PT confirma que saúde paulistana será estatizada.

Panfleto editado por uma corrente do PT pede votos para Fernando Haddad (PT) dizendo que, com ele eleito, haverá o "fim das organizações sociais" no sistema municipal de saúde de São Paulo. O texto, é assinado por integrantes do diretório da sigla e tem data de 23 de outubro. Ele começa com uma convocação: "[Vamos] Levar o PT à prefeitura para salvar a saúde. Dia 28 votar 13 pelo fim das Organizações Sociais em São Paulo". 

O coordenador-geral da campanha de Haddad, Antonio Donato, diz que o texto foi produzido por uma corrente minoritária do PT que historicamente defende o fim das OSs. Ele afirma que o material não representa a posição da campanha nem a de Haddad, que tem dito que manterá as OSs. "A vitória de Haddad do PT, derrotando o Serra do PSDB, é o caminho que o povo trabalhador da cidade tem para prosseguir e reforçar sua luta por serviços públicos, em particular da saúde", diz o texto. Ele diz ainda que o PT já havia decidido pelo fim das OSs em junho deste ano.

"O encontro municipal do PT de São Paulo definiu a situação e decidiu: 'A saúde está entregue ao setor privado, onde proliferam as organizações sociais. O governo do PT deve reverter essas privatizações. Os equipamentos e serviços de saúde devem ter gerência pública", afirma. A posição do PT sobre o tema foi trazida ao centro do debate eleitoral pelo adversário de Haddad, José Serra (PSDB). Com base num trecho do programa de governo do petista, Serra passou a afirmar que, se eleito, o rival irá acabar com as OSs. 

Hoje, o sistema municipal de saúde mescla unidades administradas pela prefeitura e pelas OSs, entidades privadas sem fins lucrativos, como o Albert Einstein. Serra defende as OSs e diz que, sem elas, o sistema entraria em colapso. Após os ataques do rival, Haddad deu duas explicações sobre o tema. Primeiro, disse que faria concurso público nos hospitais geridos por OSs -o que contraria a lógica das organizações. Depois, que manteria o sistema atual, mas ampliaria a fiscalização. Ele acusou o Serra de fazer "terrorismo" com o tema.

O panfleto critica o recuo de Haddad. "É um equívoco achar que a situação pode melhorar com fiscalização". "O sangue do PSDB tem a marca da privatização. (...) Com a vitória do PT podemos reverter essa situação." O texto termina dizendo que, Haddad eleito, é preciso mobilização para que ele "cumpra a decisão partidária de fim das OSs". Donato afirmou que não poderia proibir a corrente do partido de manifestar opinião. "Mas a posição deles não prevaleceu. Ela não expressa a decisão da campanha nem a de Haddad."(Folha de São Paulo)

8 comentários

Cel

Na realidade a Saúde de SP vai ser Cooperativada para que os Petistas ganhem o seu igual Lula e sua quadrilha ganhou no Bancoop.

Átila

Reply

Haddad falou as palavas magicas para ganhar o eleitorado paulistano: concurso publico...

Reply

Estatal quer dizer comunal, que é o mesmo que dizer C.O.M.U.N.I.S.T.A...

Quando é que as pessoas de bem irão acordar para isso?!!!

Reply

...É BOM NÃO SENTAR NA CADEIRA DE PREFEITO, POIS NÃO GANHARAM AINDA (E NEM IRÃO)...

Reply

O que a gente faz com um apedeuta que te acorda por telefone as 8h de sábado??? Vamos dar um PRESENTÃO de aniversário para o manguaça (que faz aniversário hoje, muitos poucos anos de vida Lula, muitas infelicidades na cadeia!!!): Uma derrota triunfal NAS URNAS para Haddad e PT. Um dia 28 verde, amarelo, azul e branco, nosso número da sorte é 45!!!

Reply

Querem estatizar para petetizar a saúde. Querem mais pobres mal tratados. Você sabe que é pobre mal tratado, sem saúde e sem educação, que deu as maiores margens de votos para a Poste 1 na eleição presidencial né. Tão querendo usar o mesmo modelo em SP para garantir o queijo. Eheheheheehheeheheh

De resto! Tô torcendo pra Rattat se eleger. Paulistano não aprende? Tem que tomar na taraqueta mesmo.

Eheheheheheheheheh

Apagão em SP Já!

Reply

Nem eles se entendem.

Reply

Não se pode defender Ongs na Saúde, Corona, e refugar as que infestam as áreas indígenas.

Não há coerência das partes aí.

Situação bipolar e esquizofrênica?
PT e aderidos, condenam as ONGs e OSs para a Saúde em SP, mas defendem as máfias ongueiras nos esportes e ambientalistas.

Outros que não PT — e PSDB nem sempre está no 'não'—, defendem Ongs na Saúde e condenam as dos 'esportes e ambientalistas' que vampirizam os cofres públicos e querem condenar o Brasil a ser zoológico para os cansadinhos do primeiro mundo.

Coerência em política é coisa rara...

Reply