Cavendish ameaça contar tudo.


Na terça-feira, a Controladoria-Geral da União (CGU) declarou inidônea a Delta Construções, a empreiteira de Fernando Cavendish que está no centro do caso Cachoeira. Dois dias depois, a CPI que investiga o escândalo negou-se a ouvir o empresário. Pareceu um tremendo contrassenso. E é. Mas tem explicação. Reportagem de VEJA desta semana revela que Cavendish tem ameaçado revelar segredos que comprometem outras empreiteiras.

No mesmo dia em que a CGU anunciou a punição à Delta, Cavendish esteve em Brasília. Numa conversa com um parlamentar de quem é amigo, disse que não apenas a Delta, mas a maioria das grandes empreiteiras paga propina a servidores públicos e políticos em troca de obras e aditivos contratuais. Conforme Cavendish, a Delta adotou o mesmo sistema: para dificultar o rastreamento da propina, repassava os recursos a empresas-laranja, que, posteriormente, entregavam o pedágio a quem de direito.

Sentindo-se injustiçado por ser o único a expiar os pecados em público, Cavendish apresentou ao parlamentar um conjunto de empresas-laranja que serviriam à Delta e às concorrentes. Deu nome de sete empresas das áreas de engenharia e terraplanagem. Todas funcionam em São Paulo e têm como proprietário o empresário Adir Assad, apesar de estarem em nome do técnico em refrigeração Jucilei Lima dos Santos e de Honorina Lopes, sua mulher, ambos no papel de laranjas.

Cavendish conhece como poucos Adir Assad – e os serviços prestados por ele. Há duas semanas, VEJA revelou que a Delta repassou 115 milhões de reais a empresas-laranja. Do total, 47,8 milhões abasteceram as contas da Legend Engenheiros Associados, da Rock Star Marketing e da SM Terraplanagem, que também são de propriedade de Adir Assad. As sete novas empresas de engenharia e de terraplanagem, segundo Cavendish, fariam parte do mesmo laranjal.

O parlamentar que conversou com Cavendish passou o relato adiante. Foi como se acendesse um rastilho de pólvora que percorreu as bancadas do PMDB, PP, PR e PT. O recado foi entendido como um pedido de solidariedade e, claro, como uma ameaça velada, destinada a trazer novas empresas e parlamentares para o centro da investigação. “Está claro que convocar o Cavendish é trazer para a CPI todas as empreiteiras”, diz um graduado petista, que votou contra a convocação do empreiteiro. Só uma investigação acurada sobre a movimentação financeira das empresas-laranja revelará se Cavendish blefa ou fala a verdade. O fato é que, na semana passada, o empresário foi blindado, apesar da fartura de indícios que pesam contra ele.

Planilha – A própria CPI já detectou que houve grande quantidade de saques em dinheiro, às vésperas das eleições, nas tais empresas-laranja abastecidas pela Delta. Uma planilha em poder da comissão também revela que contas da empreiteira que recebiam os recursos federais foram as mesmas que transferiram dinheiro para uma empresa-laranja sediada em Brasília, agraciada com 29 milhões de reais. Os parlamentares de oposição acreditam que encontraram o caixa usado para subornar funcionários do governo federal.

A CPI desistiu de votar a convocação de Cavendish por 16 votos a 13. Prevaleceu a maioria formada por aquilo que o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) chamou de “tropa do cheque” – expressão cunhada um dia antes, num ato falho, pelo deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF). A tropa pró-Cavendish foi integrada pelos parlamentares do PT e da base aliada. Para a definição do placar, foram decisivos dois parlamentares: o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que se alinhou à maioria, e o deputado Maurício Quintella Lessa (PR-TO), que não participou da sessão. Soube-se depois que Nogueira e Lessa haviam se encontrado na Semana Santa com Cavendish num restaurante em Paris. Os parlamentares alegam que o encontro foi casual e não teria influenciado sua posição dos dois na comissão. (VEJA)

32 comentários

Douglas Corrêa mod

Segundo informações Lessa votou a favor da quebra de sigilo amplo da Delta e teve atuação forte para isso . Sua esposa tambem esta na CPMI ( Confraria da Patifaria e Muito Idiotas - Augusto Nunes) .Qto a Ciro Nogueira este esta atolado até o ultimo fim de cabelo .

Reply

se a CPI não convocar imediatamente o Adirzinho, como é chamado no Planalto, pode encerrar, que assim não teremos mais despesas para mais esta safadeza e alguns também podem parar de ganhar dinheiro com as manobras para convocar ou não, dependendo das conveniência$$$$$ ...

Reply

"Os parlamentares alegam que o encontro foi casual e não teria influenciado sua posição dos dois na comissão"

isso ai eh a cara mais porca que essepaiz pode ter!

esse cinismo debochado, escatológico eh simplesmente pior do que qualquer corrupcao...

