Os protestos de rua foram uma reação do meio urbano aos péssimos serviços públicos oferecidos na cidade. Não havia um só cartaz de rua apoiando o MST, o CIMI ou o Greenpeace. O Campo, que padece de males piores, ainda está em silêncio. No entanto, se continuar a ser esbulhado no seu bem maior, a terra, irá para as ruas para exigir segurança jurídica. É bom que Dilma Rousseff e seu governo não mexam com quem trabalha, ao contrário dos ditos movimentos sociais que buscam, apenas, benesses para os seus líderes. É bom não abrir guerra com o único setor que está sustentando um país em crise: a agropecuária brasileira. A matéria abaixo é da Folha de São Paulo.
Os protestos pelo país não provocaram impacto só na popularidade da presidente Dilma Rousseff. Sua agenda também sofreu uma guinada. Nos últimos dias, ela passou a receber representantes de movimentos sociais que esperavam por uma audiência desde sua posse, em janeiro 2011.Na lista dos que foram ou serão recebidos estão organizações recentes, como o MPL (Movimento Passe Livre), mas principalmente militantes com relações antigas e desgastadas com o PT, como gays, indígenas, camponeses, feministas e ativistas digitais.
A nova postura já rendeu as primeiras fotos para Dilma e gerou algum
noticiário positivo. O histórico de desgastes com vários desses
movimentos, porém, sugere que a reaproximação não deverá ser fácil. A
lista de embates, reclamações e divergências em políticas públicas é
extensa.Um exemplo é o que ocorre com militantes da luta antimanicomial, setor
historicamente ligado ao PT, e ativistas que pedem revisão da política
de combate às drogas.
O alvo do segmento é a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), a quem
atribuem a responsabilidade pela adoção de uma política muito
conservadora, em diversos aspectos contrária ao que era defendido por
petistas no passado.Esses grupos discordam de dois dos pilares do plano do governo de
combate ao crack: as internações compulsórias de dependentes e os
repasses de recursos para comunidades terapêuticas religiosas.
Dois eventos são citados como marcos do distanciamento. O primeiro foi o
convite que Gleisi fez à psicóloga evangélica Marisa Lobo para o
lançamento do programa. Tida como inimiga dos ativistas, Lobo é a
formuladora do projeto que permitia a oferta de tratamento para
homossexuais, ideia apelidada de "cura gay" derrubada na Câmara.
O segundo foi um e-mail repassado por Gleisi para o ministro Alexandre
Padilha (Saúde) pedindo a "flexibilização" na contratação das entidades
religiosas, segmento para o qual o governo reservou R$ 100 milhões. A
troca de mensagens, que começa com uma cobrança do líder de uma dessas
comunidades, foi revelada pelo o jornal "Correio Braziliense" em 2012.
DECEPÇÃO
Entre os gays, os eventos que causaram maior aborrecimento foram os
recolhimentos de materiais de orientação após pressão de evangélicos.O caso mais conhecido foi o do kit de combate à homofobia vetado no
Ministério da Educação quando a pasta era dirigida por Fernando Haddad,
hoje prefeito de São Paulo. O mais recente foi o do cartaz "Eu sou feliz
sendo prostituta", vetado por Padilha.Ativistas reclamam por mais empenho do governo na aprovação do PL 122, o
projeto de lei que criminaliza a homofobia e sofre forte oposição de
líderes evangélicos.Recém-recebido por Dilma, o ativista Toni Reis diz que a presidente se
comprometeu "explicitamente" com o combate a todo tipo de discriminação:
"Até então, as relações com ela estavam bem nebulosas, para dizer o
mínimo".
Um dos setores com relações mais desgastadas com o governo e o PT é o que reúne indígenas e ambientalistas.Além de apontarem queda no ritmo de demarcações e congelamento na
criação de parques, acusam o governo de falta de diálogo no processo de
instalação de hidrelétricas na Amazônia, reclamam da proximidade com
ruralistas e fazem críticas à atuação fracassada do governo no combate
ao projeto do novo Código Florestal. A iniciativa recente de reformular os procedimentos para demarcação de
terras indígenas é o capítulo mais recente das contrariedades.
O azedume foi sintetizado pelo filósofo Egydio Schwade, do Amazonas,
teólogo com décadas de história na sigla: "O PT no poder parece que
esqueceu toda a trajetória, as pessoas e a causa que o construíram",
escreveu num artigo replicado entre ambientalistas na internet. "É
humilhante ver uma ministra do nosso governo [Gleisi] propor a revisão
de terras indígenas".O governo quer mudar o processo de demarcação de áreas indígenas para
incluir órgãos como o Ministério da Agricultura nas decisões, hoje
concentradas na Funai. Os indigenistas temem que isso dê mais força ao
agronegócio, que vê nas terras indígenas uma ameaça à sua expansão.
