Pela proposta do governo, ao final de três anos, os salários de professores titulares com
dedicação exclusiva nas universidades federais passarão para 17.100 reais, antes os 11.800 reais pagos
hoje. Isso representa um aumento de 45% em termos nominais, mas não
considera a inflação futura (confira aqui a proposta completa).
De acordo com o Ministério do Planejamento, os valores anunciados já
incluem o reajuste de 4% à categoria garantido por uma medida provisória
editada pelo governo federal em maio deste ano. A proposta reduz também
de 17 para 13 os níveis de carreira, como exigido pelos docentes.
No topo da carreira, nossos professores universitários receberão, na ativa ou aposentados, cerca de U$ 8,500 mensais. Mais do que um doutor no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Israel. Clique sobre a imagem abaixo para ver quanto ganham os melhores doutores pelo mundo à fora. Resta saber se os novos salários arrancarão o Brasil das péssimas posições que ocupa no ranking das melhores universidades do mundo, onde apenas a USP aparece entre as 100 mais bem colocadas. E lá na casa dos noventa...
É importante observar que a proposta do governo não inclui meritocracia alguma, tais como patentes registradas, artigos publicados, palestras em eventos científicos, etc. Um doutor sindicaleiro que passa o tempo todo em greve vale a mesm coisa que um doutor que brilha nos laboratórios e na cátedra.
Atualizado domingo, dia 15, em resposta a alguns comentários:
O que estamos discutindo aqui é dinheiro que vai para o bolso do professor e não quanto cada país investe por aluno. Até porque mais de 70% do orçamento de Educação no Brasil vai para as universidades federais. E que estas destinam mais de 90% do que recebem para pagar professores e funcionários. As universidades federais brasileiras tem uma das maiores relações entre funcionários e professores x aluno do mundo. E mais: se lá fora as universidades atraem investimentos para financiar pesquisa, é porque oferecem resultados. Aqui no Brasil, via de regra, o dinheiro privado de pesquisa também vai para o bolso do pesquisador, na forma de consultorias. Por fim: o post trata da comparação entre salários de professores em todo o mundo. E não entre salários de juízes, de parlamentares ou de generais. Misturar as coisas é típica de petralha para desqualificar o "oponente".
28 comentários
Coronel,
Replye tem "doutor" sindicaleiro?
Ah... lembrei do título tão "nobre" do exmo ministro da educação!!!!
Flor Lilás
Mas, Coronel, o mérito deles não é fazer trabalhos acadêmicos, já que são pagos tão somente para fazer teses que arruinem todo e qualquer sistema de relacionamento da nossa sociedade, visando a sua transformação para uma completamente corrupta e lasciva.
ReplyCoronel,
ReplyInfelizmente é só mais um caso de transferência de renda!!!!
Depois os jornais dos USA e EU falam mal do Brasil e a "Nossa Esquerda" fica indignada!!! MAMADORES!!!!
JulioK
Caros,
ReplyConsiderem a ousada jogada de mestre do Kassab:
em uma só tacada ele explicita e expõe o traíra minerim,
ajuda o Serra e a oposição,
ganha o comando de uma capital com a situação,
cacifando a Kátia para um ministério,
ajudando ele próprio de uma forma geral,
e mantendo a independência e equidistância geo-política do partido.
Acham pouco???!!!!!
Só se ele perder em Minas, não?!!!
Vão torcer para o traíra ganhar?!!!
Eu estou com ele, com a Kátia e com o Serra.
Abraços,
m
... e com esse professorado, com qualquer partido, comtinuo vendo um futuro difícil para nosso país ...
Este caso é emblemático já que no reino de Banânias os falsos dr. se valem de uma tremenda desorganização, já está trovado que para ser dr. é só colocar no currículo, ou comprar um como o merdandante, qualquer problema é culpa do aspone.
ReplyObs. Será que a dilmANTA estava pensando no dr. dela?
Desde que o ignorante maior foi alçado aos píncaros da politicalha, nada mais se espera além da apologia à burrice e à baderna: os sábios serão queimados em fogueiras, por serem os hereges a se insurgir contra a turba petralha.
