STF repudia a "tenebrosa" PEC da CCJ mensaleira.

Ministros do Supremo Tribunal Federal criticaram a proposta de emenda constitucional, aprovada na manhã desta quarta-feira, 24, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que submete ao Congresso decisões da Corte relacionadas à eventual inconstitucionalidade de emendas à Carta Magna e súmulas vinculantes (interpretações de uma norma que devem ser seguidas pelos demais tribunais).
 
"Nós temos um sistema em que se verifica o primado do Judiciário. A última palavra não cabe ao setor político, cabe ao Judiciário, o órgão de cúpula, o guarda da Constituição é o Supremo", disse o ministro Marco Aurélio Mello. "O que implica essa proposta? O afastamento de uma cláusula pétrea, que é a separação dos Poderes da República. Harmonia e separação dos Poderes da República."
 
A aprovação da PEC na CCJ faz com que o texto seja encaminhado a uma comissão especial e, posteriormente, ao plenário da Câmara. A medida ocorreu dois dias após o Supremo divulgar a íntegra dos votos dos ministros no acórdão do julgamento do mensalão, que levou à condenação de quatro deputados. Dois deles, os petistas João Paulo Cunha e José Genoino, ambos de São Paulo, fazem parte da CCJ.
 
"No contexto, a essa altura, na quadra vivenciada, ressoa inclusive como uma retaliação. Uma retaliação que estaria sendo promovida. E eu não acredito que as duas casas do Congresso brasileiro assim se pronunciem, estaria sendo promovida por políticos", afirmou Marco Aurélio.
 
Para outro ministro, Gilmar Medes, a medida "evoca coisas tenebrosas", como a Constituição de 1937, do Estado Novo, que deu ao presidente da República os poderes de cassar decisões do Supremo e confirmar a constitucionalidade de leis declaradas inconstitucionais. "Acredito que não é um bom precedente, a Câmara vai acabar rejeitando isso." (Estadão)

27 comentários

Aqui vai uma análise perfeita de RA, sobre as PEC's 33 e 37:

OS NOSSOS BOLIVARIANOS ESTÃO ASSANHADOS. OU: A ESPIRAL NEGATIVA DAS RESPOSTAS ERRADAS PARA OS PROBLEMAS CERTOS

(...)
Essa PEC 33 tem de morrer. E já! Que lideranças da oposição tenham a clareza de recorrer ao próprio STF com um Mandado de Segurança Preventivo contra essa estrovenga. Os defensores dessa PEC não estão querendo uma STF melhor, mas um STF de mãos atadas, assim como os defensores da PEC 37 não querem um Ministério Público mais disciplinado, mas um Ministério Público manietado. Reconhecê-lo, no entanto, não me impede de apontar exorbitâncias que pedem correção.
Os países entram numa espiral negativa quando começam a encontrar respostas erradas para problemas que, com efeito, existem. E poucos fazem isso com tanta determinação como as “otoridades” de Banânia.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-nossos-bolivarianos-estao-assanhados-ou-a-espiral-negativa-das-respostas-erradas-para-os-problemas-certos/

Chris/SP

Reply

Derrotado em primeiro turno na eleição para prefeito de Teresina em 2008 pelo prefeito Sílvio Mendes, não foi reeleito deputado federal em 2010, entretanto ocupa assento na Câmara Federal deixado pelo titular da vaga, Átila Lira (PSB) que atualmente é secretário de Educação do governo de Wilson Martins. Ressalte-se que de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a vaga pertenceria à médica Liége Cavalcante que pertence ao mesmo partido do titular, e não a Fonteles. http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazareno_Fonteles Vocês viram? Ele quer se vingar do STF!

Reply

se estes parlamentares não respeitam o STF, pelo menos deveriam respeitar os contribuintes que pagam seus salários e estão indignados com suas atitudes. somente pessoas de má índole os apoiam.

