Joaquim Barbosa pisa na bola.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, chamou de “palhaço” e mandou “chafurdar no lixo” o repórter do Estado. O ministro irritou-se ao ser abordado nesta terça-feira, 5, na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
 
Os jornalistas esperavam ao final da sessão para ouvi-lo sobre as críticas que recebeu das associações de classe da magistratura em nota divulgada no final de semana. Antes que a primeira pergunta fosse feita, Barbosa atacou.
 
O repórter apenas iniciou a pergunta: “Presidente, como o senhor está vendo…”. Barbosa o interrompeu e não deixou que terminasse a pergunta: “Não estou vendo nada”. O repórter tentou fazer nova pergunta, mas novamente foi impedido. “Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre”.
 
O jornalista tentou questionar a razão do comportamento do ministro. “Que é isso ministro, o que houve?”. Ainda exaltado, Joaquim Barbosa prosseguiu. “Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor”, disse. O repórter disse que apenas lhe fazia uma pergunta, o que é parte de seu trabalho.
 
No mesmo tom, Barbosa afirmou que não responderia as perguntas. “Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando”, afirmou. O assessor de imprensa do ministro tentou tirá-lo do lugar, pedindo para que o ministro seguisse em frente. E quando estava à porta do elevador, na frente dos jornalistas, chamou o repórter de “palhaço”.
 
O presidente do STF foi criticado pelas associações de magistrados pelas críticas que fez aos juízes em entrevista concedida na semana passada a agências internacionais. Barbosa afirmou que os juízes brasileiros são pró status quo e pró impunidade. Na nota, as associações argumentaram que as declarações do presidente do Supremo foram preconceituosas, generalistas, superficiais e desrespeitosas.
 
Veja a nota oficial emitida pelo STF:
 
“Brasília, 05 de março de 2013
]
Em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, peço desculpas aos profissionais de imprensa pelo episódio ocorrido hoje, quando após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do Ministro com a imprensa.
 
O ministro Joaquim reafirma sua crença no importante papel desempenhado pela imprensa em uma democracia. Seu apego à liberdade de opinião está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos. Seu respeito pelos profissionais de imprensa traduz-se em iniciativas como o diálogo que iniciará no próximo dia 07 de março, quando receberá em audiência o Sr. Carlos Lauria, representante do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), ONG com sede em Nova Iorque.
 
Wellington Geraldo Silva
Secretário de Comunicação Social – SCO
Supremo Tribunal Federal”

26 comentários

0 snr. Ministro Pres. do STF se esqueceu que é um homem que está numa função pública, é pago pelo contribuinte e deve satisfação a este mesmo contribuinte. Se estiver com dôres, que se recolha para tratamento médico mas não transfira o seu mau humor a um jornalista, que também só está desempenhando suas funções.

Reply

E a ditadura petista avança...

Reply
mayke costa silveira mod

que triste isso. mesmo com dor , não justifica tal atitude. já caio um ponto no meu conceito. tava bom demais pra ser verdade!!

Reply

Não merece comentário.

Reply

Curvo

Isto me parece que está rolando por baixo, mais alguma coisa... snif snif snif tem cheiro de podridão na Dinamarca !!!

Existem coisas abaixo do céu, com as quais nem imaginamos !!!

Reply

Vamos dar um credito ao ministro, ele merece pelo empenho em botar na cadeia os mensaleiros. Jarjura

Reply

Bom, ele tem um desvio de comportamento. Precisa trabalhar isso. Ainda mais, porque a petralhada tá em cima dele como mosca. É bom ficar atento ministro. Os petralhas querem comer o seu fígado.

Reply

coisa horrorosa...

já esta sendo massacrado pelos petralhas nos comentários dos portais de noticias...

obviamente que ai abre-se uma brecha para mensaleiros tentarem aparecer e desqualificar o ministro, que deveria pedir desculpas...

Reply

Calma lá, o BARBOSÃO provavelmene conhece alguma coisa do passado do reporter e resolveu descascar em cima dele. É como eu digo : Quem bate sabe porque tá batendo e quem apanha sabe porque está apanhando....Vai ver ue este reporter já aprontou antes e o barbosão, que é um ser humano como qq um , resolveu ir á forra...

Reply

Curvo

Anônimo disse Às 5 de março de 2013 18:32

Mas meu amigo ele já pediu, olha a nota da assessoria de imprensa ...

Reply

Eita, Coronel, se todo mundo que sentir dor e cansaço sair por aí dando esporro nos outros, aonde vamos chegar? Credo! Essa aí foi uma grande pisada de bola, será que o cara está se sentindo uma "celebridade"?

Reply

O Estadão de hoje publicou uma reportagem mostrando que Joaquim Barbosa está namorando uma advogada de 24 anos. A quem interessa esta fofoca? Um ministro do STF merece ser tratado como se fosse um participante do BBB? Ficar revirando a vida particular de quem quer que seja não é chafurdar no lixo?

Reply

Serve para ele aquela expressão : noblesse oblige.
Ou tem, ou não tem, simples assim !

Reply

******** EXTRA JORNAL DO CORONEL
-
SATANÁS CHAMA HUGO CHAVEZ, a notícia da morte saiu na Band agora, na rede Globo comeram mosca, não teve plantão do Jornal Nacional, os petralhas de lá vão para O CONCLAVE DA VENEZUELA e o candidato Maduro parece um tipo de CARMELENGO da ditadura de lá.

