Oposição cai pela metade.

A eleição de 2012 é a segunda consecutiva em que os principais partidos que hoje fazem oposição ao governo federal encolhem nos municípios. Em oito anos, PSDB, DEM e PPS perderam 44% de seus prefeitos e passaram a governar uma fatia do eleitorado 50% menor. Juntas, essas três legendas elegeram no mês passado prefeitos que governarão 20% do eleitorado a partir de 2013. O PSOL, que não existia em 2004, também é hoje de oposição, mas sua inclusão na conta não altera o resultado - as duas cidades em que venceu comportam apenas 0,2% dos eleitores.

Nas eleições de 2008, PSDB, DEM e PPS conquistaram o direito de governar 28% dos eleitores. Esse índice já era inferior ao obtido em 2004, quando as siglas venceram em cidades que somavam 40% do eleitorado.
Em número de prefeitos, a crise dos três partidos também se revela, mas em menor grau: foram 1.968 eleitos em 2004, 1.416 em 2008 e 1.103 em 2012. Uma queda de 865 em oito anos. O partido que mais perdeu peso ao longo do tempo foi o DEM, legenda que, ainda como PFL, chegou ao auge de sua importância nas eleições municipais de 2000, no governo Fernando Henrique Cardoso, quando venceu em 1.028 cidades do País e superou até o PSDB, partido do então presidente, que ficou com 985. 

Nos últimos oito anos, o eleitorado comandado pelo PFL/DEM passou de 13% para 4,6% do total do País. A base governista como um todo, formada oficialmente por 20 partidos que elegeram prefeitos nas últimas eleições, ampliou seu controle do eleitorado de 58% em 2004 para 72% em 2012. Em relação a 2008, o crescimento foi pequeno: 1 ponto porcentual. Em 2004, a composição da base tinha algumas diferenças em relação à atual. O PPS, por exemplo, estava no governo - só saiu após o escândalo do mensalão, em 2005. Já o PDT ainda não havia ingressado no governo.(Estadão)

24 comentários

Coronel,

Isto reflete a falta de liderança!

Vide Alckimin em São Paulo, capitulando para o Poder Central em vez de apontar os problemas(corte de verba para segurança).

O eleitor pensa: - Puxa, se o PT necessitou ajudar S.P., em 2014 vou votar nel..!!!

Simples!!!! Ninguém gosta de apoiar cagão!!

JulioK

Reply

Coronel, não vai ler uma notícia sobre o Lulalau, que está aqui ucho.info? Será que dessa vez o bundão tá frito e teremos menos agressão à democracia?

Reply

Senhor coronel,

Eu gostaria de saber por que ninguem se mobiliza para fundar um novo partido que responda aos anseios de pelo menos 30% da populacao brasileira.

O Brasil nao tem uma direita moderna.

Me parece que houve um problema quando a anistia foi aprovada.

O senhor e uma pessoa inteligente, e acredito que vai concordar que houve uma serie de abusos durante o periodo militar, e que quando da aprovacao da anistia, muitos que perpetraram tais abusos se livraram de punicoes.

Creio que este foi o problema. Baseados nisto, muitos grupos esquerdistas fizeram disso uma bandeira e o resultado e esse desastre que vemos agora.

Fundamentados num fato que nao e la muito honroso para a direita, eles fizeram um barulho tremendo e usaram isso pra crescer e desmoralizar de vez qualquer tentativa de estabelecimento de uma direita decente no Pais.

Infelizmente, a direita nao apenas deixou como nao ajudou - na epoca, seus lideres eram Maluf, ACM, Sarney e tudo que nao ajudava nenhum tipo de defesa.

Mas agora o quadro se inverteu.

Esses "fisiologicos" (lembra dessa?) hoje sao alegres membros dos quadros ....das esquerdas!

Creio que este e o momento para a criacao de uma direita moderna. Ha milhoes de pessoas so desejando uma lideranca ou esperanca onde se apoiar.

Fundamental, porem, e fazer o mea-culpa. Fechar o caso dos abusos do periodo militar, rever a situacao, assumir isso publicamente...e esse e o no da questao. O senhor como militar sabe que isso vai ser de doer, se e que um dia vai acontecer.

