Dilma redesenha a privatização na cabeça do eleitor e deixa oposição sem discurso.

Não há dúvida alguma que o PT que demonizou as privatizações agora santifica a prática e vai ganhar votos e mais votos onde a oposição ainda tinha alguma participação. Ontem empresários, líderes, analistas, todos festejavam o lançamento do Plano de Logística que, não há dúvida alguma, tirando a políticagem, é tão bom quanto foram as privatizações da telefonia, dos bancos e de empresas de energia feitas pelos tucanos.  Para coroar de êxito o lançamento, Geraldo Alckmin, expoente tucano, sacramentou: não é privatização, é concessão. Não dá para esquecer do tucanomonhangaba correndo o Brasil com aquele colete ridículo cheio de logotipos de estatais prometendo que não iria vender patrimônio público. Assim o PT adonou-se das privatizações, chamando-as de concessões ou parceiras-público-privadas, onde o mesmo BNDES vai pagar a conta, como nos velhos tempos. Vejam, abaixo, matéria do Valor Econômico.

O pacote de investimentos em infraestrutura anunciado pela presidente Dilma Rousseff quebra um paradigma dos governos do PT: de agora em diante, o investimento em rodovias e ferrovias será liderado pelo setor privado e não pelo Estado. O pacote de concessões prevê investimentos privados de R$ 133 bilhões nos próximos 25 anos, dos quais praticamente R$ 80 bilhões serão desembolsados nos próximos cinco anos. Ele transfere à iniciativa privada 7,5 mil quilômetros de rodovias, com novas regras para o início da cobrança de pedágio, e a construção ou modernização de 10 mil km de linhas ferroviárias - a malha tem hoje 28 mil km.

A reformulação geral que o governo fará no setor ferroviário terá impacto direto nas atuais concessionárias. Nas ferrovias que serão construídas pelas empresas passará a vigorar o modelo de "acesso aberto", que rompe com a regra de exclusividade na operação. Por meio da Valec, a nova malha poderá ser usada por diversas empresas interessadas em transportar cargas, eliminando o monopólio sobre as linhas.

Em gesto sem precedentes nas administrações petistas, a presidente Dilma Rousseff anunciou ontem pacote de concessões de rodovias e ferrovias que prevê investimentos privados de R$ 133 bilhões nos próximos 25 anos, dos quais praticamente R$ 80 bilhões serão desembolsados nos primeiros cinco anos de contrato. O pacote engloba a transferência para a iniciativa privada de 7,5 mil quilômetros de rodovias, com novas regras para o início da cobrança de pedágio, e a construção ou modernização de 10 mil quilômetros de linhas ferroviárias.

"Meu governo reconhece as parcerias com o setor privado como essenciais à continuidade e à aceleração do crescimento", disse Dilma, em cerimônia no Palácio do Planalto, aplaudida por dez governadores e um batalhão de grandes empresários. Sem fazer referência explícita aos governos do PSDB, acusados constantemente de "privatistas" em campanhas eleitorais, a presidente buscou acentuar uma diferença no discurso que fez. "Não estamos desfazendo de patrimônio público para acumular caixa ou reduzir dívida. Estamos fazendo parceria para ampliar a infraestrutura do país, para beneficiar sua população e seu setor privado, para saldar uma dívida de décadas de atraso em investimentos em logística", afirmou.

Para amarrar todos os projetos e dar uma visão "integradora" às necessidades de transportes, o governo resolveu criar um novo órgão: a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que será presidida por Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e alçado à condição de principal conselheiro de Dilma na área de infraestrutura. A estatal fará estudos e conduzirá o planejamento não só de rodovias e ferrovias, mas também de portos e aeroportos, à semelhança do extinto Geipot - criado no regime militar, quando o país vivia um período inédito de investimentos em transportes.

O Programa de Investimentos em Logística, nome oficial do pacote anunciado por Dilma, lançou 7,5 mil quilômetros em concessões de rodovias - são 5,7 mil quilômetros em sete lotes novos e 1,8 mil quilômetros em dois lotes, a BR-040 (Brasília-Juiz de Fora) e a BR-116 (Minas Gerais), que já estavam com a licitação em andamento. Os trechos novos ganharam um cronograma bem definido: realização de audiências públicas em janeiro, publicação dos editais em março, leilões em abril e assinatura dos contratos até julho de 2013.

