O Supremo Tribunal Federal (STF) também está sendo alvo de questionamento no exterior. Uma petição protocolada em janeiro na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), na capital americana, denuncia o STF por julgamento político e impedimento ao amplo direito de defesa dos réus do mensalão. Assinado por Pedro Paulo Henrichs Neto, militante da Juventude do PT no Distrito Federal, o documento pede que o Sistema Interamericano de Direitos Humanos revise a decisão do STF na ação penal 470 à luz da suposta violação de seis artigos da Convenção Americana de Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.
A denúncia antecipa movimento defendido pelo ex-ministro José Dirceu, condenado como articulador do mensalão, que ameaçou levar seu caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, porque, no Judiciário brasileiro, estão encerradas as possibilidades de recurso, após a apresentação de agravos ao próprio STF.
Neto integra a mesma corrente petista de Dirceu e foi um dos organizadores do jantar para obter recursos destinados à defesa dos réus do mensalão, em janeiro. Ele disse que sua ação não tem caráter institucional. — Fiz como cidadão essa denúncia de cassação política e violação de direitos humanos básicos, para que a decisão seja revista, porque o STF fez do julgamento um ato político. Não foram julgados os fatos, e sim o Partido dos Trabalhadores — disse Neto.
Na petição, protocolada na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), o militante argumenta que o STF condenou os acusados ligados ao PT com base em indícios, inverteu o ônus da prova, negou direito de defesa em instâncias inferiores aos réus sem foro especial e montou o calendário de julgamento propositalmente para coincidir com as eleições municipais. Os artigos invocados na denúncia à CIDH vão da proteção da honra e da dignidade aos direitos políticos e de proteção judicial.
A iniciativa tem longo caminho a percorrer. Com apenas dois advogados e recebendo duas mil denúncias por ano, a CIDH está lendo atualmente petições de 2008. Ou seja, o caso do mensalão não deverá ser observado antes de 2018. Além disso, apenas 15% a 20% dos pedidos protocolados são considerados aptos para análise.
Se a denúncia passar por esta peneira, abre-se consulta ao país questionado e inicia-se troca de informações entre as partes. Após ao menos um ano, a CIDH decide a admissibilidade do caso, e, só depois, avalia o mérito. Se o Estado é considerado violador, a CIDH faz recomendações de medidas que retifiquem os abusos. Só após essa mediação extrajudicial, o caso vai para a CIDH. Observadores do Sistema creem que até uma decisão final possa se passar dez anos. (O Globo)
17 comentários
Coronel,
Replyo atrevimento dessa corja não tem limites!
Espero que alguém profundamente correto e ciente das barbaridades que estão ocorrendo por aqui deite os olhos sobre essa petição ridícula e absurda.
Só o que faltava...
Espero que o cáculo feito pelo Globo seja correto e que até lá o ZD tenha apodrecido na cadeia junto com seus asseclas!
Que até lá o linfoma da Dna Dilma e o adenocarcinoma de laringe do Lulladrão tenham feito seu serviço de limpeza...
Que até lá tenhamos o Brasil LIVRE da canalha destruidora do PT!
Flor Lilás
Coronel,
ReplyO tal "cidadão" deve estar numa "masturbação mental" fantástica!!!
JulioK
Até lá, Dirça et caterva já terão cumpridas suas sentenças, e todos os homens de bem deste país terão alguma sensação de que a Justiça funciona, apesar do pesares.
Replyessa PTralhada não desiste, heim
ReplyVamos boicotar
http://vindodospampas.blogspot.com.br/2013/05/1-de-maio-dia-do-trabalhador-dilmachao.html
Seria bom se fosse mais rápido, só assim esses vagabundos perderiam mais uma.
Reply
ReplyOEA, UNASUL, CIDH é tudo um antro de bolivarianos fanáticos e imbecis, vão lá resolver os problemas de Cubaqueospariu, Irã e Coréia do Norte, que os nossos o STF resolve.
Coronel,
ReplyMeu palpite é que a OEA vai avaliar este recurso antes do prazo estimado pelos especialistas: a turma do Foro de São Paulo vai acionar seus simpatizantes e este processo deve "furar a fila". Por outro lado, enquanto a OEA não se manifestar, os mensaleiros vão poder dizer para a imprensa e para o povão que "a OEA está julgando a injustiça de que foram vítimas", como se apenas isso desse razão a eles.
Aquela corja não tem limites nem moral. Se vale tudo para manter o poder, até assassinato (Luiz Daniel, Toninho, etc), por que não umas mentiras?
Estou com a Flor Lilás!
ReplyTambém tenho a mesma esperança.
Chris/SP
Que tal fazermos uma apelação ao Superior Tribunal Chinês pelo ZéDirceu, se der errado, Eu mesmo Pago a bala..
ReplyApós dez anos para uma decisão da CIDH? Toca o barco, pois até lá os mensaleiros já terão cumprido a pena imposta pelo STF. Espernear é coisa de criança mimada.
ReplyA gorda, cada vez mais gorda, não é por acúmulo de gordura, não, é inchaço. A doença faz acumular água.
ReplyNem o make-up diminui a aparência débil, com pálpebras caídas... Logo, logo vai virar walking dead, um tiro certeiro e o desgoverno vai se tornar governo.
Força, bactéria!
Sabe, a realidade é cristalina, mas não para todos, obviamente. Será que depois de todos os maus exemplos desse partido e de seus asseclas, o povo não enxerga a sua real natureza? E a classe política; jornalista$ e afins?, também não enxergam quem são e do que são capazes essa camarilha? Acordemos!
ReplyCoronel,
Replyse alguém matar esses bandidos pode recorrer a CIDH?
Bom, duas coisas boas:
Reply1) porco quando está morrendo mais grita!
2) agora a gente sabe quem vai fazer visitas intimas ao Ze Bostao
Gililiu
Flor Lilás e Chris,
ReplyEstou com vocês!
Fico impressionada com a cegueira e a subserviência dessa gentalha! O país está indo para o buraco e esses idiotas acreditam que estamos no paraíso.
Infelizmente, quero mais é ver o "circo" pegar fogo, com inflação alta, comida cara, transporte e saúde zero! Aí, será que o povão vai acordar? Estou torcendo tb para o Brasil perder do Uruguai por 1x0 na palhaçada desta Copa, que está enriquecendo toda a gangue que apoia esta corja.
Este desgoverno é vergonhoso!
Mais uma vez, estou com vocês!
Grande abraço,
Esses bandidos se sentem seguros porque há 10 anos são infratores impunes. Afrontam a lei com ousadía inadimissível, porque sabem que o Brasil está largado e sem lei. É revoltante ver petistas usufruindo de tanta liberdade e direitos e não cumprem nenhuma das regras ditadas na Constituição, que dirá as do Código Penasl! São anarquistas assumidos e apaniguados pelos bandidos togados.
ReplyUm bostelho como esse Henrichs Neto já deveria ter sido intimado pela justiça para explicar sua ousadia. Mas com certeza está sendo dirigido por algum bandido togado.
Tá a tal de CIDH, vai convocar a Quarta Frota, as Tropas da ONU e mandar Comandos para sitiar o STF...
ReplyEita povo sem senso do ridículo!
Fonebone