Pesquisas eleitorais repetem modus operandi de 2010 favorecendo PT.

Comecemos pelo Rio de Janeiro. Ibope e Vox Populi publicaram duas pesquisas feitas simultaneamente. Pelo Ibope, Paes, do PMDB, tem 52%. Freixo, do PSOL, tem 17%. Pela Vox Populi, Paes tem 56%. Freixo tem 13%. A diferença entre Paes e Freixo, pelo Ibope é de 35%. Pela Vox Populi, é de 43%. 

Já em São Paulo, Ibope e Vox Populi dão praticamente os mesmos resultados, apontando que Haddad empatou com Serra, negando os dois (sim, são dois!) trackings feitos diariamente pelo PSDB, que antes sempre tinham "batido" com as pesquisas. 

Hoje sai Datafolha em São Paulo. Hoje saberemos se existe algo de podre no ar. O modus operandi dos institutos de pesquisa repete 2010. Reinaldo Azevedo fez um post sobre o assunto, ontem. Clique aqui para ler.

23 comentários

Li o post do Reinaldo. Sobre os números do Ibope terem circulado no comitê petista antes da pesquisa ser divulgada, eu não vejo nada demais. A pesquisa foi concluída segunda-feira e os números costumam vazar para os comitês antes de saírem na mídia. Semana passada, o comitê de Serra comemorou os números do Datafolha, antes dos números vazarem pra imprensa. Acho absolutamente normal.

Agora sobre os números do Ibope destoarem do Datafolha: Alguém está errando e precisa rever sua metodologia.Historicamente o Datafolha acerta mais do que o Ibope.

Os petistas sabem (e por isso não comemoram o resultado do Ibope) que historicamente as abstenções, os erros nas urnas, prejudicam o candidato do PT. Dai o PT ter costumeiramente um pouco de menos votos nas urnas do que nas pesquisas. E em São Paulo isso é especialmente verdade. Por isso, uma mísera vantagem de 1% a favor de Haddad, colocaria é o candidato tucano no segundo turno. Eles sabem disso.

Reply

OFF

MAIS DILMA NA ONU: A MULHER QUE FALAVA EM NOME DA DEMOCRACIA FEZ UMA DEFESA ENFÁTICA DE UMA TIRANIA E ADULOU PROTODITADURAS

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mais-dilma-na-onu-a-mulher-que-falava-em-nome-da-democracia-fez-uma-defesa-enfatica-de-uma-tirania-e-adulou-protoditaduras/

Deve ser saudade da época de terrorista! Mais interessante é que ela foi eleita num Processo Democrático.

Chris/SP

Reply

Tudo movido a $$$$$$$$$$$$$.

Reply

...por coincidência, o prêmio acumulodo há meses da TIMEMANIA (26 MILHÕES) saiu para um ganhador em... SÃO PAULO!!!

Que estranha coincidência, não?
Agora, IBOPE O VOX POPULI ( AQUELE FIEL AO PT), indicam a subida do Hadad e queda do Serra.
No mundo da espionagem, "coincidências" não existem. Aí tem!

Reply

Eu ja tinha escrito aqui que nao acreditava , entao...

Reply

Coronel,

sou leitor e assinante do Estadão, que está a cada dia mais petralha.

A "manchete " desta pesquisa está bem pouco destacada na primeira página e a matéria em si está com um tom envergonhado e com análise mequetrefe, numa página intermediária do primeiro caderno.

Realmente ela é bem pouco confiável. Petralhíssima eu diria.

Aliás,para que comprar jornal se a única coisa esperada seria uma análise pelo menos razoável, sem a pressa da internet?

Reply

Coronel, o problema é que o Datafolha pode entrar na onda para não ser acusado de favorecer o candidato José Serra (ou arreS ésoJ, como diria o vox populi)).

Reply

O que o PT mais gosta de fazer é TERRORISMO ELEITORAL.

Reply

Coronel, as duas pesquisas estão dando empate. Não sei por que tanto estardalhaço. Será que alguém, diante dessa rejeição gigantesca do Serra, acharia que a disputa seria fácil? É bom frisar também que o máximo que o Zé Serra conseguirá nesta eleição é tirar o Haddad do segundo turno. Vencer? Nenhuma chance. Esta é a realidade.