O papel do BNDES será relevante na implantação do pacote, mas envolve condições diferentes, dependendo do setor. Nas rodovias, o financiamento prevê juros TJLP mais 1,5% ao ano, no máximo. Há três anos de carência e amortização do empréstimo em até 20 anos. Nas ferrovias, a previsão é de TJLP mais 1% ao ano, no máximo. Os demais prazos são maiores: cinco anos de carência e até 25 anos de amortização. Em ambos os casos, o BNDES financiará até 65% do investimento.

35 comentários

É quer vc ou quqlquer um queira ou não, o Alckmin está correto. Privatização é venda de ativo, que alias melhorou em muito a vida do brasileiro, mas para o governo recebeu, acabou. A concessão permite a iniciativa privada investir, receber o investimento e lucrar por um período, para depois devolver tudo arrumado para o governo. O importante é saber se depois de tudo o governo vai conseguir manter o que recebeu ou vai deixar deteriorar tudo de novo.

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Oposição! Que oposição?

Fala sério, Coronel.

Não tem oposição em Berlim faz tempo.

Para quê discurso?

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Que discurso? A oposição nunca teve discurso. Se tivesse, diria que o PT enrolou, enrolou e levou 15 anos para chegar ao ponto em que o FHC chegou em 94.

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Cel,

O BNDES não vai pagar a conta de ninguém, o povo é quem vai pagar e depois será explorado. Em outras palavras, entregamos o ouro, financiamos a entrega a juros subsidiados e depois seremos explorados pelos bandidos. Alguém duvida? Então façam o percurso de automóvel entre São Paulo e São Carlos por exemplo ou ainda entre São Paulo e baixada santista. Os postos de assalto estão lá, instalados, te esperando.

Impostos escorchantes e governo incompetente, isto é o Brasil. Impostos de primeiríssimo mundo e serviços de terceiro ou quarto mundo, nos moldes dos países pobres da África e das republiquetas de bananas da América Latina. Também pudera, para bancar essa canalha de políticos e governo e uma corrupção sem paralelo, haja dinheiro.

Índio Tonto/SP

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Tchê, marechal, não me leve muito a sério, porque eu sou mais grosso que parafuso de patrola, mas, sinceramente, eu confio mais nos latidos do meu cusco do que nesses planos vindo dessa gente do PT.

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A força de um bom argumento, preferencialmente mesclado com sentimento, é decisivo para a persuasão. Julieta, na cena em que está na sacada (antigamente se dizia balcão), pronunciou uma das frases mais célebres da literatura universal: "Meu inimigo é apenas o teu nome. Continuaria sendo o que és, se acaso Montecchio tu não fosses. Que é Montecchio? Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto, nem parte alguma que pertença ao corpo. Sê outro nome. Que há num simples nome? O que chamamos rosa, sob uma outra designação teria igual perfume. Assim Romeu, se não tivesse o nome de Romeu, conservara a tão preciosa perfeição que dele é sem esse título. Romeu risca teu nome e, em troca dele, que não é parte alguma de ti mesmo, fica comigo inteiro."
Que importa se é "concessão" ou "privatização", no fim é sempre o dinheiro do povo (Tesouro Nacional) via BNDES sendo transferido para milionários em tenebrosas transações!

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Pela alegria de certos imprezariu que vivem metidos em alguma falcatrua, um certo jornalista e escritor já pode escrever a sua nova obra: A Privataria Petista.

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Acho que o ZE DIRCEU vai adorar.

PIL: Programa de incentivo a LOBISTA....

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Antes de tudo, queria parabenizar a dona Dilma Vana, que descobriu que só a privatização conseguira recuperar nosso país. E para aqueles companheiros de partido, que acham que isso é coisa de Tucano, preocupados em perder seu cabide de emprego fácil, que está levando nosso transporte, literalmente para o buraco, minta… Diga a esses idiotas que não é privatização, é concessão e eles vão até rebater críticas usando esse argumento.

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Coronel,

Os empresários "pseudo-capitalistas" estão aplaudindo e não poderia ser diferente.

Vão pegar o filé e pagar em 20 anos com o dinheiro do vendedor!! Só vão pagar juro subsidiado!! Nem na CHINA!!!!

A Dilma pode dispensar uns 50.000 funcionarios públicos com essa "terceirização da competência"!!

