Esquerda, direita, esquerda, direita...

Artigo intitulado " O Papa e a semântica", de KÁTIA ABREU, 51, senadora (PSD/TO) e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), publicado neste sábado na Folha de São Paulo.   

Há temas que, por sua magnitude e transversalidade, perpassam diversos outros, que aparentemente lhe são estranhos. É o caso da renúncia do papa Bento 16. À parte as numerosas teorias da conspiração que a mídia mundial quis lhe atribuir, indiferente às explicações que ele próprio deu, constata-se que o entendimento do tema está contaminado por um despropósito: o conflito ideológico direita x esquerda, modernidade x ortodoxia. É intolerável que assim o seja -mas é. 

Tal reducionismo, que chegou ao interior da Santa Sé, há muito inferniza a vida política e econômica dos países e se faz fortemente presente na América do Sul e, em especial, no Brasil.  Se já é uma distorção em relação aos países, impensável é que se tente estendê-la à religião. Não existe religião progressista. Esse termo, altamente questionável na sua essência, não se aplica a uma instituição que tem por missão exatamente conservar um legado que se pretende eterno.  É, pois, uma contradição em termos classificar um religioso de moderno ou reacionário. São categorias estranhas ao tema. 

No Ocidente cristão, ninguém é obrigado a ter uma religião. Se a tem, deve aceitar seus pressupostos; se não a tem, não faz sentido pretender moldá-los, menos ainda a partir de paradigmas que lhe são inteiramente alheios. A terminologia direita-esquerda surgiu na Revolução Francesa, no fim do século 18, quando a Assembleia Nacional ganhou assento na Sala do Trono. O representante da aristocracia sentava-se à direita do rei; o da Assembleia, à esquerda. Marx valeu-se desse simbolismo para atribuir à esquerda as questões de interesse popular e à direita os da elite dominante.

Quem dera fosse tão simples. Discutir temas como economia, ambiente e até valores morais a partir desses pressupostos conspira contra o bom-senso e a eficiência. Por que, por exemplo, a economia de mercado seria de interesse apenas da elite se é ela, comprovadamente, a que gera riquezas e, por extensão, empregos a todos os segmentos sociais? Não há um só país que, ao adotar o socialismo, tenha erradicado a pobreza ou melhorado a vida do povo.

Países que embarcaram nesse equívoco -e a Rússia é o exemplo mais evidente- saíram ainda mais pobres. Não obstante, a esquerda fez de temas como justiça social, direitos humanos e até defesa do ambiente sua reserva de mercado.


A história registra algo em torno de 100 mil cubanos mortos na sequência da Revolução Socialista, num país que, à época, tinha aproximadamente 8 milhões de habitantes. Foram cerca de 17 mil fuzilamentos e mais 80 mil assassinados em tentativas de fuga. A ditadura chilena de Augusto Pinochet contabiliza cerca de 40 mil opositores tombados -menos da metade dos cubanos- e as estatísticas oficiais falam em cerca de 3.200 mortos e desaparecidos. No entanto, Pinochet é um monstro (e não discordo disso), enquanto Fidel Castro é, na visão de alguns, um herói. O que os diferencia? Um é de "direita" e o outro de "esquerda". Os dois são detestáveis. 

Na questão do ambiente, a contradição é ainda mais berrante. Conspira-se contra o produtor rural, em meio a uma demanda mundial por aumento na produção de alimentos. A ONU (Organização das Nações Unidas) avisa que, se a produção não aumentar 20% nos próximos dez anos, haverá escassez. E o Brasil é peça-chave nesse processo. Mas a esquerda -sobretudo a ambientalista- insiste em demonizar o produtor rural. Arvora-se como única e legítima defensora dos direitos do povo, mas defende inocentemente a fome... do povo.

Esquerda e direita são, na verdade, um outro nome para extremismo e radicalismo irracionais, que já causaram muito desastre e muita dor à humanidade. Devem ser motivo de horror, e não de orgulho para quem quer que seja. Como supor, no cristianismo, um sacerdote ou um pastor esquerdista se no Apocalipse de São João está dito que os justos sentarão à direita do Pai e os condenados à esquerda? Por aí se vê o despropósito dessa terminologia, sobretudo no âmbito religioso. 

22 comentários

Coronel,

Esta faltando uma campanha na TV para mostrar ao Brasil quem trabalha na agropecuária e quem "suga impostos"!!

JulioK

Reply

Sei que o Brasil não merece mas, ainda assim, sonho ... Kátia Abreu, Presidente da República.

Reply

É minha candidata a presidente...

Reply

Que sensatez da Senadora,aliás não esperava outro pensamento. Concordo,plenamente, com o que diz. Homossexuais, praticantes do aborto, etc... são livres para dispor como bem entender de suas vidas, não são obrigados a seguirem os ritos da Igreja Católica, agora não podem querer obrigar o Papa, a igreja e ainda por cima renegarmos o que consta na Bíblia sobre esses assuntos. Se a palavra de Deus é que nos move como ser contra eles, por conta da modernidade do mundo?

