O jornal O Globo traz, hoje, uma entrevista bombástica com a poderosa presidente da estatal, Graça Foster. Só agora, depois de dois anos no cargo, Foster abre uma comissão interna para investigar a negociata de Pasadena, que gerou prejuízo de mais de U$ 1 bilhão para a Petrobras. Leiam, abaixo, as respostas em que ela revela que o ex-diretor preso era quem comandava os negócios junto à Astra Oil, representando a estatal brasileira acima do Conselho de Administração e da Diretoria. Uma irregularidade que, por si só, já justifica uma CPI.
O que decidiu sobre Pasadena?
Ontem, tomamos a decisão de abrir uma comissão de apuração
interna na Petrobras sobre Pasadena. Fui eu que abri. Isso é extremamente
importante para esse caso. Temos até 45 dias para poder nos manifestar a uma
série de processos que já estávamos em avaliação de forma administrativa. Eu já
vinha tratando disso, pois sou a diretora da área internacional e fiz várias
mudanças na busca de melhorias. Essa comissão não foi aberta motivada se a
cláusula devia ou não estar no resumo executivo. Entendo que a demanda do
conselho de administração é correta e justa e precisa ter informações. Não é
preciso fazer uma comissão de 45 dias para se chegar a conclusão sobre a importância
de tê-las no resumo executivo. É muito importante que se saiba que a Petrobras
tem comando. A Petrobras é uma empresa de 85 mil funcionários e tem uma
presidente. Sou eu. Eu respondo pela Petrobras. Temos uma diretoria colegiada
que trabalha pela busca da melhoria. E o que precisa ser investigado é
investigado nessa empresa. Esse é o ponto fundamental. Aqui, tem normas,
procedimentos e ela investiga.
Qual foi a gota d’água para essa decisão?
Foi um somatório de fatos. As últimas discussões sobre a relação
eventual do diretor Paulo Roberto (ex-diretor) com Pasadena. Eu descobri ontem
(segunda-feira) , não sabia que existia um Comitê de proprietários de Pasadena
no qual o Paulo Roberto era representante da Petrobras. Esse comitê era acima
do board. Depois que entramos em processo arbitral esse comitê deixou de
existir.
Qual era a função desse comitê de proprietários?
Não sei ainda e esse é um ponto que a comissão está
procurando, quais eram os estatutos, quais eram as atribuições, qual era o
poder e onde estão as datas. Eu não sei nada.
Como a senhora reagiu a descoberta da existência desse
Comitê de proprietários?
Fui surpreendida com essa informação. Eu tenho sim que
buscar a informação.
Ter descoberto a existência desse comitê de proprietários,
leva à alguma suspeita de irregularidade?
Nada quer dizer que possa ter havido qualquer ato falho,
negativo, prejudical à companhia. Mas eu não posso. Pelo fato de ter havido
esse comitê e o Paulo (Paulo Roberto) estar nesse comitê não significa que esse
comitê não tenha executado as melhores práticas.
Como a senhora se sentiu ao descobrir esse comitê?
Eu não posso saber disso dois anos depois de estar na
presidência da Petrobras. Eu não posso ser surpreendida com informações que me
dão o desconforto necessário para que eu busque uma comissão para apuração.
Clique aqui para ler toda a entrevista em O Globo.
40 comentários
Eu já vi esse filme . Quando um diretor bate na mesa dizendo : aqui quem manda sou eu , é porque já não manda mais nada e está a reboque dos fatos !
ReplyMe desculpem heim! Mas com o histórico que temos dos petistas nesses 12 anos, parece quase certo que essa comissão que a dona foster está criando para acompanhar o roubo do pt, com a compra de Pasadena, é apenas uma grande armação para destruir provas.
ReplyAcha que quem está na direção da Petrobrás não sabe de tudo o que os parceiros fizeram dentro da empresa que preside!!
Uma compra criminosa dessa só pode ter sido feita de má fé, com segundas intenções e com a participação dos cabeças petralhas.
Nem o mais amador dos inexperientes compraria alguma coisa 20 vezes mais cara do que tinha sido negociada um ano antes. No mínimo isso chamaria a atenção e exigiria uma análise séria antes da compra.
Como sempre brasileiros, ... É O PT ROUBANDO VOCÊ! Nesses 12 anos tudo o que o PT fez foi roubando o dinheiro público, conforme já foi provado inúmeras vezes. Pena que só prenderam os mensaleiros, ainda falta todo o resto da quadrilha.
