Se não for o dono do time, Serra sai e leva a bola pra casa. Isso depois de perder até a Prefeitura de São Paulo.

O ex-governador de São Paulo José Serra disse a um interlocutor em sua casa nesta semana que a presidência do PSDB é o único cargo que lhe interessa para continuar no partido e compor com o senador Aécio Neves (MG).
 
A outro interlocutor não disse isso tão expressamente, mas deixou claro que nem a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), o órgão de estudos do partido, nem a secretaria-geral, interessam-lhe. Serra considerou "uma ofensa" o papel secundário que tentam lhe conferir no processo de definições internos. Vai constantemente ao apartamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para reclamar disso.
E soube que nem esses dois cargos estavam em vista para ele. As articulações atuais apontam para o atual presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), ser deslocado para o ITV. A secretaria-geral irá para um deputado federal. Primeiramente, era para o ex-líder da bancada Duarte Nogueira (SP). Mas o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, indicou Nogueira para a presidência do diretório paulista do partido. O nome mais cotado, então, passou a ser o do também ex-líder e deputado federal Bruno Araújo (PE).
Foi diante dessa composição formulada pelos aecistas para a convenção nacional de maio, e que o excluía da cúpula do partido, que Serra passou a cogitar se lançar presidente do partido. Sob pena de deixá-lo se não for atendido. Como o Valor antecipou na edição do dia 8 de março, serristas intensificaram conversas com interlocutores do governador de Pernambuco, o presidenciável Eduardo Campos (PSB). A ideia é fundir PPS com o PMN e, assim, abrir uma brecha para migrações partidárias. Serra seria um dos nomes desse partido novo, que se coligaria com Campos em 2014.
Preocupado com a situação, Aécio ligou para Serra na quarta-feira e agendou uma conversa entre ambos em São Paulo, nesta segunda-feira. Assim, o senador cuidou de antecipar sua ida a São Paulo, já prevista para o dia 25 de março. Teme sair da capital paulista nesse dia sem o que mais precisa para consolidar sua candidatura: o apoio de Serra.
O problema é que os aecistas não abrem mão da presidência do PSDB. Acham que ela é condição necessária para fazer a candidatura Aécio decolar e, evidentemente, temem pelo protagonismo que Serra pode desempenhar nesse papel, atrapalhando os planos nacionais do mineiro.
Por outro lado, Serra sabe que tem votos e recall suficientes em São Paulo para negociar espaço no partido. E de forma indireta sabe que ganhou um aliado nessa empreitada, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Com uma reeleição sob risco, Alckmin passou a avaliar a viabilidade de uma candidatura Aécio para sua reeleição. Muitos tucanos do seu círculo avaliam que, para ele, é melhor ter Serra em seu projeto do que Aécio. Daí decorre a demora em anunciar apoio ao mineiro. Mas sua postura teve consequências: foi cobrado diretamente pelos governadores do PSDB nesta semana em Brasília, quando os governadores do país se reuniram para discutir o pacto federativo. Alckmin chegou a ligar para Serra para informar-lhe dessa situação.
Para o governador paulista, porém, quanto mais tempo retardar sua posição, melhor. Alckmin não quer antecipar a sucessão presidencial porque isso prejudica a sua própria reeleição. Não quer entrar em confronto direto com a presidente Dilma Rousseff (PT), nem perder os votos que Serra ainda tenha no Estado. Muito menos romper com o PSB de Eduardo Campos, seu aliado no Estado. Para ele, quanto mais palanques nacionais tiver em São Paulo em 2014, melhor.
FHC tem atuado como bombeiro nesse processo, embora tenha lado: acha que o tempo de Serra já passou e que Aécio precisa se lançar logo. Mas também tem uma avaliação comum com Alckmin e Serra: a de que Aécio pode chegar em 2014, desistir da candidatura presidencial e se lançar ao governo de Minas, outra cidadela tucano sob ameaça do petismo. Trata-se de mais uma avaliação que os paulistas consideram na hora de embaralhar ainda mais a vida de Aécio.
Em mais um sinal claro de que está no jogo, Serra, que esteve ausente do Twitter por 72 dias, voltou a postar mensagens para seus seguidores na noite de quarta-feira, com críticas à desindustrialização do país e ao governo federal. Com pouco mais de 1 milhão de seguidores, o tucano era figura frequente no microblog até ser derrotado na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 28 de outubro.
No dia da derrota, escreveu: "Saio desta disputa revigorado e com mais energia do que quando iniciei a campanha. Vamos em frente!". Desde então, Serra estava quieto. O fortalecimento de Aécio trouxe o ex-governador de volta à tona. (Valor Econômico)

