Guarani kaiowá de boutique.

Neste final de semana, publiquei artigo da senadora Kátia Abreu sobre a antropologia imóvel da FUNAI e de seus seguidores, juntamente com os dados de uma pesquisa que, pela primeira vez, ouve os índios sem a tutela dos seus padres, ongueiros e antropólogos. Também publiquei o mapa abaixo. Ele demonstra o quanto de área indígena é ocupada no pais. Se fossem contínuas, estas terras tomariam o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais. Nestes estados vivem 83 milhões de brasileiros. Nas terras indigenas, vivem 517 mil índios.

Hoje, um artigo de Luiz Felipe Ponde, que publico logo após o mapa, expressa muito bem a imbecilidade dos guaranis kaiowás do twitter e do facebook. Foi publicado na Folha de São Paulo. Vale a pena ler.

Luiz Felipe Pondé 

Guarani Kaiowá de boutique

As redes sociais são mesmo a maior vitrine da humanidade, nelas vemos sua rara inteligência e sua quase hegemônica banalidade. A moda agora é "assinar" sobrenomes indígenas no Facebook. Qualquer defesa de um modo de vida neolítico no Face é atestado de indigência mental. As redes sociais são um dos maiores frutos da civilização ocidental. Não se "extrai" Macintosh dos povos da floresta; ao contrário, os povos da floresta querem desconto estatal para comprar Macintosh. E quem paga esses descontos somos nós. Pintar-se como índios e postar no Face devia ser incluído no DSM-IV, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Desejo tudo de bom para nossos compatriotas indígenas. Não acho que devemos nada a eles. A humanidade sempre operou por contágio, contaminação e assimilação entre as culturas. Apenas hoje em dia equivocados de todos os tipos afirmam o contrário como modo de afetação ética. Desejo que eles arrumem trabalho, paguem impostos como nós e deixem de ser dependentes do Estado. Sou contra parques temáticos culturais (reservas) que incentivam dependência estatal e vícios típicos de quem só tem direitos e nenhum dever. Adultos condenados a infância moral seguramente viram pessoas de mau-caráter com o tempo.

Recentemente, numa conversa profissional, surgiu a questão do porquê o mundo hoje tenderia à banalidade e ao ridículo. A resposta me parece simples: porque a banalidade e o ridículo foram dados a nós seres humanos em grandes quantidades e, por isso, quando muitos de nós se juntam, a banalidade e o ridículo se impõem como paisagem da alma. O ridículo é uma das caras da democracia.

O poeta russo Joseph Brodsky no seu ensaio "Discurso Inaugural", parte da coletânea "Menos que Um" (Cia. das Letras; esgotado), diz que os maus sentimentos são os mais comuns na humanidade; por isso, quando a humanidade se reúne em bandos, a tendência é a de que os maus sentimentos nos sufoquem. Eu digo a mesma coisa da banalidade e do ridículo. A mediocridade só anda em bando. Este fenômeno dos "índios de Perdizes" é um atestado dessa banalidade, desse ridículo e dessa mediocridade.

Por isso, apesar de as redes sociais servirem para muita coisa, entre elas coisas boas, na maior parte do tempo elas são o espelho social do ridículo na sua forma mais obscena. O que faz alguém colocar nomes indígenas no seu "sobrenome" no Facebook? Carência afetiva? Carência cognitiva? Ausência de qualquer senso do ridículo? Falta de sexo? Falta de dinheiro? Tédio com causas mais comuns como ursinhos pandas e baleias da África? Saiu da moda o aquecimento global, esta pseudo-óbvia ciência?

Filosoficamente, a causa é descendente dos delírios do Rousseau e seu bom selvagem. O Rousseau e o Marx atrasaram a humanidade em mil anos. Mas, a favor do filósofo da vaidade, Rousseau, o homem que amava a humanidade, mas detestava seus semelhantes (inclusive mulher e filhos que abandonou para se preocupar em salvar o mundo enquanto vivia às custas das marquesas), há o fato de que ele nunca disse que os aborígenes seriam esse bom selvagem. O bom selvagem dele era um "conceito"? Um "mito", sua releitura de Adão e Eva.

Essas pessoas que andam colocando nomes de tribos indígenas no seu "sobrenome" no Face acham que índios são lindos e vítimas sociais. Eles querem se sentir do lado do bem. Melhor se fossem a uma liquidação de algum shopping center brega qualquer comprar alguma máquina para emagrecer, e assim, ocupar o tempo livre que têm.