Reply

Sr Coronel:

KATIA ABREU 2014

Saudações

Ps VIVA ORLANDO ZAPATA TAMAYO

Reply

Coronel,
me mostre um só, um só psdebista que fale o que a Kátia Abreu fala. O FHC, o Serra são os "esquerdista" de gravata. O velhaco e sua cangue são os "canalhas " de sempre.

Reply

A Igreja Católica vem de Deus, ou seja, não pode se "modernizar" porque alguns padres de passeata assim desejam.
Não acredita que venha de Deus ? Simples, não seja católico, podes escolher a vontade !

Reply

Bloqueio economico contra o Brasil, antes que Putin instale os misseis nucleares dele em Pernambuco, bloqueio economico contra o Brasil!

Reply

Grande Kátia!
grato Coronel por propagar os textos dela.

Abraço,

Reply

É uma pena que esta linda, corajosa e inteligente mulher não se candidate a Presidente da República!

O Brasil só teria a ganhar com isto!

Parabéns, Katia Abreu por este texto maravilhoso!!!


Chris/SP



Reply

De pleno acordo com a mensagem do texto acima.RGS(PESQUISADOR)

Reply

Essa Mulher é demais! É tudo que o povo brasileiro precisa, uma líder. Até agora, na minha humilde percepção, vejo e antevejo um Brasil grande e próspero conduzido pelas mãos dessa digníssima Kátia Abreu, quiça única capaz de alavancar este país, transformando-o verdadeiramente numa grande nação.

Reply

Cel,

Ela eh uma genia.

Reply

Pena que a senadora ainda esteja no PSD do Kassab, porque espero que o Kassab se desidrate e não leve junto o partido.

Reply

Infelizmente, a idealização de figuras públicas pelo "povo" não tem qualquer relação com bem ou mal, bom ou ruim. Apenas com o momento cultural/histórico do "povo" em questão.

Reply

Katia Abreu, mesmo no psd de kassab, continua sendo minha candidata à presidência.

PS: francamente, sair do psd do kassab e ir para onde???

Reply

Para compensar a mediocridade de Dilma, temos a Cátia Abreu! alguém duvida que ela pode contrapor e se tornar presidente? Cátia está há anos luz da Presidanta. Vamos lá, brasil, façamos uma campanha prá alavancar Cátia ao posto máximo do poder. Cátia presidente!

Reply

Realmente essa senadora vem mostrando que não está para brincadeira como a maioria da bandalha.
Mas sendo de Goiás acho que isso atrapalha na divulgação do trabalho que ela faz.
Lamentavelmente.

Reply

Por pelo menos uns 50 anos, precisamos de presidentes SOMENTE militar, diante de tantas aberrações que nos empurram diariamente, ler um texto como este é de se voltar a acreditar que podemos dar a volta por cima rapidamente, sem dúvida a Sr. katia poderia ser uma ministra que traria de volta 10, 12% de crescimento anual, mas presidente, que seja apenas militar, tirar o pt e entregar a quem quer que seja, vai ser adiar as providências pendentes e nessa altura do campeonato seria um tiro no pé.
As reformas que precisamos somente os militares poderão realizar, isentos de direita ou esquerda, agora é olhar pelo país e mandar a classe política pros quintos, vão trabalhar como todo brasileiro, ficar esculhambando a Nação foi bom pra eles, agora que aguentem as consequencias, uma boa faxina que só as Forças são capazes, que venham as FORÇAS ARMADAS e que venham fervendo, chega de lero-lero, fim de papo e todo mundo vai trabalhar, regras justas e claras para quem trabalha e gera empregos, a força da lei pra cima da bandidagem, em 3 anos ja estaremos em outro patamar de qualidade de vida, não há em absoluto o que temer, apenas festejar a entrada de um novo século, mais digno, mais decente e principalmente com mais esperança e fé.
Essa sim é a nova ordem e não aquela que assusta, que não se sabe do que se trata, mas esta que é por nós e pelo Brasil, pela família e pelo trabalho honesto, AVANTE BRASIL, O FUTURO É AGORA.

Reply

"PS: francamente, sair do psd do kassab e ir para onde???"

PSDB e PSD poderiam no futuro fazer uma dobradinha presidenciável, com o discurso de KA, mas com Kassab não dá. Atualmente, o cara é um desagregador nato, e só tende a piorar.

Se o partido do Kassab apoiar o PT nas eleições de 2014, como KA vai se posicionar? Vai ser pragmática também?

Somente vejo o crescimento político da senadora dentro do partido e fora dele se Kassab for colocado no escanteio. Isso ele não vai permitir. Vai ser uma boa briga.

Mas Kassab é um sujeito tão volúvel que tudo pode mudar.

Reply

O que não dá pra entender, é Kátia no PSD, na base aliada do PT. Essa posição política depõe contra ela. Só compro seu discurso depois que ela sair de lá.

Reply

PT = OS MAQUIADORES DO SÉCULO

Porque a oposição não usa essas verdades para desmoronar com a cara e as mentiras do Lula e da Dilma?

Essa oposição não gosta é de trabalhar. Fica na moleza, sem mexer abunda, esperando o polpudo salário e as verbas extras que o contribuite lhes paga com o suor do seu trabalho.

Reply