O valor de IPTU pago por donos de imóveis em São Paulo ficará em média 24%
mais caro em 2014, conforme previsão anunciada pela gestão Fernando Haddad (PT). O reajuste ficará bem acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de
6,5% pelo IPCA (índice do IBGE). O aumento é previsto no projeto de Orçamento encaminhado por Haddad ontem à
Câmara e representa o que a prefeitura estima ganhar com a arrecadação do
tributo no ano que vem, chegando próximo de R$ 6,8 bilhões.
Ainda não é possível saber qual será a alta específica por região ou tipo de
imóvel --mas ela deve valer para todos os lugares com valorização imobiliária
nos últimos anos. O reajuste no IPTU vai ocorrer devido à atualização do valor venal dos
imóveis que será feita por Haddad. O imposto é calculado segundo o preço das propriedades. A prefeitura diz que
esse valor está "bastante defasado" porque a última atualização ocorreu em 2009,
e, desde então, houve valorização imobiliária sem a devida revisão.
Segundo a gestão, os valores oficiais representam, hoje, cerca de 30% dos
valores praticados pelo mercado. Por isso haverá uma atualização da chamada planta genérica de valores, que
define o valor venal dos imóveis. Nos últimos anos, o imposto estava sendo
reajustado apenas com base na inflação. Haddad argumenta que essa atualização da planta é prevista a cada dois anos
por uma lei de 2009, conforme proposta de seu antecessor, Gilberto Kassab (PSD).
Mas, segundo a Folha apurou, o petista não pretende fazer nova revisão
daqui a dois anos.
DESGASTE
O aumento no IPTU pode significar desgaste político para Haddad no ano
eleitoral em que seu partido tentará assumir o governo do Estado. Regiões que mais ganharam valor de mercado nos últimos quatro anos tendem a
sofrer maior alta de IPTU. De acordo com ranking da Geoimovel (empresa de informação imobiliária) feito
a pedido da Folha, os distritos de Perdizes, Campo Belo, Santo Amaro,
Vila Leopoldina, Jardim Paulista, Vila Mariana e Lapa estão entre os líderes em
valorização entre 2009 e 2013; todos ao menos dobraram o valor de mercado no
período; há casos de alta de até 165%. (Folha de São Paulo)
19 comentários
Taí uma grande e estratégica decisão: ajuda a descapitalizar o que o governo considera os malditos proprietários de imóveis.
ReplyMais na frente querem que tudo pertença ao estado plenipotenciário, he. hey!.
ai, nao eh aumento de imposto coroné...
Replyeh um aumento de arrecadação...
assim como aumento de preço de combustíveis não eh aumento, mas reajuste ou correção...
e privatização eh concessão...
e gatunagem de dinheiro publico eh só "caixa dois"...
e isso porque a mídia eh golpista...
Esta é para voces paulistanos idiotas....
ReplyVotaram no PT...tomaram no IPTU!!!!
É mas segundo o Estadão, ele vai dar uma de Robin Hood, vai tirar dos que podem pagar e não aumentar em 2014 a passagem do ônibus.
ReplyO meu imposto em 2011 era 10 parcelas de 130,18 reais, em 2012 foi corrigido para 169,23 reais, e 2013 para 196,64 reais cada parcela, No exercício IPTU 2012 houve um reajuste de 23,08% e em 2013 13,94%. Somando os dois anos, totaliza-se 37,02%, sendo que esses reajustes ultrapassaram a inflação do período conforme órgãos oficiais, e o cara de pau quer aumentar mais?
ReplyE o comunismo tributário, secar o que resta de capital por impostos escorchantes, alimentando a burra luta de classes. Burra porque com menos dinheiro, a classe média pedirá menos pizza (e adeus caixinha do entregador), vai menos a restaurantes (tchau 10% do garçom), lava menos o carro (e nada de caixinha no lava rápido), consome menos (que delícia, isto tira o ICS que é do Estado), diminui o consumo que diminui o emprego, mas o abestado que não paga imposto acha lindo, "óia só, os ricu sifu" (como se a pensionista que só tem o apartamento, e mal tem dinheiro para a farmácia, fosse rica...). O PT está conseguindo o que sempre quis, solapar a economia brasileira, e para isto uma das grandes estratégias é tirar dinheiro de circulação (de circulação, não de mensalão) com a asfixia tributária da classe média. Tea Party já, é disso que precisamos.
