMENT da Dilma for aceita, será deposta e o vice-presidente MICHEL TEMER assume como um novo Itamar Franco que só governará para entregar a faixa presidencial a AÉCIO NEVES CUNHA dia primeiro de janeiro.

As CPI contra bandidos dos dois lados ( PT e partidos direitos como o PSDB ) onde NÃO HÁ SANTOS e precisa-se apurar TUDO em uma nova COMISSÃO DA VERDADE ( OBJETIVANDO A VERDADE SOBRE TODOS OS CASOS DE CORRUPÇÃO GOVERNAMENTEIS NOS TRÊS NÍVEIS DE GOVERNO, com objetivo de conhecer os casos de petralhagens e as ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS, CÂMARAS DE VEREADORES E CONGRESSO NACIONAL, no devido tempo fazerem suas comissões parlamentares de inquérito e MANDAR AO Ministério Público e Polícia Federal todos os casos para EXEMPLAR PUNIÇÃO.

Isto é a LAVAGEM DE ROUPA SUJA que reduzirá a corrupção no país.
Não sou ingênuo a corrupção sempre existirá MAS PUNHOS DE AÇO de uma justiça que pune bandidos, fará os bandidos recuarem muito de suas intenções e BARATEARÁ A MÁQUINA PÚBLICA EM 10% e uma reforma do Estado Brasileiro e exigir dos estados subnacionais e municípios REFORMAS ADMINISTRATIVAS e dar incentivos $$ a quem cumprir.

HAVERÁ SUPERÁVIT NOMINAL NAS CONTAS PÚBLICAS NOS TRÊS NÍVEIS DE GOVERNO e o BC poderá usar este dinheiro para pagar parte do principal e municípios pagarem seus precatórios ( os três níveis de governo do Brasil ).

A INFLAÇÃO ZERO fará o custo de vida baixar de seus 12% do fim de 2014 para 2% em 2015 E COM JUROS SELIC DE 3% ANUAIS e o governo usar MEDIDAS MACRO-PRUDENCIAIS como limitar os empréstimos do BC a outros níveis de governo e o BNDES ter juros de 8% anuais.

COM INFLAÇÃO ZERO NÃO PRECISA TER JURO ALTO, MESMO COM CUSTO DE VIDA MUITO ALTO pois este baixará como se fosse a lei da gravidade, vai faltar dinheiro para sancionar os preços e se os empresários forem pessimistas e o povo idem, uma gigantesca crise econômica, uma super-depressão ONDE O PIB cairia em um mês 20% e no ano cairia até 80% se o custo de vida não baixar.

OS PREÇOS ACABARÃO ACOMPANHANDO PRÓXIMOS DA INFLAÇÃO ( BAIXARIAM DOS 12% PARA ZERO EM DOIS ANOS ) e deflação em 2017 com CRESCIMENTO DA ECONOMIA A 15% ANUAIS.

*** O Salário mínimo não mais acompanharia o PIB e o SUS mudado para um sistema tipo "Obamacare" e em 20 anos o velho SUS seria uma triste lembrança.

OS MAIS POBRES TERIAM O PLANO DE SAÚDE PAGO PELA PREFEITURA, seria um bolsa-família com o valor do plano de saúde "basicão" com bom atendimento médico e quartos coletivos em hospitais de segunda linha.

Reply