Reply

Coronel,

Eu não acredito nessas pesquisas, e achoo engraçado a margem de erro da pesquisa ser sempre manipulada pró boneco de Olinda do Kit gay, ou seja, a margem de erro é que de 3 p.p é claramente manipulado a favor do candidato petralha e o Haddad simplismente do nada sobe 3 pontos e o Serra caí 2 sendo que nas ultimas 3 pesquisas Data Folha o Serra havia se estabilizado no patamar dos 20%.

Uma outra questão foi a nota na coluna do Lauro Jardim:

CAMPANHA GELADA

Se vão ou não para o segundo turno em São Paulo, são outros quinhentos, mas a cúpula petista está impressionada com a recepção gelada que a campanha de Fernando Haddad, inclusive o próprio, recebe na periferia da capital paulista.

Por Lauro Jardim

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2012/o-eleitor-conhece-fernando-haddad-como-fernando-andrade/attachment/haddad-9/

Reply

O IBOPT é parceiro do pt.
Leiam essa:
Juíza: Ibope transformou Rio Branco em "comédia patética".

Aqui´: http://www.rondoniagora.com/noticias/juiza-ibope-transformou-rio-branco-em-comedia-patetica-2012-09-24.htm

Reply

O IBOPT é parceiro do pt.
Leiam essa:
Juíza: Ibope transformou Rio Branco em "comédia patética".

Aqui´: http://www.rondoniagora.com/noticias/juiza-ibope-transformou-rio-branco-em-comedia-patetica-2012-09-24.htm

Reply

Esta notícia já contradiz os tais institutos de pesquisa:

SEM PRESENÇA DE SERRA E RUSSOMANNO, RECORD CANCELA DEBATE EM SÃO PAULO

A Rede Record informou nesta quarta-feira (26) que não vai mais realizar debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, previsto inicialmente para 1º de outubro, POR CAUSA DA AUSÊNCIA DE DOIS DOS TRÊS MAIS BEM COLOCADOS nas pesquisas.

http://eleicoes.uol.com.br/2012/noticias/2012/09/26/sem-presenca-de-serra-e-russomanno-record-cancela-debate-em-sao-paulo.htm

Chris/SP

Reply

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/files/2012/09/adirassad_russomanno1-620x414.jpg


veja que linda foto

Reply

Coronel, agora só falta o PT apoiado pelo IBOFE vencer e por alteração na constituição, " talvez para contenção dos gastos" federais e SUBSTITUIR AS ELEIÇÕES DIRETAS POR UMA PESQUISA E EXTRAPOLAR AO POVO. PARA PARECER QUE É SÉRIO FARIAM MÉDIA ARITMÉTICA DOS PORCENTUAIS DOS CANDIDATOS MELHOR PESQUISADOS E DECLARAR VENCEDOR DIRETO SEM ELEIÇÕES SE TIVER MÉDIA DE ÍNCICES ( IBOFE, VOX-PETRALHAX E DATATROUXA ) e eleição direta só no segundo turno SE A MÉDIA DE VOTOS NOS DIFERENTES INSTITUTOS DE PESQUISA DEREM MAIS DE 50% PARA UM CANDIDATO. À malta petralha seria uma LEI DOS SONHOS de uma noite de verão dos maconheiros/maloqueiros petralhas. "Maconheiros são os melhorzinhos e os outros cheiram pó ou BEBEM MUITA ÁGUA QUE PASSARINHO NÃO BEBE, muito din din mensaleiro.

Reply

Coronel, segundo pesquisa interna do PSDB, Serra está 10 pontos a frente de Haddad e 5 pontos atrás de Russomano.

Reply

Cel,

Desembarca da teoria do "modus operandi" dos institutos. O que coloca Serra em dificuldades é a arrasadora série de problemas que VOCê mesmo já enumerou aqui muitas vezes: incompetencia na campanha, burrice política, falta de discurso, timidez ao enfrentar a petralhice/canalhice que grassa pelo país, má escolha de temas, amadorismo na marquetagem e confecção do material eleitoral, etc, etc, etc. Não estou aqui para defender os institutos de pesquisa. Estou aqui para apontar para os fatos.

