Graça Foster peita a PF e é advertida: entrega os documentos ou vamos vasculhar a empresa. Governo monta versão para esconder os fatos.

Presidente da Petrobras tenta impedir ação da PF na Operação Lava Jato II

O Estadão revela que, na Operação Lava Jato II, que ontem incluiu até mesmo busca e apreensão na sede da Petrobras, a primeira reação da presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, ao receber os policiais, por volta de 9h, na sede da empresa, foi se recusar a repassar dados sobre um contrato milionário assinado na sua gestão com a empresa Ecoglobal Ambiental Comércio e Serviços. Avisada de que a resistência daria à PF o direito de vasculhar a empresa em busca dos documentos, uma vez que estava autorizada judicialmente por um mandado de busca e apreensão, a executiva recuou e liberou a papelada.

A negociação levou a permanência de um delegado e de três agentes na sede da Petrobrás por quase seis horas. De acordo com um segurança da sede da Petrobrás, os agentes policiais entraram a pé pela recepção da garagem do prédio, se identificaram e informaram sobre a Ordem Judicial, expedida pela Seção Judiciária do Paraná. Funcionários do setor jurídico da estatal desceram para receber os policiais ainda no estacionamento. Segundo o segurança, os agentes disseram que iriam cumprir "intimações" na estatal.

No final da noite, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, saiu em defesa da presidente da Petrobrás e repetiu o que as duas notas já haviam afirmado de que os documentos foram entregues pela empresa "espontaneamente". A nota divulgada pela Polícia Federal recebeu o aval de Cardozo antes de ser publicada.

Segundo fontes, o ministro compartilhou seu conteúdo com o colega da Casa Civil, Aloizio Mercadante, um dos mais próximos da presidente Dilma Rousseff. O texto apresenta duas explicações em referência aos mandados cumpridos nesta sexta. A Polícia Federal informa que "a Justiça Federal no Paraná expediu mandados de intimação prévia para que a Petrobrás apresentasse documentos. Como houve colaboração, não foi necessário o cumprimento de mandados de busca e apreensão para o êxito na obtenção desses papéis."

Menciona, também, que a "presidência da Petrobrás colaborou com os policiais federais apresentando os documentos, que foram apreendidos e contribuirão para a continuidade das investigações". A PF não explicou porque os agentes ficaram várias horas na sede da estatal, embora a justificativa seja que apenas foram coletados documentos, cuja entrega já havia sido acertada com a empresa.

A nota da Petrobrás informa que a estatal recebeu uma ordem judicial para entrega de documentação sobre um contrato investigado pela Polícia Federal. Segundo o comunicado, a presidente acionou "imediatamente" a gerência jurídica da empresa para dar encaminhamento às solicitações dos agentes. O comunicado informa ainda que a empresa cumpriu as determinações expedidas pela Seção Judicial do Estado do Paraná.

21 comentários

Se a oposição for esperta deverá mostrar em todos os seus programas eleitorais duas coisas: apesar do PT sempre afirmar que o sonho dourado do PSDB seria privatizar a Petrobras e tal não ocorreu, o PT transformou a empresa símbolo do Brasil em caso de polícia (mostrar a entrada da PF no prédio sede. Isto o povão entende e muito bem.

Reply

O garboso tentou colocar panos quentes na visitinha que a PF fez a sede da Petrobrás/RJ.

A D. Graça que não entregasse os documentos que ela ia ver o que é bom. Ia sair algemada!

BEM FEITO!


Chris/SP

Reply

O PT transformou a Petrobrás em fonte quase inesgotável de roubalheira tendo em vista o gigantismo da empresa.
Só que foram com sede demasiada ao pote, a fonte secou ...
Acho que é o mote que a oposição necessita para dar um pé nessa corja nas próximas eleições.

Reply

O PT transformou a Petrobrás em fonte quase inesgotável de roubalheira tendo em vista o gigantismo da empresa.
Só que foram com sede demasiada ao pote, a fonte secou ...
Acho que é o mote que a oposição necessita para dar um pé nessa corja nas próximas eleições.

Reply

DECLARAÇÃO: Eu, Jarjura Brasileiro, casado, eleitor, autorizo a privatizar a minha parte da "noça" Petrobras. E, por ser verdade firmo a presente Jarjura

PS Se é que sobrou alguma coisa

Reply

Para enfrentar esse dragão só mesmo São Jorge.

Reply

Coronel,

Que vergonha para o PT!!

"Nuncaantesnestepaiz" um Esquerdista foi pego roubando!!

