Sem espaço e sem discurso, Marina Silva vaga sem rumo.



Dois anos depois de obter 20 milhões de votos na disputa pela Presidência da República e, na sequência, deixar o PV, Marina Silva participou de forma periférica de algumas campanhas municipais e ainda não tem rumo definido para as próximas eleições. Ela não sabe se quer ser apenas uma personalidade da sociedade civil ou voltar à política partidária, disputando as eleições de 2014.

Depois de chegar em terceiro lugar na disputa de 2010, a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente no governo Lula lançou o “Movimento por uma Nova Política”, suprapartidário e embrião para a formação de um novo partido. Pessoas próximas a ela, no entanto, estão descrentes e cada vez mais desmobilizadas. Afirmam que a ex-senadora não tem mostrado apetite e nem teria perfil para viabilizar a legenda. A própria Marina expõe dificuldades.

— Isso está em discussão, as pessoas estão pressionando, mas tenho muita dúvida quanto a esse desfecho. Um partido não se faz só em função de eleição, e sim de um projeto, e só tem sentido se esse projeto estiver à altura dos desafios do século 21 — afirmou Marina ao GLOBO. — Quando digo que não sei, é porque não sei. Quero ver onde minha contribuição pode ser mais efetiva.

Marina passou primeiro pelo PT, depois pelo PV, e agora pensa em fundar um novo partido enquanto critica os já existentes e os trata com desprezo. Seu desafio é não só viabilizar uma nova sigla, mas garantir sua sobrevivência à margem do modelo político que tanto ataca. — Há uma borda que está se descolando desse núcleo estagnado do poder pelo poder, do dinheiro pelo dinheiro, focado somente no presente, nas agendas imediatistas que pautaram a discussão do Código Florestal e do dinheiro do pré-sal. Precisamos de políticas de longo prazo — diz Marina.

Um outro obstáculo é o projeto de lei em tramitação no Congresso que impede que novos partidos tenham acesso pleno ao dinheiro do fundo partidário e ao tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV, antes de disputarem uma eleição. A proposta foi apresentada depois que os partidos perderam dinheiro e tempo de propaganda para o PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que conquistou o direito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Marina tem pesado as dificuldades de reunir assinaturas necessárias para a criação de um novo partido, os trâmites burocráticos e quem embarcaria com ela nessa empreitada. Ela andou conversando com a vereadora Heloísa Helena (PSOL-AL), sua amiga; com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); e com os deputados federais Reguffe (PDT-DF) e Alessandro Molon (PT-RJ).

Nas conversas, Marina tem avaliado que haveria espaço para sua candidatura em 2014, pois não considera que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), possa se apresentar com uma terceira via. — Ela diz que o Eduardo Campos é uma bolha da mídia. O que pensa? O que defende? Para ela, o Eduardo Campos está ocupando o espaço que o Aécio não ocupou — disse um dos interlocutores de Marina.

Nas análises feitas com seu grupo, Marina afirma que a presidente Dilma Rousseff estará mais forte do que em 2010 e pode conquistar a reeleição já no primeiro turno. Mas para ela, como o PSDB está mais fraco, ela teria chance de ir a um eventual segundo turno. A ex-senadora tem pelo menos uma certeza: não voltará ao Congresso. Ela acredita que pode fazer do lado de fora, com mais liberdade, o que faria no Senado. E depois de dois mandatos de senadora, o Legislativo não a instiga mais. — Não serei candidata ao Senado, já dei minha contribuição para o Acre, e não mudarei meu domicílio eleitoral.

Nas eleições municipais, Marina apoiou candidatos de diferentes partidos, como Marcio Pochmann (PT), em Campinas; Gustavo Fruet (PDT), em Curitiba; e Serafim Corrêa (PSB), em Manaus. (O Globo)

14 comentários

"andou conversando com a vereadora Heloísa Helena (PSOL-AL), sua amiga; com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); e com os deputados federais Reguffe (PDT-DF) e Alessandro Molon (PT-RJ)."

juntando toda essa turma quantos votos da?

uns 20 mil?

Reply

Preciso de uma empregada doméstica aqui em casa jpa que hoje a vagabundagem toda vive de bolsa-favela e nenhum dessas aí não querem mais pegar no batente.
Portanto, se alguém encontra-la por aí, avisem que tem emprego de empregada doméstica disponível aqui no Favelão de Janeiro, ops, no Rio de Janeiro.

Reply

Marina Silva já está ex.
ex disso, ex daquilo e agora é ex-candidata. tchau marina!

byebye

Reply


Melhor seria que essa porrinha louca fosse ser candidata a governadora do Acre e deixasse de encher o saco dos brasileiros que pagam imposto e carregam essa esbórnia nas costas.

Vá fazer um paizinho de ONGs lá para as suas bandas, já que foi eles que a jogaram na nossa cara.

Reply

Coronel,

De "bolha da mídia" ela entende!! Ela foi a primeira!!!

JulioK

Reply

Volta pro Acre, minha filha e pára de encher nosso saquinho. A floresta te chama!

Sds

Reply

Deixa a vida me levá .... vida leva eu....

Reply

Sonhática...

Reply

O Doutor Enéias Carneiro foi o terceiro colocado nas eleições de 2014 e o Deputado Federal com maior número de votos do Brasil, quando ele faleceu foi pouquíssimo lembrado! A diferença é que ele não tinha um PT para coloca-lo no senado, dar ministérios e não tinhas ONGs internacionais corruptas o financiando! Essa Marina Silva só está durando muito com tem um bando de interesseiros com recursos atrás a financiando.

Reply

É impressionante como esses corruptos se vendem fácil! Essa mulher era humilde no ACRE, começou com movimentos sociais na região, se formou em UFAC, virou senadora e ministra as custas do país e da máquina estatal, depois se vende para ONGs, gringos e tudo mais! Para esses políticos como Lula, Dilma, Marina Silva e todos os demais, o Brasil e a máquina estatal não passa de uma ferramenta disponível para lucrar já que os donos dele não agem para administrar o que é deles! Como o povão é omisso e as instituições, mídia, empresários e outros mais são cúmplices até certo ponto ou por completo, eles fazem o que bem entendem e ainda são demagogos e hipócritas se passando por santos defensores do país e dos mais humildes! O pior é que a eterna massa de manobra sempre cai nessa conversa. Sinceramente, só um MILAGRE para esse país virar um país de primeiro mundo mais sério! Pior é saber de parte do que acontece, ser roubado, ser humilhado e não por fazer nada por falta de poder ou ferramentas.

Reply



Marina? que Marina?
essa é uma idéia vaga...sombras e nuvens, uma chuva de verão...que passou...nem saudades deixou! que coisa mais triste.

Reply

1- Mandar ela de volta para o Acre e sacanagem com os acreanos, que tambem são brasileiros. 2- bater papo com amigos do PSOL para definir o futuro político, e algo que está entre o dasvairio e burrice militante. 3- Não conseguir articular um novo partido político, com o suposto cabedal de votos e com as supostas causas populares, é uma prova de incompetência. 4- Se superar todos estes entraves, só terá uma maneira de prolongar sua vida política, sendo base do governo pt. 5- Tchau Marina. "Requiescat in pace".

Reply

Cel
Espero que a Marina Silva vague sem rumo para sempre.
Esther

Reply

O Cururu da Amazonia nao ta conseguindo ficar com a cabeca fora da agua....Tchau...Some...

Reply