Ferrovia Norte-Sul não fica pronta de novo e país perde R$ 12 bilhões por ano. Dá para pensar em trem-bala?

O cheiro de comida estragada não impede que Paulo da Silva, 21, descanse às 14h30 de uma segunda-feira num sofá velho do alojamento do lote 4 das obras da ferrovia Norte-Sul em Uruaçu, a 230 quilômetros de Brasília. Meses atrás, naquele mesmo horário, Silva estaria entre os 700 trabalhadores que finalizavam o trecho da estrada de ferro que, depois de 27 anos de promessas, ligaria o Norte ao Sul do Brasil. Agora, ele é o único por ali. Todos os outros se foram, mas a ferrovia não ficou pronta. 

Sem a Norte-Sul, o país perde R$ 12 bilhões ao ano entre cargas não transportadas, tributos não arrecadados, poluição pelo uso alternativo de caminhões e afins, segundo estudo da Valec, a estatal responsável pela ferrovia que, estima-se, já tenha consumido R$ 8 bilhões. Os bilhões de prejuízo de 2012 já estão na conta: o governo deixou vencer contratos com as empreiteiras e a obra não fica mais pronta em julho, como a presidente Dilma Rousseff anunciara.

O alojamento do piauiense Silva, que veio para Goiás em 2010 no seu primeiro emprego, fica próximo à BR-080, a Belém-Brasília, por onde caminhões velhos transportam os últimos grãos da safra de 100 mil toneladas de soja da cidade, deixando cair parte deles ao longo do caminho. Quando chegam ao destino, até 12% do que foi embarcado ficou pela estrada, diz Alarico Júnior, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, decepcionado ao saber que mais uma promessa de inauguração da Norte-Sul não será cumprida, o que vai lhe custar caro. "Lula falou duas vezes que ia inaugurar", disse Júnior. "Continuaremos pagando R$ 2 a mais por saca de soja para levar por caminhão até Anápolis para de lá ir para o Sul. De trem até o Maranhão, seria até 40% mais barato." 

Luiz Fayet, consultor da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), lembra que 46 milhões de toneladas de soja para exportação são produzidos acima do paralelo 16, onde começa esse trecho da Norte-Sul. Quase toda essa soja desce de caminhão para o Sul quando poderia, via ferrovia, chegar aos portos do Norte, mais próximos da Ásia, destino final do produto. Isso faz o custo de frete no país ser até 300% maior que o de EUA e Argentina. Ainda que a ferrovia ficasse pronta, não poderia carregar nada da região que corta. Isso porque nenhum dos quatro pátios para embarque das cargas está sequer iniciado.

Entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), a obra está 95% concluída. Sem o término, barrancos caem ao longo da ferrovia, trilhos estão assoreados e com o mato crescendo. Como a Valec deixou vencer os contratos com as empresas, uma nova licitação ou uma contratação de emergência terá que ser feita. Se isso não acontecer até o fim da temporada seca (que termina em outubro), a estimativa é que os complementos só fiquem prontos no fim de 2013.(Folha de São Paulo)

13 comentários

"O cheiro de comida estragada não impede que Paulo da Silva, 21, descanse às 14h30 de uma segunda-feira num sofá velho do alojamento do lote 4 das obras da ferrovia Norte-Sul em Uruaçu,"

comida estragada?

ué, por onde andam os fiscais do Trabalho que não multam o governo e a empreiteira responsável por deixarem um trabalhador em condições análogas a escravidão, como gostam de dizer?

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Caro Coronel

Nada "neçe" país é serio, posso te garantir que mesmo ficando pronta a ferrovia, "DE SÉCULO" não do século, os malditos caminhões continuarão infestando as estradas.
Existe um lobby enorme no Brasil contra a ferrovia, feito por empresas de tranporte, por sindicatos de caminhoneiros e por gente interessada em levar o seu e não em melhorar as coisas no país, isso, somado ao desleixo que das operadoras com a manutenção e conservação das ferrovias operadas, joga o Brasil no atraso e no desperdício.
Alem disso temos o gargalo absurdo nos portos.
É só ver Paranaguá, onde existem filas de até 50 navios pagando multas absurdas pelo atraso para encostar no caís.
A mesma situação se repete em Santos. Será mesmo que funcionando a ferrovia não estarão só transferindo a situação para outros portos?
Eu conheço varias histórias a esse respeito e só queria uma explicação mais explicita da FIAT de Betim sobre a utilização de portos para movimentação de seus veículos.

