Hora da verdade para o PMDB.

O PMDB perdeu quase 20% da bancada de deputados federais de 2006 para 2010. Com isso, perdeu 20% do tempo de TV, apesar de continuar com 75 parlamentares na Câmara. É, ainda, o segundo maior tempo de TV, que é o que lhe garante a vice-presidência no governo petista. Se não fosse isso, o PMDB seria o último parceiro procurado pelo PT.

É um momento delicado para o PMDB. Se perder outros 20% da bancada federal em 2014 tende a embolar em número deputados com outros partidos. Terá, por exemplo, um pouquinho mais de importância que o PSD, que deve sair da casa dos 40 para a casa dos 50 deputados. Ou do PSB que, com candidatura presidencial, pode até dobrar o número de deputados. De parceiro em 2014, o PMDB poderá passar a  adversário do PT, minguando de vez em 2018.

Por isso, a briga está nos estados, que é onde se elegem os deputados federais, cujo número define o tempo de TV do partido e a força do seu apoio ou da sua oposição nas votações importantes. O PT já definiu a sua estratégia: acabar com o PMDB onde ele é forte, tirando-lhe o governo do estado. Exemplo disso é o Rio de Janeiro. 

Vejam o que diz Dora Kramer, em sua coluna de hoje no Estadão:

O buraco está literalmente mais embaixo, nos Estados. A raiz das desavenças é a partilha do poder real, vale dizer aquele resultante das umas. Sem perspectiva (nem projeto) de candidatura presidencial, o PMDB vive de eleger boas bancadas para o Congresso. Para isso, precisa se sair bem nas eleições estaduais ou se enfraquece. O PT ao mesmo tempo quer se fortalecer, tornar-se hegemônico, ficar cada vez mais independente do parceiro e tirá-lo desse lugar privilegiado no Parlamento, onde hoje preside as duas Casas.

Não é teoria da conspiração imaginar que o governo federal e o PT estejam emparedando o PMDB com um objetivo: surrupiar a vice-presidência do partido, mas deixando-o na neutralidade em relação ao tempo de TV. O PT tem tanto tempo à disposição que uns minutos a mais ou a menos não fariam diferença. Isto abriria espaço para Dilma buscar um vice no Nordeste, talvez um Cid Gomes do PROS, para manter a sua liderança por lá, ameaçada por Eduardo Campos.

Em meio a tantas digressões, a realidade que ninguém pode negar é que o PMDB está jogando a sua sobrevivência nestas eleições. Não tem nada a perder se abandonar o barco e sair fortalecido de 2014, com uma grande bancada de deputados e um bom número de governadores. Tem tudo a perder se ficar atrelado ao governo petista e ser engolido por ele. Hoje à tarde, tem reunião no Palácio do Alvorada. Se eu fosse o PMDB, esticava a corda e pagava pra ver.

11 comentários

A Grande Prostituta só está tentando valorizar o próprio passe...
Se Deus quiser, na próxima eleição sua bancada vai diminuir muito, assim diminuirá também o balcão de negócios que ela faz...

Reply

Coronel,

Matou a pau!!

Sempre uso o exemplo do PDT-RS, que virou um nada quando abriu as pernas para o PT!!

JulioK

Reply

Se o PMDB se enfraquecer é o fim da democracia no Brasil, por incrível q pareça

Reply
Jurandir D'almeida mod

Doação secreta do erário é inconstitucional...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7hCLtDp_lYU

O Governo está desviando inconstitucionalmente verbas do BNDES para reconstrução de Cuba e quitar dívidas de outros países, enquanto o povo brasileiro morre por falta de assistência hospitalar, em decorrência da péssima qualidade de vida. Fraudaram a Constituição no Art. 166 para o desvio de Juros da Dívida Pública. Que dívida é esta, que leva 44% do que é arrecadado dos impostos que o povo paga? Para onde vai este erário?

Reply

Não se vai para uma reunião dessas sem definir antes o seu resultado.
O Eduardo já plantou na mídia que vai ter acerto. Que morra o PMDB!
Eles são nossos
carcereiros a três mandatos.
São tão responsáveis pela nossa destruição quanto o PT.

Reply

Anotem aí: os deputetas do PMDBando vão migrar para o PT. Lá a vaquinha, a maminha, a mamata rolam solta e o STF não reconhece formação de quadrilha, são "só" corruPTos.

Reply
Antônio Rafael Costa mod

A chance da parte do povo brasileiro que ainda pensa e que defende a democracia e a cidadania é a divisão da quadrilha do crime organizado que governa o Brasil. Não existe solidariedade ou amizade entre bandidos. Entre bandidos existe exclusivamente a cumplicidade. A nossa chance é dividi-los. Foi assim que aconteceu com o Collor e com o mensalão. É preciso estimular o blocão para que haja CPI da Petrobrás, para que os petralhas escolhidos para o STF não sejam aprovados, para que não avance o projeto da censura à liberdade de expressão. Dá-lhe blocão. Claro que os petralhas querem destruir todos os partidos da tal base aliada, principalmente o PMDB. Mais duas eleições e o escorpião ferroa o sapo e o PMDB desaparece do cenário nacional. A rebeldia do PMDB é a nossa chance de impedir que os petralhas nos transformem em cubanos. No Brasil Dilma não lança porto, mas Dilma em Cuba lança, em Cuba lança ... porto.

Reply

A VERDADEIRA INTENÇÃO DOS COMUNISTAS.
PORTO DE MARIEL (BASE MILITAR RUSSA). A MAIOR OBRA DOS GOVERNOS LULA, DILMA E PT. SERVIRÁ COMO BASE MILITAR RUSSA, SERVIRÁ PARA PROMOVER A GUERRA.
Agora estamos entendendo porque uma Mega obra em Cuba, qual a verdadeira finalidade dessa mega obra construída a contra gosto com dinheiro do contribuinte Brasileiro.
Os Russos estão vibrando junto com Cuba na possibilidade de poder utiliza-lo para manobras militares e possível Guerra contra os USA.
É, estamos vendo a maior Obra dos governos Lula,Dilma e PT sendo utilizada para promover a guerra.
Legal, parabéns Lula, Dilma e PT. Parabéns!!!!

https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/t1/1925201_495504467226210_311447125_n.jpg

Reply

No dia 7 de março o dep. Sandro Mabel tuitava, cf. li nesta mesma página: Aliança se faz com “gente grande” e uma parte do PT está provando que ainda engatinha.

Data venia, dep., quem engatinha é quem não entende a natureza do partido revolucionário. Há um estudioso do assunto "dando sopa" por aí, o nome dele é Olavo de Carvalho, não costuma chutar e nem erra nas previsões. Olho vivo, pretensos espertos do peemedeibem, pelo verdadeiro bem do Brasil e seu renascimento moral, e pelo futuro de nossos filhos!

Reply

O PT quer ser mesmo hegemônico e por isto quer colocar as patas nos três estados mais populosos e mais desenvolvidos do Brasil.Em São Paulo,quer eleger o poste de nº 3, o Padilha.Em Minas o facínora ex namoradinho da presidanta Fernando Pimentel, o do acordo sigiloso com Cuba e países da África e do desvio de dinheiro da prefeitura de Belo Horizonte.No Rio o Lindbherg,o bunitim e campeão de processos por improbidade administrativa.Como viram o partido só tem malandro fino.

Reply

o PT tem "papai,mamae e filhinhos",tdos maquiavelicos doidos por poder e dinheiro.

Reply