JulioK

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Eu não gosto nem um pouco de regime de concessões. Na minha opinião, é o pior dos dois mundos: tem-se a burocracia, a ineficiência e a corrupção permeando todas as relações entre as empresas e tem-se empresas privadas bem conectadas no governo ganhando muito dinheiro. Para piorar, não há uma desestatização, não há um livre mercado e não há concorrência, somente um simulacro de concorrência.
O fato inegável, porém, é que essa foi boa jogada de marketing da Dilma. Foge-se do termo "privataria" (porque "não é privatização", e o Brasileiro fica endeusando o estado e demonizando o mercado sem nenhum tipo de argumentação coerente), e, ao mesmo tempo, criam-se ótimas oportunidades para trocas de favores políticos e estabelecimento de relações de troca entre empresas e governos. Usa-se, mais uma vez, o BNDES para dar rios, caminhões, zilhões de toneladas de dinheiro para empreiteiras.
Como o brasileiro coloca o estado em um pedestal e os "intelectuais" brasileiros acham que a Europa ficou rica porque o estado gasta muito dinheiro, não estou nem um pouco otimista. O dinheiro será torrado, as dívidas ficarão e a tal "infra-estrutura" melhorará muito pouco. E o brasileiro continuará exigindo do governo "grandes investimentos em infra-estrutura". Acho que brasileiro gosta é de ser trouxa mesmo.

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Cel.

Pelo que entendo a PRIVATIZAÇÃO (venda de ativos) = o governo vende, recebe e acaba.

Na CONCESSÃO, o governo cede ao setor privado por um período e fiscaliza. Ou seja, a concessão permite ao setor privado investir e receber o investimento com lucro após um determinado período. Quando vence o período, tudo é devolvido ao governo.

Se é a iniciativa privada a fazer o investimento, por que o BNDS está financiando uma grande parte???

Chris/SP

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leram o anúncio feito pelo sergio guerra no estadão ou folha não me lembro ,parabenizandoa dilmanta por finalmente priivatizar o anuncio leva 1/8 da pagina do caderno 1

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Lamento; eu bem que gostaria de acreditar, mas a verdade é que não vai funcionar. Dilma é brizolista, quer dizer, getulista, quer dizer, nacional-desenvolvimentista. Essa ideologia só funciona (por um tempo) em época de crédito internacional abundante e quando ainda há espaço para o crescimento da burocracia estatal; não é o nosso caso. Além disso, a base política de Dilma é muito mais à esquerda que a de Getúlio (ou Geisel), e isso a obriga a colocar tantas restrições ao lucro dos capitalistas privados que o investimento se torna inviável, acaba não interessando a ninguém. Claro que um monte de "capitalistas" vai correr para pegar a grana do BNDES, sabendo que "depois a gente vê"; os mesmos de sempre. Mas o problema principal não será (e não pode ser) removido: a obsessão do lulismo-getulismo por manter tudo sob o controle do governo, o único ente virtuoso que existe na sociedade. Essa obsessão é incompatível com o capitalismo - e já ficou clara nos discursos oficiais, preocupados em explicar que "não se trata de privatização". É verdade, não se trata mesmo. E é por isso que não vai funcionar.

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O nome verdadeiro para tudo isto é embromação: enrola-se o contribuinte, gasta-se mal o nosso dinheiro, mantem-se a corrupção, os empresários ficam mais ricos, e o PT fica no poder mais 500 anos, às custas de uma rede de maracutaias iniciadas pelos tucanos , e aperfeiçoadas pelos petralhas.

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Blá, blá, blá...

Isso é outro PAC e não vai dar em nada. Muita gritaria, muita conversa fiada. Trabalhar que é bom, nada.

E é bom lembra de quem esteve por trás daquela negociata da venda da Varig: foi a própria competência em pessoa.

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Coronel, embora o pacote privativista da Dilma pareça capitalismo, é uma forma de SOCIALSMO de estado onde o governo faz todas as normas de funcionamento das empresas de capital NÃO ESTATAL (privado) e as intenções não passam de afrouxar o primeiro nó da CAMISA DE FORÇA DA LOUCA ESTRUTURA tributária e estatal, agora se Dilma quiser QUE CRIE O MINISTÉRIO DA LOGÍSTICA e nele entre os ministérios das minas e energia, transportes, agricultura e vários outros que regulam atividades do setor privado.
DOS 40 MINISTÉRIOS QUE EXISTEM, DÁ PARA REDUZIR PARA 8 A 10 NOVOS MINISTÉRIOS NO LUGAR DOS ANTIGOS.
Se Dilma fizer este favor ao povo, O seu governo se reelegerá e o rei LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA vai ter o "seu brilho mensaleiro" OFUSCADO pelo brilho da sucessora e poupará o povo de 8 anos da volta do REI PINGA ao poder. RATO.