Elas não entendem que índios são gente como todo mundo. Na Rio+20 ficou claro que alguns continuam pobres e miseráveis enquanto outros conseguiram grandes negócios com europeus que, no fundo, querem meter a mão na Amazônia e perceberam que muitos índios aceitariam facilmente um "passaporte" da comunidade europeia em troca de grana. Quanto mais iPad e Macintosh dentro desses parques temáticos culturais melhor para falar mal da "opressão social".

Minha proposta é a de que todos que estão "assinando" nomes assim no Face doem seus iPhones para os povos da floresta.

15 comentários

Ontem Wálter Maierovitch no Canal Livre foi uma lástima. O cara definitivamente é petralha ou é um comprado e vendido.

Reply

Deixa o Brasil virar uma esbórnia comunista pra vermos o que o regime vai fazer com os índios e suas reservas.

Reply

Índio de araque.

Reply

Uma boa parcela dos brasileiros são descendentes de indios, de modo que quando alguém se reefere a eles está por tabela se referindo a esses brasileiros também que, diante dos comentarios desse jornalista da folha não há outra reação senão a de meter um murro na boca do sujeito para estancar as porcarias que saem dali.

ass: descendente indigena

Reply

e essa babacada de "índios do asfalto", todos com sobrenomes de descendência portuguesa ou espanhola, mal se da conta de que eh fruto do "mal" que tanto odeiam, ou seja, da colonização dessepaiz...

na sua abissal ignorância, imaginam que caíram no pais de paraquedas...

ou estão revoltados por serem descendentes de colonizadores e assim perderam a chance de nascer na Europa, ou são os coitados de sempre, aliciados e fisgados facilmente pela turminha comunista revolucionaria, cujo publico alvo eh gente desmiolada de tenros 15, 16 anos de idade - alguns, mental...

Reply

"todos que estão "assinando" nomes assim no Face doem seus iPhones para os povos da floresta."

É ruim hein! Essa turma não dá nada, bem quase nada.

Essa turma quer é movimento que se mostrar diferente como um monte de "branco de zoio azur" que se diz descendente de negro só porque é moda.

Essa turma pode até se reunir num desfile gay, ou num protesto a favor da maconha, mas nunca num protesto contra os merdas que estão destruindo a nação.

A maior parte tem o cérebro queimado pela estupides.

Reply

internet eh ótimo...

mas, redes sociais, tô fora!

eh um lixão onde, como disse o Pondé, a cambada frustrada da vida real tem a chance de ser o que não eh nem nunca sera...

por isso os níveis estratosféricos de boçalidade, futilidade e debilidade...

Reply

Até eu quero ser índio desse jeito!!! Trafico de madeiras, avioes, caminhonete de luxo, viagem a europa, palestras carissimas, tudo isso com o unico dever de sujar a cara com carvao, urucum e vestir shortinho vermelho da Adidas???
Bando de preguiçoso!!! Todo indio é preguiçoso e mala!!! Os karajás entao nem se falam!!!

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Desculpem incomodar, mas conheço muito bem essa racinha safada que se chamam de índios - quando lhe é conveniente claro.

São um bando de mestiços, caboclos, cafusos, mamelucos etc, todos preguiçosos, que passam os dias na maior vagabundagem jogando futebol que, quando aparece algum repórter, correm para suas CASAS (e não ocas) para colocar penas de galinha coloridas na cabeça (algumas vem da 25 de merço) e se fantasiarem de índio prá homem branco idiota.

"PTralhas de tanga" seria muito mais apropriado.

Não passam de um bando de safados sem vergonhas, sem o menor escrúpulo.

Estudos de antropólogos (não PTralhas) dizem que foram eles que inventaramo primeiro código de conduta das Américas o "Vantagé-en-tudô" o precursor da brazuca "LEI DE GERSON".

Reply

no ultimo paragrafo, faço sempre o seguinte comentario. esses imbecis que dizem que as terras são dos indios, que nós? tomamos deles etc. é asneiras do naipe , sempre dou o seguinte conselho.. venda seus barracos, ou quanquer lixo que tenha e dê pare eles..e aproveite e pule do precipicio..

Reply

AI CORONEL BARRIGA VERDE ESCREVEU BEM DISSE BEM ARGUMENTOU BEM MERECE APLAUSO E TEM O MEU!!!!!!!!

