Até o PT já admite segundo turno. Crise, protestos e desgaste do governo tornam reeleição "muito difícil", segundo Gilberto Carvalho.

O cenário econômico ruim e a expectativa do retorno dos protestos populares durante a Copa do Mundo fazem com que o governo federal, o PT e partidos aliados deem como certo que a eleição presidencial deste ano só será decidida no 2.º turno.

Somam-se a esses fatores o desgaste da máquina do governo, que vai completar 12 anos sob o comando petista, além do surgimento de novas candidaturas nunca antes testadas pelo eleitor em nível federal, como as do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). "A disputa será muito difícil. Não temos expectativa de vencer no primeiro turno. Por isso, o patamar dessa campanha é vencer a eleição", afirmou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em recente reunião para tratar da campanha petista.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, por intermédio de sua assessoria, foi na mesma linha de Gilberto Carvalho: disse que não trabalha com a possibilidade de vitória no primeiro turno. O cenário também tem sido traçado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas conversas que vem mantendo com a direção do PT e aliados.

O mesmo declarou o vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR). "O PT trabalha com o 2.º turno. Mesmo quando o governo Lula deslanchou, em 2006, houve 2.º turno, o que se repetiu na eleição da presidente Dilma Rousseff. O natural é que haja 2.º turno".

Muito diferente, portanto, do levantado pelo marqueteiro João Santana, em outubro, em entrevista à revista Época. Na ocasião, ele previu uma vitória fácil da presidente porque, segundo ele, "ocorrerá uma antropofagia de anões". Procurado pelo Estado para falar sobre a possibilidade de vitória de Dilma no primeiro turno, por telefone e por e-mail, Santana não respondeu se suas previsões ainda se confirmavam.

É justamente esse cenário indefinido que faz com que Lula tenha orientado Dilma a, desde já, amarrar as alianças políticas, por meio da reforma ministerial e da concessão de espaço nos Estados, para que nenhum dos atuais aliados possa trocar o PT pelas candidaturas adversárias. Nos últimos dias, Rui Falcão pegou a estrada para resolver pendências em Brasília, Recife, Natal, João Pessoa e Vitória.

Os aliados também já preveem a disputa em dois turnos. "Não acredito em vitória no primeiro turno. O exemplo está aí nas três últimas eleições", disse o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). "Acho que vai ter 2.º turno", declarou o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

Oposição. Principais candidatos da oposição, Aécio e Campos fizeram pacto de não agressão como estratégia para levar a disputa ao 2.º turno. O alvo de ambos será único: Dilma. "Vamos conversar sempre. Não existe entre nós a possibilidade de uma briga. Ninguém vai ousar mais do que recomenda a disputa saudável", disse Campos ao Estado.

Ele disse ainda ter feito acordo com a ex-ministra Marina Silva para enquadrar todas as alas da Rede, que se abriga no PSB, e que, vez por outra, ameaçam uma crise na coligação. Na quinta-feira. Marina desautorizou a ala mineira da Rede que atacou a aliança com o PSDB.

Para Aécio, o 2.º turno é certo. "Quando não há uma convicção clara a favor da manutenção do governo, a população aposta no segundo turno. É o que vai ocorrer. O índice de aprovação do atual governo e aquele que aponta os que querem mudança indicam isso", afirmou ao Estado. (Estadão)

22 comentários

Tudo discurso para empurrar o Barba X9 como candidato....

Reply

O engraçado seria o segundo turno, SEM a Dilma...

Reply

não sou vidente e nem cientista politico mass, a cada diam se trona mais necessário a aliança entre Aécio como candidato a presidente e Campos como o seu vice. Esqueçam as demais alternativas. Para vencer - tem que juntar as forças. Tem que aproveitar oas desacertos entre a petralhada. 0s dois tem que aproveitar os deslizes de Dilma - notadamente esta escapada para Lisboa, quando o seu Airbus tem autonomia para um voo direto a Cuba. Mas, como ninguém é de ferro, e o contribuinte brasileiro paga as contas nada melhor do que um bom vinho português e uma hospedagem nos melhores hotéis de Lisboa - enquanto o povo brasleiro - principalmente o nordestino carece de água e a transposição do Velho Chico continua deitado em berços explênduidos. Senhores - vamos explorar estas extravagâncias - porque o eleitor sentindo no estomago e vendo onde é esbanjado o seu rico dinheirinho - vai refletir bastante.

