Uma assembleia que será realizada nesta quarta-feira às 14h criará oficialmente a Etav (Empresa Brasileira do Trem de Alta Velocidade). A companhia tem a incumbência de conseguir realizar o projeto de construir um trem-bala ligando as cidades de Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro, projeto que está estimado em no mínino R$ 40 bilhões.
Hoje serão nomeados os conselheiros da empresa. Três já estão escolhidos: Miguel Masela, secretário executivo do Ministério dos Transportes; Maurício Muniz, secretário do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e Luiz Antonio Elias, secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia. Os conselheiros vão dar posse ao diretor da estatal, já escolhido pela presidente Dilma Rousseff: Bernardo Figueiredo.
Figueiredo era até o início do ano diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Ele teve a sua recondução ao cargo rejeitada pelo Senado num ato que foi considerado como uma revanche da base aliada contra atitudes do governo. A ANTT é formada por cinco conselheiros. Com a recusa de Figueiredo e outros dois conselheiros no início do ano, o governo nomeou três diretores provisórios e o mais antigo conselheiro, Ivo Borges, assumiu a direção da agência. O nome do novo diretor-geral já foi escolhido pelo governo: Daniel Siegelman, que trabalha no Ministério dos Transportes. Mas o governo ainda não enviou o nome para ser avaliado pelo Senado.
O papel oficial da estatal é ser sócia das empresas que vão construir e operar o sistema e receber a tecnologia para desenvolver no futuro equipamentos nacionais. O governo lançou um edital de concessão do trem-bala em 2010. Após dois adiamentos, o governo fez um leilão em julho do ano passado que não teve nenhum interessado.
O fracasso do leilão fez o governo mudar o formato. Agora o plano é realizar duas concessões separadas: uma para a operação dos trens e outra para a construção e operação da ferrovia. O governo também decidiu assumir o risco de, caso o sistema dê prejuízo, o Tesouro compensaria as vencedoras. A previsão é que o novo edital de licitação do trem-bala fosse lançado no semestre passado e o leilão da primeira etapa ocorresse este ano. Mas os adiamentos atrasaram o projeto mais uma vez e a previsão é que os leilões comecem a ocorrer no próximo ano. (Folha Poder)
25 comentários
Depois do emPACa, está no forno dos horrores a nova Embratrave, essa borras sai governo, entra governo e a piada é a mesma, baralho poderiam arrumas outros piadistas. tá phoda, que falta de criatividade.
ReplyEssa só pode ter nascido pelo orifício corrugado.
O problema não é o trem bala é o trem pagador (BNDES), nós otários.
Replymais apropriado seria a Embravata, pois de bravata eles entendem...
Replyimpressionante a obsessão dessa mulher com esse negocio de trem-bala, coisa tipica de líder comunista, que quando cisma com algo, nao ha voz da razão que o faça desistir...
esta decidida a levar o pais das favelas a prosperidade imediata com uma porcaria dessas...
So falta apresentar um projeto.Caminho pavimentado para a LUA!
ReplyEsta empresa que vai nascer voltada para novos mensalões é a VALEC da Dilma, a valec era a empresa do rei bigodudo do Maranhão para fazer a estrada de ferro Norte-sul, depois de 30 anos a obra está saindo do papel e a dil-mamada já tem esta estatal que poderia assumir esta batata quente que vai falir o país, logo teremos a EBPT- empresa produtora de tomates para evitar especulação de preços.
ReplyEBSE- Empresa brasileira para a segurança alimentar, destinada a trocar benefícios do bolsa-esmola por uma ou duas cestas básicas/mês ao molde da PDVSA que é dona de todo o setor de alimentos do país e não produz petróleo, só o que vaza naturalmente é aproveitado para a compra de alimentos, sorte que o país que vende alimentos é o Brasil e brasileiros que moram na região da fronteira com este país podem comprar alimentos mais baratos na Venezuela, made in Brazil que ir às lojas locais e pagar 5 vezes mais.
Na Argentina 1 litro de gasolina custa 2 pesos e 80 centavos e NÃO TEM ETANOL PARA ADULTERAR A GASOLINA, ADULTERAÇÃO DE ALIMENTOS E COMBUSTÍVEIS SÃO CRIMES HEDIONDOS QUE DÃO DESDE DEZ ATÉ 30 ANOS DE GAIOLA, É O DOBRO DO TRÁFICO DE COCAÍNA, MACONHA, ETC...
Na Argentina tem bombas de álcool e se pode comprar em separado, os preços são como se fossem em reais, a 2 pesos por litro de álcool e o peso vale a metade do reai R$1=2,00 pesos argentinos (câmbio "fixado").
Essa é MAIS UMA "CENTRAL DA CORRUPÇÃO"! É um absurdo! Um despropósito! gastar 60 BILHÕES! para fazer esse trem bala de pobre.
