Aécio lidera oposição e CPI da Petrobras está garantida no Senado.

foto 4 (6)
Brasília – O PSDB e a bancada de oposição no Senado, com o apoio de parlamentares da base aliada, reuniram 29 assinaturas em apoio à instalação da CPI da Petrobras. O número excede o quórum mínimo para a criação de uma comissão na casa, que é de 27 assinaturas. Logo após a sessão, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa. Confira abaixo:

Sobre o número necessário de assinaturas no Senado para instalação de CPI ter sido alcançado.
Com a confirmação dos apoiamentos do PSB, temos 29 assinaturas. O necessário seriam 27. Por isso, tomamos a decisão de protocolar ainda hoje, no Senado, a CPI no Senado Federal. E vamos, na semana que vem, continuar colhendo assinaturas na Câmara para que ela seja uma CPMI, portanto, mista. Mas já temos CPI no Senado. E não alcançando o quórum na Câmara ela deverá ser instalada no Senado Federal.Faremos isso com responsabilidade, com serenidade. O que não podemos aceitar mais é essa terceirização de responsabilidades, é uma denúncia atrás da outra. A Petrobras foi violentada nas suas melhores tradições de correção, de seriedade, e foi aviltada no seu patrimônio. A Petrobras vale hoje menos da metade do que valia há quatro anos. Não podemos aceitar isso passivamente. Foi um bom momento para o Senado Federal, um momento de altivez. Quero cumprimentar inclusive, ou em especial, os senadores da base governista que nos deram o número necessário à instalação dessa CPI.

Mas o protocolo por si só não garante a instalação da CPI. O governo mesmo falou que vai atrás de senadores para convencê-los a retirar a assinatura.
Quero crer que um senador da República que coloca seu apoiamento em uma matéria de tamanha relevância não vai tirar sua assinatura, porque terá que dar muitas explicações. E, na verdade, obtendo o número de assinaturas necessário, o presidente do Senado só tem uma alternativa, instalar a comissão. Não cabe a ele discussão sobre mérito, não cabe a ele qualquer tipo de recurso. Cabe a ele ler a instalação da comissão e solicitar aos líderes que façam a sua composição. A CPI está com seu número garantido no Senado.Tenho convicção que nenhum senador da República irá desdizer a si próprio e irá permitir que sua assinatura seja retirada por maiores que sejam as pressões do governo, que sabemos, inclusive, já começaram.

E na Câmara?

Alguns setores dissidentes da base governista têm mostrado interesse em assiná-la. Por isso, quando propus a apresentação dos dois requerimentos era quase que uma defesa nossa. Conseguimos no Senado, apresentamos no Senado e foi o que fizemos. Já temos a CPI no Senado. Se conseguirmos na Câmara, acho que seria interessante também ter a Câmara participando dessas investigações. Vamos da preferência à CPMI, à Comissão Parlamentar Mista. Mas semana que vem é o prazo. Se semana que vem não alcançarmos o número de assinaturas necessárias na Câmara, 171, vamos colocar em funcionamento a CPI no Senado e esclarecer o que foi que aconteceu com a mais importante empresa brasileira desde que o PT dela tomou posse.

21 comentários

Na verdade uma CPI só é instalada após a leitura em plenário do requerimento com as assinaturas. De qualquer forma, agora, um recuo de qualquer um dos senadores signatários ficará pior para o pt do que a instalação da CPI. (Será que vai para a "caixa de spam"?)

Reply

Uma CPI vai ajudar a esclarecer as coisas. Coronel, Pasadena sofreu um incêndio no dia 30 de setembro de 2011. Confira em http://abclocal.go.com/ktrk/story?section=news/local&id=8374253.

Reply

Vamos torcer para que, se sair a cpi mista , os parlamentares não aceitem que o pt se safe atraves da delação premiada....o pt tem que pagar por seus crimes.

E vamos torcer para que os que assinaram sejam PARLAMENTARES e não paralamentarmos...

Reply

Precisamos de mais algumas.Por garantia,sabem como é? Tem gente que tira a BD da seringa na hora H.

Nome Próprio
Ps.: O linguajar está impróprio?
É adequação aos tempos que vivemos.

Reply

Aécio é o cara!

Reply

ESTE É O NOSSO PRESIDENTE. VAMOS AÉCIO.PRECISAMOS DE RESPOSTAS. O BRASIL TEM PRESSA. VAMOS REORGANIZAR O BRASIL. DAR BONS EXEMPLOS. AS COISAS ESTÃO TODAS ERRADAS, DISVIRTUADAS. E É POR ISTO QUE TUDO DESANDOU. NÃO EXISTE MAIS RESPEITO, HONESTIDADE E CONFIANÇA NEDTE BRASIL. VOCÊ TEM O MEU VOTO. TÔ EM CAMPANHA PRÓ AÉCIO. ONDE VOU, SELUPERMERCADO, SALÃO DE BELEZA, BANCA DE REVISTA, PEGAR NETOS EM COLÉGIO, REUNIÀO COM AMIGAS. RTC. NINGUÉM QUER VOTAR NO PT. AMÉM.