ReplyEssa média de 8500 não reflete professores em topo de carreira lá fora. Muitos recebem entre 150-250 mil dólares anuais, dependendo da quantidade de projetos que captam.
ReplyJÁ LEU ESTA NOTÍCIA, CEL ???
ReplyAÉCIO: ‘A FAMA DE BOA GERENTE DA DILMA ERA MITO’
http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2012/07/14/aecio-a-fama-de-boa-gerente-da-dilma-era-mito/
Aborda assuntos bem interessantes!
A luta PSDB X PT já começou.
Chris/SP
a Bolha de SP parece estar tentando aliviar a barra do Ze Desceu e começou a publicar umas fotos do individuo quando foi preso pelos militares por atividades subversivas...
Replyeh a Bolha, em época de julgamento do mensalão, tentando lavar a imagem do sujeito mais branco do que aquela marca de sabão em pó...
só falta dizer que eh um coitadinho que esta sendo perseguido...
Também vale destacar que a proposta de reajuste acenada pelo governo desdobrar-se-á ao longo de três anos, período que inclui o mandato presidencial do sucessor da atual presidente. Se ela obtiver nas urnas a reeleição, estará com o orçamento comprometido com uma promessa. Mas isto será problema dela e de quem insiste em crer em promessa de petista (que o diga quem creu na PEC 300). Mas e se não for Dilma a próxima presidente, é lícito comprometer o orçamento futuro? Se isso valer, governantes podem prometer qualquer coisa, já que não será no governo deles que a fatura incidirá. Quem lançou essa idéia tipicamente petralha foi Tarso Beria Genro aqui no RS.
ReplyA promoção por meritocracia seria a melhor mas abre portas para haver a discriminação contra "inimigos do rei e haver critérios políticos para ter promoção. Alguma Twitada contra o rei ou superior, mesmo o presidente pinga ou outro, facilitaria supremamente o aparelhamento das universidades ao PT e QUEM NÃO SEGUIR ESTRITAMENTE O QUE FOR DETERMINADO, DENÚNCIAS ANÔNIMAS VÃO APARECER e detonar o candidato.
ReplyO sistema americano de emprego,onde o empregado assina sabendo o que ganhará até o fim da vida, nunca terá promoção alguma, exceto se o candidato entrar para o concurso da vaga e passar, pedir demissão do emprego anterior e entrar com novo salário ( não indexado, é emprego novo ) e cada acensão profissional repete o mesmo, exceto nas FF.AA. e um chefe para ser diretor da firma tem que ler o edital do concurso, prestar e passando, seu passado na empresa é quase garantia de ser aprovado, exceto os ineptos.
O importante e continuar aparelhando.
ReplyEsse governo é muito esperto, só com uma coletiva de imprensa transformou os professores em vilões.
ReplyExplico, esse salário de R$ 17.100,00 (salário excelente não nego) só seria atingível por uma minoria dos professores, pois além de uma série de exigências de qualificação e titulação na proposta do governo há um limite de 20% de vagas para professor titular, ou seja, mesmo que um professor atenda às exigências, se não há vagas, ele não sobe. Para os professores com mestrado -a maioria nos Institutos Federais (ensino técnico)- o salário praticamente não muda e em certos aspectos até piora a progressão na carreira.
É colocado que os níveis da carreira foram reduzidos de 17 para 13, o "detalhe" é que atualmente o professor sobe um nível a cada 18 meses (17*18= 306 meses ou 25,5 anos); pela proposta do governo o professor passará a subir um nível a cada 24 meses (13*24= 312 meses ou 26 anos); em resumo o professor na verdade vai levar mais tempo para chegar ao topo da carreira e no máximo 20% do quadro de cada instituição terá essa possibilidade.
Portanto pode ficar tranquilo coronel, a grande maioria dos professores vai ficar bem distante desse salário de "marajá".
Coronel, meu caro.
ReplyVocê foi vítima da propaganda do governo.
E da nota malaca do Mercadante.
Você está completamente mal informado sobre a carreira universitária. Vejamos:
Primeiro: desde o governo Lula que o novos professores não tem aposentadoria integral. Embora continuem recolhendo a igual a quem tem. Malandragem pura.
