Quem diria: como o PSD de Kassab, DEM do Caiado caminha para base da Dilma.

DEM começa a sair da oposição, aliando-se ao PSB, um dos maiores apoiadores do governo Dilma. O pragmatismo do Caiado e do Agripino vão transformar o DEM em um novo "partido da boquinha"?

Após eleger ACM Neto prefeito de Salvador, a terceira capital do país, os dirigentes do DEM recuperaram o fôlego e querem agora valorizar o passe do partido para as eleições de 2014. Como primeira medida, caciques da legenda passaram a defender aproximação com o PSB de Eduardo Campos. 

Depois de 16 anos acompanhando o PSDB de forma quase automática nas disputas presidenciais, setores do DEM defendem que a legenda se mostre disposta a conversar com outros interlocutores. O PSB surge como alternativa natural, até por ser o único partido com uma possível candidatura para rivalizar com a polarização PT-PSDB. 

O presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), e o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) são dois dos maiores entusiastas do diálogo com o PSB. Nos últimos anos, cresceu entre os democratas a insatisfação em relação aos tucanos, com a avaliação geral de que os aliados históricos vêm tratando o partido como mera linha auxiliar, sem retribuir o auxílio que recebem nas eleições nacionais.Nesta eleição municipal, os democratas destacam a falta de apoio em cidades-chave para o partido, como Recife e Fortaleza, onde nas primeiras pesquisas candidatos do DEM apareciam com chance, mas acabaram não obtendo o apoio do PSDB, que preferiu lançar nomes desconhecidos.

— O DEM há muito tempo é identificado e misturado com o PSDB. Esse tempo acabou. O parceiro preferencial continua sendo o PSDB, até porque estamos juntos na oposição. Agora, por que não podemos conversar com A, B ou C com liberdade e autonomia? — afirma Maia. — Existe algo que nos impeça de conversar com Eduardo Campos? Não. 

Os tucanos também são acusados por setores do DEM de participação na criação do PSD. O novo partido, que já havia tomado cerca de um terço da bancada do DEM na Câmara, ajudou na sensível redução no número de prefeitos democratas eleitos mês passado, de 492 (em 2008) para 278. ( O Globo)

23 comentários

Faz sentido coronel, afinal, a aliança com os Tucanos pós-Lula tem beneficiado o Dem de que maneira? O Eduardo Campos pelo menos é "cabra macho".

Reply

A relação entre tucanos e petistas é sado-masoquista... um gosta de bater e outro gosta de apanhar...

Reply

Coronel,

Começou a movimentação em direção ao Eduardo Campos, que ganhará musculatura.

No final do 2o. semestre de 2013, com a economia crescendo pouco, virá a ruptura com o governo e posterior lançamento dele, com Aécio de vice, para 2014!!!

São Paulo vota no Eduardo!! Anote ai!!

JulioK

Reply

O DEM precisa lembrar que o PSB, assim como o PDT, integra o Foro de São Paulo, criado pelo PT.

Reply

A grande verdade no BRASIL, é que todos os nossos POLITIKOS são ladrões, basta aparecer o CORRUPTOR, e elles bancam o preço.
PMDB, PDT, PSD, e outros tantos são partidos para colocar os VAGABUNDOS que não gostam de trabalharem A ROUBAR DOS COFRES PÚBLICOS, POIS NÃO HÁ MAIS ILUSÃO , todos os politikos brasileiros SÃO LADRÕES do herário publico, e o povo burro que vá plantar batastas. Bem feito , esta Democracia é uma falsa , corrupção a solta, basta dizer o preço, que o PT banca. Não há oposição no Pais, o que existe SÃO SANGUE SUGAS DO POVO, aumentam impostos e mais impostos para poder bancarem suas roubalheiras. Todos os PARTIDOS SÃO CORRUPTOS, isto é que o PT queria que acontecesse, dominar todos pela corrupção.JUSTIÇA PRA QUE, NOSSOS JUÍZES SÃO NOMEADOS POR ESSE BANCO DE CORRUPTOS , PARA AGIREM A FAVOR DA CORRUPÇÃO.

Reply

Acho ótimo que o DEM vá para a situação. Se todos os partidos forem para situação a política brasileira vai ficar linda, pois na prática, serão todos contra todos (como já acontece hoje nas eleições municipais). Se só sobrar o PPS e o PSDB, ótimo, pois eles vão se fortalecer, captando todos os votos da parcela da população que não gosta do governo (pelo menos uns 40%). O DEM é um partido queimado. Já vai tarde.

Reply

Será que isso não tem o dedo do Senador Mineiro? DEM e PSB contra PSDB, num seria demais, a cada dia vejo o Nordestino candidato a presidente, num sei quem sai de vice, aí seria a aliança PSB, DEM, PSDB. Poderia entrar o PPS, com aquela história de voto crítico.

Reply

Não percebo nessa manobra do DEM, legítima por sinal, nenhum sinal de adesismo ao governismo, vejo a escolha por um partido que cresceu e desponta forte para 2014 e, um político idem, Eduardo Campos. Onde foi que o Coronel viu adesismo, nesse apoio? E por que o DEM não pode apoiar A ou B, que descem a ripa? cruzes!

Reply

Recomendo leitura do artigo "O que levou a AGU a agir contra si mesma, na verdade, contra o próprio governo ao suspender a Portaria 303?", de autoria do Professor Denis Lerrer Rosenfield e publicado no Estadão, onde a AGU considera que os povos indígenas e organizações da sociedade civil estão acima do Supremo Tribunal Federal.

Reply

Calma aí, Coronel. A matéria é bastante clara quando diz que o que motiva a aproximação do DEM com o PSB é a possibilidade da candidatura de Eduardo Campos a presidente em 2014. Contra o PT, lógico.