ReplyPor que essa governANTA não emprega esse dinheirão TODO no SUS?
Dava para todo mundo ter tratamento de saúde decente!
Coronel e amigos, temos que fazer uma campanha CONTRA. Temos que cobrar de deputados e senadores a responsabilidade deles pela IRRESPONSABILIDADE DELLA! GENTALHA!
Que vergonha!
eh que maracutaia no DNIT já esta muito manjado...
Replydava muito na vista...
ai precisam inventar um novo órgão para sugar grana para campanha politica...
Eita, agora é que a porca torce o rabo! Vão deitar e rolar em tanto dinheiro $$$$$$$$$$$$
ReplyLembro-me dessa Anta Gorda, quando ainda era ministra do vigarista, toda arrogante anunciado a construção de um novo aeroporto em São Paulo. Até agora não se viu nem ao menos um único tijolo.
ReplyTudo indica que o prometido trem-bala será inaugurado no mesmo dia do tão prometido aeroporto
Sou Paulista. O trem bala será construido no Estado de São Paulo, não me interessa, quem quer esse trem.
ReplySe ele ligasse norte/sul e leste oeste do Brasil, seria bom.
A bandidagem petista esta interessada mesmo, é na verba, é no superfaturamento, é nos subsídeos, é no emprego dos cumpanheros.
Anta, enfia esse trem no bosofó daquele cachaceiro vagabundo, o maior ladrão brasileiro.
Coronel,
ReplyEstou MUITO INDIGNADA com essa notícia.
FORA DILMA!!!!! FORA!! FORA!!!
IMPEACHMENT JÁ! Por gestão irresponsável!
Uma fábula alcoólica.
ReplyCélio Pezza
Era uma vez, um país que disse ter conquistado a independência energética com o uso do álcool feito a partir da cana de açúcar.
Seu presidente falou ao mundo todo sobre a sua conquista e foi muito aplaudido por todos. Na época, este país lendário começou a exportar álcool até para outros países mais desenvolvidos.
Alguns anos se passaram e este mesmo país assombrou novamente o mundo quando anunciou que tinha tanto petróleo que seria um dos maiores produtores do mundo e seu futuro como exportador estava garantido.
A cada discurso de seu presidente, os aplausos eram tantos que confundiram a capacidade de pensar de seu povo. O tempo foi passando e o mundo colocou algumas barreiras para evitar que o grande produtor invadisse seu mercado. Ao mesmo tempo adotaram uma política de comprar as usinas do lendário país, para serem os donos do negócio.
Em 2011, o fabuloso país grande produtor de combustíveis, apesar dos alardes publicitários e dos discursos inflamados de seus governantes, começou a importar álcool e gasolina.
Primeiro começou com o álcool, e já importou mais de 400 milhões de litros e deve trazer de fora neste ano um recorde de 1,5 bilhão de litros, segundo o presidente de sua maior empresa do setor, chamada Petrobras Biocombustíveis.
Como o álcool do exterior é inferior, um órgão chamado ANP (Agência Nacional do Petróleo) mudou a especificação do álcool, aumentando de 0,4% para 1,0% a quantidade da água, para permitir a importação. Ao mesmo tempo, este país exporta o álcool de boa qualidade a um preço mais baixo, para honrar contratos firmados.
Como o álcool começou a ser matéria rara, foi mudada a quantidade de álcool adicionada à gasolina, de 25% para 20%, o que fez com que a grande empresa produtora de gasolina deste país precisasse importar gasolina, para não faltar no mercado interno. Da mesma forma, ela exporta gasolina mais barata e compra mais cara, por força de contratos.
A fábula conta ainda que grandes empresas estrangeiras, como a BP (British Petroleum), compraram no último ano várias grandes usinas produtoras de álcool neste país imaginário, como a Companhia Nacional de Álcool e Açúcar, e já são donas de 25% do setor.
A verdade é que hoje este país exótico exporta o álcool e a gasolina a preços baixos, importa a preços altos um produto inferior, e seu povo paga por estes produtos um dos mais altos preços do mundo.
Infelizmente esta fábula é real e o país onde estas coisas irreais acontecem chama-se Brasil.
CONTINUE VOTANDO NELES
Coronel,
ReplyDesobidiência civil já!!!
JulioK
Coronel,
Replynão tem reza que pare essa gangue. A presidAnta com a chave do cofre, dos otários (nós), torra dinheiro e emprega seus apaniguados em cargos de remuneração polpuda e rios de dinheiro (nosso) para desvio. Melhor, caixa dois.
EMBRATRAVA será a cia co-irmã do plano EmPAC: Programa de Aceleração do Jegue Empacado!!!
ReplyA "Mulher Tomate" foi querer esnobar o Paraguai e lamber as botas sangrentas do tirano Hugo Chávez e a coisa deu nisso:
Reply'Paraguai não fornecerá mais energia extra de Itaipu ao Brasil'
Esta é a estúpida política externa da nossa Anta acéfala.
