Penas do Mensalão. O Globo vê exemplo, enquanto Folha de São Paulo defende que corrupção não é caso de prisão.

A Folha de São Paulo publicou, nesta semana, um editorial onde defendeu que corruptos como José Dirceu não merecem cadeia. Abaixo, segue editorial de hoje de O Globo.
 
Nos dias que correm, a coincidência da condenação de mensaleiros com a prisão preventiva de um banqueiro, Luiz Octávio Índio da Costa, do Cruzeiro do Sul, atende aos anseios de Justiça da opinião pública. Mas não significa que a impunidade no Brasil esteja banida, é claro.

A audiência obtida pela transmissão ao vivo das históricas sessões do STF de julgamento do mensalão indica o alto interesse no assunto. As seções de cartas dos jornais, por sua vez, estão repletas de votos esperançosos de que o fato de mensaleiros de trânsito fácil no PT e em Brasília terem sido condenados sirva de “marco zero” de uma forma ética de se fazer política no país.

Quanto mais não seja, pelo temor diante dos limites estabelecidos pela maioria dos ministros do STF para o exercício da representação pública. Mensaleiros punidos e um banqueiro atrás das grades devido a fraudes cometidas — e que podem, cedo ou tarde, espetar uma conta no bolso dos contribuintes — aplacam a indignação pessoal diante da questão grave da impunidade na sociedade brasileira. Mas não encobrem a extensão do problema.

A questão é fazer com que o exuberante exemplo de eficácia da Justiça e de cumprimento do seu papel na democracia que vem sendo dado pelo Supremo no processo do mensalão não seja um caso único, mas se torne um padrão para os tribunais. Bem como o Ministério Público, responsável pela formulação da denúncia contra os mensaleiros. O mesmo vale para a ação dos organismos de Estado no caso do Banco Cruzeiro do Sul. Precisa ser a norma no tratamento de fraudes financeiras.

Criou-se no Brasil uma cultura da impunidade. Nas altas esferas políticas e empresariais os efeitos desta cultura são conhecidos. É evidente que o esquema do mensalão foi montado porque todos os seus participantes, dos mais graduados aos menos, dos corruptos ativos aos passivos, todos confiavam em que nada lhes aconteceria. Tudo acabaria numa estrondosa “piada de salão”. Afinal, costumava ser sempre assim. Até este julgamento.

A mesma cultura também se desenvolveu no universo da criminalidade comum. Devido a falhas de legislação e de execução de penas, a relação custo-benefício do crime passou a compensadora. E sob a sombra desta leniência a criminalidade se organizou. A abordagem da mazela da impunidade precisa ser ampla. Passa por reformas de legislações — como ocorre no momento com o Código Penal —, pelo aperfeiçoamento de jurisprudências — caso do STF no julgamento de crimes de “colarinhos brancos” — e também por ações dos conselhos de “controle externo” da Justiça e Ministério Público, em seu trabalho de corregedoria e no incentivo à adoção das melhores práticas administrativas por juízes, procuradores e promotores.

É um longo, difícil, mas estratégico trabalho a ser feito. O mensalão deve mesmo servir de símbolo desta enorme empreitada. (Editorial de O Globo)

32 comentários

Isto é editorial ! Não aquela porcaria da folha.

Andam dizendo por aí que a folha tem um dono: Zé Caroço! Com o editorial vergonhoso que apresentaram ao leitores talvez seja verdade.

Que a folha é petralha, não tenho dúvidas.


Chris/SP

Reply

Também concordo com a FOIA que não merecem cadeia e sim PENA DE MORTE!!

Reply

Coronel,
a Folha está não só defendendo esses bandidos, como também se prevenindo para suas delinquências.

Reply

Coronel,

Cana "dura" para estes vermes!!!

Exemplo, sim senhor!!!

O Lulla é o próximo!!!

JulioK

Reply

cel que brincadeira foi aquela de dizer que a veja teria a revelação das fitas do marcos valério?

