A principal pergunta da próxima pesquisa: ela trará apenas os nomes de Dilma, Aécio e Campos?

Os dois fatos políticos da semana foram a permanência de José Serra no PSDB e a fusão da Rede com o PSB, com a desistência de Marina Silva à candidatura presidencial. Mesmo assim, a mídia já começa a alimentar a possibilidade de que Marina substitua Campos e que Serra ocupe o lugar de Aécio. É um desserviço. Serra e Marina, hoje, estão fora do jogo. A não ser que, formalmente, Aécio ou Campos comuniquem que desistiram das suas pretensões. É hora de deixar o jogo claro para os brasileiros, a começar pelas pesquisas eleitorais.

12 comentários

Coronel,

Discordo!!

Quem tem que deixar claro, ANTES, são os partidos, no caso o PSDB.

O PSDB deve anunciar SEU CANDIDATO UNICO.

Assim, os "institutos" não terão como justificar a inclusão!!

Se o timing é correto ou não já não importa. O PT queimou na largada e vai arcar com os efeitos, mas o juíz validou e a corrida começou.

JulioK

Reply

cel,

acho que deveria pesquisar da seguinte forma:
Aécio/Serra X Campos/Marina X Dilma/Temer

Reply

Sei que isto que vc quer, mas será que depois de tantos anos de estrada ainda não aprendeu, que é assim que a política funciona? A paz no PSDB não existe. Consta que foi prometido ao José Serra a realização de uma prévia e que quem estiver melhor colocado (pesquisas) em 2014 será o candidato. A cúpula que manda no PSDB, não os mineiros do Aécio, sabia que a saída do José Serra seria um desastre. Outra coisa que mostra que a luta interna vai ser árdua. O senador Aloísio, quando o Serra ameaçava sair defendia com unhas e dentes o Aécio, depois da permanência já mudou de lado. No caso do PSB pergunto: quem conhecia um tal de Collor de Melo que iria enfrentar os grandões da política? Ninguém, mas ele empolgou. A Marina tem um cacife eleitoral e o Eduardo Campos é muito ardiloso, pois faz política desde o berço. Na minha opinião a coisa ficou difícil novamente para o PSDB. Temos que torcer pela união interna do PSDB e que a dupla socialista tire muitos votos da Dilma no Nordeste e nos sobre um lugarzinho ao sol no 2º turno.

Reply

Na pesquisa virá o nome de OicéA Seven.

Reply

Marina pode ser candidata a presidente e Campos vice, ou nem compor a chapa. Acho que é bobagem antecipar o jogo agora. Assim, ambos os nomes devem compor a pesquisa. Quanto ao PSDB, se o Serra se candidatar no lugar do Aécio, mesmo assim não vale a pena incluir seu nome nas pesquisas, pois sua chance é ZERO.

Reply

Serra e Marina, dois trambolhos inservíveis para presidente. Ambos podem contribuir, desistindo da presidência.

Reply

Coturneiros, Aécio Neves em 2014 e ponto.

Reply

Coronel,
já conhecemos a indústria das pesquisas. Ela navega para onde o dinheiro é mais generoso. Quando a campanha começar de verdade, a mídia que vive das propagandas governamentais, terá de pensar no futuro. As empresas das pesquisas também.

Reply

Concordo com o PRIMEIRO COMENTARISTA dizer que há um ÚNICO CANDIDATO A CANDIDATO ( antes das convenções não podem existir candidatos ).
Apenas o PT por ter RE-CANDIDATURA é que tem candidat(anta), o PT deveria ter OUTRO CANDIDATO "rei PITU" para fechar a chapa.
Se o povo for muito CABEÇA DE MOSCAS vota Dilma e Lula, os dois iriam ao segundo turno e o PITU seria REI. Em São Paulo haveria no PSDB o candidato do partido MAIS o governador em reeleição (todos em reeleição tem o passado para mostrar e DEVERIA SER PROIBIDO PROMETER MUITA MUDANÇA, exceto aprofundar o modelo com a maioria.
-
Defendo candidaturas próprias sem necessidade de partido político com o hoje exigido para formar partido político.

Um que pleiteasse candidatura avulsa a presidente precisaria dos 500 mil abaixo-assinados em nove estados ** ou um milhão sem determinação de número de estados.
Candidatura avulsa para cargos proporcionais seria mais difícil que conquistar DENTRO DO PARTIDO.
Um a vereador de SP precisaria de 50.000 votos espalhados na cidade.
Suficiente para se eleger por um partido mediano. Com 10 mil está eleito no PMDB.

Reply

Serra é carta fora, tem rejeição incrível. Mas vejo a chance de Marina dar um bote em Campos

Reply

Marina,Dilma,Campos,são farinha do mesmo saco,comem na mão do Luladrão.Temos que arregaçar as mangas e ir a luta.Aécio presidente,o resto é continuísmo dessa tragédia,que está ai.

Túlio Xavier

Reply

..Eduardo Campos tem que adotar o nome Eduardo Campos Marina Silva ou vao fazer pesquisa p vice?????

Reply