PT teme que CPI do Cachoeira vire CPI do PAC.

O PT teme perder o controle da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira e que seu foco saia de "desvendar a farsa do mensalão", a que se propôs, para outro, maior e mais perigoso para o partido: uma "CPI do PAC", o Programa de Aceleração do Crescimento, que seria possível a partir a quebra de sigilo da empreiteira Delta.

O sinal amarelo acendeu a partir dos resultados da comissão nesta semana. A legenda tinha o objetivo principal de quebrar os sigilos do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e evitar que qualquer governador fosse convocado agora. Acabou com uma tripla derrota. Desistiu de colocar em votação a quebra de sigilo do tucano, não segurou os aliados na quebra de sigilo da Delta e ainda viu o governador correligionário, Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, ser convocado para depor, assim como Perillo.

Ontem, petistas estavam preocupados com a situação, mas a preocupação maior era com as próximas semanas. A eles chegou a informação de que, a depender do caminhar das apurações, os partidos de oposição podem vir a apresentar requerimentos para convocar a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra.

Ambas, em momentos diferentes, coordenaram o PAC no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Belchior se manteve na Esplanada com a eleição de Dilma. Mas para Erenice isso não possível. Em setembro de 2010, denúncias de tráfico de influência a afastaram do cargo. Até mesmo o ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, é citado entre petistas como possível alvo.

Com a possibilidade de a investigação ser ampliada, o PT avalia formas de se rearticular politicamente e consolidar a maioria que sempre teve na CPI. A estratégia é mostrar aos aliados o risco de uma apuração maior do que a prevista no objeto da comissão. O Rio de Janeiro do governador Sérgio Cabral (PMDB), por exemplo, é o maior contratante estadual da Delta no país. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a principal pagadora da construtora no governo federal, ficou oito anos tendo a cúpula do PR à frente. O mesmo argumento serve ao PP e ao Ministério das Cidades com suas obras de saneamento. Ou seja, para petistas, se o foco ampliar, o PT muito provavelmente não estará sozinho em eventuais delitos que aparecerão.

Além disso, o Palácio do Planalto tem em construção um discurso preventivo para atenuar sua participação em irregularidades que vierem a ser descobertas na Delta.. A referência é ao pedido à Controladoria-Geral da União que abrisse processo administrativo para que a empresa seja declarada inidônea. Com isso, a União não mais a contratará. Nos contratos vigentes, avaliará caso a caso se a mantém nas obras ou se chama a segunda colocada nas licitações para finalizá-las.

O problema é que essa estratégia pode falhar se a quebra do sigilo demonstrar um PAC muito corrompido, conluios entre construtoras, bem como obras estaduais afetadas, qualquer que seja o governador. Caso atinja essa dimensão, o maior prejudicado pode ser o PT, tendo em vista ser o governo federal o maior pagador de obras civis no país.

Por outro lado, os partidos, ao perceberem que pode sobrar para todos, tendem a buscar um acordo e limitar a apuração. Ainda assim, pode haver prejuízo, uma vez que as investigações poderão ser continuadas pelos Ministério Público. Essa linha inclusive tem sido defendida por petistas da CPI: de fazer um relatório ligado ao objeto inicial da comissão, independentemente do rumo que ela tomar.

O PMDB, contudo, gostou do acerto com o PSDB nesta semana e acredita que é o PT quem mais depende dele na CPI do que o contrário. Rejeita também alinhamento automático com o aliado nas sessões, sob argumentos diversos, compartilhados por outros aliados.

Primeiro, que a coalizão não se estende à CPI, apenas ao processo legislativo. Ainda mais em uma CPI armada, inicialmente, para abater os inimigos petistas. Segundo, que os petistas buscam a hegemonia nas eleições municipais e têm deixado os parceiros nacionais à míngua, tanto em recursos da União quanto na disposição a apoio nas cidades. Cita-se o caso do irmão do presidente da CPI, senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB), prefeito em Campina Grande (PB), que pena para o PT desistir da candidatura própria e apoiar sua candidata em outubro. Algo que não deve ocorrer.

