Desinformada sobre o Código Florestal, Dilma repreende ministras. Apavoradas, elas enganam a presidente.

As ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) receberam, nesta quinta-feira (30), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, um bilhetinho da presidente Dilma Rousseff cobrando as duas sobre a aprovação do Código Florestal e a participação do governo nela. 

"Por que os jornais estão dizendo que houve um acordo ontem no Congresso sobre o Código Florestal e eu não sei de nada?", escreveu a presidente em bilhete flagrado pelas câmeras. A resposta veio em seguida: "Não houve acordo com o governo. A posição do governo era de defesa da MP [medida provisória], com foco especial na 'escadinha'". 

Depois da troca de mensagens, já em seu discurso, a presidente Dilma afirmou que "o governo está aberto a negociações, mas não assume responsabilidade por negociações que não foram feitas com a presença dele".
Na quarta-feira (29), a comissão mista do Congresso votou o relatório da medida provisória que altera o Código Florestal. A comissão reduziu as distâncias mínimas de recuperação da preservação nas margens dos rios, escalonadas a depender do tamanho da propriedade. Nesta quinta, após evento com a presidente, a ministra Izabella Teixeira afirmou que a mudança no texto original é "um retrocesso do ponto de vista de recuperação ambiental" e não foi pactuada com o governo.(Folha Poder)

Comentário: na verdade, o governo avalizou o acordo promovido na undécima hora pela senadora Kátia Abreu, presidente da CNA. A "escadinha" foi mantida e ampliada, protegendo mais de 95% dos produtores rurais. 

Veja aqui como Kátia Abreu salvou o Código Florestal.

12 comentários

a senhora nao sabe de nada porque quando se faz uma interrogação o "por que" eh assim, separado...

Reply

Coronel,

Que loucura!!

Só tendo muita paciência para suportar um governo formado por pessoas tão mediocres, começando pela chefona!!

JulioK


Reply

A distinta presidente passou recibo de ignorância quanto ao uso correto da gramática. Quando se inicia uma pergunta o certo é utilizar a forma "Por que...". É nas respostas que se utiliza "Porque". Estranho uma mulher que diz ter doutorado e mestrado escrever desse jeito rasteiro...

Reply

PORQUE junto na forma interrogativa? Se não estou enganando deveria ser POR QUE...

Reply

Sr Coronel:


KATIA ABREU 2014

Simples assim

Saudações

Reply

Será que o (PORQUE?) já é o resultado da “nova gramática” que o menino malufinho do mec queria implantar aos brasileirinhos do futuro.

Reply

Velho, posso falar? A letra está bonita demais para ser a letra dela, parece letra de caligrafo. E por que a transparência do papel? Sei não... Isso parece noticia plantada. Qual o propósito? Eu não sei. Diz você, que é mais inteirado em política.

Reply

"Por que os jornais estão dizendo que houve um acordo ontem no Congresso sobre o Código Florestal e eu não sei de nada?"

Hummm... seria porque a senhora não governa coisa nenhuma??? Eheheeheh

Reply

Não acredito que estão discutindo a grafia do "porque" utilizado num bilhetinho que nem devia ter vindo a público.
É por isso que a oposição só perde e o PT está se eternizando no poder: As mentes pensantes da direita ao invés de criticarem o que tem importância ficam de picuinha.
De qualquer forma, foi uma demonstração de habilidade política da Katia Abreu e a Dilma... Bem, a Dilma não estava nem sabendo então não vou julgar a atuação dela enquanto ela não tiver alguma.

Reply

picuinha?

o mandatário maior da nação deveria ao menos dominar as regras básicas do idioma oficial do país que governa...

Reply

Coronel,

interessante quando um presidente da república fica sabendo de algo pelos jornais!

Flor Lilás

Reply

Ou o Blogueiro errou ou foi a Grande Mantecapta Planaltina...
Afinal é IsabeLLa ou IsabeLa?
Chefe que não sabe nem grafar o nome do(a)subordinado(a)tá querendo o quê???. Bilhetinho que o mundo viu, fotografou, gravou??
Correio Elegante de Quermesse?
Salve Ionesco!
Vergonha alheia!
Fonebone

Reply