É preciso ter paciência até o Estadão parar de chorar pelo Serra.

Hoje Aécio Neves (PSDB-MG) dá entrevista ao Estadão e em mais da metade da mesma é o velho jornal paulistano tentando colocar José Serra (PSDB-SP) como candidato no jogo presidencial . O Estadão pratica o serrismo com devoção e, por isso, devemos ter paciência até passar o luto. Leiam, abaixo, a entrevista. E tentem encontrar propósito para, com tanta coisa a perguntar a um presidenciável, o repórter insistir tanto em colocar o Serra no centro da entrevista. Por isso, a entrevista merece o selo da nossa série...
 
 
A PARTE SERRA DA ENTREVISTA ESTÁ EM ITÁLICO

O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, reconhece ter apoio majoritário de sua legenda para enfrentar nas urnas a presidente Dilma Rousseff e planeja para o ex-governador José Serra a função de ajudar a coordenar o programa de governo tucano e de pensar "o novo discurso do PSDB".

Mas repete, várias vezes, que Serra ainda pode ser o escolhido para representar os tucanos na disputa de 2014. O discurso faz parte do acordo que levou meses para ser costurado e que garantiu a permanência do ex-governador no partido. A conciliação entre Aécio e Serra foi negociada em nome da batalha contra o PT.

Como o senhor e o ex-governador avaliaram a repercussão da permanência dele no PSDB?
Nunca concebi o PSDB sem o Serra porque acredito nas coisas lógicas e o lógico é estarmos juntos. O Serra é, sim, um nome para ser examinado no momento certo. Pode haver hoje uma posição majoritária em torno do meu nome? É uma possibilidade. Mas não tive e não tenho, independentemente da presidência do partido, interesse em antecipar a decisão de candidatura. Eu tenho que ter hoje a mobilidade necessária para andar pelo País, como presidente do PSDB, construindo essa nova agenda.

Mas o senhor sai na frente porque o cargo de presidente da sigla, para correr o Brasil, é um só.
Mas sou presidente do partido porque o partido me escolheu e não porque pedi para ser. E estou cumprindo o meu papel, como o Serra cumpriu quando foi também presidente do partido, né? Mas o que há hoje é uma consciência muito clara de que a nossa unidade é o instrumento mais valioso para enfrentarmos o PT. E se nós temos diferenças de pensamento sobre isso ou aquilo, não temos no essencial. Queremos que esse ciclo de governo se encerre porque ele fracassou.

Qual será o papel de Serra na campanha eleitoral?
Ponto um: o Serra sempre será um nome a ser avaliado pelo PSDB para qualquer cargo, inclusive para a candidatura presidencial, não temos porque antecipar esse jogo. Ponto. Se eventualmente não for o candidato, ele tem, pelo capital político, pelo capital eleitoral e pela formação pessoal, condição de nos ajudar a coordenar essa agenda. Pode ser uma figura exponencial na construção do novo discurso do PSDB. A agenda em curso hoje no Brasil foi a proposta por nós há 20 anos. Não tem agenda nova.

Ele ajudaria a propor uma agenda nova?
Não só para o próximo governo, mas para os próximos 20 anos, com novas políticas sociais, uma nova relação com o setor privado, não essa canhestra que se faz aí agora.

O senhor se vê em um palanque pedindo voto para o Serra ou ele pedindo voto para o senhor?
Sempre, até porque já me vi várias vezes e está gravado. Nós fizemos duas campanhas ao lado do Serra em Minas e tenho certeza de que ele fará ao meu lado. Ele fará campanha para o candidato do PSDB, assim como eu farei campanha para o candidato do PSDB. O que nos une é nossa repulsa a tudo isso que está acontecendo.

