Finalmente, um discurso de oposição.

Artigo de Aécio Neves (PSDB-MG) na Folha de São Paulo de hoje, intitulado "Intolerância".
 
"Não herdamos nada", disse a presidente Dilma no evento comemorativo dos dez anos do PT no governo federal. O que à primeira vista pode parecer apenas arrogância esconde, na verdade, um estímulo à intolerância que começa a ficar cada vez mais evidente no discurso e na prática de setores do PT.
 
A tolerância é componente importante da vida política, assim como o respeito ao contraditório é pressuposto dos regimes democráticos: ambos garantem a convivência entre diferenças. As recentes celebrações do petismo explicitaram com nitidez essa grave distorção.
 
Para muitos, trata-se de um traço do partido agravado pela posição defensiva que foi obrigado a assumir após a comprovação das irregularidades cometidas. Até a legítima defesa de iniciativas do governo passou a vir embalada por desnecessária agressividade, refletindo projeto de poder apequenado pelos seus próprios interesses. Ao mesmo tempo, talvez não por acaso, limites éticos e republicanos que ultrapassam o sentido formal da legalidade vão sendo atropelados. Foi o caso da presença da presidente em rede oficial de rádio e TV para atacar adversários.
 
Ao lado da defesa do controle da imprensa, ataques e calúnias que tentam destruir reputações, distribuídos nas redes sociais de forma orientada, transformaram-se em autêntica jornada contra instituições, como o Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público e a imprensa; contra autoridades constituídas e forças políticas que militam em outros campos.
 
São outras faces dessa tendência, que tem como objetivo dificultar o debate democrático. Nunca é demais lembrar que a intolerância é a antessala do autoritarismo. Acredito que esta postura, crescente em alguns setores do PT, pode ser explicada também pelo desconforto causado pela percepção da sociedade sobre as contradições entre o discurso do passado e as práticas do partido no presente.
 
Nesse sentido, fiz há poucos dias perguntas que, acredito, são de muitos brasileiros. Qual PT celebra dez anos no poder? O que fez do discurso da ética durante anos a sua principal bandeira eleitoral ou o que defende em praça pública os réus do mensalão?
 
O que condenou com ferocidade as privatizações conduzidas pelo PSDB ou o que as realiza hoje sem nenhum constrangimento? O que discursa defendendo um Estado forte ou o que fragiliza empresas públicas nacionais, como a Petrobras e a Eletrobrás?
 
O que ocupou as ruas lutando pelas liberdades ou o que, no governo, apoia ditaduras e defende o controle da imprensa? O PT que considerava inalienáveis os direitos individuais ou o que se sente ameaçado por uma ativista cuja única arma é a sua consciência?
 
Qual?

19 comentários

Cel

Aécio é um "Sem Noção".
Não voto nele não.

Átila

Reply

Zeus do céu! Eles não conseguem sair desse discurso rame-rame. Ele escreve para quem está careca de saber quem é o pt e o que é o seu governo. Disco arranhado é o PSDB que, com essa conversa morna e repetitiva vai entregando mais uma vez o mando da república aos delinquentes da hora.

Reply

Sr Coronel:

Os temas do discurso,arrogância,intolerância,as privatizações,já existiam em 2006 e 2010,e nada impediu de se lançar em Minas o voto lulécio ou dilmecio.
Espertalhão ontem,espertalhão hoje.
Não acredito em TRAÍRA
Não vou versejar, porém, afirmo.
UMA VEZ TRAÍRA,TRAÍRA ATÉ MORRER

Saudações

Reply

qual PT?

os dois, ora bolas...

um pra cada plateia...

pois na campanha passada Lula nao contou duas versões de um mesmo fato em duas cidades diferentes?

entao, o discurso eh moldado conforme o gosto do cliente da hora...

nao me diga que Aecio ainda acredita nessa ladainha de que existe uma tal "banda democratica" do PeTê?

Reply


QUAL AÉCIO É O VERDADEIRO?

O que se fez de paisagem na última eleição para presidente, ignorando o candidato do seu partido, sendo um traíra e dando abertura para o PT ganhar votos em Minas Gerais ou esse que hoje sabe fazer discurso contundente porque lhe interessa o cargo de presidente?
Uma no cravo outra na ferradura!

Essa dicotomia é preocupante.

Quem tem carater nunca trai os amigos, nem os eleitores que acreditaram no seu partido. Dúbia personalidade é coisa inaceitável.

Depois de eleito fará como o PT, só vai interessar seu afã pelo poder?

Tô fora!

Reply

Entre sujos e imundos, ambos absolutamente piores, por serem iguais.

Reply

Um discurso bem atrasado. Porque não mostrou esse ataque ao PT na última eleição para presidente? Teríamos tirado o PT e sua quadrilha do governo. Não teve o menor interesse em trabalhar pelo Brasil. Agora como lhe convem ser cadidato, está se mostrando "o combativo"?