Pergunta aos universitários: PORQUE OS CARROS IMPORTADOS E EXPORTADOS PELA FIAT NÃO SÃO ENVIADOS POR FERROVIA? JÁ QUE ENTRE VITÓRIA E MINAS EXISTE A "MELHOR" FERROVIA DO BRASIL?

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A Ferrovia Norte-Sul foi um dos projetos salvacionistas de SirNey fortemente criticado e denunciado pelo pt na origem. Hoje lulla e SirNey se amam, se acobertam, e a ferrovia continua inconclusa, gerando renda e divendendos qual vaca leiteira, só que agora para ambos.

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Como a Valec deixou vencer os contratos com as empresas, uma nova licitação ou uma CONTRATAÇÃO DE EMERGÊNCIA terá que ser feita...
Olha a oportunidade de roubar mais aí.

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SIM CORONEL, o trem-bala já está em funcionamento no Morro do Alemão, é o teleférico que liga os morros à praia e BALA É O QUE NÃO FALTA, milicianos, bandidos traficantes e por enquanto o teleférico ainda não tornou-se alvo móvel de um stand de tiro para os bandidos e milicianos, o tempo dirá.

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Portos e infra-estrutura nacionais estão sucateados, encarecendo direta e indiretamente o custo de vida e tem comunista lésbica truculenta que quer porque quer trem-bala perdida ao custo de bilhões para inglês ver.
Que tal investir este dinheiro em metrôs nas capitais? Depois dizem que marxista gosta de pobre.

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A MARCA DO ZORRO!

Se da de pensar em trem bala? Não, se da de pensar em trem comum? Não! Se da de pensar em Maria Fumaça? Também não! Se da de pensar num Brasil sem rumo? Nem precisa pensar, ele já está totalmente desgovernado!(Z)

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Meusss deusesss!!! Chegamos ao cúmulo da Petezada e aliados tratarem o dinheiro público como lixo. Imaginemos,então,o que elles pensam do povo(penso que nos consideram vermes nojentos).E fizeram um auê quando o Figueiredo nos comparava a cavalos.
ACORDA NAÇÃO BRASILEIRA!!!

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Ora. É claro que a ferrovia não ficará pronta. As empresas perdem a grana do transporte rodoviário, as empreteiras também perdem, já que menos caminhões nas rodovias implica em uma longevidade um pouco maior do porco asfalto feito por elas.

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O Brasil agora com a crise dos países centrais tem uma chance de trazer ao país muitos dos melhores cérebros de países desenvolvidos ( inteligências) e assim acelerar os processos de inovação para o país, ter crescimento estável maior que o demográfico e investir pesadamente em controle da fusão nuclear e obtenção de energia elétrica do hidrogênio e deltério ou hidrogênio pesado, a reação gera muita energia e se for conseguido o controle e uso da energia da fusão, reatores nucleares e usinas hidroelétricas serão coisas de museu.
Trens movidos a energia elétrica, carros elétricos e parar com o uso de energia fóssil em dez anos.
O PETRÓLEO DO PRÉ-SAL E OUTROS QUE FIQUE PARA EXPORTAÇÃO e o ar limpo e que toda a agricultura sirva só para alimentar as pessoas, a área com cana diminua e aumente a de soja para exportar óleo e ficar com o farelo para alimentar frangos, porcos e para consumo humano como leite de soja e suco de fruta com soja, o sabor é da fruta e tem muita proteína a preço baixo.

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Esta parecendo uma ponte que eu conheço “Hercílio Luz”.

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Enquanto isso, a FIFa admite que o legado da Copa é uma grande farsa.

josecruz.blogosfera.uol.com.br/2012/05/fifa-ja-admite-que-legado-da-copa-e-bobagem-a-farsa-escancarada/

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Anônimo 17:25.
O problema não é só falta de cabeças pensantes, isso vai muito além desse entrave e com varias exceções que podemos chamar de “ilhas”, nossa “indústria científica” não poderá decolar no curto prazo, falta estrutura de modo geral; Infelizmente isso fica comprovado, quando um cientista pede um simples reagente que tenha que ser importado, o tempo pode chegar ao cúmulo de 1 ano ou mais para ser liberado, pois nos postos alfandegário não tem pessoal qualificado ou são em pequeno numero para a liberação.
Importamos aparelhos que ficam encaixotados, ou por não tem quem instale, ou pessoal qualificado para manusea-los, infelizmente isso é patente.

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