Primeiro, um dirigente da Rede é preso quebrando tudo no Itamaraty. Depois, milhares e milhares de assinaturas falsas. Agora, Marina Silva quer cartoraço para obter registro. Isso é a " Nova Política"?

Sob ameaça de não conseguir criar a tempo o partido com o qual planeja disputar a Presidência da República em 2014, a ex-senadora Marina Silva pediu ontem o registro da Rede Sustentabilidade sugerindo à Justiça que abra uma exceção e afrouxe regras da legislação eleitoral.  Sem ter conseguido até o momento as 492 mil assinaturas de apoio exigidas pela lei, a Rede quer que o Tribunal Superior Eleitoral obrigue os cartórios do país a validar as assinaturas sem conferência da veracidade dos dados.
 
A Rede alega que o prazo legal para checagem das listas vem sendo descumprido e pede que os 220 mil nomes em análise sejam publicados. Se não houver contestação, que "sejam presumidas válidas e certificadas as assinaturas". Marina corre contra o tempo porque só poderá concorrer pela Rede nas eleições de 2014 se a legenda for aprovada pelo TSE até o dia 5 de outubro deste ano. Se não conseguir, restará a ela apenas a opção de se filiar a outra sigla para disputar as eleições.
 
"Compreendemos o problema da falta de estrutura [da Justiça], mas não concordamos que tenhamos que pagar o preço de não ter o registro da Rede após esse trabalho que fizemos no país. Estamos calçados do ponto vista legal, material e da mobilização social", disse Marina.  No pedido entregue ao TSE, a Rede afirma que até agora foram validados apenas 304 mil dos 637 mil nomes entregues --188 mil a menos do que o mínimo exigido.
 
O modelo sugerido pela Rede ao TSE não é previsto pela lei que trata da criação dos partidos políticos. Ela determina que os cartórios atestem "a veracidade" das assinaturas apresentadas pelas siglas. Os cartórios já recusaram 96 mil assinaturas apresentadas pela Rede, ou 24% do total.  "As assinaturas apresentadas, se não homologadas no devido prazo legal, haveriam de ser presumidas válidas independentemente da chancela dos cartórios", afirma a petição da Rede, assinada, entre outros, pelo ex-ministro do TSE Torquato Jardim.
 
"Não há precedente e é totalmente inusitado querer transferir para a Justiça Eleitoral a responsabilidade pela veracidade dos dados", diz o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, professor da Universidade de Brasília.Em caráter reservado, ministros do TSE criticaram a estratégia da ex-senadora, que, segundo eles, estaria buscando solução improvisada e tentando pôr na conta da Justiça a responsabilidade pelo eventual fracasso da Rede.
 
A ex-senadora foi ao TSE entregar o pedido com os deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Walter Feldman (PSDB-SP) e do senador Pedro Simon (PMDB-RS). O partido quer usar o número 99, mas a tendência é que a corte não libere. Assim, optaria pelo 18. O processo da Rede foi distribuído para a ministra Laurita Vaz, corregedora do TSE.Reservadamente, integrantes da Rede se disseram apreensivos. Segundo eles, Laurita não teria abertura para inovações como o tratamento excepcional sugerido pela Rede.
 
Apesar disso, os articuladores da nova legenda apostam na aprovação de seus pedidos. Primeiro, lembram a criação do PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab, em 2011. Kassab entrou com o pedido no TSE antes de obter registros em nove Estados, o mínimo exigido pela lei. A diferença é que o PSD já tinha na época o número mínimo de assinaturas validado. E a Rede até agora só obteve registro no Rio Grande do Sul.
 
Em segundo lugar, os dirigentes da Rede também contam com o efeito das manifestações de junho para afrouxar eventuais resistências. Após os protestos, Marina saltou de 16% para 26% das intenções de voto no Datafolha, consolidando-se como principal nome da oposição ao governo Dilma Rousseff. (Folha Poder)

13 comentários

Coronel,

Na Itália Fascista ou na Alemanha Nazista era sim senhor!!!

Nova política ilusionista que levou o mundo a 2a.Guerra.

Por aqui somos mais mansos. Vamos levar o país a fome mesmo ou decapitamos a Joana D´Arc antes!!!

JulioK


Reply

Salve.
Marina Silva então é o principal nome da Oposição à sucessão da Búlgara, é? Mas "oposição" ao que?
Ao PT é que não é, e de resto nunca foi ou haverá de ser.
Ficamos assim: Se não der para reeleger o "poste" e se o capo de tutti capi não quiser se queimar, presidindo um país encalacrado na crise econômica que vai estourar depois das eleições, entregue-se a batata-quente a Marina.
Não vai resolver nada no que respeita ao saneamento da administração pública nem à recuperação da Economia, mas com certeza a agenda cultural da Esquerda vai ser acelerada...