Reply

Coronel olha essa notícia: Parecem não cessar as articulações petistas para ajudar réus mensaleiros. A mais recente, detectada pelo Ministério Público, envolveria um indulto, prerrogativa do presidente da República, a mensaleiros que sejam obrigados a cumprir pena em reclusão.
Este perdão é concedido na época de Natal e segue requisitos estabelecidos em decreto pelo presidente da República - pena mínima, tempo de prisão, bom comportamento, por exemplo. Nada impediria o Planalto de calibrar o decreto deste ano para libertar mensaleiros condenados.

Agem como aprendizes de feiticeiros aqueles que porventura engendram a manobra, pois colocarão o Executivo em rota de colisão com o Judiciário. Será uma ingerência indevida do Executivo na Justiça.

Na prática, num golpe de esperteza, o Planalto terá revisto veredictos de juízes da mais alta Corte do país. Há cheiro de crise institucional no ardil.

Promotores e procuradores já alertaram o Ministério da Justiça.

Como cabe a ele enviar os decretos anuais de indulto à Casa Civil, deve o ministério, como pedido pelo MP, excluir do perdão os condenados por corrupção,
lavagem de dinheiro
e delitos contra o sistema financeiro,
os crimes enquadrados no processo do mensalão.

A reivindicação é sensata e precisa ser aceita pelo Executivo.


O Globo

Reply

Não sei quanto as outras capitais ou estados, mas os institutos que pesquisam São Paulo têm um antecedente de erros crassos tão impressionante - e tão favorável ao PT SEMPRE - que não dou nenhum crédito a eles. Até pra senador eles já erraram feio! Nas últimas eleições afirmavam que a Marta Suplicy entraria em primeiro e Netinho em segundo, deixando o Aloysio Nunes de fora. Pois ganhou estourado o Aloysio, com Marta em segundo, beeeeem lá atrás. Eles não acertam NUNCA!!!! Tenho alguma idéia dos lugares onde são feitos esses questionários...

Reply

Eu não acredito em Papai Noel, nem em coelhinho da Páscoa e muito menos nas pesquisas eleitorais que pipocam a cada dia, pagas pelos mensaleiros Petralhas!!

Esse Nazi-petismo vai se decepcionar como na eleição da Dilmanta de 2010. Não esqueço a cara da Globeleza que já dava a vitória da Dilmanta e um jornalista da Globo News (que evidentemente não era petralha) alertou que a eleição estava indo para o 2o turno. A cara da mulher (boquinha de chupa ovo) ao constatar a mancada, não teve preço!!!
O problema é que os menos informados não conseguem distinguir esta manobra e vão votar no Russomano, pois o s idiotas sempre vão atrás de quem está na frente!

QUanta falta faz uma educação! êta povinho massa de manobra!

Atenção SP: Não vamos entrar nesta falácia petralha!

Falem do mensalão para todos os porteiros, feirantes,transeuntes, adolescentes que encontram e façam campanha para o SERRA! Vamos nos engajar em mudar voto de cabresto!

Quero ver a cara dos petralhas quando sair o resultado e o Serra for para o 2o turno!!!

...Vou morrer de rir..

Reply

Isso aí pode sair melhor que a encomenda (não para os que pagam as pesquisas)
Russumano tem muitos votos de quem odeia o PT e não suporta mais o lenga lenga de Serra, mas que na hora pode mudar só para não ver o traste do Haddad num segundo turno.

Reply

Koukla, 16:12, isto aí, nós temos que conquistar um voto pelo menos.Não vamos ficar parados e deixar São Paulo cair nas mãos de incompetentes.

Reply

O grande mistério que envolve o PT e seus presidentes, há quase uma década à frente da nação, com o(a) presidente tendo os maiores índices de aceitação popular já vistos nesse país. Ainda assim o PT só elegeu governadores em 5 pequenos estados (exceto a Bahia). O PSDB nessa mesma época passou de 6 para 8 governadores, tendo sob seu comando os dois maiores estados: Minas Gerais e São Paulo. Em 2004, o PT elegeu prefeitos em 9 capitais, em 2008 caiu para 5, agora em 2012 talvez só eleja em 2 ou 3 capitais. Por incrível que pareça, justamente quando a presidente Dilma bate todos os recordes de popularidade que um(a) presidente já teve no brasil, aí me bateu aquela dúvida: será que sem aquela mãozinha milagrosa do PMDB, MENSALÃO, DELTA e alguns carlistas, o Lula elegeria o Jacques Wagner em 2006 e a Dilma em 2010?

Reply