Madame Satã, a bolivariana, deveria estar cansada de saber esta passagem bíblica:
"A semeadura é livre; a colheita, obrigatória".
tomara q a embratrave trave os petralhas
Replytomara q a embratrave trave os petralhas
Reply"caso o sistema dê prejuízo,o tesouro compensaria as vencedoras." Nóis vai pagá os pexe...
ReplyImpressionante a capacidade dessa gente de meter a mão no Erário Público.
Reply"O governo também decidiu assumir o risco de, caso o sistema dê prejuízo, o Tesouro compensaria as vencedoras."
ReplyAlguma dúvida de que as custas da obra quadruplicarão, no mínimo?
E vai demorar no minimo uns 10 anos pra fazer...
ODEIO o Brasil e essa politicazinha sem-vergonha.
Agora sem a energia de Itaipu , não se pode mais pegar nem mesmo a sua metade, pois o vertedouro da usina fica do lado paraguaio, eles podem SIMPLESMENTE ABRIR TOTALMENTE TODOS OS VERTEDOUROS E OS CANAIS DE DESVIO do Rio Paraná, em 2 meses o lago seca e o Brasil apelará para a segunda guerra ao Paraguai, se tiver o apoio da viúva negra ( não interferindo ) e do terrorista Tabaré Vasques, o país democrático estará perdido entre fronteiras de quatro países ditatoriais, talvez o índio Morales fique do lado paraguaio, pois no Paraguai o Tupi Guarani, uma LÍNGUA DE ÍNDIOS é uma das línguas oficiais do Paraguai.
ReplySe o cocaleiro ficar quieto, o que é mais provável, apenas receberá os refugiados da segunda guerra mundial contra o Paraguai, a primeira foi dos 3 mais o Reino Unido contra o Paraguai. Seria como se hoje os EUA fossem do lado argentino-brasileiro.
EU SE ESTIVESSE NO LUGAR DO PRESIDENTE FREDERICO FRANCO, iria exigir o esvaziamento do lago com a retirada das turbinas do lado paraguaio da usina, abertura total de vertedouros e tirar os fios que levam ao Brasil da energia, os cabos saem do lado paraguaio e em caso de guerra bastaria tirar todas as travas das turbinas e esvaziar todo o lago em 3 meses, A DILMAMADA que faça uma ITAIPU A ETANOL.
Do jeito que este país de MERDA está, não duvido que em cinco anos o país não será importador de café, carne e de cana de açúcar africana.
Os africanos e indianos plantam muita cana e não tem destilarias, exportam a cana como o pé sem as folhas, o bagaço fica para formar a itaipu de cana, a garapa para fazer o etanol para adulterar a gasolina em até 50% de álcool na gasolina.
O governo vende álcool a preço internacional de gasolina!!!
Deveria ter a média ponderada de preços internacionais que seria:
preço da gasolina A x 3 somado ao preço do álcool ( peso um ) e dividir por 4. ou a soma mais simples de 3/4 do preço da gasolina mais 1/4 do preço do álcool dando o preço da gasolina batizada nacional e O CRIME HEDIONDO DA PETROBRÁS de adulteração de combustíveis, comida ,medicamentos, alimentos é mais grave que tráfico de drogas.
Agora se pergunta : QUAL A UTILIDADE DO PETRÓLEO? Nenhuma, é um asqueroso e gordurento líquido cheio de enxofre e está sendo substituído com muito sucesso por MICRO-ALGAS que utilizam a luz solar e produzem substâncias que compõe cada derivado do petróleo.
ReplyA gasolina é uma mistura de 10 a 15 hidrocarbonetos com 6 a 8 átomos de Carbono na molécula,o Diesel tem de 9 a 12 ou 14 átomos na molécula.
As algas unicelulares são geneticamente programadas para ao invés de óleo comum produzirem um derivado do petróleo, com 200 diferentes cepas da alga dá para produzir todos os componentes do petróleo ( exceto asfalto e alguns compostos com muitos "núcleos fenólicos" ou polifenóis, estes podem ser produzidos em queima de madeira sem oxigênio ( pelo calor a madeira pode se transformar em um líquido semelhante ao piche ).
PETROBRÁS, NÃO ADIANTARÁ TORNAR-SE A ALGA-BRÁS porque os americanos têm patenteadas as alterações genéticas nas micro-algas que fazem produzir as centenas de derivados do petróleo e que misturadas na proporção exata formam todos os derivados do petróleo com valor econômico, desde GLP até o óleo combustível ( para lareiras nos EUA que usam óleo e em indústrias aqui.
Coronel o nome está incompleto, o nome certo e (EMBRATRAVADA). SERÁ O TREM TARTARUGA não vai subir nos trilhos nunca.
ReplyVem aí a TREMBABRÁS, o novo paquiderme petista.
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