Reply

Com a prov´vel vitória de Hadad em São paulo, a prefeitura vai se transformar na Meca da corrupção no brasil. Será que os paulistanos tem dúvida disso? O transito fácil para isso é visível, haja visto que os mensaleiros do PT querem a prefeitura a todo custo para colocar uma nuvem sobre o julgamento do mensalão. Como dizem em Sampa, o "farol" vai ficar verde o tempo todo par Dirceu e cia! ACORDA SÂO PAULO!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

As viúvas do Dirceu,estão indignadas pelos anos de prisão dos petistas, a Cristiana Lobo vive atrás dos ministros pedindo clemencia!!!!

Reply

Do Implicante: GENIAL!: Vídeo: O currículo de Haddad Por Implicante

Assim que Lula decidiu que seria Fernando Ha... http://bit.ly/VQJbbm

Reply

A petralha Folha defende o CÓDIGO PENAL do ditador Getúlio D.Vargas que não previa pena alguma para corruptos e o atual remendo prevê inúmeros artigos, praticamente um para cada função e vários tipos de 171 que é uma variação do FURTO QUALIFICADO.
A constituição de 1988 feita para ser duradoura é uma BÍBLIA DO DIABO.
Coloca múltiplas cláusulas pétreas e assim evita alterações contra os políticos e a anulação da lei de Anistia de 1979 que é urgente.
Os terroristas precisam ser presos por terrorismo e por se CRIME QUE NÃO TEM PRESCRIÇÃO E NÃO PODE SER OBJETO DE ANISTIA, GRAÇA, PERDÃO E NEM MESMO PROGRESSÃO DE PENA, a constituição tornou anistia de 1979 inconstitucional. FIM JÁ.
Que o STF e Barbosa cancelem a lei de anistia e processe Dirceu, Dilma Genoíno e outros bandidos armados.

Reply

Se PT conseguir eleger o haddad e o pochmann... A solução e EMIGRAÇÃO, FUGIR DO BRASIL!!!

Reply

A FSP está em plema campanha para entregar a cidade e o estado ao PT. Hoje anunciam que a presidanta teria oferecido apoio para conter a "onda de violência" em SP e que o governo estadual teria recusado. É o mesmo filme de 2006. Se os tucanos não fossem tão molengas já teriam posto a nu os vínculos entre PT e PCC, as duas principais organizações criminosas agindo no país.

Reply

Antes prevenir do que remediar. O novo ministro a ser nomeado pela Dilma será o relator do mensalão tucano e da privataria. Logo, todo o cuidado é pouco para pedir penas mais severas. Quem tem cú, tem medo.

Reply

aquela merda que a Bolha de SP publicou deveria ter sido levada ao ar pela campanha do Serra, caso esse tivesse um pingo de coragem...

Reply

Agora sim... Irrevogável! Irrepreensível! Prefeito...

Reply

Órgão oficial do governo petista. Folha não dá para ler!!!

Reply

Essa opinião da Folha oscila entre a desonestidade intelectual e a burrice pura e simples. Pena severa só para quem mata? Diariamente a imprensa registra a morte de inocentes vitimas da falta de recursos na saúde pública. É muito difícil concluir que o responsável por desvios de dinheiro público é também responsável por essas mortes? Como o autor do texto da Folha explica o destino dos recursos que não chegam à saúde mesmo que oriundos de uma tributação que, em relação ao PIB, está entre as maiores do planeta? Tributação de nível escandinavo e serviços públicos africanos. A Folha explica? Não? Eu explico: corrupção, resultante de desvio de dinheiro público, e desperdício, resultante da incompetência. Paulistano que se preza não compra esse jornal vendido.

Reply

A fóia de São Paulo esta vermelha,como o bando dos quadrilheiros que estão mandando matar em São Paulo.Estamos organizando nas redes para as pessoas de bem cancelar suas assinaturas.Que não vai fazer muita diferença , porque o PT compra e paga bem$$$

Reply

Por falar em imprensa vendida, o que houve com a TV RECORD que gosta tanto de notícias policiais e que ficou mudinha da silva em relação ao mensalão? Seria por acaso em troca das gordas verbas publicitárias, ou estou sendo leviano com o "santo bispo?"

Reply

PT e PCC, tudo a ver. Em São paulo a vioplência do PCC aumenta paramgarantir vitoria do Hadad amanhâ. Essa só é mais uma tática sórdida do governo petralh federal. Tudo por São Paulo: PT+PCC+ FARC , tudo a ver!