Se por milagre isso acontecer, ai sim, pode-se partir para uma formacao de uma direita moderna, contemporanea, dentro da lei e disputando eleicoes.

sem esse passo indispensavel, nao vai acontecer. E a alternativa para a direita acabaria sendo "golpes" que nao tem, na sociedade contemporanea de hoje, nenhuma chance de vingar. Creio que o senhor sabe disso.

Ha municao em abundancia para detonar o PT e asseclas. Ha pelo menos 10 milhoes de pessoas decentes querendo uma opcao.

Ate o Vaticano fez mea-culpas. Esta fazendo ainda, e mais incisivamente agora, pois esta perdendo fieis. Fazer uma mea-culpa e parte da dignidade e o unico jeito de reverter essa mare vermelha.

Como militar e estrategista, creio que o senhor sabe disso.

Assumir os erros e reve-los nao e vergonha, e nobreza de carater.

Se isso for feito, creio que havera esperanca para o Brasil.

Gostaria de saber sua opiniao a respeito do que disse acima.

Reply

Caro Coronel. Isso significa que aquilo que não existe no Paiz desde 2003, agora ficou reduzida à metade.

Reply

E por falar em queda da oposição, aqui vai um notícia bem quentinha: O senador Alvaro Dias disse que vai sair do PSDB, porque lá só tem bandido (no Paraná). E o pior é que quer entrar para o PDT que é aliado do governo Dilma. Tá vendo coronel, alguns aqui ainda querem o tal senador como candidato da oposição. O cara vai se juntar ao Fruet no Paraná e fazer coro com o mesmo governo que ele sempre combateu. Isso é política. O resto é só alienação e gente raivosa. Será que o Reinaldo Azevedo vai começar a tratar o senador de "petralha"?

Reply

A conta de energia dos consumidores da Light, concessionária responsável pelo serviço no Rio de Janeiro, ficará 12,7% mais cara, em média, a partir desta quarta-feira.

Ai está a redução de preços prometida por Dilma.

E ninguém se deu conta, mas o preço da gasolina, depois das eleições, já subiu um pouquinho.

Reply

PROVA CABAL
Excelente comparação. Similar à fundamentação que faz o insígne
Ministro Lewandowski em defesa do mensaleiro Dirceu, com a qual concordo
plenamente, pois o pior cego é aquele que não quer ver.

A justificativa de Lewandowski para inocentar José Dirceu (a prova
cabal), equivale a:

1) Marido desconfia que a esposa o trai.
2) Um dia, segue-a na rua.
3) Vê quando ela e o amante se encontram.
4) Segue-os, quando eles se dirigem ao motel.
5) Pelo buraco da fechadura, vê quando os dois se abraçam.
6) Se beijam e começam a se despir.
7) Loucamente, a mulher tira a roupa e joga a calcinha para o lado.
8) A calcinha se enrosca na maçaneta da porta.
Isto bloqueia-lhe a visão e o marido não consegue ver mais nada...

PRONTO, NÃO HÁ PROVA CABAL DE QUE A ESPOSA COMETEU ADULTÉRIO..


JÁ DIZIA MEU PAI, COMO É BURRO O MEU CAVALO.

Reply

Poder centralizado com a chave do cofre, associado aos sindicatos com recursos dos trabalhadores obrigatório, faz com que não haja oposição.

A população não irá alterar os fatos, por se tratar de povo INDIVIDUALISTA reunidos em corporações, se sujeitando a venda de sua ética em troca de comida e prazeres.

Houve um momento na história que tudo se definiu, os anos da ditadura de Getúlio Vargas. Nem os militares tiveram a ousadia de alterar o rumo dado pela "politica" de Getúlio, apenas ficaram no âmbito da perseguição ao comunismo.

Esta é uma análise de um brasileiro comum.

Saudações do Extremo Sul.

Reply

A oposição morreu, apenas o PPS pode ser chamado de oposição e o PSOL é um partido mais comunista que o PT e o PC do B, quando os mensaleiros forem condenados todos, incluso o Lula, o PSOL volta e pede FUSÃO AO PT.
A Luciana Genro e outros do PT não tem diferenças políticas com os petralhas, moral sim e os quatro dissidentes do grupo inicial formaram o PSOL e hoje uma legenda que cresce em cima do PT, petistas não petralhas preferem votar no PSOL e esperar assim a moralização do partido trambiqueiro (PT) ou que nova dissidência ( 35 a 60% ) do partido filiem-se ao PSOL e mate o PT ( parte vão ao PSB, parte ao PPS e parte ao PC do B ).