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Marco Aurélio dos Santos mod

Coronel, veja o que esse jovem jornalista do SBT do Paraná disse sobre as privatizações petistas. Bateu pesado. Esculhambou o PT

http://www.youtube.com/watch?v=-MmefplAb4s&feature=youtu.be

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Querem discurso de oposição? Aqui está. Por 10 anos o PT cobrou impostos abusivos, beneficiou-se de vários recordes de arrecadação. O orçamento do governo previa investimento em infra-estrutura. O que fez o PT com nossos impostos em 10 anos? Alimentou o funcionalismo público, produziu obras-superfaturadas que não foram concluidas e subornou os demais partidos para aprovar suas emendas. Agora o PT diz. Tá bom, vou deixar a iniciativa privada construir o que eu não fiz, mas vocês vão pagar a conta. E eu vou continuar cobrando os impostos que deviam ser usados para infra-estrutura. Entenderam? Estamos comemorando o fato do governo ter finalmente saído do caminho, mas ele ainda assim vai cobrar pelo que desistiu de fazer. Isso é que é governo.

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Pela proposta do governo no setor ferroviário, uma estatal precisará ser criada e terá o papel de pagar pela capacidade de transporte ferroviário (se o que a estatal arrecadar for menor que o pago à concessionária), o governo arcará com o prejuízo.
Pois é, o problema é que o preço oferecido aos usuários estarão embutidos o custo+lucro da concessionária e mais o custo da nova estatal que revenderá o serviço, o que ficará caro, pois a concessionária não precisará ser eficiente, ja que o Estado garante a diferença. Assim a concessionária lucrará sempre, enquanto o Estado ficará com o risco, caso o serviço seja caro e ruim e ninguém queira usá-lo.
Enquanto na área de estradas, as concessionárias só poderão cobrar pedágio após concluirem 10% da duplicação, ou seja, 90% restante ficarão como estão, correndo o risco de não serem entregues.
Na verdade, o PT quer privatizar, mas pra não ser acusado de hipócrita, querem reinventar a "roda", misturando privatização com controle estatal, que não existe em nenhum lugar.
No final das contas, o Estado financiará a privatização e arcará com o risco, enquanto a iniciativa privada ficará somente com os lucros.

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a mão que embala o berço mod

Não acredito que voçça governANTA escreverá certo por linhas tortas, acho que mesmo com uma régua embaixo da linha sairá torto como seus pensamentos.
Gostaria de vê-la desenhando, provavelmente serão desenhos abstratos ou mesmo sem nenhum sentido lógico.

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não lí a opinião dos colegas - eu só tenho uma opinião - a dona presidenta novamente vai iniciar a construção de uma casa pelo telhado. Eu resumo: donde as construtoras irão encontrar este mundi de trabalhadores e que entendam da construção - só vou dizer - ferrovias?

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Mais um roteiro de ficção do PT.
Se eles não conseguem cumprir promessas que o Lula fez há 4 anos, tipo construir 1000 casa populares, vão levar adiante projetos de 30 anos?
Hahahahahaha. Só rindo.
Eh mais uma jogada de marketing para anular a eleição do Serra e acabar de vez com esse partideco que eh o psdb.
Não acredito numa virgula.

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Coronel

São concessões privatizadas ou privatizações concessionárias.
O Brasil é forte nisso: muda o nome e permanece a mesma coisa.

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Não me supreenderei se os petralhas vira-bostas fizerem com as PPP's o que fizeram com a educação (MEC, ENEM, Universidades(?) fedserais, etc): reduzir a escombros, pois é isso o que vai ocorrer...

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Após o anúncio da "privataria dos socialistas", se eu tivesse um jornal na mão, a manchete de primeira página do dia seguinte seria: Socialistas quebram o país e chamam capitalistas para consertar!!!

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Como o PAC-1 não deu certo, o PAC-2 também não deu em nada, o jeito é continuar lançando o foguetório.

