O juiz Ademar Silva de Vasconcelos, titular da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, autorizou nesta segunda-feira, em decisão individual, a transferência dos petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares para um centro específico que garanta a eles o cumprimento das penas em regime semiaberto.
Em um primeiro momento, o Tribunal de Justiça do DF havia afirmado que os três seriam levados ainda nesta segunda-feira para o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) de Brasília. Na verdade, o destino dos mensaleiros é o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), no próprio Complexo da Papuda.
A transferência do trio petista para o regime semiaberto era uma dos principais pleitos da defesa. Na última quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela execução imediata das sentenças dos condenados em relação às penas que não são mais contestadas por meio de embargos infringentes.
Isso significa que José Dirceu, por exemplo, terá de iniciar o cumprimento da pena pelo crime de corrupção ativa (7 anos e 11 meses) em regime semiaberto enquanto aguarda que a Corte julgue o recurso que contesta a imputação por formação de quadrilha (2 anos e 11 meses). O tempo cumprido agora no semiaberto também será abatido da pena total, que inclui o crime de quadrilha. (VEJA)
4 comentários
Cuidado com esse juiz, costuma tomar medidas que deixam a desejar segundo as leis. Vai beneficiar os bandalhos mais à frente?
ReplyAté onde sei, a premissa para sair durante o dia da gaiola é ter um emprego fixo. Onde será que o mensaleiro vai trabalhar?
Reply1) Diretório do PT
2) Palácio do Planalto
3) Ministério da Defesa
4) Banco do Brasil
5) Escola de Artes Cênicas Dulcina de Moraes
A bola é sua coroné! Abs.
o mais interessante é que para ter direito a sair do presídio tem que ter emprego comprovado e aceito pelo juiz. Bom eles que nunca trabalharam serão obrigados a trabalhar igualmente a qualquer simples cidadão deste país, receber salário. O que sinceramente seja um salário minimo. Também desejo que tenham direito de usar serviços públicos de saúde (SUS)e que suas instalações para dormir sejam igualmente de qualquer pessoa que esta no sistema carcerário.
ReplyDesejo a eles o mesmo que eles desejaram a nos cidadãos de bem, que fomos prejudicados estes anos todos com a utilização de dinheiro do tesouro nacional para aprovação de projetos que lhe favoreciam, isto incluindo o enriquecimento de suas contas bancárias.
Esses mensaleiros nãose cansam. Foram meses ocupando o STF com os processos dessa corja. E agoraainda querem mais. Parece é que essa turma esta éplanejando outras coisas.
Reply