Terceiro, que os petistas não cumprem acordos. Os dois partidos tinham acertado na segunda-feira que a quebra do sigilo nacional da Delta seria restrita às contas ligadas ao esquema da empresa do Centro-Oeste. No início da votação, os petistas do Senado foram os primeiros a votar pela quebra do sigilo nacional. O PMDB percebeu que não teria votos suficientes e acompanhou. Sem falar no constantemente ameaçado acordo para apoiar Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) na eleição para presidência da Câmara em 2013.

Esse, aliás, é outro problema para o PT resolver. As bancadas da Câmara e do Senado ainda não acertaram o passo. O que os separa é a divisão na avaliação inicial do rumo que o partido deveria dar à CPI. Os deputados sempre foram mais favoráveis a limitá-la ao Centro-Oeste e a não convocar os governadores, enquanto os senadores não tinham a convicção de restringir a apuração.

Há ainda os desacertos pessoais. Os senadores acabaram aceitando o plano de trabalho da CPI, mas foram surpreendidos quando o relator Odair Cunha (PT-MG) se disse favorável à quebra do sigilo da Delta. Também não gostaram das declarações do líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), de que "esse é o PMDB", após a aliança da sigla com tucanos na blindagem a Sérgio Cabral e convocação de Agnelo Queiroz.

Os deputados, por sua vez, não gostaram das manifestações do líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), sobre o episódio em que o deputado Cândido Vaccarezza (SP) foi surpreendido prometendo proteção a Cabral. Pinheiro disse que cabia ao deputado analisar se deveria sair da CPI. Outra declaração considerada desastrada por deputados foi a do senador Humberto Costa (PE) sobre Cabral. Ao tentar defender o governador, disse que tudo que havia contra Cabral eram imagens dele com guardanapos na cabeça. O que é falso. Em nenhum momento o pemedebista aparece nas fotos nessas circunstâncias.

O PMDB tem arrolada todas essas situações e avalia que, a partir de agora, a CPI será tomada por articulações e acordos instantâneos e pontuais, com PT, PSDB ou quaisquer outros. A única exceção para essa linha, na visão da sigla, seria o governo intervir na CPI, mostrar posição e compor maioria. Seria, assim, o único elemento aglutinador da base que poderia reorganizar a condução da comissão. Algo, por ora, improvável. (Valor Econômico)

15 comentários

Coronel,

Quando os integrantes da CPMI se depararem com "transferências estranhas de dinheiro", cruzarem os nomes dos beneficiarios e as construtoras que "cobriram" a Delta nas licitações do PAC, vai EXPLODIR TUDO!!!!

A Delta distribuiu muito dinheiro para ter esse sucesso todo e a "falta de concorrentes".

Tem muito sobrepreço nas licitações do PAC. Dinheiro para pagar a concorrêncis e polit...(ops, acusação sem provas é crime!!rsrsrsr)

JulioK

Reply

Em qualquer lugar do mundo um governo metido em tantas e tão incríveis maracutaias e com uma base aliada que é uma muvuca de interesses personalíssimos, como ocorre com o governo petralha da dilmentira, estaria no chão, às vésperas de ser chutado.

Aqui, ao contrário, na ausência completa de oposição, mínima que seja, e de uma imprensa arregimentada, entre a omissão e a conivência, o governo é dado como uma fortaleza, capaz de iniciativa e intervenção apaziguadora e dilmentira mantém a popularidade lá em cima, o que a elegeria hoje no primeiro turno se houvesse eleições.

É ou não é o fundo do poço? O fim da picada? E saber que tem tudo para piorar...

Reply

Venho afirmando; continuarei afirmando, e afirmarei sempre: dos males, sempre o menor. Toda vida! E este é o caso de podermos contar com o trator chamado PMDB, não só na aliança que sustenta a anarquia vermelha do PT no desgoverno do País, mas também e sobretudo no freio e no controle da insanidade das ratazanas petistas e do ódio que elas devotam aos adversários, à imprensa e a tudo o que cheira à civilização. Com raríssimas exceções, não simpatizo nem um pouquinho com as atuais cabeças coroadas nacionais do PMDB, porém não posso deixar de reconhecer que sua parceria de governabilidade com as ratazanas vermelhas do esgoto petralha é, ao menos, uma certa garantia de que nos momentos cruciantes da vida institucional do País o tantinho a mais de inteligência civilizatória do PMDB, tem conseguido segurar o ímpeto destruidor das ratazanas vermelhas. Que continue assim! Amém!!!!

