O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem que a importação de médicos estrangeiros não pode ser um "tabu" e que a prioridade do governo será atrair profissionais da Espanha e de Portugal para suprir o deficit existente no interior do país e na periferia de grandes cidades. A declaração do ministro vem depois da polêmica com organizações médicas que protestaram contra um possível acordo entre os governos do Brasil e de Cuba, encabeçado pelo Ministério das Relações Exteriores, para trazer 6.000 médicos ao país.
Durante evento em São Paulo, Padilha evitou falar diretamente sobre a importação de médicos cubanos. Afirmou que seu "grande foco" será fazer intercâmbios com os dois países europeus, que possuem grande quantidade de profissionais qualificados e desempregados em razão da crise econômica.
A AMB (Associação Médica Brasileira) pretende acionar a Justiça e levar a classe para as ruas caso a gestão Dilma Rousseff (PT) importe médicos de outros países sem que eles passem por "rígidos testes de conhecimento, habilidade e atitude". O presidente da associação, Floriano Cardoso, afirmou que o governo será o "responsável direto por erros, complicações e mortes que poderão ocorrer caso médicos incompetentes passem a atender a população". Cardoso teme que a intenção do governo seja trazer brasileiros que fizeram medicina no exterior em "faculdades de baixa qualidade". "As fronteiras estão abertas, desde que esses profissionais provem que são competentes", afirmou. (Informações da Folha de São Paulo)
Sobre os médicos cubanos, escravos da ditadura de Castro, é bom informar que:
1. Estes médicos são vendidos pelo governo de Cuba.
2. Cuba repassa apenas 10% do salário ao médico escravo, retendo os outros 90% para os cofres da revolução.
3. Cuba só envia medicos escravos que tenham família na Ilha, pois a mantém sob rígida vigilância, como refém, pagando uma ajuda de custo de U$ 48 mensais.
4. Para cada quatro médicos escravos, Cuba envia um agente do serviço secreto para vigiar e impedir deserções e fugas para os Estados Unidos
5. O médico escravo cubano não tem conta salário, não tem carteira de trabalho assinada e o seu passaporte fica preso, para impedi-lo de viajar
A "venda" de médicos escravos cubanos viola toda a legislação da ONU sobre o tema. O Brasil não pode aceitar a volta da escravidão e o tráfico de pessoas que o PT quer promover, trazendo cubanos para exercer medicina no Brasil.
20 comentários
Coronel,
ReplyÉ só "curva" do Padilha, que foi pego no "mal feito".
A próxima desculpa é que os espanhões e portugueses não querem ir para o interior do Acre e ai os escravos cubanos assumem!!!
OLHO VIVO COM A CORJA!!!
JulioK
Não são médicos.
ReplyGostei de uma ideia que vi no Facebook: aproveitar a onda de trazer médicos cubanos e importar políticos suecos para substituir os nossos.
ReplyO governo brasileiro irá pagar o mesmo que paga por "médico" ao estado Cubano ? Por esse salário pode ter interesse...
ReplyMas DUVIVO que consigam contratar mais de uma duzia de médicos em Portugal/Espanha. Existe desemprego, mas não nesse setor.
Por exemplo, existem imensos enfermeiros portugueses a ir para Reino Unido, Alemanha, outros. Mas não médicos.
Fica a dica - mais de 20 mil brasileiros cursam medicina em Santa Cruz de la Sierra, em boas universidades (não é nem Cuba, e MUITO MENOS a Bolivia do doido do Evo !). A CFM, o governo Brasileiro e essas universidades deveriam trabalhar no sentido de mais facilmente integrar os cidadãos brasileiros no seu país. Digo eu...
bom, agora a conversa mudou de tom...
Replytrazer médicos portugueses e espanhóis eh BEEEEEEEM DIFERENTE de trazer agentes comunistas cubanos disfarçados de médicos...
mas mesmo assim espanhóis e portugueses terão que ter seus diplomas reconhecidos no Bananão...
Eles instrumentalizaram o estado brasileiro; o estado é todo petista. O Brasil hoje é um país profundamente medíocre, uma mediocridade generalizada, não é feito um debate sério, não se discutem as coisas mais sérias do país. Ao PT e à presidente Dilma não interessa nada disso, só interessa a picuinha eleitoral.