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O governo NUNCA PRIVATIZOU AS TERRAS AGRICULTURÁVEIS que são falsamente propriedades, na verdade concessões sem prazo definido que o governo as denuncia se não produzirem as altas produtividades exigidas e NÃO FAZEM O DESCONTO DAS APA E APP na hora que o MST chega para exigir a quebra da concessão e novo contrato com estes "sem-terra", para eles viraria uma propriedade, pois não se exige índice de produtividade de nenhum assentado, plantam poucas mandiocas e vendem a terra para outro e vão invadir outra área, o comprador é um invasor ilegal pois o INCRA proíbe o comércio da terra e o posseiro precisa ficar dez anos com o contrato de gaveta, nisto o sem terra já denunciou a procuração e manda a polícia tirar o comprador e o assentado anterior vende outra vez, agora legalmente e o novo concessionário da terra tem os índices de produtividade exigidos do PEQUENO AGRICULTOR COM TERRA.
SE TERRA FOSSE PROPRIEDADE PRIVADA NINGUÉM SERIA OBRIGADO A PRODUZIR NADA EM ANO QUE OS PREÇOS BAIXAM E A TERRA TEM UM ANO DE POUSIO PARA A RECUPERAÇÃO E APENAS O GOVERNO PODERIA DESAPROPRIA PAGANDO EM DINHEIRO O VALOR REAL, se precisar da terra para rodovias, ferrovias e também agentes privados que fazem as infra-estruturas terem o direito de desapropriar e fazer desde estradas a lagos de hidrelétricas.
PETRALHAS, PRIVATIZEM AS TERRAS QUE SÃO CONCESSÕES SEM TEMPO DEFINIDO E TORNEM PROPRIEDADE PRIVADA DE VERDADE !!!!

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O governo NUNCA PRIVATIZOU AS TERRAS AGRICULTURÁVEIS que são falsamente propriedades, na verdade concessões sem prazo definido que o governo as denuncia se não produzirem as altas produtividades exigidas e NÃO FAZEM O DESCONTO DAS APA E APP na hora que o MST chega para exigir a quebra da concessão e novo contrato com estes "sem-terra", para eles viraria uma propriedade, pois não se exige índice de produtividade de nenhum assentado, plantam poucas mandiocas e vendem a terra para outro e vão invadir outra área, o comprador é um invasor ilegal pois o INCRA proíbe o comércio da terra e o posseiro precisa ficar dez anos com o contrato de gaveta, nisto o sem terra já denunciou a procuração e manda a polícia tirar o comprador e o assentado anterior vende outra vez, agora legalmente e o novo concessionário da terra tem os índices de produtividade exigidos do PEQUENO AGRICULTOR COM TERRA.
SE TERRA FOSSE PROPRIEDADE PRIVADA NINGUÉM SERIA OBRIGADO A PRODUZIR NADA EM ANO QUE OS PREÇOS BAIXAM E A TERRA TEM UM ANO DE POUSIO PARA A RECUPERAÇÃO E APENAS O GOVERNO PODERIA DESAPROPRIA PAGANDO EM DINHEIRO O VALOR REAL, se precisar da terra para rodovias, ferrovias e também agentes privados que fazem as infra-estruturas terem o direito de desapropriar e fazer desde estradas a lagos de hidrelétricas.
PETRALHAS, PRIVATIZEM AS TERRAS QUE SÃO CONCESSÕES SEM TEMPO DEFINIDO E TORNEM PROPRIEDADE PRIVADA DE VERDADE !!!!

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bp = bpistelli ( o computador mandou ao corona sem esperar eu escrever ).

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bp = bpistelli ( o computador mandou ao corona sem esperar eu escrever ).

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Como já temos o Brasil Carinhoso, Brasil Sorridente, Brasil Maior... não sei como não chamaram de Brasil Plano Logístico. É tanto Brasil nesse Brasil.

O pior é que nosso dinheiro será usado via BNDES para financiar as empresas que, além de praticamente não investirem o dinheiro delas aqui, ainda vão nos cobrar pedágio para usar o nosso dinheiro para fazer o que é obrigação do governo em primeiro lugar.

É o PAC 3!

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Ah! Hoje o que teve de petralha que eu conheço chamando o tal plano de privatização não foi no gibi.

Eheheheheheehheeheheh

Se a petralhada tá dizendo...

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oo ccoommppuuttaaddoorr eessttáá dduupplliiccaanndoo ttuudddo,, éé ttaallvveezz uumm vvíírruuss ddoouubbllee cclliicckk..
EEssccrreevvee cceerrttoo mmaass nnaa hhoorraa ddee cchheeggaarr aaoo ccoottuurrnnoo dduupplliiccaa ttuuddoo..

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Essa concessão/privataria só pode ser coisa de energúmeno (burro e safado), pois vai privatizar o lucro (ondeabrechat,delta, oas, a gutierrez, jgerdau, ebatista...) e socializar o prejuízo através do BNDES (povinho otário).

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