Segundo: esses 17 mil brutos, a valores de 2016, serão destinados a apenas 20% do quadro.
E mesmo assim, só depois de 26 anos de carreira.
O salário de início de carreira, sem aposentadoria integral e em valores de 2016, será 8.400,00 se o cara for doutor. Salário bruto, valores de 2016.
Terceiro: ao contrário do que o governo acredita e divulga, a exigência do mérito aumentou e muito.
Quarto: quem criou 17 faixas foi Lula. Agora eles tiraram quatro. E acredite: a progressão ficou mais difícil.
Quinto: o aumento não é linear. É diferente para cada faixa e a última "prestação" será paga justamente no ano da eleição. Mesma malandragem usada por Lula para eleger Dilma. De novo: só em 2016.
Sexto: claro que o aumento parece bom. Mas não nos compare com o primeiro mundo. No Brasil, até o cartucho da impressora quem compra é o professor. Até a xerox das provas, quem paga é o professor.
O aumento é bom para nós professores, mas ruim para a Universidade. O aumento poderia ser menor. O problema não é só o salário baixo, mas o quanto se paga para trabalhar.
Nada mudará na universidade brasileira. Nem a carreira ficou mais atrativa. Ao contrário, até. O que é uma pena.
cel,
ReplyEstão jogando pesado para eleger idiota do haddad, pois antes que respingue na campanha (horario da tv) foram correndo e abriram as pernas.
É tragico a situação, não dá pra generalizar e dizer que todos os professores são fracos. Mas com certeza a maioria não merece todo esse valor, e tambem tem muitos que merecem muito mais. E tragico é que não existe um forma de remunerar de forma justa, pelo menos pelo desempenho dos alunos depois de formados.
E se fizer uma avaliação do atual ministro da educação para remunerar os professores com certeza teriam os salarios rebaixados, pois o cara comprou o diploma.
No comunismo é assim: pogrésso na marra!!!
ReplyA direita reacionária paraguaia, talvez apoiada pelo imperialistas americanos, já podem erguer uma estátua para Lula, aquele que entregou Itaipú aos paraguaios, as custas do contribuinte brasileiro.
ReplyPoderiam até mandar uma carta dizendo um "muito obrigado, Lula".
É menos do que ganha muitos generais de pijama que nada fazem pelo Brasil a não ser teclar muxoxos na internet. Na reserva são cheios de coragem não serão cobrados de nada e se o fossem por produtividade gostaria de ver a lista de 'produção'. Quanto ganham os militares de alta patente? Vamos comparar? Duvido muito que trabalhem mais que professores e que sejam menos esquerdinhas. Afinal, até o Geisel era chegado em aproximações com comunistas, com China. Certo? A roça de melancia produz muito?
ReplyAdemais, ainda acho mais negócio ter só o antigo Segundo Grau, entrar como o guri do 'xerox' na Alesc e, via mutretas internas da direção da casa,hoje ser algo como o chefe dos guris do 'xerox', que chamam de 'produção gráfica', e que ganha mais de 20 mil por mês, menos 4 mil de IR e 1400 de previdência sobra um bom salário, coisa que nem Isaac Newton ganharia como professor universitário aqui no grotão...
Também é mais negócio ser médico com cargo de analista judiciário, inativo já apesar da pouca idade, e faturar 20 mil pilas por mês. Vai ser médico em postinho de saúde, no SUS ou em hospitais para quê, ganhar miséria? Só clinica por esporte, em consultório particular, para não perder um trocados extras que dinheiro nunca é demais, né?Se quiser comprovar basta ver no site da Alesc, inativos.
O guri do 'xerox' ainda está na ativa, mas perto de virar inativo marajá. Sorte dele, fez bem, não condeno, ser professor nesta josta de país e neste fiofó de estado é pedir para ter o couro arrancado e virar tamborim ou capacho.
Bom saber que não é mais professor, Corona, porque se ainda for, pegou mal né? Vai parecer inveja entre faculdade privada e pública. Que se diga, poucas faculdades privadas tem 'produção' a ponto de merecer ganhos por meritocracia, né não? Principalmente as fajutas de jornalismo, altamente dispensáveis.
