O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, atacou ontem o que chamou de "conluio entre juízes e advogados" e afirmou que essa situação revela o que existe de mais "pernicioso" na Justiça brasileira.
Barbosa fez as declarações em uma sessão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que decidiu aposentar um juiz do Piauí acusado de beneficiar advogados. "Há muitos [juízes] para colocar para fora. Esse conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso. Nós sabemos que há decisões graciosas, condescendentes, absolutamente fora das regras", afirmou.
Barbosa disse que é preciso ter transparência nas reuniões: "Não há nada demais juiz receber advogado, mas o que custa trazer a parte contrária ao advogado? É a recusa, a falta dessa notificação, da transparência que faz o mal-estar". Para o presidente do STF, essa prática garante "igualdade de armas".
Oriundo do Ministério Público Federal, Joaquim Barbosa é conhecido por ser crítico da proximidade entre juízes e advogados e já teve vários embates com a defesa, principalmente no caso do julgamento do mensalão. No STF desde 2003, ele diz que só discute um caso com a defesa se todas as partes estiverem no mesmo encontro. Outros ministros adotam metodologia diferente e recebem advogados de uma só parte.
A previsão para que juízes e ministros recebam advogados está na Lei Orgânica da Magistratura e no Estatuto da Advocacia. A Lei da Magistratura diz que os juízes precisam tratá-los com urbanidade e atendê-los quando se trata de uma providência que reclame solução de urgência. Já o estatuto aponta que é um direito do advogado dirigir-se aos magistrados nas salas e gabinetes, independente do horário marcado.
Único a votar contra a aposentadoria do juiz do Piauí na reunião do CNJ, o conselheiro Tourinho Neto fez o contraponto a Barbosa durante o debate. Desembargador da 1ª Região, Tourinho disse que não é possível inferir que toda relação de juiz e advogado é interesseira. "Juiz não pode ter amizade nenhuma com advogado? Isso é uma excrescência. [...] Fui juiz do interior da Bahia, tomava uísque na casa de um, tomava cerveja na casa de outro, e isso nunca me influenciou", disse. Tourinho, que há pouco foi criticado por mandar soltar o empresário Carlos Cachoeira, disse que é preciso separar as relações.
Tourinho lembrou -mas sem citar o nome do ministro envolvido- a viagem do ministro do Supremo José Antonio Dias Toffoli à Itália para o casamento de um amigo criminalista, o advogado Roberto Podval, em 2011: "Tem juiz que viaja para o exterior com festa paga por advogado, e aí nada acontece". Ele comentou a sugestão de Barbosa de colocar juízes "para fora": "Se for colocar juiz analfabeto para fora, tem que botar muita gente, inclusive de tribunais superiores".
O desembargador respondeu ainda às críticas de Barbosa e disse que ele era "mais duro que o diabo". Tourinho afirmou ainda que os juízes estavam acovardados enquanto Barbosa gozava da notoriedade obtida com a relatoria do processo do mensalão: "Quem sabe não será o próximo presidente da República?" ( Folha de São Paulo)
15 comentários
eh assim que se mudam as coisas...
Replyfalando o que tem de ser falado...
"Se for colocar juiz analfabeto para fora, tem que botar muita gente, inclusive de tribunais superiores".
Replye isso não eh nada...
esperem ate essa geração que entra em universidades por "caridade" se formar...
e nem vou citar os "doutores" que o Mercadante ira formar, mandando para fora quem mal sabe falar inglês, dai o nivelamento por baixo dos testes seletivos obrigatórios...
vai ser um salve-se quem puder daqui pra frente...
"Fui juiz do interior da Bahia, tomava uísque na casa de um, tomava cerveja na casa de outro,"
Replyjezuiz!
só se reuniam para encher o tanque?
Concordo com o dr J Barbosa, pois está sendo dos poucos a se mostrar gente honesta nesse turbilhão de imundícies gerais; seria o melhor dos candidatos a presidente.
ReplySe entrar votarei nele à espera de tirar o Brasil do atoleiro, até o Paraguai está melhor!
Além da toga, fica complicado para o presidente referir-se desta forma aos seus pares desde 2003 quando passou a integrar o judiciário , período no qual passou a conviver no seio da magistratura.
ReplyFeio. Muito feio, como diria minha avozinha ao se referir a todo e qualquer comentário fora do tom .
Botar juiz para fora é meio complicado, em se tratando de expressão do "chefe do Poder Judiciário" destinada a colegas, mas ele é que ficou muito feio no retrato. Inexistindo subordinação na carreira, fica deselegantíssimo o linguajar empregado contra todos seus pares na magistratura.
Coronel,
ReplyO Joaquim esta correto!!
É uma vergonha o que acontece no Judiciário e temos que ficar quietos, pois elles tem o "poder" de estragar a vida dos inconvenientes!!
Quanto ao Joaquim ser presidente, nem daqui a três vidas. Nem me preocupo com isto. É só tentativa de mordaça!!!
JulioK
BANDIDOS DE TOGA TRABALHAM PARA A ELETROBRÁS (ESP.18/03/13
Replyhttp://www.facebook.com/pages/Devo-N%C3%A3o-Pago-Nego-Enquanto-Puder/600876189940622?ref=hl
BANDIDOS DE TOGA TRABALHAM PARA A ELETROBRÁS (ESP.18/03/13)
Replyhttp://www.facebook.com/pages/Devo-N%C3%A3o-Pago-Nego-Enquanto-Puder/600876189940622?ref=hl
Esse Tourinho Neto é por demais conhecido na Bahia. Procurem saber sobre suas decisões nos tribunais. Quer dar uma de isento, mas nunca foi. Seu pronunciamento foi só auto-defesa.
ReplyCel.
ReplyComo disse um anônimo acima: "esperem ate essa geração que entra em universidades por "caridade" se formar... "
Por sua vez, a escolinha do Prof. Mercadante vai muito mal! Já pensou os alunos que inserem receitas de miojo e hino de time de futebol nas dissertações chegarem um dia a ser advogados ou juizes???? Meu Deus, será o fim!
Quanto ao Ministro Joaquim Barbosa, merece parabéns pela sua atuação.
Chris/SP
Pior conluio é entre os 3 poderes, subvertendo o sistema
Replycomo um todo.
Não há república e democracia que aguente.
Cel Um dos Juízes argumentou ontem: "como é que fica o Barbosa que namora uma advogada"? Quem é ele para falar? Tb acho.
ReplyEsther
Achei muito estranho esta colocação a respeito de um possível namoro de Joaquim Barbosa com uma outra pessoa.
ReplyPor acaso sua função exige celibato ?
Acho que vou ter que consultar dona Rose.
Título do texto já diz tudo:
ReplyJuiz acusado de liberar quase R$ 900 mil a réu já falecido no Piauí é punido pelo CNJ com aposentadoria
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/03/20/juiz-acusado-de-liberar-quase-r-900-mil-a-reu-ja-falecido-no-piaui-e-punido-pelo-cnj-com-aposentadoria.htm
Aposentadoria é punição ???? Deveria não receber nenhum tostão!
Chris/SP
Agora vem um monte de respostas...!!! Tocou em uma ferida, levantou a casca ! É preciso ter coragem, ele tem !
Reply