Reply”
Senador Jarbas Vanconcelos
Coronel, ninguém até agora fez a seguinte ponderação matemática e lógica: Como pode um país pobre, zoado, arregaçado e fodido como Cuba entregar 6.000 médicos para outro? Cuba tem menos de 12 milhões de habitantes, não faltariam médicos em Cuba? Se não, aí vem a pergunta, que tipo de "médicos" são esses? Como se formaram?
ReplyMe diga uma coisa, será que existe em algum país do globo terrestre algum político que minta mais do que esses petralhas? Como mentem descaradamente!
ReplyCoronel, Portugal já é um importador de escravos cubanos (Espanha, não sei). Essa conversa do ministro petelho pode ser uma tentativa de terceirizar a mão-de-obra escrava. Vamos ficar ligados.
Replyresumo da ópera:
ReplyÉ inconstitucional contratar servidores públicos estrangeiros.
As contratações tem que ser através de concurso publico.
A não ser que utilizem o modelo de wally cabral e contratem via as famigeradas "cooperativas de médicos".
È mentira que venham medicos espanhois, pelo simples motivo, que a ESPAÑA, neste momento ate oferece casa ,e salarios melhores , para medicos tirem morar a cidadezinhas no interior da...ESPAÑA. Lá faltam medicos.
ReplyNenhum espanhol, vai vir trabalhar aqui, com nossos salarios, e menos no interior do Brasil.
É só um "calabocaotario" vamos ver medico falando espanhol, mas serão só os cubanos e ação.
Coronel,
ReplyNENHUM MÉDICO ESTRANGEIRO PODE TRABALHAR AQUI SEM REVALIDAR SEU DIPLOMA.
Ponto final.
Flor Lilás
Parabéns, Coronel, pelo modo como sintetizou a questão: médicos escravos; tráfico de pessoas. Esse quadrinho com cinco tópicos é uma obra-prima. Você continua f**a para resumir numa manchete ou numa expressão problemas em torno dos quais a "grande imprensa" fica dando voltas e finge não ter opinião. Nesse assunto, seu blog superou de longe toda a imprensa, inclusive a Veja. De novo, parabéns!
ReplyCoronel, repassar ca.de 120 Milhões de U$ por mês aos cofres Cubano, deve sobrar alguma "Taxa de Sucesso" para os idealizadores do "esquema".
ReplyPior não é isso, é a vinda de 6000 Tecnicos de Enfermagem, doutrinados na Revolução Marxista que irão formar Milicias comunistas nos rincões do interior abandonado. É a segunda etapa da revolução autoritária brasileira.
É a guerrilha proletária sendo formada, com verbas publicas.
Imagine que Cuba mande 15 mil revolucionarios para as fronteiras brasileiras em 5 anos, o estrago que não vai fazer.
Lunarscape.
Coronel, na Inglaterra, por causa da UE, os médicos de diversos países podem trabalhar lá sem falar inglês. Tem médico dos países da antiga União soviética, Índia, etc. Como é que o médico pode tratar o paciente se não entende o que ele fala?
ReplyUm médico receitou pra uma paciente comprimidos de morfina de 100mg pra dor nas costas. A mulher morreu, pq o comprimido deveria ser de 10mg. Nem vamos falar no absurdo que é prescrever morfina pra uma dor crônica, né?
Os médicos cubanos nem são médicos; eles devem ser uma versão dos médicos descalços chineses. São no máximo paramédicos. E foi a medicina cubana que matou o Chavez, né?
Se pelo menos os médicos cubanos tratassem aqui só os políticos...
Coronel,
ReplyNa onda dessa importação de revolucionários travestidos de médicos, surge uma informação que culpa a própria CFM (e congêneres estaduais).
O que se diz é que o Conselho Federal de Medicina (e os CRMs) não permitem abrir mais vagas para medicina, o que vem causando uma reserva de mercado.
O fruto disso é, como há uma grande demanda nos grandes centros, e mesmo pagando mais de $35.000 por mês, para trabalhar em cidades do interior, estes preferem se sujeitar aos ''meros'' $16.000 nos grandes centros.
Este é o mote para a importação de ''médicos'' cubanos.
Acho que procede.