Falei, pronto!
Lia¬¬
17 mil em 2015 para Doutores? E 27 mil HOJE para os "tiriricas" da nação?
ReplyQuem sabe o vencimento líquido de um Almirante de Esquadra, Tenente Brigadeiro da Aeronáutica, ou de um General de Exército?
Coronel,
Replyse houvesse contemplado a meritocracia, não seria um governo petralha.
Vejo que a propaganda do governo é realmente muito boa, afinal ela conseguiu convencer até quem faz oposição de que a proposta é excelente para os professores quando na verdade não repõe nem as perdas com a inflação.
ReplyVale ressaltar que nas instâncias municipal, estadual e federal o professor sempre ganha menos que o policial. Caso o país opte por continuar investindo pouco em educação certamente precisará de um número cada vez maior de policiais.
Outro ponto importante é que você considera que as Universidades brasileiras se destacam pouco porque os professores não são bons, no entanto, gostaria que você comparasse o quanto de dinheiro é investido por aluno nas melhores Universidades do mundo. Além disso, sugiro que compare quanto dinheiro é investido em pesquisa no Brasil.
Concordo com a necessidade de progressão por mérito mas discordo totalmente de colocar o professor como principal culpado pela situação da educação superior.
Com relação a obrigação de publicação de artigos científicos é importante comentar que os professores não recebem da Universidade nenhum apoio para o desenvolvimento de pesquisas. O apoio é buscado em fontes externas a Universidade e certamente que o número de agraciados é menor, creio eu, do que 30% do total de professores. Logo, seria importante que antes de exigir, o governo desse condições de trabalho.
Abraço.
Jogando luz nos pardos gatos noturnos. Se liga, Coronel, que você bem sabe que o dessa turma é mentir, mentir, mentir. Eis a proposta, muito da marota, do Mercadante: http://proifes.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Proposta-do-Governo.pdf
ReplySou professor universitário federal. Minha disciplina exige bastante o uso de imagens e filmes, além da bibliografia usual. Todo o equipamento necessário (projetor para data-show, equipamentos de som, cartuchos de impressão, livros atualizados, scanners, etc..) foi adquirido e é mantido COM O MEU SALÁRIO, A universidade não me dá nada, pelo contrário, atrapalha. Comparar nossas condições de trabalho com as condições de uma universidade importante, mas 'média' comparada às grandes dos EUA, como aquela onde fiz doutorado no Canadá, dá até vergonha. Sou o primeiro a querer a meritocracia, e ODEIO O PT, mas nossas condições de trabalho estão péssimas, e o sentimento de indignação quanto aos gastos absurdos do governo e os salários pagos em outros setores (o carimbador do protocolo do Senado ganha 27.000 reais, conforme a coluna de Claudio Humberto de sexta ou sábado). Discordo, portanto, de seu comentário, embora, repito, concorde que há muitas distorções nas universidades. Mas existem distorções em todos os setores, e só se cobra "responsabilidade social" quando nós entramos em greve. Se fossemos "carimbadores do Senado" garanto que jamais entraríamos em greve.
ReplyO preconceito contra nós, professores, é tão grande que fez até o Coronel não apenas cair nas mentiras do PT, como propagá-las. Foi injusto conosco. Teria dado uma de Dora Kramer com Kátia Abreu?
ReplyMeu caro, vou insistir e apontar mais um erro de sua análise. Vamos lá:
1. Um doutorado leva, no mínimo, na melhor das hipóteses, 4 anos de graduação, 02 de mestrado, 04 de doutorado. 10 anos de estudos acadêmicos (e não sou daqueles que acham que ser doutor é o máximo). Mas dez anos de estudos se assemelham a formação de um padre e a de um médico com residência.
2. Um doutor hoje entraria na universidade com R$7.600,00 brutos.
3. Pela proposta do Mercadante, entraria com R$ 8.440,00. E isso, em valores de 2015!!!!
4. Não precisa ser um gênio da matemática para saber que não estamos diante de 45% de aumento, né mesmo, caro Coronel? Provavelmente, isso não corrigirá nem a inflação do período.
