Depois da Veja, imprensa abre espaço para o livro-bomba que escancara a fábrica de dossiês do PT e acusa Lula de ser delator do DOPS.

 
Abaixo, matéria da Folha de São Paulo:
 
Um livro publicado nesta semana acusa o Palácio do Planalto de usar a máquina estatal para montar uma "usina de dossiês" contra adversários do PT e afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informante da ditadura militar. Com 557 páginas, "Assassinato de Reputações: um Crime de Estado" (Topbooks) traz o depoimento do ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr., 53 anos, ao jornalista Claudio Tognolli.
 
Após três anos no cargo, Tuma Jr. foi afastado do governo em 2010 sob a suspeita de beneficiar um suposto integrante da máfia chinesa, Paulo Li. Parte do teor do livro já havia sido publicado nas duas mais recentes edições da revista "Veja". Na semana passada, governistas bloquearam um convite da oposição para Tuma Jr. no Senado, alegando que deixou o governo por suspeitas "gravíssimas".
 
No livro, Tuma Jr. afirma que ele acabou se tornando uma das vítimas da "fábrica de dossiês" petista e que, apesar de ter sido inocentado por sindicâncias internas, acabou condenado pelo "Supremo Tribunal do Google". "Se o objetivo é político, a condenação moral é muito mais importante do que a jurídica", disse Tuma Jr. ontem à Folha, por telefone. No livro, ele afirma que Lula o "usou como um fraldão, sumamente descartável".
 
Na oposição, um dos alvos do governo teria sido o ex-senador e ex-governador tucano Tasso Jereissati (CE). Em 2009, o então senador e hoje ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lhe teria entregue um pendrive com "seriíssimas denúncias" contra Jereissati.
 
À Folha, Tuma Jr., hoje delegado aposentado, disse que sua relação com o governo petista se deteriorou por não cumprir ordens para fazer dossiês e pelo que sabia sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (leia quadro abaixo), do qual participou da investigação. "Se eu tivesse falado: Esquece o assunto, não sei de nada', talvez não tivesse acontecido isso", disse, em referência a uma conversa sobre o caso com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
 
O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na semana passada que pediu explicações aos setores de sua pasta mencionados no livro. Ele prometeu rebater todas as acusações de Tuma Jr.
 
'BARBA'
 
Uma das partes mais fortes do livro é o capítulo 4, "Lula: Alcaguete e Aprendiz do Dops [Departamento de Ordem Política e Social]", órgão de repressão do regime militar chefiado pelo pai, Romeu Tuma, morto em 2010. Na época, entre o final dos anos 1970 e início dos 1980, Lula era o principal líder sindical da região do ABC paulista e trabalhava na criação e organização do PT.
 
"Lula nos prestava informações muito valiosas: sobre as datas e locais de reuniões sindicais, quando haveria greve, onde o patrimônio das multinacionais poderia estar em risco por conta dessas paralisações", afirma Tuma Jr., na época investigador de polícia subordinado ao pai. Sempre de acordo com o livro, Lula tinha o codinome Barba e, por causa da condição de informante, "obtinha certas vantagens".
 
A principal teria sido a autorização para dormir no sofá do escritório de Tuma durante quase todo o período em que esteve preso, entre abril e maio de 1980. "O livro é uma contribuição para a história. Não tive espaço para falar, escrevi." Até ontem, Lula não havia se pronunciado sobre o livro.
 

16 comentários

Ulala! Demorou para noticiar, heim?

Reply

o Barba vem usando muita gente como fraldão desde os tempos do sindicato...

não eh a toa que chegou onde chegou...

e o que não falta, sinceramente, eh gente disposta a servir de fraldão...

todos sabem como o Barba, seus mensaleiros e a petezada agem...

se misturam com essa turma porque querem...

no final tudo sempre acaba sobrando para o fraldão...

ó la o carequinha, a ex-banqueira e todo o restante da turma jogada no anonimato na Papuda...

só os mensaleiros de pedigree tem voz, pois o restante tem de cumprir pena no ostracismo mesmo..

um deles já foi ate pra casa, escapou da cana...