Reply

>>

Se o Cave ameaça contar 'tudo', então a corrupção existe. Corruptos e corruptores devem ser punidos.

<<

Reply

A petralhada ordinária vai agora ficar sebando essa CPMI, vão distribuir uma bela pizza e depois...procurar as outras empreiteiras para uma conversa de pé de orelha.

OS CORRUPTOS AGRADECEM A DICA.

Reply

Cel
ESSA gorja nada quer investigar, pois, está envolvida nos roubos da quadrilha que nos governa. Esta é a CPI mais ridícula que já vi, já que foi criada para nada investigar e se vingar dos desafetos. Bela finalidade!
Esther

Reply
Antonio Carlos Roos mod

Gente do Céu!! Imaginem da onde veio os mais de 50 milhões que o PT arrecadou ano passado!! Sendo mais de 80% do total de arrecadações de todos os partidos ano passado! Pra uma coisa o PT serviu, escancarrou a corrupção deste paizzzz! Nunca antes na história deste paiz um partido se lambuzou tanto em maracutaia!! Tomaram no cú!!!!!!

Reply

Coronel,

As "Realmente Grandes" já estavam vacinadas desde o governo Collor, corrupto fichinha perto do Lulla.

As "Realmente Grandes" foram atrás das privatizações e obras no exterior(via BNDS) e impossíveis de rastrear via COAF.

Os "Bagres"(tipo Delta&Cia) tomaram conta do mercado interno do PT e foram "amadores" porque confiaram no Lulla/PT(rsrsrsrs).

Estes "Bagres" acharam que iriam roubar eternamente.

É gentalha(tipo Cavendash) que não suporta pressão como os "antigos". Uma hora dessas a CPI rompe o dique do PT e ai vamos ver o "Maior Roubo da História" perpetrado pelo Lulla/PT!!!!!

JulioK

Reply

Tudo faqrão para agradar o Cavendish e não demora muito será canonizado, só para não contar nada ...
O rabão preso de quase todos e a fila dos que têm vontade de prender o seu, dá a volta na esplanada três vezes. A natureza corrupta do brasileiro sempre agiu no caminho das empreiteiras, preferencialmente.
A culpa é nossa que pagamos imposto em demasia. Sobra dinheiro e ellles gastam com os amigos, ora.

Reply

Contar tudo, Coronel, a gente sabe que "porríssima" nenhuma. É só um lembrete do Cavendish para os disfarçados de corajosos , coragem que não dura mais do que uma ou duas frases. Ba-le-la.
Olha este trechinho encontrado lá no ucho info. Abre aspas
Deputado federal pelo PDT fluminense, Miro Teixeira lançou na quinta-feira (14), durante sessão administrativa da CPI, o termo “tropa de cheque” para se referir a alguns parlamentares que aproveitaram o feriado prolongado da Semana Santa para um encontro com Fernando Cavendish em Paris. Não é preciso qualquer esforço para adivinhar quem participou desse trem da alegria patrocinado pelo dono da Delta, pois basta acompanhar com doses mínimas de atenção as próximas sessões da CPI. Quem repentinamente passou a defender Cavendish por certo já está no lucro. Os que criticaram com vigor o termo lançado por Miro Teixeira devem se recolher com a devida urgência, porque uma chacoalhada mais forte pode trazer à tona escândalos que os brasileiros ainda desconhecem.

Uma análise minuciosa do movimento de apresentação de requerimentos a uma CPI e eventuais retiradas, além da evolução patrimonial repentina de alguns parlamentares, pode explicar o que muitos acreditam ser estranho. Como se fosse pouco, quando alguns estão faturando de forma demasiada em CPI polêmica, uma ciranda forçada entra em cena para que outros também faturem. E assim roda o universo político brasileiro.

Reply

O que há por trás da greve dos bancários? Temem a demissão em massa de bancários por conta da baixa dos juros. Os bancos não tem mais como aumentar as taxas que cobram dos clientes e com a queda da taxa de juros, imposta pela Grande Mãe, o lucro dos bancos tende a cair. A solução é demitir.
A cumpanherada do Sindicato por ir reclamar com a Grande Mãe, que do mesmo modo que mandou baixar os juros, pode também determinar não demitir ninguém.

Reply

Mais um motivo para convocar Cavendish. Ele já entregou, afirmou (o que já é uma prova) que existe o que contar, agora é dever da CPI ou da Justiça mesmo, convocar esse cidadão para depor, para que os crimes cometidos sejam de uma vez por todas elucidados e punidos com o rigor da lei.

Reply

Só rosna. Em francês parisiense.
Jamais contará alguma coisa.
Mas como quem tem .. tem medo, dá tudo certo , com direito a mais guardanapos na cabeça para a coreografia da corrupção nas calçadas da capital francesa.
Très chic , bichon.

