Não é o Coronel: é o Merval.

A inesquecível manifestação de bovarismo no programa eleitoral de Serra em 2010. Com direito à legenda e tudo.
 
Abaixo, coluna intitulada "Choque de realidade", publicada por Merval Pereira, hoje, em O Globo. Qualquer semelhança com o que tem sido escrito neste Blog não é mera coincidência: é a visão clara dos fatos.
 
Na mesma semana em que o PT dá mais uma demonstração de unidade, reelegendo com larga margem o deputado Rui Falcão, candidato de Lula e Dilma, para sua presidência nacional, o PSDB repete comportamento autodestrutivo, exibindo suas divergências ao respeitável público a menos de um ano da eleição presidencial que pode ser a mais difícil para os petistas, mas que os tucanos teimam em facilitar para o adversário.
 
Não é que os petistas tenham escondido suas divergências, ao contrário. Há muito tempo o governo Dilma não era tão criticado pelas diversas correntes em que se divide o partido. E houve até mesmo quem defendesse o fim da aliança com o PMDB, o maior trunfo que o governo Dilma tem no momento para tentar a reeleição. Os críticos, no entanto, a partir deste fim de semana, terão que se recolher à sua insignificância, pois a maioria se pronunciou.
 
O ex-governador José Serra, obcecado com uma candidatura à Presidência da República, que já tentou duas vezes sem sucesso, exibe a frustração pessoal de não poder tentar uma terceira vez, fazendo críticas públicas à legenda que ajudou a fundar.
 
Todos sabem, até mesmo Serra, que a maioria do PSDB considera que em 2014 a vez é do ex-governador mineiro Aécio Neves. Ao decidir permanecer no PSDB, em vez de se jogar em uma aventureira candidatura à presidência pelo PPS, tudo indicava que o ex-governador aceitara a realidade política que tem pela frente: encerrar sua carreira como deputado federal ou senador, mantendo o prestígio dentro do partido.
 
Ia tudo dentro do script combinado com as lideranças tucanas, entre elas, a maior de todas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que já lhe dissera em particular o que declarou em recente entrevista: Serra tem que dar um tempo, a vez é de Aécio. O próprio Aécio saiu em sua defesa, dizendo que ele tem todo o direito de sair pelo país fazendo palestras, e que sua imagem nacional só ajudaria o PSDB.
 
Mas, na última semana, a receita desandou. Em uma palestra para a juventude do PSDB, Serra simplesmente chutou o pau da barraca. Disse que o PSDB "tem necessidade de ser aceito pelo PT". E deu uma explicação psicológica adaptada às circunstâncias: "(...) o problema da Madame Bovary é querer ser aceita pelo outro lado. Ela vai à loucura, quebra a família e trai o marido com Deus e todo mundo para ser aceita. O PSDB tem um pouco do bovarismo.
 
Serra tem até certa razão, e basta lembrar que nem ele nem Geraldo Alckmin usaram as conquistas do PSDB para se opor ao PT quando foram candidatos à Presidência, até mesmo escondendo o ex-presidente FH. Alckmin com aquele ridículo colete cheio de logos de empresas estatais é uma imagem inesquecível.
 
Mas, mesmo se a definição correta de bovarismo fosse a dada, a comparação não ficaria bem para ele. Afinal, quem foi que iniciou a campanha presidencial de 2010 querendo fazer-se passar por amigo de Lula, pensando em receber os votos petistas descontentes com a candidatura de Dilma? Após usar o nome do ex-presidente em jingle na propaganda eleitoral ("Quando o Lula da Silva sair, é o Zé que eu quero lá"), sua campanha exibiu imagens em que Serra e Lula se abraçam.
 
Mas bovarismo, no sentido mais amplo que o psicólogo Jules de Gaultier deu em 1892, não é a tentativa de ser aceito pelo outro, ou pelo menos não é só isso. Na verdade, o bovarismo passou a designar fenômeno psíquico produzido pelo choque entre as aspirações de uma pessoa e a realidade que está acima de suas possibilidades.
 
É justamente o que ocorre hoje com Serra, político de inegáveis qualidades, que tem todo o direito de querer ser presidente, mas não aceita a realidade que o impede de atingir o objetivo. O psiquiatra Joel Birman identifica na irritabilidade de Serra sintoma desse mal-estar provocado pela impossibilidade de realizar sonho que acalenta desde a juventude.

19 comentários

Vá se tratar, Serra!

Há excelentes profissionais no mercado. Quem sabe um divã o ajuda a superar seus complexos.


Chris/SP

Reply

Coronel,

Esta foto é o simbolo de TODOS os sonhos do PT para 2014!!

JulioK

Reply

Coronel,
quero ver as viúvas do Serra criticar este artigo. Só discordo do "político de inegáveis qualidades" pois, quem sempre perdeu eleições acredito não ser político. Suas falas e futricas mostram isto. Sim, pode ser um gestor de inegáveis qualidades, e só.

Reply

Ninguém quer que o PSDB seja aceito pelo PT coisa nenhuma. O povo quer se livrar do PT a qualquer custo. O PT não é um partido e sim uma organização criminosa. O povo quer sim, anular o PT e todos que o apoia. Para isto, a população que nega esta quadrilha (PT) como partido, deposita a esperança no Aécio Neves em 2014.

