Será que Dilma vai conseguir acabar com a maior conquista do Plano Real, o controle da inflação? Índice anual já chega a 6,11%

As expectativas do mercado para a inflação continuam a se deteriorar. O mercado já prevê que o IPCA, a inflação oficial do país, chegue a 6,11% neste ano, segundo o boletim Focus, do Banco Central. Na semana passada, o boletim do BC, feito com base nas estimativas de analistas, era de 6,01%. Há um mês, previa-se 5,93%.

Essa elevação ocorre depois de o IPCA de fevereiro ter subido 0,69%, um pouco acima do esperado, e de alguns indicadores de preço no varejo de março, como o IPC-S, já mostrarem aceleração por conta de uma nova alta nos preços dos alimentos, provocada entre outros motivos por problemas climáticos.

Hoje, a FGV informou que o IPC-S subiu de 0,71% na primeira semana de março para 0,84% na segunda semana deste mês. O indicador tinha encerrado fevereiro em 0,66%. No Focus, os analistas elevaram suas previsões para o IPCA de março, de 0,56% para 0,62%. As estimativas para o IPCA em 12 meses (6,12%) e em 2015 (5,70%) não foram alteradas.

Entre os analistas Top 5 –aqueles que mais acertam as previsões– também houve ajustes na expectativa de inflação. A mediana de médio prazo para o IPCA em 2014 subiu de 5,89% para 5,99%, mas a mesma medida para 2015 cedeu de 5,80% para 5,78%. Também se deteriorou a expectativa para a alta dos preços administrados, que são aqueles que de alguma forma sofrem interferência do governo, como gasolina, energia elétrica e medicamentos. Os analistas agora esperam uma alta de 4,50% neste ano, ante 4,12% na semana anterior. Há um mês, a expectativa era de alta de 4,06%. Para 2015, a estimativa passou de 5% para 5,35%.

JUROS E PIB

A deterioração da expectativa de preços para este ano ocorre num momento em que o Banco Central desacelerou o processo de aperto monetário. Na última reunião do Copom, o BC elevou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 10,75%, deixando a porta aberta para mais uma alta. A expectativa é de mais uma alta de 0,25 ponto, para 11%ao ano.

As projeções dos analistas Top 5 para a Selic seguiram em 11,75% em 2014 e em 12% m 2015. Eles também veem a inflação de março mais salgada e elevaram a estimativa do IPCA neste mês de 0,65% para 0,69%. Já a mediana das projeções para a taxa Selic seguiu em 11% ao fim deste ano e em 12% ao fim de 2015.

A previsão para o crescimento da economia neste ano também caiu. Agora os analistas estimam alta de 1,7% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2014, ante 1,68% na pesquisa anterior.(Folha Poder)

11 comentários

Coronel,

Eu previ este número em OUT2013!!

E preparem-se, pois 2015 será pior!!

JulioK

Reply

Madame Min tinha um gato chamado "Mefistófeles", por que madame satã não pode ter um dragão chamado inflação?

Reply

Padrão petista educacional,ensino com c de corruPTo.

Reply

CEL,

Aos poucos eles estão destruindo todas as regras, a economia, a saúde, a segurança, a educação, os bons princípios, a moralidade, etc, etc. Parecem um bando de gafanhotos chineses, por onde passam destroem tudo.

Mas, essa última década já foi perdida e resta agora dar a volta por cima e fazer os reparos necessários colocando, em primeiro lugar, essa QUADRILHA no olho da rua e depois na cadeia.

Por enquanto podemos dizer a eles, os PeTralhas, que chorem, chorem bastante pois seu dia está se aproximando...

Em um município da região central do estado de São Paulo distante 230 km da capital havia um gestor do PT com 600 cargos de confiança. Na última eleição municipal ganhou um gestor do PSDB que eliminou 500 dos 600 cargos de confiança. Não fizeram falta nenhuma mas houve uma CHORADEIRA DANADA. Em 01 ano de mandato do novo gestor é VISÍVEL A MUDANÇA NO MUNICÍPIO mas estão reclamando e descendo a lenha no gestor. Adivinhem quem? Por que será hem? Quem descobrir receberá uns pirulitos e uns docinhos como os que distribuiu a Maria Inês do PT quando foi candidata em Ribeirão Pires SP e, por incrível que pareça, se elegeu distribuindo guloseimas na periferia do município.


Índio Tonto/SP


Reply

Este número vai subir ainda mais quanto mais favorita for Dilma para as eleições.

É que ninguém mais confia na gestão da presidanta e seu ministro "criativo".

Assim, como ocorreu em 2002, com a perspectiva da vitória de Lulla, o mercado de capitais reagiu retirando investimentos do País, o dólar e a inflação dispararam.

Tal evento ocorrerá este ano, quanto maior a perspectiva da vitória da anta, maior será a inflação e...

... e paradoxalmente, este aumento do custo de vida contribuirá para sua derrota.

O "mercado" só precisa calibrar o timing, e nisto eles são craques.


Lanterna.

Reply

Cel,

Não consegue, porque não trabalha. É vagabunda, só fica fazendo campanha eleitoral.

Reply

>>

Nossa inflação real, verdadeira, sem maquilagem e patrocinada pela incompetência petista, ULTRAPASSA COM FOLGA OS DOIS DIGITOS!!

Os preços nos mercados sobem todo dia!

<<

Reply

Haveria necessidade de se procurar muito para encontrar alguém tão incompetente e desonrada quanto a presidente Dilma.

Reply

Coronel,
já acabou.

Reply

EU não disse ? O pmdb é marido corno........Para vencer o embate com Eduardo Cunha, o governo abriu o cofre, liberando 400 milhões de reais das emendas parlamentares de deputados e nomeou quem não queria para ministérios. Assim, aparentemente derrotou Cunha.

Mas, no final das contas, quem venceu foi Cunha: para os seus seguidores, só com a força da chantagem que o líder do PMDB faz é que eles conseguem que o governo abra o cofre.

Eduardo Cunha atua como espécie de “presidente do sindicato dos deputados” . Daí o seu sucesso.

Reply

Déficit coberto com aumento de juros e quantidade de moeda FALSIFICADA NO BANCO CENTRAL, SEM VALOR misturadas às moedas com seu pequeno valor faz o valor de todas diluir-se e reação é aumento de preços para o produto ter A MESMA QUANTIDADE DE VALOR, só o governo tem direito de FAZER DINHEIRO DO NADA e criar títulos públicos sem limite do congresso ou melhor LIMITE IMPOSTO PELO SENADO DO ENDIVIDAMENTO DO PAÍS, EM ESPECIAL AS DÍVIDAS EM MOEDAS NACIONAIS.

Xõ uuuuuuuuuuuuu DIUUUUUUUMA

FORA, DIA 1-1-2015 AÉCIO NO PODER.

Reply