Merval demole números petistas.

Em coluna intitulada  " O outro lado", publicada em O Globo, Merval Pereira prova que o sucesso de Lula e Dilma são frutos de manipulação dos números...

E, se em vez de insistirmos na comparação entre os governos petistas e os do PSDB dos últimos 20 anos, fizéssemos uma análise mais abrangente, com as comparações da performance brasileira nos últimos dez anos com a própria performance dos governos ao longo da nossa História e, além disso, com as demais economias do mundo, inclusive dos países emergentes? 

O professor titular de Economia Internacional da UFRJ Reinaldo Gonçalves se propôs a se distanciar da polarização PT-PSDB para analisar a economia brasileira e os avanços sociais nos dez anos de governos petistas, e encontrou quadro bastante desolador, distante da propaganda oficial, a que deu o título "Brasil negativado, Brasil invertebrado: legado de dois governos do PT".

A"negatividade" é informada por inúmeros indicadores de desempenho da economia brasileira que abarcam o país, o governo, as empresas e as famílias. O "invertebramento" envolve a estrutura econômica, o processo social, as relações políticas e os arranjos institucionais. Essa trajetória é marcada, segundo Gonçalves, na dimensão econômica, por fraco desempenho; crescente vulnerabilidade externa estrutural; transformações estruturais que fragilizam e implicam volta ao passado; e ausência de mudanças ou de reformas que sejam eixos estruturantes do desenvolvimento de longo prazo. 

Na avaliação do crescimento da renda durante os governos do PT, o professor classifica de "fraco desempenho pelo padrão histórico brasileiro e pelo atual padrão internacional". A taxa secular de crescimento médio real do PIB brasileiro no período republicano é 4,5%, e a taxa mediana é 4,7%. No governo Lula, a taxa obtida é 4%, enquanto as estimativas e projeções do FMI para o governo Dilma informam taxa de 2,8%.

O resultado é claramente negativo: no ranking dos presidentes do país, Lula está na 19ª posição, e Dilma tem desempenho ainda pior (24ª), em um conjunto de 30 presidentes com mandatos superiores a um ano. Resultados que não são compensados pelo fato de o governo Fernando Henrique estar em 27ª posição, com o crescimento médio de 2,3%.

O Brasil negativado dos governos do PT também é evidente quando se observam os padrões atuais de desempenho da economia mundial, ressalta Gonçalves. Durante os governos petistas, a taxa média anual de crescimento do PIB (considerando as estimativas e projeções do FMI para os dois últimos anos do governo Dilma) é 3,6%. No período 2003-2014, a estimativa é que a economia mundial cresça à taxa média anual de 3,8%; no caso dos países em desenvolvimento, essa taxa deverá ser de 6,4%.

Portanto, salienta Gonçalves, o Brasil negativado é evidente quando se constatam não somente essas diferenças como dois outros fatos: em seis dos 12 anos do período 2003-14, a taxa de crescimento da economia brasileira é menor do que a taxa média mundial; e, em todos os anos, a taxa de crescimento do PIB brasileiro é menor do que a média dos países em desenvolvimento.

O Brasil negativado também é evidente quando se compara o crescimento do PIB brasileiro durante os governos petistas com a média simples e a mediana das taxas de crescimento dos 186 países que são membros do FMI e que representam um painel muito representativo da economia mundial.

A taxa média durante os governos Lula e Dilma (3,6%) é menor que a média simples (4,6%) e a mediana (4,4%) das taxas de crescimento dos 186 países. A taxa de crescimento brasileiro é menor que a média simples e a mediana da economia mundial em dez e sete anos dos 12 anos, respectivamente.

O fraco crescimento da economia brasileira durante os governos petistas está diretamente associado às baixas taxas de investimento, ressalta Gonçalves. A taxa média de investimento do Brasil no período 2003-14 é 18,8% enquanto a média e a mediana mundial (painel do FMI) são 23,9% e 22,5%, respectivamente. Em todos os anos de governo petista, a taxa de investimento é menor que a média e a mediana do mundo. No painel de 170 países o Brasil ocupa a 126ª posição, média para o período 2003-14. (Amanhã, o social)

18 comentários

cel,

A grande virtude do governo petralha é a propaganda enganosa. Isso eles fazem com maestria, coisa que ninguem mais consegue fazer igual ou melhor.

