Propostas da reforma política do PT viram questões em prova do concurso da Receita. Quem não concordou, errou nas respostas. Chegamos ao fundo do poço?

O concurso para o Ministério da Fazenda realizado no último domingo está na mira da oposição.Uma pergunta sobre a reforma política, que exigia que o candidato conhecesse a proposta do PT para o tema, levantou a polêmica. Organizada pela Escola Superior de Administração Fazendária, órgão do próprio Ministério da Fazenda, a pergunta da prova citava que a reforma política “ganha destaque no complexo cenário surgido das manifestações de rua que explodiram pelo Brasil” e indagava qual era a opção correta em relação à proposta de mudança no sistema eleitoral.
 
Entre cinco opções, a resposta correta era “O Partido dos Trabalhadores (PT), atualmente no comando do Executivo Federal e com forte bancada na Câmara dos Deputados, defende o financiamento das campanhas eleitorais com recursos públicos”. Tratava-se da única alternativa da prova citando um partido específico e, por ser a alternativa correta, quem soubesse da informação sequer precisaria ler as demais opções. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) entrará nos próximos dias com uma representação no Ministério Público para que seja movida uma ação de improbidade contra o responsável.
 
— Isso é uma vergonha. Estão se utilizando da máquina pública para a orientação de servidores. É assim na Fazenda e foi assim no Itamaraty durante o governo Lula. É um aparelhamento da máquina do Estado pelo partido. Isso merece uma análise detida do Ministério Público — afirmou Maia.
 
A prova foi aplicada para todos os 24.292 candidatos aos cargos de analista técnico-administrativo, arquiteto, contador, engenheiro e pedagogo do Ministério da Fazenda. Com 347 vagas em 16 estados, o concurso oferecia vencimentos iniciais variando de R$ 3.977,42 a R$ 5.081,18, e teve em média 70 candidatos por vaga. Em alguns estados, no entanto, essa relação chegou a 167 pessoas por vaga. Procurada nesta segunda-feira à tarde, a Escola Superior de Administração Fazendária não se pronunciou sobre o caso.
 
Uma outra pergunta da prova desagradou à oposição. A questão seguinte à do sistema eleitoral tratou da “realização de um eventual plebiscito acerca de reforma política que se pretende implementar”. A ideia de realização de um plebiscito foi lançada pela presidente Dilma Rousseff como resposta às manifestações das ruas, e sofreu forte reação do Congresso Nacional. Até mesmo aliados do governo consideraram a ideia de Dilma uma invasão à competência do Poder Legislativo e criticaram publicamente a presidente.
 
A presidente Dilma e o PT, no entanto, mesmo sabendo da inviabilidade da proposta, decidiram manter o tema em pauta diante da boa recepção demonstrada nas pesquisas de opinião pública. A questão do concurso deste domingo indagava quais eram os empecilhos apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral para a realização do mesmo. A resposta correta era “obediência à data de um ano antes da eleição para alterar as regras do jogo e a impossibilidade de alterações constitucionais serem alvo de consulta popular”.
 
— É o partido ocupando o Estado. As propostas encampadas pela presidente e pelo seu partido são as direcionadas na prova. Quem não estiver alinhado com eles sai com prejuízo num processo desses. As próprias pessoas que participaram do concurso e que não têm viés ideológico certamente foram prejudicadas, porque são perguntas que não dizem nada para essas pessoas, elas dizem respeito ao partido e à presidente. Agora, o ministro foi nomeado por ela. Se tiver improbidade administrativa, é dela também, porque ela é a beneficiária — defendeu Maia. ( O Globo)

7 comentários

"É o partido ocupando o Estado"

O partido JÁ ocupou o Estado. Hoje, até alojamentos do Exército são utilizados como senzala da quadrilha internacional do Foro de São Paulo. Tá tudo dominado.

Reply

Ainda não chegamos ao fundo do poço, mas ele está próximo. Terá chegado quando não pudermos mais nos deslocar sem autorização de algum chefete petista, quando as prateleiras começarem a esvaziar, quando só pudermos ler o que o pt achar que não nos prejudica, quando a internet finalmente for bloqueada e, pior de tudo, quando não soubermos se nosso vizinho, nosso colega de escola ou de trabalho, ou mesmo nossa família é ou não agente do pt e nos vigia. Deve ser esta a razão de o governo estar dizendo aos cubanos que se sintam em casa.

Reply

Coronel,

Fui um dos candidatos que fez a prova e na hora percebi essa característica nas questões. Olhei e pensei "fala sério! Querem que puxemos o saco do PT!". Respondi justamente o que mais "agradaria" a eles, apenas buscando acertar a questão. Para falar a verdade, é o que fiz também na última prova do ENEM (e é o que muita gente aconselha): puxe saco do governo na redação o máximo que puder, pois se criticar irá tirar nota baixa. Dito-e-feito. Com redação pobre consegui mais de 800 pontos.

Reply

Coronel,

O PT perdeu a vergonha faz muito tempo.

Está na hora das instituições (no caso, aqui, o Ministério Público e a Oposição) tomarem as medidas necessárias neste caso.

Inclusive com ações judiciais para anular as questões da prova e punir os responsáveis pela sua elaboração.

Se as instituições não agirem, não demorará muito e a população fará passeatas pedindo: SOCORRO FORÇAS ARMADAS (50 anos depois a História se repetirá).

Reply

Memyself,

por esta razão tenho pedido veementemente:

SOCORRO FORÇAS ARMADAS!

Não vejo outra saída, e antes que tudo o que você descreveu aconteça, acho melhor gritarem esse "brado quase solitário da Flor Lilás", como descreveu um Coturneiro em outro post!

Abraço!
Flor Lilás

Reply

Está hora de juntar as polícias Federais, Militares e as Forças Armadas com o povo e tirar essa petralhada do poder.

Reply

NÃO SÓ NESTE CONCURSO, MAS EM OUTROS TEM QUESTÕES POLITICAS SUGERINDO QUE O PARTIDO DO GOVERNO, OU SEJA, O PT FAZ BEM AO BRASIL...ISSO É TRISTA PARA NOS QUE ESTAMOS FAZENDO CONCURSOS PARA TER UM LUGAR PARA TRABALHAR...

Reply