Assim como foi para a TV anunciar uma desastrosa redução das contas de luz, com objetivos claramente eleitoreiros, Dilma deveria chamar uma cadeia nacional de TV e pedir para os brasileiros economizarem energia. Sim, porque se não chover e não houver este alerta, caminhamos para um racionamento inevitável. Os reservatórios estão em níveis críticos. Os institutos de meteorologia indicam que o Nordeste enfrentará o terceiro ano de seca. O custo da redução da conta de luz, que foi de R$ 9 bilhões em 2013, subirá para R$ 18 bilhões em 2014. Uma Copa do Mundo de dinheiro queimado pela Dilma. Está na hora da "presidenta!" voltar à TV. Desta vez para, humildemente, pedir para os brasileiros pouparem energia elétrica.
Abaixo, coluna de Aécio Neves, presidente do PSDB, na Folha de São Paulo:
Abaixo, coluna de Aécio Neves, presidente do PSDB, na Folha de São Paulo:
Vulnerável
Discussões em torno da importância do planejamento e da capacidade de gestão dos governos tendem a ser consideradas áridas e distantes dos interesses da população. No entanto, são cruciais e a atual crise do sistema de energia é um exemplo concreto da falta que fazem ao país.
A semana começa sem resposta para mais um apagão que deixou às escuras 6 milhões de pessoas em 13 Estados brasileiros. Para efeito de análise de conjuntura, mais importante que o fator pontual, específico, que justifique a interrupção, é constatar a evidente vulnerabilidade do sistema, exposto à pressão das altas temperaturas registradas, ao declínio dos níveis dos reservatórios e à alta do consumo.
A demanda média do período está 8% acima das previsões feitas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. Para se ter uma ideia mais clara do quadro, 75% da nossa produção energética vêm de fonte hidráulica e os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste terminarão fevereiro com menos de 40% da capacidade.
Não pode ser simplesmente negligenciado ou reduzido a uma mera coincidência o fato de que, na terça-feira, o Sul atingiu seu recorde de carga apenas três minutos antes da falha no sistema de transmissão que causou o apagão.
Sintoma que expõe, em princípio, a hipótese de estar começando a haver desequilíbrio estrutural entre a capacidade de oferta e a demanda de energia no país, que o governo, a todo custo, tenta descartar, fazendo piadas diversionistas com descargas elétricas, ou sugerindo mais terceirização de responsabilidades.
Como parece ser menos provável que haja problema de geração, tudo converge para uma eventual precariedade das linhas de transmissão. Mais de dois terços das que estão em construção sofrem atrasos (média de 13,5 meses) e pode estar havendo investimento muito menor que o previsto na manutenção, em face da atabalhoada mudança de regulação, que provocou incertezas, desconfianças e --quem sabe-- até um investimento menor que o necessário.
Poderíamos estar contando com os parques eólicos para compensar os problemas no segmento hidroelétrico. Infelizmente isso também não é possível, porque simplesmente não foram concluídas até hoje as respectivas linhas de transmissão.
Para o governo, o espaço para manobras vai se reduzindo e restam poucas alternativas: se reajustar tarifas, alimenta a inflação; se subsidiar ainda mais o custo, amplia o deficit nas contas públicas. No geral, são erros imperdoáveis, para quem passou praticamente uma década inteira à frente do sistema energético nacional, advogando a excelência da gestão.
A realidade sempre cobra o seu preço. Pena que, mais uma vez, a conta pelo improviso seja paga pelos brasileiros.
22 comentários
Coronel,
ReplyParece que o Gilberto Carvalho dará uma declaração "desqualificando" São Pedro.
Estava tudo mais ou menos certo no Setor Elétrico até a Dillma colocar suas "patinhas"!!
JulioK
Muito bom o artigo do Aécio, pena que não seja mais ácido nas críticas.... sendo mais específico, principalmente na questão herança maldita........
Replyvale salientar que não chegamos ao fundo do poço ainda por que as industrias estão trabalhando muito abaixo da capacidade.
ReplyAs sete prgas do Egito atingindo o Brasil:
ReplyPrimeira praga eleição do sem dedo
segunda releição do sem dedo,
terceira eleição de Dilma,
quarta apagao, quinta falta de agua, logo, logo chegará a quinta, a sexta e a setima praga, aí o povo se ferra de vez.
Pergunto: quantos eleitores do famigerado PT entendem, de maneira clara, estas explicações objetivas de quem se preocupa com a Nação, tal qual faz o candidato Aécio Neves?
ReplyVivemos, também, um apagão dos mais elementares princípios de cidadania e solidariedade no Brasil, fruto da pregação destrutiva do grande mentiroso, do famigerado "é nóis contra eles". Quando faltam educação, saúde, infraestrutura em qualquer área da administração, faltam "prá nóis ou prá eles"?
Perguntem ao grande embusteiro, e certamente ele vomitará mais uma daquelas bobagens habituais. Agora, engulam sem água, se forem capazes.
É bom que o brasileiro comece a pagar pelas bobagens que faz nas eleições. Ficam votante nesses embusteiros, sem educação técnica, mentirosos contumazes. Ahhh, eles são povo como nós, "toma na orelha" e se orientem, voto tem consequência.