21 comentários
" "O PT no poder parece que esqueceu toda a trajetória, as pessoas e a causa que o construíram", escreveu num artigo replicado entre ambientalistas na internet."
Replyo bobinho acha que somos todos idiotas...
se o PeTê mostrar essa cara que tu queres, bye bye poder...
O PT está perdido. Totalmente sem poder de inovação, está no estágio de repetir as velhas fórmulas que levaram ao sucesso. Só que os tempos agora são outros. O PT é antiquado. Suas bandeiras são fajutas. A bandeira de lutar contra a corrupção não serve (na verdade, eles agora lutam para provar que todos são corruptos). A bandeira da eficiência administrativa (roubada do PSDB), também não cola mais. Sobrou a velha ladainha dos movimentos sociais. Mas essa também foi engolida pelas redes sociais. O grito das ruas não abafa mais a troca de informação entre milhões de pessoas. O PT está morto. Mas seu fantasma vai nos assombrar por mais algum tempo.
ReplyDe fato, e o brasileiro está começando a entender que os interesses das minoria tem que ter limites.
ReplyUm dos maiores problemas hoje é que o país está travado. Mesmo quem quer investir não consegue. Regulamento demais, imposto demais, corrupção demais. A legislação ambiental é insana, qualquer projeto gasta pelo jenos 3 anos com aprovações ambientais. Nesse meio tempo voce é quase obrigado a ir "conversar" com políticos. É por essas e outras que até o Eike quebrou, mesmo com todo aquele dinheiro do BNDS. Se aproximar agora desses ambientalistas é jogar a última pá da cal nesse governo.
ReplyEsse Anõnimo das 08:55h fez um dos mais precisos diagnósticos sobre o Brasil atual que tive a oportunidade de ler. Parabéns; infelizmente, é isso mesmo. O governo (independente de qual partido esteja no poder) precisa desmontar esse labirinto, para o bem de todos nós.
ReplyESTÁ MUITO ENFERMO O BRASIL./E este ESTAFERMO é o governo:/POSTE SEM LUZ DO MOR BÊBADO./Os hospitais entulhados,/ruma de gente e travancos,/aparelhamento a zero!/Roubalheira a mil,minando;/médicos de mãos atadas/choram sobre os pacientes!/E a DILULAMA nos vem/com a vermelha artimanha/de APARELHAR os brasis/pobres interioranos/COM MEDICASTROS CUBANOS,/com pares do MST/e outros bonifrates pérfidos/para à guerrilha dar fôlego./(Caparaó e Araguaia/não serviram de lição!)/Quanto a mim,faço o que posso:/LEVANTO ALTO A CRUZ DE CRISTO/contra a foice e o martelo!/MARTELO QUE MEU PAÍS/É TERRA DE SANTA CRUZ./E tu,cristão,continuas/a ESPECAR o petismo?!/Perdoa-me a franqueza:/NÃO TENS FÉ NEM TENS VERGONHA!
ReplyO senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) pediu aos institutos de pesquisa que incluam seu amigo José Serra nos levantamentos para a campanha presidencial de 2014.
Replyhttp://epoca.globo.com/?ver=http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/felipe-patury/noticia/2013/07/bta-vivob-serra-e-incluido-nas-pesquisas-eleitorais-presidencia.html
Muito bom. Vamos saber quem realmente tem mais votos e decidir se o Serra tem ou não que ser candidato, independentemente se for no PSDB ou no PPS.
O que importa é ganhar do PT e de seus "clones" Marina, Campos, etc.
Só temos Serra e Aécio.
Vejam as declarações do Padre Paulo Ricardo, pelo menos este não é vermelho.
Replyhttp://youtu.be/U6IuyKBkDJg
A teoria na prática é muito diferente. Ainda mais para um bando de incompetentes briguentos e extermistas como são os petralhas. Sou classe média, aquela que trabalha 12, 14 horas por dia, sustenta o caos brasileiro. Os petralhas esqueceram da classe média e só sabem dialogar com os tais de movimentos sociais, ONGs, etc. Estou farta de ouvir falar em movimentos sociais e em bolsas e cotas. E estou me preparando para o dia 11. Será uma baderna, subvencionada pelo governo que deveria respeitar e fazer cumprir as leis.
ReplyO Lula teria sumido pelo que noticia este post?
