Pronunciamento da Dilma em 1o. de Abril de 2012...
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira, pela quinta vez seguida, a taxa básica de juros da economia. A alta de 0,5 ponto porcentual, para 9,5% ao ano, foi adotada em decisão unânime. Com a elevação, o Brasil volta a ter o maior juro real (descontada a inflação) do mundo: 3,5%. O ciclo de maior aperto monetário promovido pelo governo Dilma Rousseff teve início em abril deste ano, quando a taxa passou de 7,25% para 7,5%.
A decisão desta quarta-feira já era amplamente esperada pelo mercado financeiro. De 80 instituições ouvidas na semana passada pelo AE Projeções, serviço especializado do Broadcast, 79 apostavam na elevação de 0,5 ponto. A próxima reunião do Banco Central será realizada nos dias 26 e 27 de novembro e será a última de 2013.
A taxa básica de juros é o principal indicador para determinar o custo do crédito e o rendimento das aplicações em renda fixa. Com a elevação, tomar empréstimos ficará mais caro para o consumidor. Desde a reunião de agosto do Copom (quando a Selic subiu para 9%), a poupança voltou a render de acordo com a regra antiga: 0,5% ao mês mais a TR. (Estadão)
7 comentários
ReplyCom mais competição dos desenvolvidos e menor fome chinesa por nossas matérias primas, o Brasil precisa urgentemente fortalecer seu potencial produtivo, estimulando investimentos, melhorando a infraestrutura, reduzindo os impostos permanentemente e qualificando sua mão de obra. O modelo de crescimento baseado na expansão do consumo, adotado pelo Brasil nos últimos 10 anos, se esgotou. O fraco crescimento e a aceleração da inflação deixam isso claro. Não dá mais para postergar soluções. A hora de cuidarmos do Made in Brazil está passando.
O pt está fazendo o inverso !
Por "coincidência", o pronunciamento foi no dia da mentira...
ReplyEsse pronunciamento tinha que ser no dia 1o. de abril.
ReplyMAIS UMA MENTIRA DA ANTA MAIOR DILMA.
ReplyQUEM IMAGINA QUE VOU PERMITIR JUTOS ALTOS DE UMA POLÍTICA ANTIQUADA QUE MATA O DOENTE e apenas enriquece os especuladores NUCA MAIS SE REPETIRÁ. que os especuladores esperem sentados pois NUNCA MAIS HAVERÁ JUROS DE 9% , 9,5% OU 10% são coisas de um passado que NUNCA MAIS SE REPETIRÁ
DILMA VANA ROUSSEFF relinchou isto no começo de 2013.
MAIS UMA MENTIRA PETRALHA.
No último aumento vai a 10% e para por 3 reuniões do Copom, o FMI mandou parar de aumentar os juros.
esta incompetente está conduzindo o |Brasil pro fundo do poço
ReplyComo sempre, só recebemos o PRESENTINHO DE GREGO.
ReplyNo Brasil avacalham tudo…aqui temos até anarquistas sustentados pelo governo…temos os Bakunins chapa-branca…incrível…Brasil é o país das jabuticabas…aqui temos “superávit primário” (Nos outros países só existe “déficit” e “superávit”), as ONGs (Organizações NÃO governamentais) que recebem grana do governo, os “anarquistas” que recebem grana do governo…os Bakunins chapa-branca….é o horror…o horror… @fitzca
Reply