Reply

Desde 2003 o STF praticou o ócio, a indolência, o corpo mole, a leniência e alguns lá, até a absurda e inaceitável conivência com os desmandos e crimes do PT. Agora colhem o que plantaram. O pior ainda virá, conforme vimos comentários aqui, prevendo que a impunidade inverteria os valores, o PT algoz, os juizes do STF réus.
Chegou a hora togados, prevaricaram e agora vão pagar o preço.
Ou recuperem o tempo perdido e cumpram o dever que deixaram de lado nesses 10 anos, punam essa quadrilha com o rigor da Lei e não deixe restar nenhum, sob pena de ver feito fênix, os que estão hoje em combustão, retornarem amanhã multiplicados no ódio da revanche, como retornou e faz a quadrilha hoje.

Boa sorte STF!

Reply

Coronel, pode verificar em seus arquivos, há muito tempo eu venho dizendo isto em seu honrado blog:

'é o que eu sempre digo aos meus netos, vivemos no Brasil em uma safada e cruel ditadura nazipetista!

É, desgraçadamente, eu estava certo!

Ou ficar a PÁTRIA livre
Ou morrer pelo BRASIL!

Reply

Coronel,
esse STF que deveria já ter mandado esses mensaleiros para cadeia tem muita responsabilidade sobre essa PEC.

Reply
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

STF, pelo amor de Deus, chega de envergonhar o Brasil e deixar tanta corrução corroer nosso Brasil. O "povo conta" com a Justiça para que Lei imepere e possamos nos orgulhar da nossa Pátria.

Como diz nosso Hino Nacional:

"Mas ergues da justiça a clava forte e véras que um filho teu não foge a luta".

STF, ERGA A CLAVA, BRADE FORTE A SENTENÇA e PUNA COM RIGOR ESSE PARTIDO DE TERRORISTAS COMUNISTAS QUE ESTÁ DERRUBANDO NOSSA DEMOCRACIA.

Reply

Cel
Concordo com tudo o que o Anônimo das 21.07 disse. Estou tão traumatizada com os políticos criminosos desse País que leio "lazarento" ao invéz de Nazareno, "meliante" ao invés de militante e "indiciad" o ao invez de indicado.
Esther

Reply


A culpa é do próprio Supremo, porque não engaiolou os vagabundos condenados, deixou-os livre, leves e soltos para trabalhar contra o Supremo, Dirceu flana pelos céus do Brasil fazendo campanha contra seus algozes.

Acabem com essa palhaçada, recolham amanhã mesmo essa corja mensaleira na cadeia e não esqueçam de seu líder máximo, aquele que só tem nove dedos.
E por favor joguem as chaves no Tietê em dia de enchente.

Reply

EXTRA !

O ministro do STF Gilmar Mendes determinou na noite desta quarta-feira (24) que seja suspensa a votação no Senado do projeto de lei que prejudica os novos partidos, com menos tempo de TV e menos verba do Fundo Partidário.

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/04/24/ministro-do-supremo-suspende-votacao-no-senado-de-projeto-que-prejudica-novos-partidos.htm


Chris/SP

Reply

Concordo com o penúltimo anônimo. Estão mesmo colhendo o que plantaram. A exemplo, cito o caso de conceder o tal "casamento" gay, contrariando 99% da população e a própria CF. Quando é para aparecer como "moderninhos" e bajuladores do PT, vale o embuste, mas "e agora José?"

Reply

E dizer que o próprio Joaquim Barbosa se portava, no início,
como simpatizante dos ideais
petistas.
Pois é. Deu no que deu.

Reply

A coisa está esquentando.

O PT sabe que 2014 NÃO vai ser barbada, Lula está sofrendo artilharia, a economia está ruim e seu João da padaria está começando a sentir.

Aécio não é Serra.

O PT vai tentar de tudo, virar o jogo no supremo, intimidar os ministros, sufocar os pardidos de oposição, cortar a MP.

Esquerdista só tolera as regras quando a vitória é certa, quando não começa a cubanizar.

Esse sempre foi meu medo.

Com medo de 2014 a cubanização pode ficar feia... tão feia que precisaremos arrancar a petralhada na ponta da baioneta.

Será que, se motivo houver, aqueles que empunharam as baionetas no passado pra evitar coisa semelhante há 50 anos estariam dispostos a empunha-las novamente?

Eu tenho medo que não.

Tadeu.

Reply

CCJ: Genoíno e José Paulo Cunha não me representam.