ReplyUm médico que trabalha no Sírio Libanês ha muitos anos e goza de bom prestígio entre os colegas, o que lhe permite acesso a todos os casos clínicos do hospital. Até aqui é só suspense…
Há um paciente internado no Sírio devido a uma recidiva de câncer, com metástase. Os dois pulmões estão irremediavelmente comprometidos, assim como outros órgãos vitais. Os prognósticos do time de oncologia são de uma sobrevida de no máximo 4 ou 5 meses. Este paciente não verá o alvorecer de 2.014. A esta hora você já deve estar imaginando quem seria este canceroso terminal…
Como o paciente é uma pessoa importante, este fato está sendo guardado a sete chaves; ninguém pode saber. As notícias sobre suas atividades, nunca acompanhadas de fotografias, são apenas diversionismo. Ele não foi para a África no sábado, pois está na UTI VIP. Ele não aparece em nenhum jornal, TV ou reunião política já a algum tempo. Nem mesmo uma declaração gravada (só voz) apareceu nos meios de comunicação, apesar do momento turbulento pelo qual passa o Brasil.
Este homem é o….. LULA!
O pt está preocupado em perder espaco para PSOL e congêneres. Mas o apoio do gov., mais intenso, a tais grupos, afastará algumas pessoas sensatas que ainda o apoiam.
ReplyO governo tem que estar perdido mesmo.
ReplyGovernado, administrado por sindicalistas sem nenhum preparo técnico para os cargos que ocupam, sem nenhuma credencial, a não ser ideologias comunistas.
Tem que dar no que está dando.
O país afundando numa completa falta de gestão.
Tree
"Falta tudo, até esparadrapo", diz médico Profissionais de Macapá (AP) e do interior da Bahia relatam ao iG dificuldades de conviver com pouca estrutura dos hospitais e casos terríveis de falta de assistência no Brasil.
ReplyE para trazer mais forças comunistas para o Brasil, que ajude o PT a implantar sua ditadura, o governo Lula/Dilma inventa que faltam médicos.
Grandes FDP!
SARA MALIGNA
ReplyNão adianta... Na Copa, a imprensa internacional vai jogar a m no ventilador. http://blogs.estadao.com.br/jamil-chade/2013/07/05/governo-veta-missao-da-onu-que-investigaria-acesso-a-saneamento-no-brasil/ …
ReplySindicatos, MST e outros movimentos de esquerda contam com a antipatia da população.
ReplyNão entendo como o governo pode "encomendar" manifestação destes movimentos.
Onde estamos?
Nunca vi tanta falta de habilidade.
A população sabe muito bem distinguir as suas aspirações e necessidades.
Estes movimentos esquerdistas são retrogrados, fundamentados em eras (agraria e industrial) que já passaram.
A era na qual nosencotramos é a tecnológica que necessita de poucos trabalhadores no campo e nas indústrias. Estão sendo, cada vez mais, substituídos por robos, máquinas e computadores.
ReplyElla tem mesmo que apelar para eles porque é com eles que ella tem 80,9% de aprovação política.!!!. Fonseca.
O que posta o comentarista das 11:57hs, faz todo sentido. Lula deve estar usando o mesmo sigilo do Chaves, para partir daqui para o acerto de contas com São Pedro, em seguida ser despachado para inferno. Amém!
ReplyA turma de alfabetização da escola recebe a visita de um representante de Cuba junto com os puxas do Partidão, PTs, etc...,e a professora está preocupadíssima com o Joãozinho, que é sempre desbocado.
Reply- Joãozinho, atenção, não vai me envergonhar na presença do político estrangeiro hein? É melhor ficar de boca fechada.
- Tá bem, professora!
O Político chega e conversa com os alunos, pergunta se já sabem ler, se gostam da professora e toda aquela balela de sempre... Dirigindo-se ao Joãozinho, fala:
- E você, já lê bem?
- Leio sim senhor.
- E qual a palavra mais bonita que você aprendeu?
A professora gela, e Joãozinho responde:
- Cubanos.
Ela respira aliviada. O Secretário insiste:
- E por quê?
-Porque começa com CU acaba com ANUS, e ninguém me tira da cabeça que esse B do meio não seja de BOSTA...........
Lanterna.
Segundo pesquisas a popularidade da Dilma já caiu ainda mais , esta em 27% ! O PT está em queda livre !
ReplyO Brasil quer mais mudanças , o Brasil espera um futuro em que façamos mais!
Em 2014 é Aécio presidente!
o pt está tentando ( também ) aparelhar as manifestações das ruas.
Reply