A velha quadrilha do Mensalão explode o cofre em Maricá.

Com pouco menos de 130.000 habitantes, o município de Maricá, a 60 quilômetros do Rio de Janeiro, faz parte de um punhado de localidades fluminenses que enriqueceram de repente por um capricho da natureza: está na rota do pré-sal. Por obra e graça da exploração de petróleo, o orçamento municipal de 200 milhões de reais teve, só nos primeiros três meses deste ano, um acréscimo de 35 milhões relativos a sua fatia dos 100.000 barris extraídos do campo de Tupi, rebatizado de Lula. É uma pequena fração de uma bolada que, nos cálculos mais otimistas, pode beneficiar os cofres maricaenses em até 1 bilhão de reais nos próximos anos. 

Como prova do reposicionamento de Maricá na ordem de interesses, um dos principais caciques do PT, José Dirceu, visitou a cidade pelo menos duas vezes desde a posse do prefeito petista Washington Siqueira, o Quaquá, em 2009. Em franca preparação para a reeleição, Quaquá vem espalhando pelo município cartazes de obras milionárias. Os milhões têm saído dos cofres da prefeitura, não há dúvida, mas a cidade pouco tem se beneficiado deles. Nesses três anos e meio, Quaquá e sua turma passaram a ser alvo de 21 processos e cinquenta inquéritos. No rol de abusos, o beabá da cartilha da corrupção: improbidade administrativa, danos ao Erário, prevaricação, peculato, abuso de poder econômico, superfaturamento, contratação de empresas-fantasma - maracutaias que podem ter feito evaporar do caixa oficial cerca de 150 milhões de reais. 

Ao montar sua máquina administrativa, Quaquá convocou duas pessoas de fora. Uma é Marcelo Sereno, ex-assessor dele mesmo, José Dirceu, nos tempos em que era ministro da Casa Civil. Em 2010, Sereno assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo de Maricá no lugar de Aleksander Santos, político local que, por sinal, enquanto esteve no cargo, também se aproximou de Dirceu, passando a usar essa relação como cartão de visita nos contatos que fazia. Gostava até de expor em redes sociais fotos desse convívio. Sereno se afastou em abril, para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio, mas seus tentáculos na política maricaense continuam firmes. 

Outro laço do chefão petista no município é com Maria Helena Alves Oliveira, a secretária executiva e de Administração, que tem no currículo cargos semelhantes, sempre por indicação de Dirceu, nas prefeituras de Nova Iguaçu e Manaus. Até Lurian, a filha do ex-presidente Lula, hoje funcionária da prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo, já prestigiou Maricá: esteve lá no Carnaval e, três meses depois, foi até agraciada com o título de cidadã maricaense. Leia mais na Veja.

12 comentários

off topic, Coronel

SENTENÇA CONDENA FILHO DE LULLA. AÇÃO MOVIDA CONTRA A REVISTA VEJA.

Ação movida pelo filho de Lulla contra a revista Veja, pedindo indenização por danos morais pela matéria publicada, a respeito do seu enriquecimento milagroso. E também sobre a frase dita pelo ex-presidente "Meu filho é o Ronaldo dos negócios".

http://betocritica.blogspot.com.br/2012/06/sentenca-condena-filho-de-lulla-acao.html

Reply

@off: Coronel, merece um post mostrar a diferença entre Mojica (URU) e o mito Lula, "pai dos pobres".

http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=39837

Reply

Prefeito de Maricá,o Quaqua.Muito sugestivo.

Reply

Quaquá, Quaquá, Quaquá, Quaquá, Quaquá ... ...

Reply

Lula X Jose Mujica -> Patrimônios.
Ou melhor dizendo, quanto o Lulla se apossou dos meus impostos?

Reply

Adir Assad.

Parece que, se espremer, dessa laranja sai muito $uco.

marco

Reply

Maricá não reelegerá o atual prefeito ladrão, mas a cidade já terá sido violentamente espoliada pela quadrilha montada e alocada na cidade por José Dirceu.

O prefeito tem medo de andar sozinho na cidade devido a revolta da populaçao com o seu governo, e se Jose Dirceu andar por aquelas ruas sem seguranças, certamente não ficaria inteiro para assistir a sua condenação em setembro.

http://www.maricainfo.com/2011/05/delubio-soares-pode-aparecer-em-marica.html

Reply

Quá, quá, quá ...

Reply

É incrível, o Zé Caroço está metido em todo lugar que tem grana farta e, consequentemente em roubalheira.

Esse imbecil ladrão e vice-chefe da quadrilha continua livre, leve e solto, metido nas maiores maracutaias do pais.

E a molusquinha Luriam hein? Também é chegada numa grana ilícita, igualzinha aos maninhos malandros e papai velhaco.

Reply

Esse treco do pré-sal, tá dando um caldo...
As lições de Pres. Kennedy/ES, tão sendo aproveitadas fartamente.
Fonebone

Reply

Przado Coronel, apesar de leitor assíduo desde o Coturno Noturno, não pensei que as patacoadas em Maricá viriam um dia a desfilar por aqui. Infelizmente a reportagem da Veja é apenas um grão de areia no oceano de patifarias que são cometidas por aqui desde que o ParTidão assumiu o timão dessa nau sem rumo chamada Maricá. Desde contratos com a Delta, passando por gastos fabulosos com artistas nos carnavais, aluguéis milionários de carros, contratação de aspones, aluguel de tendas (300.000,00 em um unico mes), mortes diarias no unico hospital municipal da cidade, sucateamento do ensino, compra milionaria de netbooks, abandono total das vias públicas, falta de saneamento básico em toda a cidade e muitas outras coisas que não dá para descrever aqui. E tem mais: essa turma que administra (?) a cidade, cujos chefes foram importados de outras cidades, tem uma mania ufanista de querer mudar o nome da cidade. Imaginem os amigos que a cidade após completar 198 anos, os novos mandatários passaram a chama-la de Nova Maricá, gastando rios de dinheiro para criar essa marca. Resta uma esperança: agora que saiu na Veja, quem sabe os juízes passem a ler os processos que chegam até eles e consigam dar um basta na fanfarra.
Francisco são bento da lagoa - Itaipuaçu - Maricá

Reply

Maricá, lugar tão bonito e tão esculachado. Lá tudo é DELTA e PTRALHA, já viu no que deu, assalto ao dinheiro público

Reply