WSCamy
Resumindo: Onde LATINOAMERICANO E LATINOS DA EUROPA COLOCAM A MÃO, PODE APOSTAR QUE VAI DAR ATRASO! É impressionante como a América Latina, Cuba, Caribe, Portugal, Espanha, Itália e Grécia são atrasados perante EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Suécia, Noruega, Finlândia, Austrália e Nova Zelândia. Eu só pergunto: POR QUE A AMÉRICA LATINA NÃO FOI COLONIZADA POR FRANCESES, ALEMÃES, INGLESES OU PELO PELOS PELA PARTE MAIS DESENVOLVIDA DA EUROPA? Só veio o ATRASO PORTUGUÊS E ESPANHOL, DESGRAÇADOS! A Holanda até tentou colonizar aqui mas foi expulsa.
ReplyPrezado WSCaimy,
Replya proibição da abertura de novos cursos de medicina e/ou vagas para formar novos médicos se deu pela péssima qualidade de tais escolas.
Era vital que isso fosse feito!
São faculdades totalmente despreparadas e simples fontes de riqueza para donos de escolas privadas, que se importam apenas com o lucro!
Tais escolas não tem corpo docente de boa qualidade, nem hospitais-escola para o ensino médico correto.
Não há vagas de residência médica para cobrir toda a demanda que as escolas de medicina formam!
Médico trata de vidas e tem que ter conhecimento profundo para poder exercer adequadamente a medicina.
O número de médicos no Brasil é bom, no entanto, as condições para exercer a medicina são péssimas.
O SUS paga uma miséria para o profissional.
Os convênios médicos cada vez mais abusam do médico, enchendo os próprios bolsos e não dando ao paciente o retorno merecido.
Se no interior houvesse bons hospitais com infra-estrutura adequada certamente haveria lá profissionais de alta qualidade.
A política deste governo sucateou os hospitais universitários que eram fonte segura de atendimento de altíssima qualidade!
Governo populista e de fachada está fazendo com que as pessoas morrem à míngua em filas intermináveis pela falta de estrutura nos serviços de saúde.
Até para internações particulares esta difícil conseguir vaga para internar as pessoas.
O sistema está falido.
Certamente não são comunistas cubanos de péssima qualidade que solucionarão esse caos!
ABRA OS OLHOS BRASIL!
Flor Lilás
O ministério da saúde vai investir na melhoria do porto de galinhas, para melhor poder recepicionar os Escravos Cubanos . Voltamos ao século XIX. Será que estes pobres Médicos-Galinhas vão chegar dentro de engradados?
ReplyO ministério da saúde vai ter que comprar mesas com correntes soldadas nos pés para que os Escravos não fujam. está previsto também a compra de estetoscópios com grilhões de pescoço. Trata-se de um modêlo exclusivo à ser desenvolvido para o ministério da Saúde da Dilma .
O Médico-Escravo , não é médico coisa nenhuma, pois quem não tem LIVRE-ARBÍTRIO, nem sobre a própria liberdade de ir e vir, não pode ter autonomia, nem para decidir sobre qual antibiótico usar, em caso de uma prescrição.
ReplySe o Médico-Galinha-da-Dilma, não é médico, e não é nem cidadão, quem vai julgá-lo, quando ele fizer um ERRO?
Os Conselhos não podem julgá-lo, já que ficou claro que ele não é Médico! Talvez a solução seja tomada em praça pública, nos moldes do século XIX.
Observe-se que NÃO se trata de fazer uma prova de REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE MEDICINA ,como se faz normalmente com MÉDICOS que legítimamente decidem imigrar de um paíz para outro.
No caso dos MÉDICOS-GALINHA,estamos naturalmente tratando de ESCRAVOS, portanto eles não são GENTE, técnicamente são COISA, e coisa não pode fazer prova alguma e se o fizer, padecerá de um vício de orígem, pela simples incapacidade de consentir.
Pergunto: como que um médico-escravo, que como já vimos, nem GENTE-SENHOR-DE-DIREITOS É, pode emitir algum tipo de instrução ou ordem à uma Enfermeira Livre Brasileira que paga em dia o seu COREM, para fazer alguma coisa ?
AH... JÁ SEI ! É simples, vão importar ENFERMEIRA-ESCRAVA também. Deve ser por isso que o porto de galinhas anda tão animado