Reply

São Paulo já esta entregue na mao do PT. Resta agora trabalhar duro par a o PT sair da presidencia. Isso vai dar muito trabalho!!!!!!!

Reply

A PUNIÇÃO EXEMPLAR ao MENSALÃO, esse "GOLPEdeESTADO" travestido de CAIXA-II do "PT", dirigido por um assécla da ignorância, o Apedeuta DaSilva, perpetuado por Delubilóides, ZéPilantras, InGenuínos, Militontos e Comparsas da "Sofistikada Organização Criminozzia" do LuLLa. Representará um marco, um amadurecimento da noção de "Estado Democrático de Direito" nas idéias, nos ideais e subconsciente de todos os "cidadãos brasileiros", cristalizando responsabilidades do "direito", deveres e limites éticos, aos que participam da Sociedade Brasileira.

Piada de Salão, que se replicará pela eternidade em Blogs, Jornais e TVs à respeito do Mensalão do PT, continuará fazendo alusão aos PRESOS POLÍTICOS BRASILEIROS, que pelos mesmos DESVIOS MORÁIS & ÉTICOS do ESQUERDISMO CUBANO-COMUNISTAS de outrora, acabaram como "PULÍTIKUS PRESOS" por corruPTação e formação de quadrilha, etc..

Reply

Coronel,

será que o editorial da Folha foi escrita de próprio punho por Dirceu???

Flor Lilás

Reply

Falando em reforma do código penal...
Enqto a gente se diverte com a condenação dos mensaleiros, os reformadores estão a inocular nas reformas, tanto como fizeram no Código Civil, coisas de fazer arrepiar até o cabelinhos das ventas do diabo.
Já andaram denunciando alguns descalabros pescados, mas como a coisa é lenta e escondida, não atrai o interesse nem do povão nem das mídias, sobretudo a imprensa, tampouco dos blogs de grande acessos. Hora de força tarefa de gente bem entranhada no pantanoso território das leis, gente que tenha conhecimento E não seja da turma do direito achado na rua, do vamos aliviar porque prisão não transforma pra melhor e só pra pior. Os demagogos de sempre, quase 100% ligados à OAB, sempre muito modernos e humanistas pro lado da bandidagem e zero para o lado das vítimas. Quem está vigiando e acompanhando as reformas das leis penais? Não adianta elevar uma pena de 5 para 10 anos, só como exemplo, se na hora de transformar em execução penal houver uma penca de brechas e benefícios, como converter penas de reclusão em pagamento de multas RIDÍCULAS e prestação de serviço 'comunitário'.

Quem dera a reforma do CP tivesse a mesma repercussão e capacidade de mobilização que o código florestal teve.

Pelo pouco que já vazou, saído das cabeças 'iluminadas' dos almofadinhas 'devogados', vai ser um salve-se quem puder. Eles vão negar, vão dizer que é alarmismo dos reacionários de sempre sem 'sensibilidade' para o viés 'social', o mimimi com que todos saem das faculdades de Direito, verdadeiros aparelhos de ideologias nefastas à sociedade, à segurança de quem é honesto, trabalhador e não faz mal a ninguém. Se pensam que é só sobre a 'drogaria' liberada, estão enganados, a drogaria é só para chamar a atenção para uma coisa enqto as outras vão passando sem serem notadas.

Alguém sabe que um blog ao menos dedicado a estudar e denunciar as mudanças das leis sempre em favor dos bandidos? Por que é bem disso que trata o CP. Muita gente acha que é só pra abrigar crimes relacionados à informática/internet. Não é não!

Olho vivo e faro fino!

O editorial da Folha já é um indicativo do que 'inspira' o novo CP.

E.T: o pedido dos advogados do ZD pedindo que passado dele seja levado em conta na hora de dosar as penas é uma peça ANTOLÓGICA!
É como dizer que os assassinos de Jãoo Hélio merecessem penas mínimas já que o passado deles (qdo bebês de colo, suponho) era de pessoas cumpridoras de seus deveres de cidadão. Ou que um militar, policial ou não, ao decidir sair matando e aplicando golpes, na hora da pena ter seu passado de serviços prestados à Pátria como atenuantes.

