O espetáculo do Mensalão terá sessões extras. Viva os nossos ministros pop stars!

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), vai propor a realização de sessões extras da corte durante o período de julgamento do mensalão. A ideia é criar um turno de trabalho matutino do plenário para dar conta das outras causas do tribunal. Segundo o ministro, há cerca de 700 processos aguardando inclusão na pauta do pleno do STF, alguns prontos para julgamento desde o ano de 2000. "É preciso evitar que esses processos fiquem paralisados", disse. 

Pela programação do STF, os 14 primeiros dias de agosto serão dedicados ao mensalão, com cinco sessões por semana, de segunda a sexta. Depois disso, a causa vai tomar três dias de cada semana até o fim do julgamento. Para Marco Aurélio, o ideal é, durante o período, realizar pelo menos duas sessões matutinas do pleno. "É preciso harmonizar o julgamento da ação penal 470 [do mensalão] com os outros feitos da jurisdição", disse. 

Advogados dos acusados também demonstraram preocupação com o calendário do STF para o julgamento do mensalão. Alguns criticaram o fato de o roteiro prever cinco sustentações orais por dia. O criminalista Márcio Thomaz Bastos, defensor de José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural, lembrou que advogados do caso propuseram ao STF que fossem feitas, no máximo, três sustentações orais por dia."Uma coisa é ouvir debates em um júri. Outra é ouvir sustentações orais, uma atrás da outra. Quando chega a vez do quarto ou quinto advogado, ninguém mais presta muita atenção", disse Bastos.

Segundo Antônio Claudio Mariz de Oliveira, criminalista que defende a ex-dirigente do Banco Rural Ayanna Tenório, "os advogados que falarem ao final das sessões encontrarão ministros desatentos pelo cansaço". Bastos, Mariz e outros três advogados afirmaram ontem que não irão tomar medidas jurídicas para tentar mudar a programação do julgamento. 

O PT começou a sangrar em praça pública. Vejam a reclamação do secretário de Comunicação do Partido do Mensalão:

Ainda ontem, o secretário nacional de comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), criticou a transmissão de sessões do STF pela TV. "Em outros países o STF é muito mais austero", disse. "Aqui no Brasil, não. Tem membros do STF que viraram popstars. Esse formato, de ter julgamentos importantes transmitidos pela televisão, isso não está certo." 

A transmissão ao vivo de sessões começou em agosto de 2002. Marco Aurélio, ministro que sancionou a lei de criação da TV Justiça quando ocupou interinamente a Presidência da República, disse que essa prática é um fato "positivo". "No setor público, muito embora alguns talvez não estejam acostumados, deve permanecer a transparência. A publicidade é que viabiliza o acompanhamento pelos contribuintes do que é feito na administração pública e permite a cobrança da eficiência. Ninguém busca espetáculo." 

Mesmo criticando as transmissões pela TV, Vargas disse que o PT não será prejudicado: "Já enfrentamos isso em 2005 e muita gente falou que o PT ia acabar. No ano seguinte, elegemos uma expressiva bancada de deputados e reelegemos Lula. Os que apostaram no fim do PT deram com os burros n'água e agora vão dar de novo".(Folha de São Paulo)

8 comentários

lulla vá tomar no SUS! mod

Muito boa a iniciativa do Ministro.

Entretanto...

Se o STF cuidasse de sua imagem e, possuísse em seus quadros JURISTAS ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA (O QUE CLARAMENTE NÃO É O CASO) os gastos com a transmissão das falas empoladas de Vsas. Excrescências seria desnecessário.

Por oportuno só uma perguntinha:

- QUANTOS PILANTRAS O STF JÁ CONDENOU EM SUA "ESTORIA"?

Reply

Na verdade, "os que apostaram no fim do PT" NÃO "deram com os burros n'água", deram é com os burros nas urnas. Eleger corruptos é coisa de idiotas que ignoram que o dinheiro desviado lhes pertence e deveria retornar a eles mesmos sob a forma de saúde, educação, segurança, transportes, etc. Como disse, coisa de burros. Burros dos quais os espertos como o Vargas se aproveitam.

Reply

Coronel,

Este tal de André Vargas tem simpatia mesmo é pelos capachos do LULLA, o LEVANDOwski e o TOFFOLI

Reply

Coronel,

Vou refrescar a memória do tal Sec. Com. do ParTido do Mensalão:

- Semanalmente o Sen. Paulo Paim discursa para um plenario vazio só para aparecer na TV. Elle é do PT, então OK!!!

- Em 2005 o PT só não foi para o saco porque o me... do FHC+PSDB não quis enterrar o Lulla vivo!!!

Então, senhor secretário, agora o FHC já era, o PSDB já foi e o PT vai sangrar, via TV, sim senhor!!!

Senhor Secretário, o PT já começou a viver "de memórias".

Não se engane, os 44 milhões já cresceram e estão esperando um(a) candidato(a) que MEREÇA O MELHOR VOTO DO BRASIL!!!!!!

JulioK

Reply

Depois da pata do elefante que é a coisa mais sensual que existe, há mais de ¼ de século surgiu o número pornográfico.
1º - pata do elefante onde pisa fode tudo.
2º - nº 13 digitado nas urnas eletrônicas – vem fudendo os brasileiros há + 9 anos.

Reply

Mas, a atração não são os ministros.

A atração será o julgamento do mensalão.

Reply

Cel
Está tendo panelaço na Argentina X as decisões despóticas da Kichner. Os participantes da passeata disseram: nós fazemos parte dos 46% que não votaram na presidente, que foi eleita com 54% dos votos. Quem dera fizéssemos isto aqui.
Esther

Reply

Também do jeito que elles jogam sujo para eleger seus políticos até um macaco se elegeria.

Reply