Reply

e o escriba do Çerra na imprensa esta la, anunciando em post, o encontro "esvaziado" de Aecio no RS...

eh esse mesmo escriba que vive criticando o autofagismo tucano sem se dar conta que seu çerrismo fanático e obsessivo ajuda a promover o enfraquecimento partidário psdbista que ele tanto critica, pois a unidade partidária, parece, so poderá se dar se Çerra for o líder...

o contrario, nem pensar, ai eh chutar o pau da barraca mesmo e levar todos para o buraco junto com o seu candidato fracassado....

para o "articulista" parece que perder duas vezes com Çerra ainda não foi suficiente...

os dois estão firmes no proposito de tomar mais uma paulada dos petebas...

já começo a achar que torce mesmo pela vitoria petista para que seu blog tenha sobrevida, pois como criticará um governo tucano com tanta veemência como faz com o governo dos petebas?

Reply

É um problema típico do filho único:
a bola é minha e se eu não jogo, não há jogo

Reply

Em que Serra pode impedir ou atrapalhar a candidatura de Aécio, que tem o partido na mão? Não precisa nem um pouco, neste momento, ser aceito por quem quer que seja no partido. Não precisa se desculpar nem pedir licença pro Serra.

Deixa o Serra chorar, espernear e fazer manha.

Eu não estou nem aí pro Serra. Quero saber e ver como Aécio vai agir em campanha. Obrigatoriamente, vai ter de ser diferente de Serra. Mais do mesmo não dá mais.

Reply

Coronel, off topic, atualmente temos o melhor quadro para a presidência, que é Aécio Neves. Vamos à vitória!

http://tinyurl.com/kccqpdo

Reply

Concordo como anõnimo das 10:15

O que este comportamento do serra pode atrapalhar ao Aécio ?
Internamente o partido está 98% contra ele, Serra. A massa do eleitorado a conquistar NÃO Sabe, e NEM se interessa por esse tipo de notícia alimentada na mídia por jornalistas e blogueiros viúvos do dito político.
Vou repetir o que já disse aqui antes. As declarações do Serra estão servindo de "escada" para o Aécio aparecer mais e de forma elegante na mídia , reforçando suas chances e postura de candidato em 2014. Nem precisa se lançar oficialmente por agora pois já está conseguindo espaço na mídia.
Aos leitores bobos do RA que concordam com tudo qo que ele prega, quero ver a cara destes quando em plena campanha eleitoral vão ter que engolir o Aécio. Ou vocês acham que o RA vai continuar no suicídio de não aceitar o Aécio e fazer fazer campanha contra ele?
É aguardar e conferir

Reply

cel,

Esqueci de mencionar o comentarista das 9:39
"Começo a achar que torce mesmo pela vitoria petista para que seu blog tenha sobrevida, pois como criticará um governo tucano com tanta veemência como faz com o governo dos petebas?"

Perfeita conclusão. A vaidade pessoal do RA faz qualquer coisa para que seu blog continui a ser o mais acessado como ele mesmo reforça orgulhosamente o tempo todo. Muito Triste...
carioca

Reply

Inimigo da Onça
o nome é AÉCIO!

agora é AÉCIO!!
São Paulo e Minas unidos...
jamais serão vencidos

Reply

Serra é perdedor de nascença!
Brinquedo assassino de uma figa!
Na última vez o Chuck foi surrado por um poste em sua própria cidade. Está azucrinando tanto no PSDB que vai acabar entregando a presidência de bandeja para o PT - novamente!
Idiota!

Reply

Perde-se muito tempo e energia com este tal de Serra. O cara é petista escancarado, infiltrado no PSDB para miná-lo. Todos os seus atos e atitudes são (há muito tempo) sempre para favorecer o partido do seu coração, o PT. Basta observar a história. Aliás, um número considerável de "tucanos" é, também, petista de coração.

Reply

Coronel!! a anta tá indo pro saco, ontem foi no ABC Paulista hoje em Pernambuco. A 1 ano das eleições.


Aprovação de Eduardo Campos supera a de Dilma no Recife.

http://www1.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/politica/noticias/arqs/2013/11/0048.html

Reply

Serra só ficou no PSDB para atrapalhar o Aécio, já que sabe que não será o candidato escolhido.

Aquele papo conciliador de Serra/Aécio acabou! Cada dia mostra mais a sua cara!

VERGONHA DE VOCÊ, SERRA!


Chris/SP

Reply

Foi o PSDB quem elegeu o Lula e só está aí até o momento em que o PT não conseguir segurar mais o poder, pois aí volta o PSDB para arrumar um pouquinho a casa para o PT voltar novamente, já que são os radicais rumo ao comunismo, enquanto o PSDB é o suflê de xuxú, papinha de alface, como bem apontou o Olavo de Carvalho.

Reply

Serra não odeia o Lula, Aécio não odeia o Lula...nossa luta é contra a maneira ineficiente de governar do PT!
Nossa campanha é respeitável e civilizada! e é pelo futuro do Brasil.

Gabriel-DF

Reply

é preciso impedir que esse 5a. coluna ducaralho entregue o governo de SP para o padilha!

Reply

Serra.

Vai pra casa e deixe-nos em paz.

Reply