Camping digital do PT tem aulas de como criar perfis falsos, palestra pela volta da censura e reconhecimento de que perderam a internet para a militância espontânea da oposição.

Link permanente da imagem incorporada
O criador da Dilma Bolada, na foto com Padilha Labogen, é um modelo de empreendedor social para os militantes virtuais pagos pelo partido. Cobrou cachê de R$ 50 mil para palestrar no evento, segundo fontes do PT.

No último sábado, o ponto de partida do discurso em que Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, criticou a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) não foi o ensino, a segurança ou a saúde pública. Padilha começou a falar à militância petista com a página inicial do site do governo do Estado mostrada em uma projeção. "Se um jovem entrar no site e quiser descobrir como se inscrever em uma faculdade paulista, não vai conseguir e vai desistir."

A escolha tem razão de ser, já que a fala ocorreu no Camping Digital, organizado pelo partido a fim de orientar seus seguidores a como se portar na web nas eleições. Inspirado na Campus Party, evento anual que ocorre em São Paulo com entusiastas de tecnologia, o evento custou R$ 400 mil ao partido.

Durante o feriado de Páscoa, militantes acamparam em um clube na zona rural de São José dos Campos (a 97 km da capital) e assistiram a palestras e debates. Entre quinta e domingo, a Folha esteve acampada em meio a eles. As principais conclusões são que os petistas têm dificuldade de difundir seu discurso nas redes sociais a quem não é simpatizante do partido e que a oposição é mais bem articulada. "Este é o novo espaço de disputa", defendeu Tiago Pimentel, um dos palestrantes. "E a direita percebeu isso antes de nós."

Para quebrar a rejeição que enfrentam na internet, principalmente no Facebook e no Twitter, os petistas devem adotar a linguagem do "meme", imagens de fácil compreensão e na maioria das vezes de cunho humorístico, em detrimento do discurso de "panfleto" --descrito por palestrantes como "textos longos e chatos que ninguém lê".

"Se a gente faz uma piada de política que envolve o Michael Jackson, por exemplo, atingimos não só a pessoa que gosta de política, mas também a que gosta de Michael Jackson", exemplificou Cleyton Boson, coordenador de mídias sociais da Prefeitura de Guarulhos.

Em relação às possíveis investidas endereçadas ao PT, Emídio de Souza, presidente do partido no Estado e coordenador de campanha de Padilha, deu o recado: "Não deixem ataque sem defesa". Ele aproveitou para rebater reportagens que trataram o evento como uma forma de a sigla recrutar um exército para as redes sociais. "Para defender Padilha, Dilma ou Lula, não precisamos treinar ninguém. Aqui todo mundo é escolado."

ANONIMATO

O rastreamento da NSA, agência de segurança dos EUA, é motivo suficiente para se usar técnicas que dificultam a identificação na web. Foi com essa justificativa que várias mesas versaram sobre como tentar driblar métodos utilizados por sites para traçar o perfil do usuário. As técnicas ensinadas, porém, também podem ser usadas para dificultar possíveis investigações sobre responsáveis por ofensas na rede.

No debate de encerramento do encontro, o ex-ministro Franklin Martins defendeu uma legislação específica para tratar da regulação de emissoras de televisão e de rádio. O objetivo seria garantir que minorias tivessem mais espaço nos meios de comunicação. "Todos os serviços públicos que dependem de concessão no Brasil têm regulação, exceto a radiodifusão", afirmou. "Isso não tem nada a ver com censura." (Folha de São Paulo)

8 comentários

Precisam ser trinados sim, estão levando uma surra de todos os lados.
Ainda mais que apenas repetem as mesmas asneiras que não convencem ninguém, como dizer que o Brasil está uma maravilha... é uma cara de pau dizer isso.
E ainda defender mensaleiro, se não existiu mensalão então porque não estão defendendo o Marcos Valério?
E por ai vai. Até a Petrobrás eles querem dizer que foi um bom negócio. Dá um tempo....

Reply

Eles são patéticos e infantis. Ficam brabinhos e cospem no chão. É tudo biba, como a fêmea-alfa deles, frankelina, a tterrorista frustrada.

Reply

Que bom, eles estão continuamente avaliando a situação e procurando melhorar. E diferentemente dos tucanos, fazem isso em um congresso às claras, com presença da imprensa. O PT tem um nível de debate de ideias que o PSDB jamais terá.

Reply

Anônimo das 11:46 h

Poderia explicar qual é o nível de debate de idéias do PT? Se forem as idéias postas em práticas nos últimos 12 anos têm que ser melhoradas em muito mas muito mesmo pois a maior parte delas, idéias de jericos, estão levando o país à falência. Que nível hem? Com a presença da imprensa? Ora, o guia do governo PT não é o Foro de São Paulo que ficou escondido por quase 20 (VINTE) anos pela imprensa?

Reply

CORONEL


ANÔNIMO DAS 11:46 tem jeito de petralha e cheiro de petralha !


CORTA este comentário idiota.


Chris/SP

Reply

O Lula no comando... Esse verso da letra do tango Cambalache se aplica direitinho a essa safado: "Hoy resulta que es lo mismo ser derecho que traidor,
ignorante, sabio, chorro, generoso, estafador.
¡Todo es igual, nada es mejor,
lo mismo un burro que un gran profesor!
No hay aplazaos ni escalafón,
los inmorales nos han igualao...
Si uno vive en la impostura
y otro roba en su ambición,
da lo mismo que sea cura,
colchonero, rey de bastos,
caradura o polizón."

Reply

Petralhas,

Vocês só tem lama para mostrar. Logo não tem nada. Logo vocês são uns inuteis. Vai pra casa assistir a copa mais cara de todos os tempos que vocês ganham mais.

Reply
mayke silviera mod

petralha vagabundo as 11:46

Reply