Que maldade com a Esquerda Caviar e a Esquerda Mortadela!!!

JulioK

Reply

O x da questão ,em que data o Gerdau ficou sabendo do mau negócio de Passadena e porque não desistiram da compra,hehehehe
Gerdau diz que Conselho quis desistir do negócio de Pasadena quando ficou sabendo do mau negócio feito pela Petrobrás Aparentemente ninguém da oposição e nem os jornalistas que cobrem o caso, prestaram atenção a este trecho da nota que extraiu o empresário Jorge Gerdau sobre a compra da refinaria Pasadena em 2006:-
- Jorge Gerdau diz que logo que teve conhecimento das cláusulas contratuais, posicionou-se a favor da desistência do negócio, assim como os demais membros do conselho.
. Ninguém tentou esclarecer quando é que aconteceu o "conhecimento", em que âmbito ele foi discutido e qual foi a decisão tomada pelo Conselho, se é que ele se reuniu formalmente.
. Isto é decisivo para entender por que razão somente agora, março de 2014, a presidente Dilma Roussef resolveu fazer alguma coisa, inclusive demitindo o diretor da época que sonegou as informações ao Conselho.

Reply

É por isso que todas as refinarias em construções dobraram de preço.
Não há dinheiro que chegue para as propinas.
É uma pena que grande parte da população não enxerga ou não dá a devida importância a corrupção que envolve o PT.
Tenho vergonha de ser brasileiro, se pudesse iria para bem longe desse país.

Reply

Ainda que o PT parece que ainda não dominou toda a PF,.....

Reply

Coronel

Existem agentes Contra Inteligência de diversos Países infiltrados dentro do Brasil,pois houve fraude em mas de 15 Empresas falsificação de documentos a qual saiu dentro do Brasil e sendo usado no Exterior para transferir Empresas para terroristas,onde esta sendo usado para abastecer o Crime Organizado

O Assunto é tão serio que já se fala Crise Institucional quando vier a tona

Procuradores da República envolvido Agentes Polícia Federal envolvido,Militares Altas Patentes envolvido,Governadores e inclusive o ex Marido da Dilma Roussef

Reply

Coronel.
Eles fazem "gato e sapato" com os bens públicos, com os cargos, com as instituições, mas se "borram" de medo quando alguém grita, e a POLICIA!!!!!

Reply

NÃO ENTENDI!!?? A POLÍCIA FEDERAL PEDIU OS DOCUMENTOS, E TEM QUE PEDIR É??? PENSEI QUE COM UM MANDATO JÁ EM BURACAVA PRA DENTRO E VASCULHAVA TUDO, DESTA FORMA ELES ENTREGAM SÓ O QUE NÃO TEM COMPROMETIMENTO. ASSIM NÃO DÁ NÉ. REALMENTE TODOS OS PODERES ESTÃO APARELHADOS PELO PT.

OS CARAS:

Reply

Quanto blablabla pra esconder o Pimenta da Veiga. GRAÇAS AO BOM DEUS VOCÊS NÃO GOVERNAM O BRASIL!!!

Reply

Por menos que isso Fernando Collor foi deposto e com toda essa roubalheira ninguém faz nada, meu Deus o que será que esta acontecendo, será que todo mundo esta de rabo preso?

Reply

Em breve mais um escandalo, Brasil e Cuba ajudando a contrabandear armas para a Coréia do Norte usando o Porto de Mariel:

Fonte: Conselho de Segurança da ONU

http://www.un.org/ga/search/viewm_doc.asp?symbol=S/2014/147

NADA os salvará!



Reply

CORONEL, ASSIM NÃO DÁ!!! TEU BLOG ESTÁ FICANDO CONTAMINADO, TODA HORA TEM UM ALOPRADO CAGANDO VERBALMENTE.

APAGA ESTE PETRALHA DAS 14:34.


OS CARAS:

Reply

....assinou,tem que ser responsabilizado.nao tem conversa.OBEDECEU AO REI!

Reply

A NAÇÃO BRASILEIRA NÃO MERECE SER ESTRUPADA PELA CORRUPÇÃO!

Reply

Obstrução ao trabalho da polícia? Algema a vadia!!

Reply

Ilustre anônimo, a Petrobrás há tempos que não é mais brasileira. Opera e repassa todos os ganhos para investidores estrangeiros, principalmente para os da União Européia. Veja Folha de São Paulo, sobre o assunto, a BBC, The Washington Post... Sem considerar os próprios PT.

Reply