Reply

E agora, os petistas negarão tudo, e ponto final? Muitos daquele grupo sindicalista conhecem a trajetória do entregador de cumpanheros; a imprensa cooptada apenas ajuda a esconder a verdade.
E o povo? Ora, o povo não lê, não se interessa por algo além de migalhas, e vive abrigado em sua própria ignorância.
Roberto Jefferson e Tuma Jr. tentam prestar um favor ao povo,cada qual à sua maneira, com a participação em terrenos distintos da História política recente, porém, até agora, o povo dorme em berço esplêndido. Até quando a Nação suportará?

Reply

Esse sofá do Tuma já fez parte , como comentado aqui antes do livro, de uma das grandes vinganças do lula.
Contra um ex-delegado federal que foi interrogá-lo , e tendo encontrado o preso dormindo, com sinais de embriaguês e até de sapatos,no tal sofá, fez enérgica admoestação sobre a insólita cena.
Lula vingou-se.
Mais de vinte anos depois.
Brutalmente.
E pel via do jaguncismo oficial, claro, assim que assumiu a presidência.

Reply

CEL,

Atém quando a máfia governista vai conseguir tapar o sol com a peneira.

Quem tem medo da verdade?

Fora PT, fora PMDB!

Índio Tonto/SP

Reply

Comprei um exemplar desse livro há 6 dias mas ainda não recebi. Fico pensando: será que a petralhada aboletada nos correios não estará segurando a encomenda? Dos petralhas se pode esperar tudo !

Reply

Lula verei o seu fim e de toda sua gangue. COM TODA CERTEZA DO MUNDO!

Reply

A grande verdade é que ele preferiu dar o privilégio à VEJA de fazer propaganda do seu livro. O resto da imprensa fica na bronca e não cita o mesmo. Isto é super normal. Agora que virou público tornou-se noticia de todos os meios de comunicação. Não tem nada de errado nisso. Vamos parar de ver fantasmas.

Reply

Pedala petralhas!!!

Com um delator entre elles, a CCJ ainda vai ter a cara de pau de perseguir militares que cumpriam seu dever contras terroristas e guerrilheiros infratores da Lei, invasores das instituições na época (como a USP na rua Maria Antonia, etc, assassinos de inocentes com ataques a bomba, ...).
Se Ustra é considerado réu e o molusco então, qual o nome adequado para esse delator?

Pedala petralhas, chegou a hora do chefão, chegou o fim de vcs.

Reply

Tudo bem tudo muito bonito. Está todo mundo muito empolgado com as denúncias do delegado, principalmente por atingir o coração do PT. Mas uma coisa não ficou esclarecida. Desde o primeiro momento a história apresentada pelos envolvidos no assassinato do prefeito foi totalmente inverossímil. Sempre me perguntei, como é que o governo do Mário Covas que é contra o PT entendeu que foi um sequestro criminal e abraçou esta tese. Agora está explicado, pois o delegado responsável foi o Tuma Jr. cujo pai tinha larga ligação com o Lula e o PT.

Reply

e Dilmaluca nessa historia???vai ser a donzela enganada?????e a grana imensa q tah gastando p se reeleger???Tem q colocar essa presi na roda, questiona la, faze la falar,ela nao resiste a uma entrevista inteligente e bem feita!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Coronel,

tenho dúvidas sérias sobre o comentário de 20 de dezembro de 2013 19:49. Petralha enrustido distorcendo a verdade para tentar sujar a reputação do Tuminha?

Deixa implícito que Tuma Jr acobertou o assassinato de Celso Daniel pela "ligação" do pai com o Barba X9dedos!!!

Ridículo - a "ligação" do Tuma era de delegado que retirava informações de um El Caguete, sugando-o de informações, e não de compadrio como a petralhada está acostumada!!!

Flor Lilás

Reply

Coturneiro de 21 de dezembro de 2013 00:34


Já imaginaram o debate da Globo?? Tá tudo dominado…

Antes de iniciar a entrevista, precisa revistar para ver se colocaram ponto eletrônico de ouvido para soprar as respostas!!!
Fiscal dos oposicionistas para averiguar junto!!!

Flor Lilás

Reply

vagabundo do pt as 18:11

Reply

barata petralha as 19:49

Reply

Mayke, 21 de dezembro de 2013 17:17

o Petralha está às 19:49.

A pessoa das 18:11 não me parece petralha…

Flor Lilás

Reply