Reply

Coronel,

cada vez mais Aécio Neves se mostra brilhante nas atitudes.
Aécio Neves - presidente do BrasiL!!

FORA PT!
FORA DILMA!

O BRASIL NÃO É VERMELHO!
O BRASIL É VERDE E AMARELO!

Flor Lilás

Reply

É mas justiça seja feita. Neste caso o Eduardo Campos nos ajudou muito.

Reply

Tô gostando de ver o Aécio. Até que enfim.

M<ariana

Reply

É uma pena que a mídia televisiva não dá uma chance pro Aécio,que está se mostrando um líder,que a muito não se via.Na TV só a presidANTA e seus comparsas.

Reply

O número é do artigo estelionato e nenhum deputado quer ser tachado de protetor de larápios, é declarar sua MORTE POLÍTICA e nada ganhará deste governo que finda, somente os novos eleitos comporão a base aliada, se for Aécio será base ideológica para a reconstrução do país que exige um PLANO MARSHAL e pedir ajuda direta aos EUA e União Européia para o país conseguir ter um EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO e ideias para um novo marco legal e regulatório, criar um "conselho de sábios" composto de brasileiros e estrangeiros para compor a proposta do plano de recuperação, sem o primeiro mundo demorará cem anos, com eles demora somente 6 a 12 anos, recolocar o país como estava antes do caos.

FORA LADRÕES, petralhas e outros.

Reply

Parabéns senadores que assinaram a CPI. O Brasil mais esclarecido e honesto agradece, pois o país todo merece clarear as coisas.

Reply

tomara que tenhamos "fortes emoçoes" com final feliz.NAO REPITAM OS ERROS DA CPI DO MENSALAO!

Reply

Huumm !!E os maiores críticos da CPI foram o Senador Costa e a Senadora Hofmann . O que terá acontecido com a senadora ? Terá sido osmose pela convivência com a patroa ? Autoritária, mandona, agressiva, desrespeitosa, inconveniente, abusada e agressiva, a “barbie” do nariz cotó, a bonitinha mas (de ideia) ordinária, se julga polícia política no senado a serviço do PT, como disse o Senador Taques. Quem ela pensa que é para chamar a atenção do Senador Aloysio Ferreira (ontem), do Senador Aécio e dos senadores que entraram com pedido de inquérito no “parquet”? Ridícula, inconveniente e audaciosa recebeu a resposta que merecia dos senadores por ela provocados. Ela e o pernambucano metido a sabe tudo que não soube vencer eleição, mostram uma soberba e uma atitude que será respondida nas urnas. O Costa já tomou sua merecida “chinelada” em sua própria terra e, a outra, certamente será devidamente não votada na terra das araucárias.
Voeeii…

Reply

Não gosto/costumo fazer previsões. Trabalho com dados reais. Congresso e Senado farão a CPI. Esqueceram o grande trunfo do PMDB? Caindo Dilma o Vice assume… (já vi esse filme) que tocará o barco até outubro onde, provavelmente, teremos um mineiro na presidência. Afinal, Lula é analfabeto, mas não é burro. Jamais se candidatará para “pegar” um país em frangalhos e desprestigiado.

Reply

Governo sai a forra! Começa a vingança!

Cancelada obra viária PE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/governo-federal-cancela-licitacao-de-anel-viario-e-ameaca-planos-da-fiat-em-pe/

Isso nos interessa muito. Quero ver qual candidato vai pra tv dizer que o governo vai usar (já usou e está usando) a máquina, o dinheiro do contribuinte e suas obrigações constitucionais como arma de chantagem, vingança, contra opositores.

Reply

Anônimo disse... 00:04

"tomara que tenhamos "fortes emoçoes" com final feliz.NAO REPITAM OS ERROS DA CPI DO MENSALAO!"

E, acrescento: a CPI do Cachoeira!


Chris/SP

Reply

Quem está na foto do protocolo de pedido da CPI é o Álvaro Dias. O Aécio deveria estar lá.

Reply

Caro Jacutinga, 27 de março de 2014 00:53

espero que os paranaenses tenham a maturidade necessária para dizer um redondo NÃO nas urnas para a Barbie.

Beto Richa precisa ser reeleito, gostemos ou não dele!

Paranaenses: vão votar!
Voto nulo ou em branco é apoio para Dilma Roussef e Gleisi Hoffmann

Flor Lilás

Reply

Agora vai? Será que as zoposição (sic) acordaram em Banânia.

Reply

Muito bem Aécio Neves, meu voto já é seu, mais do que nunca o Brasil precisa de um homem de peito para enfrentar essa facção criminosa que está no poder. Não está sendo fácil, mas não podemos desistir! Jamais!

Reply