Reply

Muito engraçado a petralhada trabalhar com o segundo turno ! Até hoje jamais conseguiram ganhar no primeiro. E digo mais : daqui por diante não será surpresa se essa cambada ficar fora do segundo turno !

Reply

Coronel,

O PT não teve força, no passado, para vencer no 1o.Turno e não vai ser agora, com a Anta, que vai ter.

A Aposta do Lulla era a Copa!! essa esta ferrada!!

Imagina os milhares/milhões de jovens eleitores do PT que não vão poder entrar em nenhum jogo!!

O Lulla foi ganancioso!! Perdeu a mão!!!

JulioK

Reply

oposisão que naum caia nesse com o pt naum se brinca eles farão o que for pra permanecer no poder naum só pra continuarem roubar mas porque tambem precisam calar a boca de muita gente que eles compro com cargos e dinheiro desviado... daqui pra frente só vai piorar a iniciativa privada ja naum contrata como antes naum só pelo caus economico desse governo mas o medo do que o pt sera capaz de fazer pra permanecer no poder..

Reply

Coronel,

Parece que nem mesmo os conselhos do BARBA, o alcaguete, salvarão o PT. Agora, o Gilbertinho, o coveiro do PT, é mais falso do que NOTA DE 9 REAIS. O cara é um mentiroso profissional.

Reply

Eu gritarei GOL a favor de qualquer time que jogue com o Brasil.

Este copa será uma vergonha!

Brasil não sairá vencedor !

Dilma/Lulla/PT não terão este prazer!

Chris/SP

Reply

Esta foi mais uma estratégia do marketing do João Minhoca ajudado pelos institutos de pesquisa (?) vendidos. Como o brasileiro de modo geral não sabe votar e gosta de arrotar nas rodinhas que acertou seu voto eles diante da fraqueza da oposição e falta de uma cara carismático à época partiram com um plano massivo de vitória no 1º turno. Tudo ia bem (para eles) até a surpreendente manifestação popular de 2013, que começou com seus primos (partidos) pobres mas foi engolido pela maioria da população de bem do Brasil. Dai veio as manifestações durante a Copa das Confederações aliadas a incompetência deles na economia, que está jogando o Brasil no lixo. Moçada nem o Lula em seu auge conseguiu ganhar no 1º turno. Isto só acontece com os bons candidatos do PSDB.

Reply

Essa é a diferença entre PT e oposição. O PT é cauteloso e humilde. A oposição é desastrada e arrogante. Criticam tudo como uma metralhadora giratória e nas vésperas da eleição são obrigados a apoiar tudo o que o governo fez. E o Coronel, que se acha o maior estrategista político do Brasil, não só entra no oba oba já ganhou em todas as eleições mas também faz notícia e dá ibope para as declarações da executiva do PT. O Coronel é "muito inteligente" mesmo.

Reply


Eles já trabalham com a possibilidade de ficar fora do 2o Turno.
Não é de hoje que o Barba X9 diz que um dia deixarão o poder, esse dia está chegando.
ELA NÃO SERÁ REELEITA. ANOTA AÍ!!!

http://www.theranking.com/quem-vai-ganhar-as-eleicoes-em-2014_r51613

Reply

Os bandidos apostaram na copa pra dar o golpe final na constituição com o comunismo enquanto o povo assistia os jogos. Não levou, não vai levar. Porque nosso país é democrático e não aceita comunismo!

Reply

Este modelo de governo de: banditismo oligárquico comunista não interessa ao povo brasileiro. Isto só interessa a alguns bandidos encastelados no poder.