Bom dia, Amor! Ouça:
Replyhttp://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/JORNAL-DA-CBN.htm
É como diz o ditado: DesGraça Foster é bobagem !
ReplyOs indícios que dispomos até o momento apontam para o fato de que o contrato com a Astra foi feito sob medida para a Astra pular fora depois de vender os primeiros 50%.
ReplyOs sócios sabiam que era preciso fazer pesados investimentos na refinaria, para as adequações técnica do processamento do petróleo de Marlism e as exigências da EPA (Agência de Proteção Ambienta).
A estimativa da Petrobrás era um investimento de U$ 2 bilhões, conforme o Annual Report de 2007.
Se era isso, por que a Petrobrás não fez a oferta de compra da totalidade da refinaria? Não é crível que os experientes negociadores da Petrobrás não tivessem percebido que a Astra não tinha interesse em por grana na Refinaria.
Foi com base no valor pago pelos primeiros 50% que a Astra executou na justiça a put option dos outros 50%. De fato, um grande negócio para a Astra e que deve ter rendido polpudas comissões de corretagem.
Não precisa ser advogado pago a peso de ouro para perceber isso e examinar o contrato com lupa.
Isso explica a omissão das cláusulas no tal resumo e os silêncios de Cerveró e Paulo Costa junto ao conselho e na época das negociações que iniciaram no final de 2005.
Enfim, não é crível que não passou pela cabeça de nenhum advogado ou conselheiro a possibilidade da Astra pular fora e executar a put option. Ninguém perguntou algo simples assim: "E se a Astra não aceitar fazer os investimentos, quais são as garantias contratuais da Petrobrás?
Regina @ReginaBrasilia 9 h
ReplyPapo cabeça com engenheiro é: duas horas questionado aspectos do ser com base em Dawkins, Nietzsche e Mises. Para terminar em física.
Esta senhora é campeã de volteios linguísticos. Me digam se isso teria vindo a tona se o tal fulano não fosse preso e a denúncia não pipocasse na imprensa!
ReplyOs ratos estão abandonando o navio. Começa a vazar água!
Onde já se viu numa casa que tem COMANDO, ser feito de tudo e o(a) COMANDANTE, não saber o que está acontecendo. As respostas são sempre as mesmas: "Eu não sabia". Até quando???????
ReplyPresidenta Assinou Sem Analisar Documentos Eclodindo Nefasta Arbitrariedade.
ReplyMais uma que não "sabe de nada". Não é de estranhar que uma empresa do tamanho da Petrobrás, onde ninguém sabe nada do que anda acontecendo, ainda estar de pé. Está mais na cara do que nunca, que todos se protegem alegando a mesma coisa. Querem proteger quem? Só politicagem de baixo nível.
ReplyCoronel,
Replyleia detalhes sobre a maconha da UFSC:
http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/03/maconha-transforma-campus-da-ufsc-em.html
UFSC - antro de comunistas que convidaram Cesare Battisti para fazer palestra e que tem curso de marxismo!
É nisso que dá: baderna.
Flor Lilás
Coronel,
Replytemos que agradecer muito à petralhada. Projetaram a Petrobrás no exterior: USA e na Holanda! Agora o mundo todo sabe que temos uma maravilhosa, eficiente, idônia empresa chamada PTroubras.
http://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/03/comissao-externa-da-camara-investigara.html
Flor Lilás
Toda vez que olho para Graça Foster eu concluo: a coisa na Petrobras tá cada vez mais feia. Cruz credo!
ReplySanto Deus! Estamos sendo governados por um bando de incompetentes. Nunca sabem de nada. Sou mulher mas temos que reconhecer: estamos muito mal representadas. O país está virando um caos, tudo CARISSÍMO, sem credibilidade no mundo. E a oposição tem que virar o jogo, investigar TUDO: Pasadena, refinaria japonesa, refinaria ultra super faturada em Pernambuco, ligações dos petralhas com o belga, com construtoras. Está tudo relacionado. Para onde está indo tanta grana. Bilhões e bilhões desviados. Está tudo no Panamá? Ou na Friboi?
ReplyPede para sair. E rápido. É muita incompetência para uma pessoa só.
ReplyUau! 8 anos pra abrir uma sindicância? Eita empresa mãezona, sô!
ReplyIsso tá ficando mais interessante a cada segundo....