Reply

Tudo é sacanagem neste País!
FRG – FUNDAÇAO REAL GRANDEZA
Há quatro anos, o braço direito de José Dirceu na Casa Civil, Marcelo Sereno (muito conhecido na FRG) e outros (grupo Andrade Magro), adquiriu na bacia das almas a Refinaria de Manguinhos. A refinaria que pertencia ao grupo Peixoto de Castro estava falida e tentavam vender a qualquer preço. Agora o desgovernador Sergio Cabral anunciou a desapropriação da refinaria por valor entre 170 e 200 milhões de Reais, na maior operação de lavagem de dinheiro nunca dantes vista no Brasil!!!
O Grupo capitaneado por Marcelo Sereno comprou a refinaria por R$ 7.000.000,00 eu disse 7 milhões!!! Ou seja, a desapropriação custará quase 30 vezes o valor da compra.
http://lilicarabinabr.blogspot.com.br

Reply

É uma questão de preço.

Reply

Esperar coerência de políticos de BANÂNIA, brigar por ideologia partidária é chover no molhado, a grande maioria não vale o que k@g@, nem vergonha na cara esses mequetrefes tem, alias não tem cara e sim uma mascara que usam quando vão pedir voto.

Reply

Não sei por quê não apareceu algum lulista falando do Fim da História. Se acham que a História acabou, pra quê oposição?

Reply

mas se nao se ligar com socialistas, vai se ligar com quem?

todos os outros partidos sao "socialistas"...

ate o PP se "socializou"...

Reply

JulioK (08:26), que disse:

"São Paulo vota no Eduardo!! Anote ai!!"


Sou Paulistana e não voto no PT, não voto no PSB, não voto no Aécio. Neste caso, voto NULO!


Chris/SP

Reply

Coronel, a coisa não cheira bem, isto é um passo para o unipartidarismo de fato, um país, uma moeda, um partido político apenas, os inimigos do rei não teriam nenhuma representatividade partidária. O passo final é FILIAÇÃO OBRIGATÓRIA AO PARTIDO DE TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS, exceto quem já é filiado a outro partido político e como todos os mil partidos políticos que existirem não terão juntos mais que um por cento dos votos, Dilma e os seus amigos teriam 100% de eleitos em todos os cargos públicos.
Seria extremamente complicado se eleger por um partido alternativo, mesmo com número suficiente de votos não teria o suficiente em nove estados e o partido ficaria sem representação política.

Reply

A única solução possível, é a criação de um partido, que não tenha em seus quadros nenhum político de carreira, com um programa claro e que pela adesão dos cidadãos revoltados com o atual status quo, comece a se manifestar e a adquirir força como verdadeira. Sou um ingênuo sonhador. Ou então, a revolução de opinião, chamamdo às falas estes cretinos que estão encravados no corpo político como cracas em casco de navio. Sou um utópico. Mas continuo lutandom, dando minha opinião e vendendo caro o meu voto. É o mínimo que eu como cidadão de primeira classe posso, e devo, fazer.

Reply

TRAIDORES VAGABUNDOS. ORDINÁRIOS.



MARIA CRISTINA SP

Reply
Escudeiro da Verdade mod

Até tu, Caiadus?

Reply

Prezado Coronel

Talvez seja melhor assim, pois essa "oposicinha" que estah ai nunca serah capaz de agir de maneira consistente para apontar os desmandos e apresentar alternativas concretas para o pais.
Que se abra espaco para um verdadeiro partido de oposicao surgir no Brasil

TFA

Reply

A melhor coisa que o governo poderia fazer em política seria DESOBRIGAR OS CIDADÃOS que querem se eleger a cargo público de filiação a qualquer um dos partidos políticos, seria candidato independente, para a inscrição na justiça eleitoral da candidatura o candidato precisaria apenas de 0,1% dos votos em abaixo assinado.
Se candidato a presidente 500 mil
Governador - 0,1% dos eleitores do estado ( seriam 80 mil em SP )
A prefeito 1% ou até 50 mil eleitores cadastrados no município.
** O teto de 50 mil seria para não tornar uma candidatura a prefeito de SP e RJ mais difícil que para a presidência ou governo estadual.
-
Se um independente for eleito a algum cargo ou tiver votos para o quociente eleitoral, terá direito a ir para o partido que quiser ou até ficar fora dos partidos e fazer um governo direito ou ser bom deputado e assim conseguir reconhecimento da população e ser paparicado pelos partidos políticos, o independente é que poderia ou não escolher algum partido político. Sem partido não pode ir à tribuna como líder de minoria exceto se eleito por outros com partidos. SERIA A TOTAL IMPLOSÃO DOS PARTIDOS EXISTENTES E A POLARIZAÇÃO EM DOIS OU TRÊS partidos grandes e os independentes que garantiriam a representação de toda a população. Eu tentaria uma candidatura para deputado federal e seria um deputado direito e SEM O RABO PRESO A PARTIDOS, teria sendo bom o reconhecimento de deputados de partidos simpatizantes e não seria barato ao partido a adesão, dinheiro não e ideais sim e com todo o direito de sair se o partido sair da linha ( quem fosse eleito sem partido não estaria sujeito à lei de fidelidade partidária ).

Reply

Ronaldo Caiado não está tão longe assim da turma dos sindicalistas que mandam. Se não mexerem com o que é dele, o resto que se expluda ! Não esqueçam que ele é o relator – favorável – daquela excrescência chamada Voto em Lista, que além de manter as organizações criminosas pomposamente chamadas de partidos políticos, coloca os chefetes dessas organizações na cabeça da lista, ou seja, todos renovam seus mandatos.

http://capitalismo-social.blogspot.com.br/2012/08/504-capsoc-novo-sistema-eleitoral.html

Reply