Curioso que o mesmo 'argumento' da defesa para pedir a consideração do passado 'de lutas' do subversivo que queira implantar aqui uma filial de Cuba, não vale pra os militares que lutavam também para defender a pátria contra ameaças estrangeiras de fazerem do Brasil um canavial soviético ou chinês.

Seria um pedido cômico se não fosse trágico. O lado bom é que se pedem arrego é porque admitem a justa condenação, desde que seja levinha e simbólica.

O texto da defesa dá um vermelho e azul memorável.

Reply

Sr Coronel:


Um concurso para os coturneiros;
Pergunta
QUAL A GRÁFICA QUE IMPRIMIU OS EXAMES DO ENEM?
A resposta certa dara uma assinatura da FOIA.

Saudações

Ps Desculpa a brincadeira, nenhum coturneiro merece O CASTIGO de ter uma assinatura da FOIA
FOIA UM JORNAL QUE DE GRAÇA É CARO

Reply

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse... 14h40

"São Paulo já esta entregue na mao do PT. Resta agora trabalhar duro par a o PT sair da presidencia. Isso vai dar muito trabalho!!!"

SAMPA NÃO ESTÁ ENTREGUE, NÃO SENHOR!

Você é um cara com espírito derrotista. Será que foi o blog aqui que o contagiou ???? Tenha paciência!


Chris/SP

Reply

TEM QUE IR PRA CADEIA E FIM DE PAPO, JÁ ERA PRA ESTAREM TODOS LÁ E COM OS BENS CONFISCADOS. O JULGAMENTO DO MENSALÃO DO PT CORRENDO AS SOLTAS E OS PAULISTAS AINDA VÃO COLOCAR UM PETTRALHA NA PREFEITURA, OLHA É MUITO DIFÍCIL DE ACREDITAR. SERÁ QUE A ÁGUAS QUE ESTÃO BEBENDO NÃO ESTÁ CONTAMINADA?

Reply

É por editoriais como o da FSP que o PT vai levar em S. paulo. Lamentável. País de ladrões, é isso o que ainda somos.

Reply

Pois é... O Globo solta um bom editorial sobre o Mensalão, mas mantem em sua segunda página o Ilimar Franco, jornalista do PT, que na edição de hoje comete, com ares melosos (sob o pretexto de falar das dificuldades que doadores de campanha estão criando para os candidatos) o desatino de chamar as sentenças do Mensalão de novo entendimento do STF sobre caixa 2 eleitoral, equiparando-o a lavagem de dinheiro. Sendo bem específico: para Ilimar, houve apenas caixa 2, mas um 'novo entendimento' do STF resolveu agravar o Mensalão como lavagem de dinheiro. Aí de quê adianta o editoral, texto longo que poucos lêem? O Globo também tá tomada pela quadrilha - talvez não tanto quanto a Folha, mas tá.

Reply

O que leva esse vetusto jornal a defender delinquentes? Seria a milionária concentração de verbas de publicidade do governo ou a impressão das provas do ENEM em gráfica de sua propriedade? Como certos "jornalistas e calunistas" está perdendo a credibilidade.

Reply

Caríssimo.
Concordo com a Folha.
Corrupção, deveria ter pena de "pelourinho". Uma surra em praça pública. Ou se acharem que é preconceituoso, pena de morte mesmo...

Reply

Vamos cancelar a assinatura da folha e queimar os exemplares do jornal em praça pública. Esse jornal não é Folha de S. Paulo. É Folha do PT, que estamos pagando por golpes de estelionato que ela aplica sobre seus assunantes se fazendo passar por jornal de uma corrente ideológica que não é a que sobressai em seus editoriais e artigos. Para não continuar a sustentar um jornal que se vendeu ao lulopetismo, já seis pessoas de minhas relações cancelaram
a assinatura. O Estadão já era. Bajulou os petralhas - que não acompram jornal e sifu; agora é a vez da FSP colher a repulsa e o desprezo de seus velhos assinantes. Que sobreviva como garota de programa da esquerdalha. Até quanto? Se se vendeu aos inimigos, por que assinar a FSP? CANCELAMENTO DE ASSINATURAS JÁ!

Reply

Esse aí merece é a pena capital.

Reply