Reply

ASSUNTO: MENSALÃO

DIVERGINDO DA “MÍDIA OFICIAL AMESTRADA / PETRALHA” ,

ESTUPEFATOS CONSTATAMOS A VISÃO DE UM DOS ( JUÍZES / MINISTROS ),

INTEGRANTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

ASSIM, ... confira no anexo, o inusitado relatório que consta no STF.

São 122 páginas .

O relatório está no LINK do próprio SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL:


http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/relatorioMensalao.pdf


Trata-se de um material explosivo e que acarretará perdas políticas e eleitorais devastadoras para o GOVERNO / PT, porque poderá influir nos votos dos demais juízes / ministros.

Neste relatório fica explícito parte das malfeitorias tenebrosas praticadas pela organização criminosa .....

... eleita “democraticamente” por urnas que nem o Paraguai confia.
( devolveu todas ).

ENQUANTO ISSO,

As “ANIQUILADAS E MAL PAGAS” que deveriam nos defender ....

..... permanrecem dormindo em berço esplêndido !!!
ZZZZZZZZZZZZZ

Reply

cpi do cachoeira é cpi do pac !
com certeza mais de 51% das obras do pac deve ter a mão suja do cachoeira ! e lógicamente também deve ter as mão sujas do desdedado !

dYe MdFcKrS PeTrAlHaS !

Reply

Sempre tive esse pensamento a respeito de "CRIAÇÃO DE RATOS EM CATIVEIRO", desde o inicio dessa aliança PMDBxPT do LEPREVOST.

Reply

Vejam o que eu escrevi sobre isto no blogdojamellow.blogspot.com

Reply

Coronel, taí um alinhamento que considero benéfico para o país, PMDB e PSDB. Essa balança precisa de um fiel! Agora, veja que coisa catastrófica, os partidos, quase todos, principalmente o PT, com medo de uma investigação mais profunda, por medo...ou certeza? de que todos podem sair maculados. Coronel, a que patamar colocaram nossa república, essa máfia...???????

Reply

Sendo eu um dos 40% gostaria que a cúpula do psdb viesse a público e respondesse por que quando tiveram a oportunidade de acabar com a patralhada e botar o velhaco apeDELTA na cadeia deram-lhe sobrevida?
Foi erro não proposital, ou tinha algum caroço nesse angu.
Hoje elle vive arrotando grosso e c@g@ndo na cabeça de todos.

Reply

Acho que não é só o PT que teme a CPI. Alguns negócios feitos às margens do rio Pinheiros e Tietê também vão entrar nesse rolo. Quer apostar coronel?

Reply

Coronel,

Escrevi as 08:02 sobre a "explosão" da Delta.

Agora a tarde a J&F anunciou a desistencia da compra!!! rsrsrsrsrs

A "coisa" saiu do controle!!!!! Vai feder!!!!!

JulioK

Reply

Nada mais natural que investigar essa empresa. A Delta da mãe do PAC desvio dinheiro público e a maior construtora (se é que ela está construindo alguma coisa) do PAC.

Quero é a ligação da Delta com a mãe do PAC!

Reply

Não é a toa que a J&F desistiu da compra,o rojão é muito forte.

Reply

Bem, não precisa ser nenhum Einstein para fazer uma conta simples:
O PT faturou 50 Mi em doações em 2011, o PMDB e PSDB juntos faturaram 5 Mi.
É preciso desenhar de onde veio essa montanha de dinheiro?

Ou será que o PT aprendeu a multiplicar os pães?

Convoquem a Erenice e, ela cantará aquela música do Roberto..."Eu tenho tanto prá lhe falar..."

Reply

Por isso o Pt arrecadou tanto dinheiro no ano passado. O governo repassa dinheiro para as empreteiras que enchem as burras do Pt.

Reply