Reply

Para o Brasil vieram nacionais da Áustria, Suíça, Alemanha, Pomerânia, Espanha, Líbano, Itália, Polônia, Israelitas de várias origens, Portugueses (depois da independência e república), até Americanos do Norte e, da África vieram infelizmente forçados, negros de várias etnias. Seus filhos e netos, mesmo com uns erres e falta de plural estranhos, SE SENTEM e SÃO BRASILEIROS, se orgulham disto, se integraram à sociedade brasileira que os recebeu, foram alfabetizados e falam português,gostam de futebol, comem feijoada, tomam caipirinha e guaraná !! Fazem suas Oktober Fest, Festa da Uva ou Sendai tanabata Matsuri, onde vestem trajes e preparam comidas da origem de seus pais e avós mas, durante 362 dias no ano SÃO BRASILEIROS com todo orgulho ! A SOCIEDADE BRASILEIRA é multi racial e multi cultural. Aprendemos a comer Quibe, Yaki Soba e hot dog mas, ensinamos ao mundo que TODOS os que aqui chegam são bem vindos e, com raras exceções, são integrados à brasilidade !!
Então pergunto :
Em nome de que, tratar os indígenas que AQUI NASCERAM de maneira diferente dos que de fora vieram ?? Por que permitir que sejam formados verdadeiros e vergonhosos "guetos", em nome de uma IMPOSSÍVEL e utópica preservação? Para caçarem macacos para comer, matar araras para fazer enfeites, comerem o coração do inimigo para honra-los ?? Em que os indígenas são melhores ou piores do que a MULTI CULTURAL SOCIEDADE BRASILEIRA ? A quem interessa mante-los pobres, ignorantes, dependentes, alheios ao mundo e verdadeiros zumbis vivos, nem índios nem brancos e que, por isto bebem, suicidam, não se adaptam às oportunidades de trabalho e pintam o rosto, carregam bordunas e usam jeans, relógio e óculos escuros !!
Eles não tem culpa disto ! A culpa é da "sociologia esquerdo burrista" com suas ideias utópicas que NUNCA deram certo ! De "bonzinhos" como Darcy Ribeiro e outros tais, o inferno está cheio !! Os indígenas NÃO SÃO CULPADOS, a sociedade brasileira SIM, por não permitir que se integrem ao mundo moderno e deixar que ONGs, religiosos, políticos e outros abutres de má fé os explorem !!
Jacutiga da Mata Atlantica ( orgulhoso neto de indígena que se integrou sem traumas à sociedade brasileira)

Reply

Pondé, falou tudo. Coronel, li de um leitor do RA, que a força de segurança nacional, foi tirar 7 000 pessoas de uma cidade, para dar as terras aos índios. Um senhor passou mal e não foi socorrido pelos policiais e o diretor de uma escola disse que tirando os moradores da cidade, os alunos perderiam o ano, mesmo assim, as terras desta cidade foram dadas aos índios. Você sabe alguma coisa sobre este absurdo?

Reply

O cara do RA sou eu, a coisa é muito mais complexa, fica comprovado como o povo que não trabalha, vai dominar os trabalhadores, que vão virar escravos, como se já não fossem de suas obrigaçoes como pagar impostos, produzir,cuidar da familia, mostrar dignidade para com os filhos e isso, o povo desta região entre o xingu e o araguaia, sabe fazer, aqui esta reunido um dos mais interessantes BRASIL, e somos taxados disso e daquilo por pessoas que não fazem a menor ideia do que apoiam.
Pedimos socorro!

Reply



Como é fácil manipular a opinião pública urbana que é totalmente ignorante a respeito do que se passa no interior do país.

Ainda bem que o pessoal da cidade não polui e não contamina nossos mares e nossos rios com esgoto e produtos químicos.

Segue a campanha de criminalização unilateral dos produtores ruais e dos milhares de brasileiros que vivem naquela região em contraste com as ONGs internacionais "signatárias da virtude" e "representantes do bem"

O brasileiro não sabe o que está em jogo é nada mais e nada menos do que quase a totalidade territorial do Pantal Sul-Matogrossense, uma vasta área que inclui fronteiras internacionais e cidades importantes como Dourados no Mato Grosso do Sul.

Veremos mais uma vez a velha novela Raposa Serra do Sol, onde uma vasta área do território nacional está "virtualmente internacionalizada"

O Brasil talvez seja a primeira e única nação na história da humanidade, que aceita passar "voluntariamente" por uma "amputação territorial" com a aval e a cumplicidade de seu povo bovino e ignorante.

Num país onde a sociedade é pacífica e pouco instruída, a presença de ONGs internacionais podem ser mais devastadoras a sua soberania do que um exército super treinado que invade nossas fronteiras.

Reply