AGORA A PARTE NÃO SERRA DA ENTREVISTA:

Como o quê, por exemplo?
Na construção política, por exemplo, que é hoje um verdadeiro "vale-tudo". É dinheiro público sustentando a base, porque agora coopta-se parlamentares oferecendo emendas, oferecendo dinheiro público. O gravíssimo e vergonhoso aparelhamento de programas sociais do governo como o Minha Casa, Minha Vida pelas associações ligadas ao PT que tem que ser denunciado à Justiça, como o PSDB está fazendo. O PT perdeu o limite do que é público e do que é privado

Acha que pode haver uso da máquina pública para tentar eleger como governador de São Paulo o ministro Alexandre Padilha?
Acho que já está se fazendo no Brasil. Inclusive a presidente anunciou que "na eleição a gente faz o diabo". E começou já a fazer o diabo. Essa bilionária propaganda querendo vender um País que não é real, como um País que acabou com a pobreza. Eu convido a presidente a descer do "aerodilma", da sua segurança que em cada lugar é mais ostensiva, que impede o contato pessoal com as pessoas, né? Então que ela pegue aí uma motocicleta, se ela gosta mesmo de andar de motocicleta... Eu posso até dar uma carona para ela conhecer o Brasil real. O Brasil real está desanimado, desalentado, não recebe investimentos, isso é perceptível e não se consegue mascarar a realidade durante muito tempo. E a campanha é o momento de nós desnudarmos o mau governo do PT.

E o que o PSDB está fazendo?
Nossa preocupação é consolidar o PSDB como a principal alternativa de oposição. Nossa primeira preocupação era manter a unidade do partido. Fizemos um enorme esforço para consolidar essa unidade e ela é expressada hoje com a presença do Serra e do (senador) Álvaro Dias (PSDB-PR). Paralelamente, meu esforço tem sido construir o discurso do PSDB. Reaproximar a legenda de setores dos quais já estivemos próximos e nos distanciamos.

Quais setores?
Jovens, profissionais liberais, jovens empreendedores e nosso programa foi muito focado nessa construção, resgatando um pouco a ideia de que quem muda o mundo são as pessoas que estudam, que trabalham, que buscam crescer na vida e não através do Estado. Porque é com isso que vamos nos contrapor à visão atrasada e equivocada do governo de que a transferência de renda feita pelo Estado é que vai te permitir ter uma vida melhor. Quando criticamos a política econômica é porque deixamos de gerar empregos de boa qualidade.

Uma das bandeiras do PT em 2014 será divulgar programas de financiamento estudantil, de capacitação profissional. O vice-presidente Michel Temer falou que o governo tem tantas bandeiras que a oposição está sem bandeira.
Eu acho o contrário. O PT se apropriou das bandeiras do PSDB. O PT abdicou do seu projeto conceitual de País para incorporar as bandeiras do PSDB, como a da estabilidade econômica, da Lei de Responsabilidade Fiscal, das políticas de transferência de renda, da concessão de serviços públicos. A agenda que está em curso hoje no Brasil é a agenda construída pelo PSDB. Nós temos um software pirata no Brasil, porque o original é nosso.

Não vai ficar repetitivo?
Não, por isso precisamos retomar, porque ele está mal conduzido. Mesmo essas políticas tidas como de alcance social mostraram seu esgotamento. Voltamos a ter crescimento do analfabetismo, porque o PT se contenta com a administração da pobreza. Para nós o essencial é a superação da pobreza. A pobreza tem que ser vista em três dimensões: privação da renda, privação de serviços e a privação de oportunidades. O governo apostou exclusivamente no crescimento pelo consumo e a partir da oferta de crédito farto, que foi importante, mas jamais poderia ter sido a única aposta. Hoje, mais de 60% das famílias estão endividadas e isso era previsível.

14 comentários

https://www.facebook.com/marcelo.dequeiros.1/posts/1406017426295194
Coronel, publica o post desta tenente médica que trabalhou na Amazônia! Mto bom!

Reply

O Ex-tadão, apesar dos editoriais mais bem escritos dos jornais, marcha triunfalmente para a irrelevância, infelizmente.
Mas o pior não é a parte política e, sim, a sistemática difamação das Polícias, com exceção da inútil Polícia Federal, a das fronteiras queijos suíços por onde passam drogas e armas para os traficantes adorados pelo jornalistas do ex-caderno Metrópole, agora inserido no 1º caderno do Ex-tadão.

Reply


Flor Lilás!!!