27 comentários

serra


larga mão desse fernando henrique cardoso - não acrescenta nada!

Reply

Serra esta se tornando um Luis Inassiu...

não quer sair de cena, largar o osso...

não quer deixar a historia seguir o seu caminho...

não perdeu só eleição para prefeito, perdeu para um boneco...

Reply

Coronel,

Duas coisinhas:

- Por essas "birras" internas, o PSDB vem perdendo sucessívas eleições; o Serra parece criança!!

- O Valor Econômico é "alinhado" com o PT. Essa entrevista é para "detonar" o candidato Aécio(não que seja necessário, mas ajuda!!).

- Temos 44 milhões de "abandonados" no Brasil!!

JulioK

Reply

Eu voto no SERRA, seja em qualquer partido para onde ele for.

Eu voto na KATIA ABREU. Eu a quero como candidata a presidente em 2014

NÃO voto no Eduardo Campos, NÃO voto no Aécio Neves e NÃO voto na Marina Silva ou Dilma Roussef.

JOSÉ SERRA PRESIDENTE EM 2014

Reply

Pode ir com bola e tudo! Serra não diz mais nada em política no Brasil. Vai ser mumificado.

Reply

É óbvio e cristalino que o Serra agrega muito mais votos ao Alkmin do que Aécio numa reeleição ao governo paulista em 2014. É fato.
Só quem é de São Paulo entende isso
Em 2014, o Palácio do Planalto virá com tudo tentando arrebatar o Estado de São Paulo das mãos da oposição, então é necessário que se unam forças contra isso.
Serra continua com muitíssimos votos em todo o Estado de São Paulo e no Brasil: é o maior cabo eleitoral de Geraldo Alkmin em 2014
Esta tentativa de "aposentar" o Serra à força não tem lógica, ninguém aposenta um líder como ele.


Reply

Grande cabo eleitoral e aecesista desde pequenininho Coronel do Blog. Vc acha que o Serra está errado? Não se esquecer que quando ele estava solto por ai seus inimigos no PSDB o colocaram lá embaixo negando até crgo de faxineiro da sede.. Não pode dar o troco agora?

Reply

Coronel,
é isto. O Serra continua demonstrando ser medroso e capacho do FHC. Justamente por isto é que perdeu a eleição para presidente e para a prefeitura de São Paulo.

Reply

Acho que Serra deveria ser o novo presidente do PSDB.Ele precisa ser valorizado dentro do partido.Os aécistas querem que Aécio seja presidente e candidato sem passar por prévia.

Reply

Cel
Perfeito o título deste post. Realmente, o Serra quando perde o jogo leva a bola para casa. O seu tempo já passou sim, mas, ele ainda insiste em ser protagonista. O elemento não pode se queixar da várias chances que teve. Só que insistiu teimosamente no erro. Agora é tarde.
Quanto ao Aécio, penso que merece o que lhe está acontecendo. Não deu a mínima para o Alkmin e nem para o Serra quando foram candidatos. Ele foi x FDP com ambos. Agora quer apoio? Se fosse eu não daria.Não adianta querer unir o que ele mesmo separou, não se importando de entregar, de novo e de novo o País para os petralhas.
Penso que ele não terá coragem de ser candidato. É o tipo do "cachorro que late e não morde". Vai ficar lá por Minas mesmo.
Esther

Reply

Valor econômico???Jornal Petralha.
Agora vem cá, os Tucanos só tem bicos e assim que eles irão entregar o Governo do estado de SP aos PeTralhas e também ajudar a reeleição da Dilmarionte, " O POSTE"!!!!!!