Reply

Coronel,

O crescimento economico do Lulla+Dilma+PT foi na base do "cheque-especial" a juros de SELIC para consumo e não para produção.

Olha o tamanho da nossa divida interna.

Bom, nem adianta berrar muito, pois o Brasil vai ladeira a baixo já em 2013.

JulioK

Ps.: o próx. presidente vai ter o perfil de "arrumar a casa". O resto é conversa mole!!!
É ali que os "grandes empregadores" vão colocar dinheiro na eleição!!!

O Brasil não aguenta até 2018 com Lulla+Dilma no comando!!!

A Venezuela esta ai para provar!!!

Reply

Passeata contra Luladrao.
Amanha dia 24-Domingo.

Alguem pode publicar o horario de os locais nas outras capitais do brasil.
Postar no Face, twter etc...

agradeço.

Reply

Cel

O pior é que a dita Oposição axeita esta manipulação e fica Calaaaada.

Átila

Reply

Sr Coronel:

Estamos a viver no ADMIRAVEL MUNDO NOVO,todos os dias nos dão os dados falsos e as estatística falsas e assim vamos vivendo um estado de felicidade falso
Saudações

Ps VIVA ORLANDO ZAPATA TAMAYO

Reply

Lembrando que tudo no Brasil custa o DOBRO que nos EUA. Deveríamos cortar pela metade qualquer definição de renda per capita brasileira.
Um dado importante que não apareceu na mídia é que o Brasil ficou 100% mais caro que outros países nos últimos dez anos.

Marcos

Reply

A análise é perfeita, além disso, o Brasil hoje é um país muito caro, mais caro que países de primeiro mundo.
Agora, com bolsas não sei o que, cotas para todo o lado, muita propaganda, fica parecendo que estamos uma maravilha, o que não é verdade.
Querem uma prova, tentem uma internação hospitalar e verão nossa triste realidade !

Reply

Incrível, descobriu-se, afinal, vida inteligente no Brasil! O problema é que o povo dificilmente irá entender essa gama de informações e de números, pois está engabelado pelas bolsas-tudo dos petralhas.

Reply

Ao anônimo das 15.15

os horários que havíamos visto:
SP – 15.00 hrs – MASP
RJ – 15.00 hrs – P/4 COPACABANA
BH – 10.00 hrs – PÇA LIBERDADE
melhor conferir.

Reply

Coronel, está sabendo alguma coisa, ou é verdade que Sexta-feira dia 15/02/2013 foi votada a Lei da Ficha Limpa e que foi rejeitada? - e que a imprensa domesticada sequer noticiou o fato??? Se for verdade, isso merece a boca no trombone, tanto a votação (às escondidas) e o silencio da "imprensa"...

Reply

Anônimo em 23/02/2013 às 14:51

"A grande virtude do governo petralha é a propaganda enganosa"...

*E por acaso propaganda enganosa lá é virtude, amigo?!!

Reply

Lula ainda vai ser reconhecido no Brasil como o maior estadista que o Brasil já teve. Por enquanto, esse reconhecimento é só dos estrangeiros. Mas, a cachorrada daquí não para de ladrar. Isso é inveja, ou interesse contrariado. Os torturadores mumificados ainda não foram sepultados. Continuam resistindo.

Reply

Vamos massificara essas informações.

Reply

O Aécio só ganha a eleição se a oposição se unir. Não vai ser fácil, mas é possível. As vaidades tem que ser colocadas de lado. O Aécio é humilde e sabe reconhecer os parceiros. Temos que conquistar os amigos e parentes próximos. O PT no poder representa a derrota do Brasil. Fora PT.

Reply

FHC está em 27ª posição, com o crescimento médio de 2,3%, mas pelo menos ele fez o plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e outras reformas, ma e Lula, ele fez o quê?
O aumento do número de beneficiários da bolsa família não é sinônimo de sucesso, mas sim, fracasso econômico, pois o governo não conseguiu que essa camada de dependentes fossem inseridos no mercado de trabalho.

Reply

"Os torturadores mumificados ainda não foram sepultados."

Você está falando de Fidel e Chaves e demais ditadores genocidas e fascistas da esquerda fajuta da África e da America Latina, por certo.

Reply

Chamar o Lula ladrão de estadista é o fim da picada!

Reply

engraçado o blog usar números de um professor de extrema esquerda. Para o professor Reinaldo Gonçalves, o problema do PT é que ele não é de esquerda, ele é o PSTU da academia.

Reply