Voce que fala tanto que as urnas não são confiáveis, me explica...
O critério de fraudar as urnas é somente às eleições para Presidente??
Porque pergunto.
Na minha cidade (Capital do Estado) em 2012 para prefeito, houve um embate forte entre dois candidatos do PSB e PT, e PT perdeu, mesmo as pesquisas dando vitória a ele até o último dia,e o PT usou o poder econômico, comprou votos, então??

Reply

Marina entrou e saiu do PV. Entrou como amiga e saiu como inimiga.

Por que Marina e marineiros dariam certo no PSB?

Campos está oferecendo seu partido e a si mesmo para serem engolidos pela Rede? Tudo isso para apear o PT do poder? Hummmm...

Ninguém vai querer passar a perna no outro, que é usado como trampolim político-estrutural?

A Rede é o 'oitavo passageiro' gestando dentro da nave PSB, rumo ao planeta Terra, quer dizer, ao Planalto.

Temos um ano antes das eleições. Vamos ver como se comportará esse casamento.

Reply

CEL,

Anônimo das 11:30 h

Essa pergunta você deveria fazer ao TSE e não à Flor Lilás, ok? Outra, não se pode fraudar em 100% porque senão... senão... vai dar muito na cara não acha? Já que as pesquisas davam vitória para tal candidato do PT, até o último dia, então era provável que ganhasse sem necessidade de se montar uma fraude não é verdade? Outra coisa, pesquisa não ganha eleição, se assim fosse como o tal candidato perdeu? Pode-se acreditar em 100% nas pesquisas?

Índio Tonto/SP


Reply

Eu não tenho paciência com a sua ridicularia...CRÉDO!!!
Deixa disso, perde toda a credibilidade esta militância aecista cega.

Ed Lascar.

Reply

Olha, eu já disse aqui neste espaço que considero o SERRA um experiente e honesto político, um hábil administrador e tal... Mas creio que na atual conjuntura política o AECIO é a melhor alternativa para o PSDB, devido a sua disposição para percorrer o país, sua extraordinária capacidade de conciliação além de ser um hábil articulador. Acho que o PSDB não vai se arrepender de tê-lo eleito presidente do partido e ainda de apresentá-lo como candidato à Presidente da Reública.Agora, se vai ser eleito ou não aí já é outra história, mas que tem grandes possiblidades ah isso tem!

Reply


Índio Tonto/SP

A questão é que se fala que fraudam a pesquisas para que se confirme o mesmo resultado fraudado das urnas.

O PT em 2012 perdeu várias disputas por Prefeituras, então é difícil de entender, a menos que a fraude seja só para Presidente.
Na minha cidade o PT não tem senador, governador do PMDB prefeito do PSB.

Reply

Coronel,
é, e não é somente o Estadão.

Reply

Estadão = Serra. Coronel= Aécio

Reply

O estadão é majoritariamente petista e quer por fogo no ninho dos tucanos.
Se o Serra estivesse mais forte no partido o jornal estaria pedindo por outros candidatos, prévias, etc...
Sou oficialmente tucano desde sexta feira e jornais petistas servem para LIMPAR O CHÃO quando vejo petralhas na televisão e jor NAZISTAS lambendo, o Aluísio Amorim fez uma postagem onde um "fortão segurando bandeira da URSS e com uma privada entupida no lugar da massa encefálica, mostra muito bem como são os nazistas da LATRINET.

Reply

(continuando)
agora não é hora de dividir. Agora é hora de somar.
Imagine um Aécio Presidente com um Serra como "Primeiro Ministro" tocando as reformas e Aécio fazendo Política ... tocando o Brasil pra frente!
Nacional e internacionalmente.

Corona
O jogo mudou meu caro e está na hora de se unir, cada vez mais, contra o PT e marinas da vida.
Até porque Lula ESTÁ aí!

Pense melhor!

Reply


PARECE-ME QUE O MATA-BURROS FOI VIOLADO DUAS VEZES.

14:29 E 16:12

TALVEZ SEJA A MESMA BESTA ANDANDO EM CÍRCULOS.

Reply

CEL,

Anônimo das 15:27 h


Seu questionamento tem sentido. Abraço!

Índio Tonto/SP

Reply