5. Mas, em se tratando do PT, há sempre mais coisas escondidas. Hoje, um professor-doutor atingiria o topo da carreira em 14 anos. Na proposta apresentada, levaria 26 anos. E, chegando lá, talvez, consiga uma dos 20% de vagas disponíveis para professor titular.
7. Agora me diga: você sabia disso? Isso é assim uma proposta maravilhosa? Que estimula a entrada na carreira acadêmica das mentes mais brilhantes do país?
8. Você sabia que, pela proposta do PT, um professor associado em 2015 ganhará menos do que ganha hoje?
9. Agora, convenhamos: vc leu algo parecido com isso em algum órgão de notícia? E pq os jornalistas não fizeram o seu dever de bem informar?
10. Fico com a hipótese de que o preconceito contra nós, professores federais, fez até o bravo Coronel cair nas mentiras do PT. Ou não?
Coronel, este é o meu quarto e último comentário.
ReplyE diz respeito apenas a sua atualização.
A Universidade tem muitos problemas.
E muitos professores bons e picaretas.
Mas suas contas estão erradas.
1. Os aposentados não ganham iguais aos da ativa. Isso não "ecziste".
2. O salário topo, o tal do titular, será destinado a 20% das vagas das unidades. Ou seja: apenas, no máximo, 20% do professores atingirão esse patamar. E é justamente para esse nível, que o governo oferece 45%, para fazer a propaganda que está dando um grande aumento.
3. A real é a seguinte: haverá, pela proposta, duas carreiras em paralelo, com duas remunerações diferentes. Um para nós, que já estamos na Universidade e temos doutorado. E uma outra, desvantajosas, para o novos professores.
4. Portanto, precisamos sim comparar com outras universidades do mundo. E precisamos avançar. O problema que você comparou alhos com bugalhos. E isso não ajuda ao debate.
5. Para ficar claro: nem tô falando de grana, mas de mentiras petistas e mal jornalismo.
Aqui no Brasil o governo quer que os professores ASSINEM SUA LISTA DE PRESENÇA OU A LISTA DE PONTO USANDO A FERRADURA DIREITA, querem asnos para ensinar asnos, quem for inteligente é considerado elemento de comportamento anti-social ou sociopata e é excluído sem precisar burocracia, pode haver a aposentadoria pelo salário mínimo por invalidez, e isto proíbe de arrumar bico e outro emprego, obriga a morrer de fome ou cometer a fraude e trabalhar em carteira assinada e ter que pagar duzentos milhões de reais por enriquecimento ilícito ( aposentado por invalidez não pode trabalhar, trabalhou de modo ilícito ganhou dinheiro ilegal e PERDE TUDO, imóveis de família , dinheiro, fica quinze anos em uma prisão em regime disciplinar diferenciado, ( preso perigoso ) ao regime e morte pela fome é bênção ao desgoverno, arquivo queimado.
ReplySAI SATANÁS, REI PINGA, LADRUFF E O RATTAT, FORA TRAÉCIO E KASSAB 24.
MÉ- RATO- CRACIA (o governo dos ratos bebuns) seria o eterno desejo etílico do rei pinga, se ele fosse Deus iria mudar a fórmula da água de H2O para a C2H5OH ( a fórmula atual do etanol ), um deus canabrava faria um universo de cachaceiros e a água seria veneno,
ReplyFORA PETRALHAS/MALUFISTAS, ETC...
Mãe que educa não boicota o ensino aos seus filhos. Os professores grevistas são desnaturados com seus alunos, e rasgam seus diplomas ao descumprirem seus juramentos à sociedade. Estão atrasados mais de 30 anos em mentalidade, pois a greve não atinge o governo. Se assim fosse, já teria surtido efeito, inclusive desde 2010. São estas mentes que estão nas universidades espalhando ideologias e causando aos alunos a preguiça de pensar. Porém há ainda aqueles professores responsáveis, que não aderiram à greve, que são mártires e verdadeiros soldados de guerra: sábios raros hoje em dia.
Reply