Reply

Alô Coronel! Como fica a situação do "anônimo 24 de abril de 2013 31:30" em face das "REGRAS MAIS NOVAS AINDA"?
Chamem a Cris e a Flor Lilás!!!

Reply


Benvindos à Ditadura Petralha...

Reply

A infiltracao Cubana no brasil ja' esta num ni'vel assustador. So' em Brasi'lia circulam mais de 120 agentes Cubanos disfarcados de acessores, e etc. de comitivas Cubanas, com mil disfarces,,, e enfermeiros com diplomas de me'dicos sao os mais assustadores pelo Brasil afora. Deve-se fazer uma campanha nacional, alertando a todos Brasileiros nao se consultarem com cubanos. Todos o brasileiros devem recusar a ssistencia me'dica de cubanos, como tambem, de brasileiros que estao indo a toque de caixa se formarem em "me'dicos", e voltam ao Brasil, de Cuba, com niveis de enfermeiros. Lula e Dilma estao torrando dinheiro nosso, mandando centenas de militantes PTistas para Cuba com a desculpa de se formarem me'dicos. La' se fabrica me'dicos como aqui se fabrica picole's. Sao escolhidos a dedo os brasileiros mandados pra la'. Tem que serem filiados ao PT. Segundo ca'lculos de um famoso economista Pernambucano, e meu amigo, do governo Lula ate' agora, foram enviados a fundos perdido, e do nosso bolso, mais de 42 BILHOES de reais, ele disse 42 BILHOES de reais. Dinherio esse que jamais veremos sua cor novamente. Deveri'amos fazer uma campanha para o povo recusarem ser atendido por me'dicos cubanos, nao so' pela sua incompetencia, mais pelo perigo a seguranca nacional, que representam. O povo brasileiro nao sabe ainda, que ni'vel esta a inteligencia cubana, em nosso pai's. Nao diferimos muito da Venezuela. So' em Pernambuco, esse economista me disse que ha' mais 250 me'dico-enfermeiro atuando legalmente,,,so' em Pernambuco. O que Lula fez e continua fazendo contra o Brasil, na cara das Forcas Armadas, e' de uma estupidez inimagina'vel, para a geracao futura.

Reply

esse eh o resultado de não se ter enfiando essa turma na jaula ainda...

Reply

É por isso que vivo dizendo, digo, redigo, tridigo: PODERES IGUAIS; ORÇAMENTOS IGUAIS.

O Legislativo tem orçamento próprio, enorme, e ainda recebe trilhões do Executivo. São jacarés insaciáveis.

Quando os orçamentos forem iguais acaba a união espúria executivo-legislativo.

Reply

Gente! aquela turma não tem limites, para continuar no poder e serem absolvidos. Todo cuidado é pouco. Oposições precisam reagir!

Reply

Cel.

Acabei de ver o comentário do ANÔNIMO DAS 21:30 (alertada por Alexandre, the Great).

CORTA, CORTA O COMENTÁRIO DESTE PETRALHA DE UMA FIGA!


Chris/SP

Reply

BRASILEIRO PAGA POUCO IMPOSTO - NAZARENO FONTELES (PT-PI)

Em reunião da Comissão de Seguridade Social e Família, 21/11/12, o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) afirmou que O BRASILEIRO PAGA POUCO IMPOSTO. Ele disse que a retirada da CPMF foi um GOLPE! Esse parlamentar é o mesmo que foi explicitamente contra a PEC 300, proposta que cria um piso nacional para os policiais civis e militares

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=2cShl1TwMVE

Reply


O próprio Joaquim Barbosa declarou que votou no PT.....taí, o que não entendo se é ignorancia, difícil de acreditar, ou se é atraído pelo canto da esquerda. Eu que sou uma formiguinha, nunca votei nessa corja, nunca confiei.

Reply

A estrovenga da PEC 33 foi SUSPENSA pelo Pres. da Câmnara.

Por enquanto não há trâmite.


Chris/SP

Reply

Se for votada e passa a valer a ameaça contra o STF e por tabela á deocracia estará concretizada.

Reply

Bionetas já caladas. Aguardando ordens.

Reply