Reply

ELES PROPÕEM DE TUDO, MENOS O PRINCIPAL: A VALORIZAÇÃO SALARIAL DOS POLICIAIS ! http://blogdaverdaderj.blogspot.com/2012/11/eles-propoem-de-tudo-menos-o-principal.html?spref=tw

Reply

CORONEL VOCÊ/SENHOR VIU ISSO?

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1181467-comissao-da-verdade-vai-apurar-acao-de-religiosos.shtml

SOU PROTESTANTE/ IGREJA PRESBITERIANA. LEMBRA DO MAKENZIE QUE FOI OPOOSIÇÃO? LEMBRA DO CCC? COMANDO CONTRA O COMUNISMO? EU ESTAVA NA UNIVERSIDADE NA ÉPOCA.EM SÃO PAULO.
FOI POR ISSO ENTÃO QUE OS EVANGÉLICOS DERAM DE ULTIMA HORA APOIO AO HADDAD, ATÉ OS PRESBITERIANOS DERAM APOIO, O QUE EU ACHEI NO MOMENTO, TUDO MUITO ESTRANHO!!
ESTÁ EXPLICADO ENTÃO. LEMBRA DE UMA REUNIÃO COM OS PASTORES DAS MAIS VARIADAS DENOMINAÇÕES?
ENFIM, ESTÁ BEM EXPLICADO!
POR FAVOR, PROCURE PESQUISAR ISSO. OBRIGADA.

Reply

Se desconsiderarmos a parcela que deixou o DEM para fundar o pelego PSD, notaremos que pode até ter havido uma redução nominal da oposição, mas esta, certamente, se tornou mais qualificada. Pois em retrospectiva, não dá prá chamar São Paulo 2008/2012 sob Kassab de oposição.

Reply

SC é o estado brasileiro em que mais cresce o número de homicídios

Estudo aponta que assassinatos cresceram 44,8% no ano passado em comparação com 2010
Leia mais aqui: http://migre.me/bEsf9

Reply

Isso não é problema. Ter 100% de situação será o começo da desagregação do PT. Qual a vantagem de ser situação nesse caso? Governo compartilhado? Uma nova forma de democracia? Durante as eleições municipais vimos que esse negócio de situação e oposição é bobagem. Nas eleições estaduais idem. Isso só tem impacto nas eleições federais, que já estão perdidas. Então, ótimo. O fim da oposição talvez seja o melhor que pode acontecer para iniciar o fim do lullo-petralhismo nesse país.

Reply

Coronel, nos EUA nesse minuto discutem pesadamente os erros da campanha dos Republicanos e como fazer oposição pesada ao Obama.

Enquanto aqui, 20 partidos "co-ligados" a "situação" e uns 3-4 partidos de pseudo oposição.

O brasileiro é masoquista mesmo, porque acha ótimo o Lulo-PTismo, mesmo com o mercado tocando preços incompatíveis com a renda. O cara está endividado até a tampa, e acha Dilma; Ótima.

Mais uma vez, ser oposição hoje é se agarrar á Ética pessoal e coletvia e afundar sozinho.

Temos que agradecer ao Fernando Henrique o fato de o Pais não ter mais oposição FORTE. Porque vai ser debil mental assim na Mongólia.

Se o FH batesse no Lula e provocasse o impeachment durante o Mensalão, O pais seria uma democracia BEM mais saudável. Mas não, o FH preferiu a doença e desenhou o papel horroroso para a oposição.


Lunarscape

Reply



E o Alckimin,;.;,capitulou.!!!.fonseca.

Reply


Tô vendo que não teremos futuro nenhum!

Pior de tudo é que ao invés do povo se unir e tentar levantar a oposição, só criticam, xingam e colocam defeito em quem faz algo...a petrahada entra no seu site e deve vibrar com tanta coisa negativa

Essa violência DIVULGADA EM LETRAS GARRAFAIS PELA IMPRENSA PODRE, já ta tendo resultados...o povo está começando a ODIAR o Alckmin como se fosse ele quem se armasse saísse matando gente

È ..o que mais vale hj em dia é o tal marketing, mentira e canalhice



Reply

Façam as contas e vejam qual é a porcentagem de eleitores de São Paulo em relação aos demais ganhos pela oposição. Em termos de PIB, pode-se dizer que o PT ganhou bastante, mas em número de prefeituras importantes, a oposição não sai tão ruim assim não. É preciso analisar friamente!