Reply

Esta deslumbrada tem a aparência de homosapiens, mas cerebro de neanderthal. Quer destruir terras produtivas para o curumim urinar na moitinha. Vamos converter as gondolas dos supermercados em hortas hidropônicas comunitárias?

patriota

Reply

querem usar o número 99? Estratégia para angariar votos do pessoal que vota nulo (99 é um dos números preferidos para anular)?

Reply

Cel.

Boa a síntese de Julio K:

"Por aqui somos mais mansos. Vamos levar o país a fome mesmo, ou decapitamos a Joana D´Arc antes!!!"

Que ela perca a cabeça e não consiga formar o tal Rede. Torço por isto!


Chris/SP

Reply

Num país em que o Lula e seus asseclas riem e c..., para a justiça em geral e em especial a eleitoral, porque não tentar não é mesmo. A Marina Silva é o símbolo da verdade que mostra que o brasileiro não sabe votar, e não é o povão não, estes sabem ao menos escolher quem lhes será favorável.

Reply

Coronel, existe sim a presunção nas assinaturas, PRESUME-SE QUE TODAS SÃO ABSOLUTAMENTE FALSAS, o Código Civil criou os cartórios e assinaturas só são legalmente reconhecidas como verídicas quando são reconhecidas em cartório por tabelião OU quando feita DIANTE da pessoa que confere.
A veracidade por semelhança é, agente fazer a conferência uma a uma.
SEM CONFERÊNCIA DESTAS, TODAS AS ASSINATURAS SÃO REJEITADAS POR NÃO SER VERDADEIRAS por presunção.
-
Os menores de idade entre 15 e 18 anos com título estão em um limbo pois TÊM DIREITOS POLÍTICOS PELA METADE ( podem votar ) e NÃO PODEM filiar-se a partido político pois a lei exige 18 anos, têm título de eleitor verídico mas não há lei que proíba ser signatário de partido político nascente. POR ALEGALIDADE É LEGAL ASSINAR. *** Não é proibido fazer algo que a lei não prevê ser crime ou proibido.
*a prática da prostituição é um exemplo de Alegalidade por omissão.
A exploração ou mesmo flagrar a prost** cobrando o cachê é explorar a prosti*** e vadiagem.

Reply

A Marina Silva, pelo que tudo indica está á serviço do PT!.Pois nas pesquisas a mesma figura em segundo lugar.Essas manobras,tem um firme objetivo manter os possíveis concorrentes distantes da candidata á reeleição Dilma.

Reply

lula da silva de saias, mas que só bebe o santo daime.

Reply

corronel cara de pau... tenha a coragem e apareça identifica-se no blog... deixa liberado para comentarios todas suas postagens... quem realmente fala a verdade ñ precisa se esconder

Reply

Coronel,

PETRALHA revoltado em 27 de agosto de 2013 14:57

Coitadinho...
Certamente queria vomitar sua insânia por aqui!

E você PETRALHA, por que não se identificou?????

Flor Lilás

Reply

Com todo respeito dona (/) Flor Lilás (será flor ou não) concordo com o comentarista das 14.57. É uma pena que este blog seja de um anônimo o que não nos permite saber com quem trocamos ideias políticas sérias. Como um comentarista vai se identificar num blog de anônimo? Acredito que, por exemplo, seu nome não é Flor Lilás, pois isto é codinome de Travesti.

Reply

Para você de 27 de agosto de 2013 19:12


Sabe-se a identidade de alguém pelo conteúdo de seus escritos.
Pelo seu conteúdo e pelo estilo e pela educação e pela filosofia, você é a mesma criatura que fez o comentário que critiquei. Um petralha!

Se você quiser pode se identificar sim. Coloque aqui por escrito seu nome completo, CPF, RG! Pode até colocar sua foto!

Certamente o Coronel e todos nós não nos identificamos por pura segurança.
O mundo guiado por petralhas facínoras não é seguro para quem fala a verdade!

Quanto aos seus outros comentários idiotas - não merece resposta.

Vá lá para os blogs dos petralhas grosseiros, mal educados e atrevidos.
Para junto dos idiotizados que ou são lavados cerebrais e seguem seus líderes como marionetes, ou são tão podres, corruptos, ladrões como elles!
Lá você encontrará seus semelhantes.
Você não pertence ao blog do Coronel.

Adeus.

Flor Lilás

Reply