Pesquisas acertaram no segundo turno.

Hoje a Folha publica o quadro acima, que mostra o acerto dos institutos de pesquisa no segundo turno. Aliás, este blog sempre disse que, no segundo turno, com apenas dois candidatos, é muito difícil que eles não acertem. O estrago foi feito no primeiro turno, para muitos candidatos.

25 comentários

Um momento: Haddad teve menos de 56%, portanto abaixo do mínimo da margem de erro. Serra teve mais de 44%, portanto acima do máximo da margem de erro. A reportagem é tendenciosa, pois fez os arredondamentos indevidos. E não adianta chamar isso de preciosismo. 0,3% em São Paulo representam milhares de votos e alteram os limites das margens de erro. Se existe margem de erro, nada que a extrapole é estatisticamente aceitável. Em adição, fossem estes os números a uma semana da eleição, apontando tendência de virada, o ânimo e as receitas seriam outros.

Me desculpe, Coronel: em São Paulo as pesquisas erraram TAMBÉM no 2º turno.

Reply

Não foi bem assim!!
Sempre eles dão mais vantagens para os petistas.Tão roubando até agora, haddad ficou com 55%, e naõ 56%, porque não arredondaram para Serra para 45% dos votos, porque não mostraram as pesquisas com os votos dos indecisos e nulos/brancos também da vespera da eleição, pra ficar melhor a a explicação.

Reply

Para muita gente instruida,esclarecida pesquisas eleitorais não merecem crédito algum!jdean

Reply

Em SP elas erraram, coronel.
Reinaldo Azevedo postou no blogue dele.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/se-urna-em-sp-e-tribunal-entao-mensaleiros-foram-condenados-de-novo-por-607-dos-eleitorado-afinal-haddad-o-do-teleprompter-foi-eleito-por-apenas-393/


Pesquisas davam 49% nos votos totais para Haddad.
Nas urnas ele obteve apenas 39%, 10 pontos a menos.

60% dos paulistanos não votaram no candidato petista. Anularam, abstiveram-se ou votaram no Serra.

Reply

acredtio que Russomano, na proxima tentativa, tera grandes chances de tomar a prefeitura de Haddad...

as pessoas queriam Russomano...

derrapou quando aceitou aquela entrevista com o tal do Trali, que so perguntava sobre as relações do candidato com as igrejas...

jamais perguntaria a um petista da relação do partido com o Foro de SP...

assessor que marca entrevista de candidato não petista com aquele sujeito esta eh jogando contra o time...

eh desperdício, burrada mesmo, estar na frente nas pesquisas e se deixar "entrevistar" por aquele cara...

quem esta na frente deve conceder o menor numero de entrevistas possível...

aquelas sabatinas da Bolha de SP então, nem pensar!

eh sempre uma armadilha para quem nao eh petista...

os candidatos e assessores devem começar a rever o roteiro das próximas campanhas...

Reply

De fato coronel, você tinha razão. Os que ficaram aqui falando que você estava tirando a animo dos outros deveriam te pedir desculpas. E aproveitando, a Globo lançou aquela nova novela chamada Salve Jorge. E o pessoal por aí já está dizendo que a novela deveria se chamar Salve Serra. Pode?

Reply

Coronel,

59% para Haddad e 41% para Serra, é acertar?
Haddad teve 55% e Serra 45%. A não ser que a margem de erro seja 4%.
Sem falar que Haddad tinha 49% das intenções de votos e nas urnas ele teve 39% do eleitorado e Serra os mesmos 30 e poucos que eles acertaram. O petista teve 10% menos votos do que eles falaram. Se isso é acerto então estamos mal mesmo.

Reply

SERRA, UM HOMEM DE PARTIDO

Serra não queria ser candidato a prefeito de São Paulo.

Aceitou a empreitada depois que foi pressionado pelas lideranças tucanas.

Avaliou-se, que, na altura do primeiro trimestre de 2012, ele era o único nome capaz de unir o campo histórico dos tucanos em São Paulo e fazer frente, com possibilidade de vitória, ao então candidato Fernando Haddad, do PT.

Serra viu-se em uma sinuca de bico. Se aceitasse a candidatura, estaria renunciando a qualquer pretensão que porventura tivesse para 2014 e correria um risco pessoalmente muito alto, caso perdesse. Se declinasse, poderia ser politicamente responsabilizado por uma eventual derrota tucana, acusado de privilegiar interesses pessoais, acima dos interesses partidários.

Serra terminou por aceitar, quando as prévias tucanas já estavam em curso avançado.

A liderança tucana acreditou que os quatro pretendentes à indicação renunciariam a favor do ex-governador. Não foi o que aconteceu. Dois postulantes – exercendo seu legítimo direito – mantiveram-se no pleito. Serra arriscou-se e ganhou as prévias, democráticas e bem disputadas.