ReplyQue me desculpem os paulistanos, mas cada povo tem o governo que merece. Tanto zoaram com o Serra (vampiro, etc) e agora levam o merecido castigo. Tava na cara que o super coxinha do apedeuta sempre foi muito incompetente. Basta lembrar do ENEM. Toma, classe-média. Que manda acreditar em petralha? Petralha odeia classe média. Lembrem dos orgasmos que a dons Chaui teve ao falar que odiava classe média. Por favor: pelo menos, não reelejam o suplicio.
ReplyPT entra na Justiça para impedir aumento do IPTU em São Paulo" (Folha, 02.12.09). É muita desfaçatez, o IPTU não subiu antes porque o PT impediu. Ora, se não havia motivo para subir antes, por que querem subir tudo de uma vez agora? http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/12/02/ult5772u6475
Replycel,
ReplyAssim é facil governar. Incompetente.
Toma paulistanos, vota nos fdps.
Anônimo - 08:53
ReplyQue disse: "Esta é para voces paulistanos idiotas... Votaram no PT...tomaram no IPTU!!"
Me tira fora de sua lista, viu!!! Sou paulistana, mas não sou idiota. Eu votei no Serra.
SOU ANTI-PT!
Chris/SP
Primeiro como paulistano digo que lamento os comentários idiotas que estão publicados neste post. São Paulo teve um problema muito grande no passado. Sustentou todo o Brasil sozinho, pois a maioria absoluta dos estados vivia e ainda vive agarrada nas tetas do governo federal. Dai por conta disto o Nordeste em peso mudou para cá e trouxe com ele a raiva da escravidão do coronelismo que viviam na origem e ai fundaram o PT e incrementaram os outros partidos de esquerda e inverteram a exploração. Hoje eles que exploram seus conterrâneos que vivem na periferia e lhes garante a eleição de figuras como Erundina, Marta e Haddad. A classe média VERDADEIRA e tradicional, não votou no PT é só analisar o mapa da eleição de outubro de 2012. E mais apesar deles tentarem desde o retorno das diretas, eles não conseguem tomar o governo do estado, nem o Lula conseguiu, pois ai o buraco é mais embaixo.
ReplySou paulistano e - mesmo sabendo que serei expoliado por essa corja petista -, não posso deixar de dizer: BEM-FEITO, POPULAÇÃO OTÁRIA; QUEM MANDOU VOTAR NESSA GANGUE? TEM DE SE FERRAR MESMO!!!!
ReplyP.S: E COM ESSA MEDIDA DA CORJA PETISTA, O GERALDO ALCKMIN AGRADECE; E MUITO!
PARABÉNS PAULISTANOS VCS MEREÇEM ELEGERAM AGORA PAGAM .
ReplyTomara que aumente mesmo. Quem mandou ser imbecil e acreditar em petralha. Assim como foi péssimo ministro, está conseguindo ser o pior prefeito de todos os tempos (pior até que a martaxa). Cara bonita só não adianta.
ReplyAno que vem terá eleição... de onde acham que virá o dinheiro?? o aumento de IPTU é só uma desculpa para bancarmos a candidatura deles...
ReplyEu não ajudei a eleger o Haddad.
ReplyNa zona eleitoral onde voto de 77,67% de Serra.
Eu acho que nem com todo o dinheiro do mundo ele consegue fazer uma boa adminitração. Não tem competência. Basta relembrar o fiasco que foi como ministro da Educação.
Até agora, em São Paulo, o que ele fez?
Faixa de ônibus?
Tenho passado pelas faixas às !8:00 horas mais ou menos e presto atenção nos ônibus que passam. Quase nada. outro dia, em 15 minutos contei 4.
Tree
O Haddad ( poste 2 ) vai DERRUBAR EM SÃO PAULO ainda mais as intenções de votos na Dilma e QUANDO VIEREM AS CHUVAS E INUNDAÇÕES o zé-povinho verá que o bom moço nada fez, NEM MESMO O "BILHETE MENSALEIRO" DE ÔNIBUS.
ReplyPescoção que vota em comunista pensando que está se vingando do capital toma na tarraqueta, já que também tem casa! Toma cego, quem mandou votar nessa gentalha!!!
ReplyFACIL SÓ NÃO PAGAR MAIS ESSA PORCARIA DE IPTU TEM VARIOS ESTADOS NO BRASIL QUE O POVO SIMPLESMENTE NAO PAGA.DEMOROU PARA QUEM MORA EM SP FAZER IGUAL.
Reply