A entrevista tenta eximir de responsabilidade Dilma e o Conselho, jogando a bomba para o colo do Cerveró. Tudo conforme o figurino da operação salva-Dilma.
Reply"No resumo executivo, não consta a cláusula Marlim, que trata da rentabilidade, e não consta o put option, que trata da saída da outra parte da companhia. Esses resumos executivos ficam anexados à ata. São documentos confidenciais." (G. Foster)
E isso seria normal?
"Aí, depende do diretor que está elaborando o resumo e de quão relevante é. A cláusula Marlim é relevante, mas não teve a revamp (modernização) da refinaria. E, por isso, não teve efeito. A put option é absolutamente comum, mas distinta para cada ativo. Ela não é igual. É específica. E isso não fez parte do resumo executivo." (G. Foster)
A modernização (revamp) era condição sine qua non. Sem investimento não seria possível processar o petróleo da Marlim e nem adequar a Refinaria às exigências da EPA e isso já era bem sabido na Petrobrás desde que o começo das negociações com a Astra, iniciadas em 2005. A Petrobrás, como indica o Report da Astra de 2005:
"at the end of 2005, a partnership was negotiated with PETROBRAS, the brazilian state associated energy company, whereby the ASTRA Group will sell to its partner a 50% interest in the refinery (and the related trading activities) for a net present value of some USD 330 million payable in three installments (net profit group share of some USD 150-180 million depending on the effective tax rates). (p. 59)
Resta saber quem argumentou, e como argumentou, que a Astra era ponta-firme como sócia disposta a fazer investimentos estimados pela Petrobrás em U$ 2 bilhões.
Foi uma falha em termos de informação?
"Eu não era diretora na época (2006) e não sei quanto falta fez. Mas não pode tratar a put option de forma genérica." (G. Foster)
Extamente por não ser "forma genérica" é que essa cláusula tinha de ser analisada no contexto do contrato. A especificidade da put option no contrato foi posta com todas as letras no Report de 2006.
No Report de 2006 já fica claro que a Astra não tinha intenção de investir em Pasadena, e sim passar os 50% para frente e realizando um senhor lucro. Veja:
Should these expansion investments be CONSIDERED SUITABLE (CONSIDERADA ADEQUADA) by PETROBRAS and should TRANSCOR ASTRA GROUP not be willing to participate in these (não quiser participar no investimento), PETROBRAS has the power to force the investment decision and the Group will then be in a position TO EXERCICE A PUT OPTION ON on its remaining shareholding in PRSI (JOINT-VENTURE ASTRA/PETROBRAS) at conditions which, IN THE WORST CASE, do not significantly differ from the initial transaction. (p. 67)
Como é feito hoje?
"Da mesma forma que antes. É impossível para a presidente da companhia, ao receber o resumo executivo que se prepara para encaminhar ao CA (conselho de administração), consiguir antever todos os elementos a estarem no resumo executivo. CABE AO DIRETOR da área tomar posição e colocar ali quais são os pontos relevantes para que o conselho possa se posicionar com conforto e que traga segurança para todos." (G. Foster)
Ou seja, Graça anuncia que, em vista do que hoje já se sabe, Cerveró não apresentou na ocasião " os pontos relevantes para que o conselho possa se posicionar com conforto e que traga segurança para todos."
A entrevista teve como objetivo passar a bomba para o colo do Cerveró, e em conformidade com o plano de livrar a cara da gerentona. A entrevista de Graça Foster é parte desse plano.
Mãe de ministro da Justiça, o sem estatura Cardoso, decide pedir nacionalidade portuguesa !!!!!!
ReplyOs ratos peçonhentos estão todos pulando do navio, que nesses 12 anos afundaram, o navio chamado Brasil.
O que tem de rato corrupto petista com dupla cidadania, nunca se viu antes "nahistoriadeçepais" . Os primeiros com dupla cidadania foram a 'primeira corna' e seus rebentos, que usurparam por bom tempo passaporte diplomático. Corja de %$#@*&#@ .
Saber dum rombo desse como o de Pasadena, só 2 anos depois de estar na presidência (e porque a oposição contou) é ser muito amadora, despreparada e ignorante ou está se fazendo de paisagem para tirar o fiofó da reta. Só ganhou o cargo porque é pau mandado do bêbado chefão. assim como os tóffoli, levandowiski, erenice, cardoso, e a quadrilha toda.
