Sob pressão das ruas, governo vai divulgar uso de jatinhos.

O governo federal decidiu divulgar na internet informações sobre o uso de aeronaves oficiais depois que um ministro e os presidentes da Câmara e do Senado usaram aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para ir a uma festa na Bahia e ao jogo da seleção brasileira no Rio.
 
Decreto de 2002, que disciplina o uso das aeronaves da Aeronáutica, autoriza o vice-presidente, presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros de Estado e comandantes das Forças Armadas a usar aviões "por motivo de segurança e emergência médica; em viagens a serviço; e deslocamentos para o local de residência permanente".
 
A decisão do governo de dar transparência vale apenas para viagens de integrantes do Poder Executivo. Atualmente, nenhum detalhe das viagens em aviões oficiais é público."Vamos abrir, não há por que não dar transparência. Não estou falando da Câmara e do Senado, mas do governo federal, que é o que me compete", disse à Folha o ministro Jorge Hage (Controladoria-Geral da União).
 
Ainda está em discussão se os dados serão divulgados no site da Aeronáutica ou do Ministério da Defesa.Custos e lista de passageiros devem permanecer sob sigilo, assim como detalhes de voos relacionados à missões de segurança ou defesa.Hage afirma que o governo vai "colocar no ar" dados como o nome da autoridade que solicita o avião da FAB, a quantidade de passageiros, dia, hora e destino, bem como se o motivo da viagem é por uma emergência médica, a serviço ou para o local de residência do solicitante.
 
São essas informações que as autoridades são obrigadas a apresentar no pedido encaminhado à Aeronáutica, conforme prevê o decreto que regulamenta o uso de aeronaves oficiais.No pedido, não é obrigatório listar o nome dos passageiros. A FAB alega que não arquiva informações sobre quem entra na aeronave juntamente com as autoridades.No momento da decolagem, todos os passageiros se identificam, mas depois a Aeronáutica afirma que descarta as informações.
 
"Não sei se a Aeronáutica vai mudar seu entendimento em relação aos custos, que ela afirma ter natureza estratégica, ou aos passageiros", afirmou Hage.Ontem, ele se reuniu com o ministro Celso Amorim (Defesa) para tratar da transparência dos voos oficiais solicitados por autoridades.Hage afirma que Amorim se mostrou aberto a colocar no ar as informações "já nas próximas semanas".Questionado por que o governo decidiu só agora divulgar os dados de voos oficiais, Hage explica que a ideia é "ir gradualmente dando transparência a tudo"."Decidimos priorizar isso depois de receber ofício solicitando a relação dos voos da FAB requisitados por autoridades", explicou o ministro, se referindo ao pedido feito pelo senador João Capiberibe (PSB-AP). (Folha de São Paulo)

22 comentários

Coronel

Não estranhe se aquele general melancia do GSI assinar um documento tornando as missões do GTE/FAB SECRETOS! Para eu não será novidade.

Reply


Mas da Ministra Gleice e o marido terem usado o BAFO I para virem até Curitiba no carnaval ele não fala né?


BAFO= Brazilian Air Force One
O avião da Madame Mim

Reply

E as despesas com os cartões corporativos, uma verdadeira farra com $$$$ público, quando serão mostradas????

Chris/SP

Reply

Essa pratica já é antiga, só agora a imprensa comprada ta vendo???

Reply

Coronel,
dá para acreditar? as informações serão manipuladas como sempre.

Reply

Coronel,

queremos na internet os O SIGILO DOS CARTÕES CORPORATIVOS ESCANCARADOS!

Todos, desde os últimos DEZ ANOS!!

Sim e estou aqui gritando isso!
CHEGA!
Chega de impunidade para esses corruptos asquerosos.
Essa guerrilheira comunista jogando nosso dinheiro fora em hoteis de luxo!
Tenho certeza que o Lulla continua com um cartão corporativo no bolso!

QUEREMOS QUE ABRAM O SIGILO DO CARTÃO DA ROSE DO LULA!

E aí Ministério Público Federal? Vai tirar da gaveta o Rosegate?
Estamos sedentos de JUSTIÇA contra essa canalha que se apoderou do nosso Brasil, de nosso dinheiro.
Jogaram no lixo a segurança, a saúde e a educação!


ABERTURA DO SIGILO DOS CARTÕES JÁ!

Flor Lilás

Reply

que país é este? As estropulias do Lula & Rosegate não podem ser divulgados - é segredo de Estado. Eu repito a pergunta: que país é este?onde existe uma segunda - ou será que ela é a primeira - primeira dama? - que só viaja com o presidente - mas quando a segunda primeira dama não viaja.