ReplyOlá Coronel
ReplyMeu nome é Marcio (@marcioQMaciel no Twitter) e venho apenas lhe avisar que algum componente do seu blog está infectado por malware (vírus, trojan, etc).
Como detectei:
1) no twitter cliquei em alguma postagem sua, abriu o navegador com a matéria em questão;
2) clicar em qualquer lugar da página da matéria abre uma janela pop-up;
3) esse efeito é apenas o primeiro clique, navegar pelas matérias não causa mais esse efeito;
4) esse pop-up tanto pode apenas me exibir propaganda inofensiva, como pede para atualizar o Flash Media Player (vírus conhecido já) ou já baixa automaticamente um arquivo chamado 'download.exe'.
Abraços e coturnadas nos petralhas!
Marcio Maciel
Cel, e coturneiros, olha a vergonhosa situação do Brasil. um texto que merece ser lido com bastante atenção. É uma vergonha porque nossos governantes estão preocupados em aparelhar as administrações públicas com analfabetos funcionais do que melhorar nossa educação, nossa saúde... etc.
ReplyLula nos enganou de novo. Dilma não é um poste. É um muro. O Brasil bateu de frente nele e se arrebentou todo.
Replycel,
ReplyEssa imbecil, tem de pagar pela falta de humildade, pela sede de poder, pela corrupção, por usufruir do nosso dinheiro, etc.
"PAÍS RICO É PAÍS HONESTO"
Vamos Aécio, tem de detonar os petralhas.
PORTO MARIEL DA PREJUIZO DE 80 BI A ODEBRECH POIS COMEÇA A PERDER CONTRATOS NOS EUA => http://goo.gl/SYNmZp ou http://ucho.info/?p=79230 (tradução)E TEM ESTE TEXTO QUE ESCLARECE A LOGICA DO INVESTIMENTO=> http://ucho.info/?p=79274
ReplyO rapaz da band, está com morte cerebral.
ReplyAlô direitoszumanos!
Quando começar a chover, vocês vão passar de novo por incompetentes e racionadores. Vocês não aprendem?
Replyhttp://noticias.r7.com/jornal-da-record-news/videos/?idmedia=52f424b30cf2d62c8c5a90ce
ReplyPq ninguem faz nada ,se foi inconstitucional o empréstimo para Cuba ,pq a oposição n entra com processo ,pois eu n posso ,só posso consultar e qdo consulta n mostra nada.
Só fazem bobagem.Vejam só: a)reduziu os impostos sobre automóveis e com isto estrangulou o trânsito nas grandes cidades devido ao excesso de veículos comprados com facilidades também de financiamentos.Com isto houve aumento de demanda de combustíveis obrigando a Petrobrás importá-los e vender aqui no Brasil abaixo do preço de custo prejudicando financeiramente a petrolífera.
Replyb)reduziu as tarifas de energia elétrica incentivando o consumo e ao mesmo tempo prejudicando os investimentos na geração e distribuição de energia. Na outra ponta através do programa "Minha Casa Melhor" incentivou a compra de eletrodomésticos aumentando ainda mais o consumo de energia.Como se vê são tantas os equívocos agindo de forma atabalhoada sem nenhum planejamento dando a impressão de um amadorismo sem precedente na história dos últimos governos.
Que coisa né?
Pois é,nem o Ministério das Minas e Energia tao pouco o Ministério da Industria e Comercio, este último comandado pelo Ministro Fernando Pimentel, conseguiram prever esta catástrofe. E agora o Pimentel ainda quer ser Governador de Minas Gerais."sai fora sô", aqui em Minas não!. "num vem qui não tem". Temos quadro muitíssimo melhor para suceder ao excelente Governador Anastasia. È melhor que finquem este poste em outro lugar.Aqui não, aqui não, Uai!
ReplyCel, coturneiros, sou autora do comentários de 11:54. Eu me esqueci de postar o link do texto que me referi no comentário.
ReplyEis o link
http://libertatum.blogspot.com.br/2014/02/vergonha-internacional.html
E a matéria do Estadão de ontem, mostrando que o Geraldo Alckmin está sabotando (com sua ausência) as aparições do Aécio Neves no Estado de São Paulo. Parece que a magoa de 2006 e 2010 ainda prevalecem se isto for verdade mesmo.
ReplyCoronel,
Replytem de, na televisão, falar para o povão. Faze-lo entender que esses que aí estão são mentirosos, incompetentes e corruptos.
anônimo de10 de fevereiro de 2014 15:23
ReplySobre o seu comentário a respeito da ausência do Governador de São Paulo é preciso deixar claro que isto faz parte do processo, pois o Aécio ainda não é o candidato oficial e a participação do Governador nas visitas de Aécio pode parecer campanha antecipada. Ademais o Estado de São Paulo pode ser prejudicado na questão de verbas Federais,embora o Governo informe que isto não ocorre, mas todo cuidado é pouco neste início de corrida à eleição. Então sua ausência nos debates do Aécio faz parte do jogo político.
e ainda vamos ter de sustentar essa porca pelo resto da sua vida!!!
ReplySão embusteiros com PhD. O país levará pelo menos meio século, se expulsar a petralhada agora, para se recuperar desses 12 anos de horror.
Reply