Sabe só olhar para o próprio umbigo.

Então que vá coçar a barriga noutra vizinhança!

Reply

Aécio presidente contra a PTralhada!

Reply

Este é o caminho,política se faz na expressão do contraditório, Aécio marca posição, mostra a diferença. Da forma como o PT quer o "nós" e "eles" . Sem dúvida essa comparação mostrará a cara do verdadeiro PT, começa na cochia e terminará nas ruas, o PT já cometeu tantos erros que se torna cada vez mais indefensável.

Reply

Está começando bem o Aécio ! Escalou o FHC para marcar o Lulla, que, se deixarem, vai passar os dois próximos anos mentindo muito sem ninguém para contradizê-lo.
Inclusive o Lulla podia, agora, aceitar o convite para um debate com o FHC. Topas Lulla ?

Reply

Dá-Lhe Aécio, Katia, Meirelles, Alvaro Dias, qualquer "Um" contra Dilma, Lula e PT, chega dessa gente Dilma-Fé, CorruPTa, Mensaleira, Dissimulada, Cretina, Terrorista, todos esses Fidel DaPvtas..

A Reeleição Dilma-Fé é uma atentando a Democracia no Brasil..

Reply

O PT sempre foi e sempre será o que de fato é, o que o destingue de outros partidos é o método. Quem observa melhor pode perceber que o partido usa o método fascista para enganar incautos, que via de regra, o Brasil está até às tampas! Só o discurso de Aécio é pouco, as oposições precisam atacar em bando e não isoladas como é comun. Não chegarão a lugar nenhum, infelizmente!

Reply

Olha aqui o que é discurso de verdade:

http://www.youtube.com/watch?v=PPIAlvaq_oE

Reply

Eu faço, SIM, a besteira de NÃO votar em Aécio, NEVER. Quem fez a besteira maior foi o garotão arrogante, que não pensou no Brasil mas em questões puramente pessoais, não apoiando Serra. Se ele é mineiro, acreano, venusiano ou de Vulcano, não importa.

Aliás, não voto em Serra nunca mais, nem para senador. Eles que vão se fuder bem gostoso em outras paragens.

Esse pessoal que faz oposição com hora marcada não merece minha consideração, muito menos meu digníssimo e consciente voto.

Muito da penúria moral que nos encontramos hoje, com os mais de dez anos de PT no poder, se deve à birra, à manha do pré-adolescente mimado Aécio tá-ficando-careca.

Tivesse ele se dedicado, como qualquer patriota que se preze, na campanha de Serra para a presidência, votaria em Aécio com a maior boa vontade. Mas, na época, preferiu, o desde sempre presidenciável mineiro, sentar a bunda numa prancha de surf e ir nas baladas de bacanas.

A oposição com hora marcada perdeu a presidência, a prefeitura paulistana e provavelmente o governo paulista será dos petistas. Num cenário com Serra como presidente e não Dilma, a petralhada não teria tanto sucesso.

Agora vem um pessoal aqui pregar patriotismo COM Aécio? Deveria ser patriotismo NO Aécio.

Ora, vamos ser realistas e honestos. As chances da oposição vencer o próximo pleito, com ou sem o desconhecido Aécio, são mínimas. Serão maiores se a ECONOMIA nos próximos meses for pífia e começar a degringolar, com desemprego, inflação e arrocho dos salários. Caso contrário, a gerentona ganha de barbada.

Como a petesada é muito ruim de gestão, muito provavelmente a economia interna afundará depois das próximas eleições. Antes disso, o PT não poupará ações que ludibriem o povaréu, com engodos e benesses fajutas.

Em 2018, as chances são bem maiores, e a oposição com hora e dia marcados poderá sonhar com a presidência.

Voto NULO. Em Aécio, NEVER!

Reply

Esse era meu sonho, mas duvido que o lula ladrao vá!!
Um debate em estudio TV aberta, sem a presença de militantes puxa-saco!

Lula Ladrao nao tem bolas pra isso nao!!! Como todo comunista é covarde! Só bate em mulher e em criança!!!

Ninguem do PT teria coragem de ir pra um debate aberto!!

Reply

Caro Coronel: Vai ser tromba de novo, em Aécio Never eu não voto.

Reply

Gente, se der um 2º turno, Aécio e Dilma, vocês votarão nulo? Pelo amor de Deus, vamos engolir o remédio amargo, mas no PT, Não votaremos, certo?

Reply
mayke costa silveira mod

jamais vou perdoar esse traidor chamado aécio neves! voto no corrupto dudu arraes, mas em traecio não vou votar nem amarrado!

Reply
mayke costa silveira mod

eu quero que essa babaca, traidor - aecio neves - vá plantar batatas pra ver se elas dão em cacho!! pilantra egocentrico!!

Reply