A duras penas Serra obteve a indicação tucana e recompôs o campo histórico sob a liderança tucana, em São Paulo. Trouxe o PSD de Kassab para a chapa.

Cabe relembrar o último trimestre de 2011 e o primeiro trimestre de 2012.

Inicialmente o partido do prefeito pleiteou a cabeça da chapa, com o PSDB. Indicou Guilherme Afif Domingues, o vice-governador de Alckmin.

Não passou.

Houve um movimento para que o candidato fosse o senador Aloysio Nunes, que declinou da indicação.

As lideranças tucanas avaliaram que os nomes que disputavam as prévias não tinham condições de se contrapor ao candidato de Lula e deixariam o território livre para o prefeito se compor com Haddad.

Nesse quadro, Serra foi praticamente obrigado a aceitar a candidatura, o que foi uma espécie de downgrade de sua trajetória política e de suas pretensões, em nome dos interesses maiores do PSDB paulista.

Os tucanos mais lúcidos de São Paulo avaliaram que a disputa eleitoral seria muito dura, mas eram reais as chances de vitória.

Serra tomou uma decisão corajosa. Arriscou toda uma trajetória de vida e suas ambições, legítimas.

Perdeu as eleições.

Este post está escrito para reconhecer e homenagear a figura do político e do homem José Serra, que aceitou o papel que o PSDB e as oposições colocaram para ele e correu, mais do que ninguém, os riscos e consequências de uma derrota.

Em política não existe fim de carreira. Vide Geraldo Alckmin, derrotado em 2008 para a prefeitura de São Paulo e eleito governador do estado, em 2010, no primeiro turno.

O político e o homem José Serra segue na estrada, segundo o recado que deu, no discurso pós derrota. Disse estar revigorado para continuar na luta pelos seus ideais de vida.

Nossa homenagem ao companheiro e correligionário José Serra, que, aos setenta anos, insiste em se renovar nas vitórias e derrotas, nos acertos e nos erros, com a coragem, determinação, ousadia e sonhos que são partes indissociáveis de sua trajetória, desde a juventude.
José Serra, um homem de partido.

(Antônio Sérgio Martins e Tibério Canuto)

Reply

Na verdade em SP não acertaram não... considerando 55,5 e 44,5, os dois erraram.

Na margem de erro, uma grande diferen, aestando o Haddad no limite inferior, e o Serra no limite superior... mas na dúvida ficou claro para onde vai a margem de erro... enfim... nada disso adianta mais...

Reply

Você deve estar cego, elas erraram feio sempre pró PT, Haddad teve 2 a menos e Serra 3 a mais, elas davam 17 de diferença nos votos válidos, a 4 dia das eleições Ibope dava 20 de diferença e na realidade foi de apenas 11, olha em Cuibá Ibope errou mais de 2 pontos fora da margem de erro, essa sua cegueira foi a mesma em que apoiava loucamente o Kassab e agora está ai querendo pousar de analista isento que sempre soube de tudo!!!

Reply


Gostaria, de levantar uma questão que me parece irá se concretizar:
Acho que Aécio NÃO sairá candidato em 2014 a presidente.
Duvido que Eduardo Campos se habilite a enfrentar a máquina federal antes de 2018. E duvido que a popularidade da presidANTA irá derreter nos próximos dois anos. Como o atual governador Anastasia não poderá concorrer, acho que o Aécio terá a desculpa ideal para mascarar seu acovardamento em enfrentar o PT a nível federal.
Acho que devemos iniciar uma campanha imediatamente dizendo que, se Aécio não concorrer para presidente em 2014, não passa de um COVARDE, além de traidor já que o seu comportamento nas eleições passadas em relação ao Serra é de conhecimento geral.
É isso aí!

Reply

No Ibope que o estadão estampou Serra tinha 41 contra 59 de Haddad isso é acerto? acorda para vida http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-erros-das-pesquisas-de-intencao-de-voto-o-numero-recorde-dos-que-nao-votaram-em-ninguem-e-a-arrogancia/#comments

Reply

Com um candidato só é mais fácil ainda. Esse é o sonho dos prostitutos de pesquisas. 100% de aprovação para Fidel, Kim (qualquer um dos três), Stalin, etc.

Reply
walfredo rodriguez neto mod

Perdão, coronel.
Acertou...
Conforme o gráfico, verificamos que em 25-27 de outubro a pesquisa dizia que o membro do partido da quadrilha do mensalão tinha 59 pontos contra 41 do Serra.
Ora, são 18 pontos de diferença.
Se a diferença real foi de 11,14%, onde está o acerto!!!!!
Sinceramente, assim não dá.

Reply

A triste realidade de um País à matroca.

Valmir Fonseca Azevedo Pereira, Presidente do Ternuma, é General de Brigada Reformado.
Aquí: http://www.alertatotal.net/

Reply

Só a Folha acha que acertou. Mas, a verdade é outra, fazendo com que o povo vá atrás de quem está na frente...

