78% dos brasileiros acham que existe corrupção na Petrobras e maioria responsabiliza Dilma.

Dilma, a responsável número 1 pela corrupção na Petrobras

Mais de três quartos dos brasileiros (78%) dizem que existe corrupção na Petrobras, segundo pesquisa Datafolha realizada na última semana. Desse contingente, 29% afirmam acreditar que a corrupção na estatal é maior do que em outras empresas públicas brasileiras. Para 40% dos entrevistados, a cultura de suborno na Petrobras é igual à de outras estatais, enquanto 4% dizem acreditar que ela é menor. Só 5% dos brasileiros dizem que não existe corrupção na companhia, e 18% não souberam responder a pergunta.

A Petrobras tornou-se um problema para o governo desde que a presidente Dilma Rousseff (PT) declarou, no mês passado, que não recebera informações jurídicas suficientes para aprovar a compra de uma refinaria em Pasadena, nos EUA. A aquisição virou alvo de uma CPI e da Polícia Federal por que há a suspeita de que o negócio causou um prejuízo de pouco mais de R$ 1 bilhão para a Petrobras. À época do negócio, em 2006, Dilma era a chefe da Casa Civil e presidia o Conselho de Administração da Petrobras, que aprovou a compra de 50% dessa refinaria.

Pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana apontou que as intenções de voto em Dilma caíram seis pontos desde o final de fevereiro (44% para 38%) no cenário com os candidatos nanicos. Diminuiu também a aprovação à presidente. O levantamento do Datafolha sobre a Petrobras mostra que 57% dos brasileiros tomaram conhecimento da polêmica sobre a refinaria. Apesar de toda a repercussão, 43% dizem que não têm conhecimento do caso.

Entre o total de entrevistados, 40% afirmam que Dilma tem muita responsabilidade na compra. Para 26%, a presidente tem pouca responsabilidade. Já 9% isentam Dilma. Um quarto não soube responder a questão. Os que mais culpam Dilma pelo suposto mau negócio são os mais bem informados sobre o tema (71%), os mais ricos (64%) e simpatizantes do PSDB (61%).

Para 39%, a compra da refinaria pela Petrobras foi feita por um valor acima do preço para beneficiar pessoas envolvidas no negócio. Só 6% acham que a compra foi feita por um preço justo na época. Um terço (34%) não soube responder a essa pergunta.

No universo dos que estão bem informados sobre Pasadena, 69% dizem que a compra beneficiou pessoas envolvidas nas negociações. O levantamento foi feito entre quarta e quinta-feira da semana passada em 162 municípios, com 2.637 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. (Folha de São Paulo)

7 comentários

será que aquelas pessoas inqueridas sobre a roubalheira na petrobras, são os mesmos que dão voto favorável a dona presidenta Dilma? Eu acho que as contas foram feitas sem o garção.

Reply

Minha pergunta é a mesma do Milton de 08:10:

E os outros 22%, tem certeza ???


Chris/SP

Reply

Quem a bolha está chamando de candidatos nanicos? Os que se opõem ao filopetralhismo dos jornalistas?

Reply

PRECISEI VIVER OITENTA ANOS PARA TAMANHA MERDA.........

ESPERO PODER VER ISTO TUDO LIMPO PELO PRÓPRIO POVO PORRA...........

Reply

NÃO SE DEVE ESQUECER QUE A BOBONA DENTUÇA NÃO É A ÚNICA CULPADA DA LADROAGEM NA PETROBRAS, O LULA BARBA X-9, TAMBÉM É, SE NÃO FOR O MAIOR CULPADO, COLOCOU ELA COMO DIRETORA DIZENDO QUE ELA ERA UMA BOA GESTORA, E DEPOIS APOIO A ELEIÇÃO DELA. PRA MIM ELE É O MENTOR E CULPADO DISTO TUDO. AÉCIO TEM QUE FALAR QUE A DILMA AGIU A MANDO DO LULA, OS DOIS SÃO CULPADOS. SE NÃO DAQUI A POUCO O LULA APARECE COMO SALVADOR DA PÁTRIA E SE CANDIDATA NO LUGAR DELA.


OS CARAS:

Reply

E a gordanta, ofendendo a classe das honestas amigas da higiene, se dizia faxineira...quaquaquaquaquá. Só que por onde passou, a presidANTA dona redonda só espalhou merda em cvima de merda. Grande gerente fecal, a vagaba.

Reply