Reply

A pressão agora é para o:

IMPEACHMENT DA DILMA JÁ!
IMPEACHMENT DA DILMA JÁ!
IMPEACHMENT DA DILMA JÁ!
IMPEACHMENT DA DILMA JÁ!
IMPEACHMENT DA DILMA JÁ!
IMPEACHMENT DA DILMA JÁ!
IMPEACHMENT DA DILMA JÁ!
IMPEACHMENT DA DILMA JÁ!

Reply

E os cartões corparativos?

Reply

Chega de sigilos e censuras.
Governo realmente democrático não usa estes artifícios.
Afinal, nos pagamos os IMPOSTOS e temos todo o direito de saber onde e como são gastos.

Tree

Reply

Isto é os Cartões Corporativos do Lula, da Rose, da Dilma, da gang Palciana, este PT é sujo.

Reply

Cronel,

Já leu ou viu video da OPERAÇÃ PEGA SAFADO ?

È ótima, veja e ajude na divulgação,por favor.

http://www.youtube.com/watch?v=_AnenYTlOcA

Reply

Esse papo de que a Aeronáutica descarta as informações de quem embarcou em suas aeronaves é papo para otário. É claro que não é assim. É claro que fica tudo arquivado e bem arquivado, longe dos olhos do público. É claro que essa ocultação de informação é feita por ordens de cima, vindas de políticos nojentos como esses 3 recentemente tungados em pleno desfrute da coisa pública. A FAB precisa deixar de ser vassala dessa gente. Não dá para exigir ordem e disciplina de soldados e ser complacente e cúmplice dessa gente safada de cima. Ainda vêem a público dizer que não fica nada arquivado. Isso é uma INDIGNIDADE!

Reply

A Dilma é outra que abusa de aviões e helicópteros do FAB. Vive prá lá e prá cá com esses aparelhos, mesmo quando o compromisso é na sede do PT ou visita íntima ao velho decrépito que não ocupa cargo algum na administração pública.
Cambada nojenta, comprem suas passagens aéreas, paguem em 10 vezes no cartão, vão se acotovelar nesses aeroportos de m. que deixaram aí, andem de ônibus e metrô, sejam assaltados nas ruas como a população é diariamente. Vão procurar atendimento médico no SUS. Ou seja, venham para o INFERNO que voces mesmo criaram!

Reply

Não precisa ser autoridade para requerer essas informações não. Qualquer cidadão pode requerer à Aeronáutica a relação de passageiros de qualquer desses vôos. Eles têm que ter tudo isso fiscalizado. Eles têm que saber quem entra e que sai desses aviões. Aliás, essa gente tem que passar em raio X também. Quem garante que não estão levando armas, dinheiro vivo, cocaína ou qualquer outra coisa ilegal dentro de um avião da FAB?

Reply

Quero ver é divulgar os custos daquela caravana que foi a Roma assistir à entronização do Papa. Mais de 80 convidados, 52 quertos de hotel, 17 carros blindados, mais compras com cartão corporativo, que ninguém é de ferro... Isso tem um nome: ROUBO!

Reply

E o uso do jatão da dita cuja e as despesas mirabolantes com o luxo de suas viagens foram transformados em segredo estado.

Reply

Coronel, vamos falar dos voos das babás do amigão da Dila e do Lula Sérgio Cabral, que ultrapassou até seu professor da corrupção o 9 Dedos.

Reply

o povo quer saber do uso dos cartões corporativos, a roubalheira da dilma assassina, a roubalheira do lula ladrão, cade a Rosemary amante do molusco , onde está a SIRIGAITA que assaltava o BRASIL com sua gangue de bandidos todos amiguinhos do LUYLA ladrão, Queremos transparencia total aqui no Brasil ,e ficam os vagabundos dos petistas falando em transparência, quanto cinismo tem do dilma assassina

Reply

Dos jatões, para comitivas de até 50, ou os quarenta e nove acompanhantes. Povo burro que vota para assistir os desmandos e depois ainda vota de novo, de novo, porque a farra tem milhões de anfitriões otários que a-do-ram pagar .
Os contribuintes , ora, nós que pagamos a orgia nas asas da FAB cúmplice. No mínimo leniente ...

Reply

Coronel e Amigos,
Transparência sobre os vôos da FABTur?
É só o Coronel abrir um espaço no seu site, para que os dignos oficiais tripulantes desses vôos da alegria possam tornar público, com segurança, quem viaja, quais os destinos e quais as finalidades das viagens.
Garanto que os militares a bordo, apesar de serem disciplinados e obedientes à hierarquia, também têm elevado senso de responsabilidade cívica e não compactuam com vigarices nem com atos de corrupção tão explícita.
Vamos lá companheiros de farda! Não se trata de traição nem de deslealdade com os corruptos, mas de respeito com seus reais comandantes: O POVO BRASILEIRO.

Reply

gaverno vagabundo!

Reply