Dêem uma lidinha no texto de RA:

OS ERROS DAS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO, O NÚMERO RECORDE DOS QUE NÃO VOTARAM EM NINGUÉM E A ARROGÂNCIA
(...)
Segundo o Datafolha divulgado no dia 28 , o resultado seria de 58% a 42% para o petista, com margem de erro de dois pontos para mais ou para a menos. Serra, também nesse caso, ficou acima da banda superior, e Haddad, abaixo da banda inferior. Atenção! Quatro dias antes do pleito, no dia 24, o Datafolha havia apontado uma DIFERENÇA DE NADA MENOS DE 20 pontos nos votos válidos — quase o dobro daquela que se viu de fato.
(...)
ARROGÂNCIA:
Não estou dizendo, porque não acho isto, que os institutos decidiram a derrota de Serra. O fator decisivo foi a gestão Kassab — que já começou a ser reabraçada pelo petismo a partir desta segunda-feira; afinal, como afirmou Rui Falcão, o prefeito, agora, é um aliado… MAS ESTOU AFIRMANDO, SIM, QUE ERROS DESSA MAGNITUDE PODEM TER INTERFERIDO NO RESULTADO DE MANEIRA IMPORTANTE.

Não obstante, notem que os institutos acham que não têm rigorosamente nada a dizer. Acham que não têm explicações a dar. Ser dono de um instituto de pesquisa, nessas condições, sem o compromisso do acerto, passa a ser um bom negócio. A minha sugestão para os que se aventurarem na área é regular seus números — mesmo sem ter entrevistado ninguém — pela margem de erro dos figurões do setor. Um diz que o sujeito terá 34 pontos, com margem de erro de dois para mais ou para menos? Chute 33 e estabeleça margem de erro de três… Tende a dar certo. Se o número do que serviu de referência estiver estupidamente errado, o neófito que deu o truque estará em boa companhia… Pesquisas são instrumentos de medição privados. Pesquisas eleitorais, no entanto, dizem respeito à coisa pública, ainda que feitas por particulares. Continuaremos a fingir que tudo se deu de acordo com os conformes?

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-erros-das-pesquisas-de-intencao-de-voto-o-numero-recorde-dos-que-nao-votaram-em-ninguem-e-a-arrogancia/


Chris/SP

Reply

Pesquisa com 3 opções candidatos e o voto bco/nulo/não ir votar.
O pesquisador precisaria apenas uma pergunta, tem candidato? se tiver é dar uma moeda de um peso argentino, como todas têm uma cara e uma coroa, o cara seria PT e coroa o Serra.
A pessoa escolhe o lado e a pesquisa se faz rapidamente e com 10.000 pessoas por pesquisador, para não repetir pesquisado outros fariam longe a amostragem de dados.
A margem de erro seria de 0,5%.

Reply

1.A questão é a seguinte: pesquisa eleitoral influencia na decisão de voto do eleitor?
No dia da eleição, quando muita gente ainda não tinha votado, os jornais já tinham eleito Haddad. Isso influencia o voto de alguém? A ampla exposição da mídia das pesquisas eleitorais influencia o voto de alguém?
Se a resposta for positiva, andamos num círculo: as pesquisas acertam porque influenciam no voto.


2. Se houver fraude nas eleições (se nossas urnas eletrônicas não forem tão confiáveis como todos pensam), a manipulação da pesquisa eleitoral é o primeiro passo, pois dá o respaldo para futura fraude.

Por que outros países, reconhecidamente mais capacitados técnica e financeiramente, ainda não implantaram o voto eletrônico de forma total e completa?


Reply

Mesmo com todas as pesquisas continuo não acreditando em urnas eletrônicas.
Enquanto não tinha nem meu voto:

http://www.youtube.com/watch?v=swVNoq6AA6k&feature=endscreen

Reply

Coronel, essa CHRIS-SP fica replicando os textos do Reinaldo Azevedo aqui, poluindo o espaço. Quem quiser ler os textos do citado jornalista que vá direto à fonte.

Reply

Coronel, não ainda você falar que as pesquisas acertaram - e acertaram mesmo! - pois os discípulos do RA acreditam cegamente em tudo o que ele escreve e vêm pra cá contestar o óbvio.

Reply

30 de outubro de 2012 21:20

Poluindo o espaço? Você é petralha?

A Chris e outros tbém colocam texto do coturmo lá no RA. Essa troca de informação é saudável. Entendeu mané.

Reply

esses capachos humanos do ibope e datafolha tem que levar borradas por dez minutos em cada lado para aprenderem a trabalhar certo.

jah faz horas que estão usando pesquisas frajutas para influenciarem resultados nas urnas.

Reply

Em Joinville erraram todas, sem exceção.

Reply

AO ANONIMO - 21:30

Tô me lixando com a sua opinião.

Só um petralha se comporta como você, que não tem um pingo de educação.



Chris/SP

Reply