Reply

Está certo ele...

Eu já abandonei esse ninho de traíras e simpatizantes enrustidos de políticas petistas...


Se o Serra conseguir, das cinzas, construir uma candidatura com PPS, PSD e mais alguns nanicos, será considerado o Messi da política brasileira.



Reply

Tá ma cara que o cara quer atrapalhar a estratégia do partido. Com qual finalidade o partido vai eleger seu presidente uma pessoa que não representa o espirito de vitória necessário para extirpar o PT do poder. Deixa o Serra ir embora para o PPS.

Reply

O AÉCIO é um político fantástico tem paciência, foco, senso de harmonia, objetivo, forção, perseverança. Se fosse eu já tinha mandado esse Serra para PQP.

Reply

Serra está mais que correto,eu faria o mesmo e meu voto é dele!!!!

Reply

Só sei de uma coisa no Traécio eu num voto nem qui a vaca tussa.

Reply

cEL
aH, ME ESQUECI DE DIZER QUE LÍ ACHO QUE NO gENTE dECENTE QUE O rOBERTO fREIRE SÓ ACEITARÁ O sERRA EM SEU PARTIDO COM A CONDIÇÃO DE APOIAR O eDUARDO cAMPOS. nADA DE SER CANDIDATO A PRESIDENTE.
eSTHER

Reply

Quem está fazendo beicinho são só os mineiros. Se o Serra não representa mais nada, porque esta preocupação toda. Não apoiou quando precisava agora toma no c...

Reply

O Aécio tem 50 anos? Então pode apoiar o Serra, eleger e deixar ficar 8 anos e depois eleger o Alckmin e deixar ele mais 8 anos e só depois com 66 anos o Aécio pode almejar alguma coisa.

Reply

TEnho certeza que se o Aécio abrir mão para o Serra se candidatar, ele vai apoiar o Eduardo Campos. Uma vez traíra sempre traíra.

Reply

Serra é o melhor quadro do PSDB.
Se ele sair do PSDB, este moribundo partido de oposição já pode ser enterrado de vez, morrerá.
Não acho que o Aécio será candidato em 2014: a vida pessoal faz dele um telhado de vidro ambulante: é muita coisa suja para os petralhas baterem à vontade, muito dossiê e a patifaria será exposta.
O camarada que pretende ser presidente não pode ter uma vida desregrada como tem este Aécio: até vídeo dele bêbado em Ipanema está na internet. E isto é a pontinha do iceberg, tem coisa muito pesada na "carreira" dele, se é que me entendem...
Eu voto no Serra em 2014. Simples.
Sou paulista, Aécio traiu São Paulo e o Brasil em 2010, o projeto dele é pessoal, então que volte ao governo de Minas em 2014.

Reply

Já tinha cantado essa bola. Serra acha que é uma águia de rapina, mas não passa de um dinossauro com reumatismo. Se se candidatar a deputado capaz de ficar de fora, mas se acha o tal.

Reply

Admiro o Serra porém a fila andou e ele não tomou consciência disso.
Se Serra levar sua bola. deixem que leve, pois está murcha.

Reply

Agora, o PSDB está se preparando para entregar o governo de São Paulo e ninguém vai poder fazer nada.

Reply

Cel.
É como corinthiano.
Uma vez serrista, serrista aé morrer...

Reply

O ideal seria uma chapa Aécio/Serra, Serra ainda tem muito votos no interior de SP, muito mesmo, sou mesário e na minha seção no interior de SP o Serra foi presidente em primeiro turno.

Mas tucano é bicho burro.
~
Rafael

Reply

Informação interna, que vcs podem acreditar ou não: o Valor Econômico tá fechadinho com o Eduardo Campos. Procurem estar atentos às reportagens do periódico.

Reply