Reply

Os Generais tem como responder?


http://velha-aguia.blogspot.com.br/

Reply

A Nova Arena está sendo criada: de direita, conservadora e nacionalista!
Vai unir católicos, evangélicos, simpatizantes dos militares. E se tiver um plano liberal em economia e gestão também atrairá os jovens cansados da esquerda. E esses não são poucos.

Reply

S.R 7 de novembro de 2012 08:46

Abusos? Há controvérsia.
Antes não seria melhor ver a situação do Brasil em 62/64?

"Eu estava, sexta-feira passada, na sede da Academia Alagoana de Letras, durante o velório no qual pranteávamos o falecimento do confrade Ib Gato Falcão e, contava a um grupo de amigos que ele gostava de me chamar de general, em tom de brincadeira, pensando que a promoção me agradava.

Nesta ocasião, um jornalista que fazia a cobertura do velório dirigiu-se a mim e comentou:

– Professor, tenho acompanhado sua vida literária e nunca soube que o senhor pertence ao Exército. Aproveitando a oportunidade e porque o acho perfeitamente integrado à vida civil, desejo saber como o senhor vê a Revolução de 1964.

Pergunta inoportuna, mas se para ela eu não desse resposta, poderia, o meu silêncio, ser interpretado como uma fuga para evitar uma opinião contrária. Resolvi encarar o curioso e respondi:

– Da Revolução eu acho que foi uma aventura apressada de uma camarilha que desejava entregar o nosso Brasil nos braços de uma ditadura comunista. Porém da Contra Revolução que ela ensejou, acho que foi uma atitude acertada do Exército, atendendo ao clamor popular.

– Mas a Contra Revolução instalou uma ditadura militar que permaneceu por mais de vinte anos. Ponderou ele.

– Chamam de ditadura um governo democrata que manteve a autonomia dos três poderes; Que respeitou os direitos individuais de todas as pessoas de bem; Que prendeu bandidos e delinqüentes que se escondiam atrás de um falso idealismo, onde o individualismo interesseiro predominava; Que mais trabalhou, comparando-se as suas atividades com as de todos os governos que o antecederam.

– Mais só uma pergunta, coronel ...( o meu modo decidido e firme com o qual eu dava as respostas, já estava fazendo com que ele colocasse os pontos nos is)..., em sua opinião a Contra Revolução cometeu erros?

– Cometeu um só. O de não ter feito com o bando de assassinos, ladrões de bancos e de carga de caminhões, seqüestradores iguais aos que, hoje, atormentam à nossa população, o mesmo que Fidel Castro fez em Cuba – e que eles tanto aplaudem: eliminação sumária. Só assim estaríamos livres dessa horda de ladrões que, comprando a democracia, situaram-se no poder; saqueia o erário público; se auto premiam com indenizações bilionárias por prejuízos morais inexistentes; incentivam o enriquecimento ilícito e, o que é pior, estão, pelo mau exemplo, promovendo o esfacelamento da ética e da moral na sociedade."
www.alertatotal.net

A questão pode até ser complexa mas a resposta é bem clara. A pergunta é como seria o Brasil, hoje, se em 64 os militares tivessem fechado seus ouvidos ao clamor das famílias?

Se olharmos para outros países que por décadas estiveram sob o regime comunista, podemos constatar que milhões morreram, estatísticas apontam mais de 150 milhões de vítimas.
No Brasil os militares evitaram a carnificina.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=79HC57EagRQ

Reply

Esse é o CARA, que não tem medo de dizer SOU de DIREITA:

http://www.youtube.com/watch?v=TAj4iRawaF0&feature=related


Dar terra para quem não quer terra é alimentar cachorro com cenoura.
Alguém duvída?

http://www.youtube.com/watch?v=nKTEfA0EF0U&feature=related

Reply

Esta redução na Oposição se deve somente a um fato determinante, em meu entender: Esqueceram de exercer uma oposição firme e determinada, fazendo eco aos milhões de brasileiros que não concordam com o que aí está acontecendo. Falta discurso que mostre tantos erros, desmandos e mentiras que amplamente são veiculados pela "mídia" cooptada.

Reply

Srs... está na hora de MAIS oposição, deu para entender ou querem que desenhe?!!

Reply