Reply

Cel
E ainda especulam que ele deveria ser candidato a presidente. Com esse pavio curto não irá longe.
Esther

Reply

Coronel,

O Joaquim é libriano, pavio curto!!

Deixem o homem trabalhar e limpar o Judiciario!!

JulioK

Reply

Isto é o resultado das pressões que ele está recebendo dos petralhas.
Só Deus e ele sabe o que está passando. Não vamos julga-lo por isso.

Reply

A nota foi dada pela assessoria de imprensa, mas acredito que o Sr. Joaquim Barbosa deve desculpas pessoais ao reporter do Estadão.

Calma, muita calma, Sr. Barbosa, não dê motivos à petralhada.


Chris/SP

Reply

Não concordo com o comportamento do Ministro Joaquim em relação ao jornalista.
Mas concordo com as afirmações que fez em relação aos juízes (e desembargadores).
São corporativos, trabalham pouco e em 10 processos 9 vencem a parte mais forte$$$$.

Reply

Re-mostrando as garras afiadas.
Ai do alvo . E que evite ser processado, pois se a coisa andar muito, e subir , sei não ...

Reply

bem feito tomou no cú o reporter, o povo brasileiro é muito besta, reporter todo mundo sabe , querem a noticia para aparecer ,são uns pau no cú, e ninguém é obrigado a ser bonzinho o tempo todo.. O jornalista deve estar deprimido hahahaha

Reply

Cel
Lamentável o destempero do Barbosa, muito parecido, aliás, com os dos petralhas com a Yoni. Assim não dá!
Esther

Reply

Imprensa no rabo alheio é refresco. O JB não gostou que fossem fuçar no lixo da casa, por isso a irritação contra o jornalista. Como sempre, a moral é seletiva. Mas que o judiciário está repleto de podres, isso está. O mais engraçado é que o Estadão não publicou nem uma notinha sobre o caso. Será que bateu a covardia no jornalão? Háaaa se fosse alguém da esquerda.....

Reply

Coronel,

obviamente o Sr Ministro perdeu a calma, o que não deveria.
É humano e errou.

Só o que faltava agora é a mídia desacreditar esse homem exemplar por causa de 15 segundos de destempero.

O trabalho todo de uma vida será perdido?
NÃO!

Por causa disso agora esquecerão toda a conduta ilibada dele durante o longo julgamento do mensalão?

Ele está exercendo pressão sobre os ministros do STF para que entreguem os documentos para colocar logo Zé Dirceu e canalha na cadeia!

Está sem qualquer medo falando dos juízes mau-caráter que o Brasil tem!
Precisa de muita coragem para falar contra juízes!
Nas entrelinhas do comentário está incluído o Levandowisk! Enrolador-mor comprado pelo PT! Advogado de defesa de mensaleiro!!!!

Nós temos é que ressaltar o que de maravilhoso esse ministro tem ao invés de ajudar essa corja a se aproveitar desse pequeno deslize para desmoralizar o Ministro!

De que adianta um Lulla bem humorado, piadista, brincalhão, simpático, show-men???
O cara é podre até a raiz! Destruiu o Brasil! E continua manipulando as massas. Eminência parda atrás das cortinas mexendo seus pauzinhos.
Mas elle os repórteres amam, não é?

N ão estou justificando a atitude errada do ministro, da qual discordo.
Estou apenas refletindo do pouco valor que tem comparativamente à grandiosidade de seus atos jurídicos.

As manobras do mal são muito sutis.
Abramos os olhos!


Flor Lilás

Reply

Não sei se foi esse o caso, mas muitas vezes os jornalistas se aglomeram em cima do entrevistado, acertando seu queixo com o microfone e o machucando...juntam 10, 15, 20 jornalistas em cima da pessoa, aquela confusão, microfone pra todos os lados e muitos fazendo perguntas idiotas, demonstrando um despreparo alarmante. Lembro quando o médico saiu na porta do hospital onde estava internado o ex-vice presidente José Alencar...ele saiu com o semblante muito abatido e disse pausadamente e em voz baixa: "José Alencar está se preparando para o descanso..." Todo mundo entendeu o que ele quis dizer, mas uma repórter ainda perguntou: "E quando sai o próximo boletim médico?" Aí o médico teve que explicar a situação que todos (que possuem bom senso) já haviam entendido... Isso foi só um exemplo...mais uma vez, não sei se foi esse o caso, mas muitas vezes o entrevistado tem razão de ficar irritado devido ao comportamento sem noção de muitos jornalistas...

Reply

Ele poderia ter sido mais cortez e ter dito aos reporteres que estava com dores e que não poderia falar naquele momento. Já pensou no trânsito? kkkkkkkkkkkkkkkkk

Agora, as associações de magistrados se doeram foi? Ele não falou nenhuma mentira. Tem um processo docente da universidade onde trabalho que a quase 20 anos rola na justiça, ano passado a própria União decidiu não mais recorrer e pagar o que deve aos professores, mas o magistrado responsável pelo caso teve a cara de pau de arquivar o processo já em fase de execução. Hein????? Falta prozac? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Igual a este tem outra centena de casos arquivados, e de coisas mais graves.

Reply