Reply

Coronel, há vários comentários eu coloco que HÁ DÚVIDA SOBRE SE DILMA VAI AO SEGUNDO TURNO ou se haverá o segundo turno e a coalizão Aécio com E.Campos, isto LIVRA O PARTIDO da indesejável Marina Mogno que voltará ao PT, não ajudará Dilma a entrar no segundo turno.

A REVOLUÇÃO DE JUNHO adormecida há meses VOLTOU para relembrar o povo que a máquina do mal dos partidos comunistas mais radicais estão desobedecendo o comando petralha.

Eu até duvido que a Dilma esteja em condições de concorrer ao cargo e o Luiz 51 tente a eleição, isto leva o PT ao segundo turno e quem decide o jogo é o PMDB que se sair com candidato próprio dividirá o navio governista e os deputados estarão livres para a COALIZÃO PÓS ELEIÇÃO com quem vencer.
O PMDB TERÁ QUE ADERIR A AÉCIO NEVES e isto fará a bancada do novo governo ficar com 70% dos parlamentares e com isto CONSEGUIR FAZER AS PEC para garantir nossa estabilidade e o parlamentarismo que agrada o PMDB e PSDB, Michel Temer poderia na transição até ser o primeiro-ministro de Aécio mas o mais provável é EDUARDO CAMPOS como primeiro-ministro.

Um esquerdista para desmontar a máquina do mal dos petralhas e instaurar o parlamentarismo e dar AUTONOMIA AOS ENTES FEDERADOS.

LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA E QUE FIQUEM 50 ANOS se cometer vários crimes de homicídios e latrocínios ou outros hediondos, sabe que hoje o máximo é 30 anos de gaiola e quem tem 300 anos de condenação é inimputável igual menor, não aumenta o tempo de gaiola.
**** Por isto na unificação de várias penas o total a cumprir, todo em regime fechado SOBE PARA OS CINQUENTA ANOS DE GAIOLA.

Reply

Faz sentido,nobre corona,o cartaz do jovem aí em cima.Mas poderia melhorar da seguinte forma:Enquanto te roubam,vc toma no "SUS",sai cantando e grita GOL.
Mas para quem gosta de pão e circo,ser roubado e tomar no "SUS",gritar gol é um prazer orgásmico.

Reply

Muito estranho esse discurso de humildade orquestrado... Essa canalha não admite perder, olho neles! Concordo com o comentarista que sugere a chapa Aécio/Campos como uma alternativa vencedora. Acredito que ambos já venham considerando e tratando essa hipótese. O problema é a Curupira da Amazônia, que entrou nessa para cumprir um papel - melar o jogo a favor do PT!

Reply


raticida no comentário das 9:00 hs. estão desesperados como dizia a canção da resistência "Vai passar"...o governo petralha vai cair de podre, não tem jeito não!com fraude ou não ninguém aguenta esse descalabro...PMDB vai explodir a base so aguradar...vejam o Rio, o esgoto corre a ceu aberto...fui

Reply

Coronel,
isto já sabíamos. Só quem fala em ganhar no primeiro turno é o dono de uma bem remunerada empresa de pesquisa.

Reply

......a cambada jah tem tanto dinheiro,mas tanto,que estao distribuindo bilhoes a cuba!eh claro q nosso dinheiro jah eh deles!!!!!!vao viver como nababos olhando o Brasil arrebentado.......

Reply

O cuidado maior que a oposição tem que tomar é com as urnas. Este nosso sistema é atrasado, não permite recontagem. Os EUA estão na 3a. geração de urnas eletrônicas, que aliás, foram testadas até no Equador. Nelas, o voto sai impresso. No nosso o voto vai pro candidato do além...

Reply

Coronel,

PETRALHA falando mansinho às 9:00hs.

Flor Lilás

Reply

Engraçado como não tem uma notícia sobre excesso policial por aqui.

Reply