ReplyNo "guvernu" luiz 51 o amigo dele, o bumlai (aquele que consegui vender uma fazenda no Mato Grosso do Sul por uma valor muito maior, mesmo que para isso tivessem que afastar o perito que se negou a assinar o laudo atestando que valia aquilo) estava negociando, em nome do governo uma turbina de hidroelétria,
ReplyEla também peidou mas não foi ela.
Reply
ReplyGraça Foster disse: ” E o que precisa ser investigado é investigado nessa empresa”. Porém mais adiante afirma que ”eu descobri ontem (segunda-feira), não sabia que existia um Comitê de proprietários de Pasadena no qual o Paulo Roberto era representante da Petrobras”. Isto é, não havia sido investigado, até segunda-feira e tantos anos após a compra de Pasadena, o que um diretor da empresa fazia em seu nome nos EUA…Uma contradição conceitual. Porém, dê-se a ela o crédito da intenção: “..nem aceito tratar um assunto em que me venha um comitê, um board de representantes das partes (Petrobras e Astra) que eu não saiba. E eu não aceito isso de jeito nenhum. E não fica pedra sobre pedra, não fica. Mas não fica, não fica. Pode ficar incomodado”. Que agora ela apure TUDO, até embaixo das pedras, é o desejo dos brasileiros!
Ontem, tomamos a decisão de abrir uma comissão de apuração interna na Petrobras sobre Pasadena.
ReplyE o tal de MIMGANA que eu GOSTIO...
E a raposa “investigando” o roubo das galinhas no GALINHEIRO - BR...
O mantra de sempre: EU NÃO SABIA.
ReplyAh! E o Coelho da Pascoa????.......
ReplySe o afundamento de uma plataforma não foi capaz de derrubar FHC, porque o prejuízo de 1 bilhãozinho derrubaria Dilma?
ReplyA petezada nunca sabe de nada. Por isto compraram aquela refinaria no Japão, a "Não sei", que também deve virar escândalo.
ReplyLanterna.
ReplyOu seja: ninguém sabe de coisa alguma nesse "governo"..!!!
Coronel,
ReplyPETRALHA em 26 de março de 2014 12:35
Flor Lilás
Será que cabem mais rugas nesta cara?
ReplyPois é minha santa, quem mandava em Pasadena era o Paulo Roberto Costa, ex diretor da PTbrás. Só que, quem mandava em Paulo Roberto Costa era a Dilma e o Lula!
ReplyA Astra é sócia da Odebrecht em vários projetos aqui mesmo no Brasil.
ReplyAcho que suas dúvidas já estão sanadas.
Lanterna.
Essa mulher precisa passar por uma recauchutagem facial.Dizem que só tem 58 anos. Vôte!
ReplyEssa mulher é o vampiro brasileiro?
ReplyAlguém pode me informar porque o olho esquerdo do ex-diretor nestor cerveró é mais baixo que o direito? Foi acidente? é porque ele é do pt(esquerdinha)?
ReplyCRUZ CREDO PÉ DE PATO MANGALÔ TREISVEIS. ESTA COISA É FEIA POR FORA E HORROROSA POR DENTRO. SAI SATANÁZ....XÔ, XÔ,XÔ, O BRASIL,SIL,SIL,SIL, TÀ FUD...........
ReplyVale a pena ler!
ReplyFALANDO EM “DILMÊS CASTIÇO”, GRAÇA FOSTER DEIXA CLARO QUE, A QUALQUER MOMENTO, PETROBRAS PODE REPETIR BURRADA BILIONÁRIA DE PASADENA
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/falando-em-dilmes-castico-graca-foster-deixa-claro-que-a-qualquer-momento-petrobras-pode-repetir-a-mesma-burrada-bilionaria/
Chris/SP
O PT de sempre. Lulla, sumido, cego, surdo e mudo. Dilma, "eu não sabia" . Graça Foster, "eu não sabia". Cardoso e Mercadante, defendendo o indefensável. A tropa de choque da Câmara e Senado - tentando barrar as convocações. Quando bicho pega - ninguém sabe de nada. É sempre assim.
ReplyBoa noite Coronel,
ReplyQuero alertá-lo que, em vez de colocar a foto da presidente da Petrobrás, o senhor ilustrou a matéria com a foto do Predador sem a máscara de proteção.
Há noticia no UOL que Graça Foster saberia de tudo.
ReplyOs graúdos do PT nunca sabem de nada, mas sabem desviar grana para WC Cuba, isso sabem!