Reply

Eu não caio mais nessa.

Ameaça de contar tudo é outro nome para "livrem o meu que eu livro os teus".

País podre.

Reply

Confraria da Patifaria e Muito Idiotas - e a SUPREMA MERDA ,se cala e consente, que existam laranjais financiando campanhas com caixa dois, roubalheiras e tudo mais, e o que fazem os ministros da SUPREMA MER...fecham os olhos, tapam os ouvidos, porém suas contas no paraisos fiscais estão atoladas de dinheiro fácil , é por isto que a SUPREMa MER.. nada faz, são todos corruptos, juizes e politikos andam de mão juntas , so temos cafajestes em Brasilia, terra da fantasia e da roubalheira.

Reply

Duvido que ele "vá contar tudo", afinal deve prezar a vida - própria e de seus entes. A minha leitura disso tudo é que ele usa as mesmas armas da quadrilha: chantagem, extorsão, perfídia e dissimulação - tudo para obter, é claro, benesses pecuniárias.

Reply

Coronel,

a sociedade brasileira grita:

FALA CAVENDISH!
CONTA TUDO CAVENDISH!
ABRE A BOCA CAVENDISH!

Flor Lilás

Reply

Conta nada, o pirata vai ficar de bico calado, elle está só querendo carinho e proteção da cumpanhêrada.
Pois elle sabe muito bem, o PT é o partido qui num róba nem dêxa róbá.

Reply

Meus Senhores, se a apuração for p/ valer, a coisa vai chegar no luis inacio, o Apedelta e no cabralzinho (governador do Hell de Janeiro)

Reply

Ameaçar contar tudo = chantagem, ou: me blindem cumpanheiros, eu sou seu, vc é meus e o din-din é nosso.

Yrenys

Reply

OFF

Kit aborto


http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/13152-governo-do-pt-pretende-criar-o-qkit-abortoq.html

Reply

Justiça no Brasil é que nem fantasma não existe, e que nem Papai noel não existe, Justiça no Brasil só para prender afrodescendentes e ladrões de galinha, porque estes graúdos que roubam do povo brasileiro, repassam a bufunfa para essa corja que se chama 3 poderes.A corrupção tomou conta do Brasil depois que o PT entrou de sola na roubalheira.Os tres poderes estão podres e corruptos ninguém mais se salva ,juizes, deputados , senadores ,governadores ,desembargadoures, procudores , e tudo quanto for dores, prefeitos, todos corruptos, e VIVA A ROUBALHEIRA , UM LAVA A MÃO DO OUTRO, E A IGREJA QUE CONDENAVA OS MILITARES ESTÁ QUIETINHA , QUIETITNHA COM TODA ESTA CORRUPÇÃO.
OS PADRECOS TAMBÉM ESTÃO LEVANDO A FAMIGERADA TAXA DE LAUDEMIO, POR ISTO FICAM QUIETOS, TAMBÉM ESTÃO MAMANDO NA TETA DO POVO.

Reply

QUE VERGONHA, COMO O PT ESTÁ TRANSFORMANDO O NOSSO BRASIL,UM ANTRO DE CORRUPÇÃO, COISA JÁ MAIS VISTO NA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ...

Reply

O cara só nomeu empresas de São Paulo ? hummmmmm aí tem o dedo do pt. Deve ter trocado a proteção que o pt/pmdb está lhe dando para nomear APENAS empresas de sampa...muito estranho...

Reply

Ei coronel.
Sugiro dar um cala boca no Cavendish, pois se ele contar tudo o que sabe mesmo, aí o Rouboanel em SP vai meter seu patrão na cadeia.
Quem avisa amigo é. Não sabe de nada? É aquela historinha dos 60% pra um, 20% pra outro e outros 20% pra mais outro. Sacou? Se eu fosse você cobraria adiantado o mês de "blogagem" pra esses caras. Pode faltar dinheiro. Ou faltar patrão.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

A coisa mais antiga no Brasil são as empreiteiras molhando as mãos de servidores públicos, EM TODOS OS GOVERNOS e em muitos níveis. Em estatal então a farra é grande.

Reply

Se ele abrir o bico a Anta Gorda sai do Palácio do Planalto algemada!

Reply

Coronel, olha essa pérola..
http://www.youtube.com/watch?v=08Vg-aRnHy4&feature=youtu.be

Reply

Dentro da política nacional, quando alguém se sente ameaçado, recorre ao "se...eu conto tudo". E isso tem um efeito impressionante! Foi usado por Maluf, aplicado por Roberto Jefferson e agora por Cavendish. Cagliostro

Reply

Sei. Conta nada, ellle sabe que no mundo da bandidagem quem abre o bico é chamado de cagueta e este tipo de pecha pega, sendo cobrado com a morte, inevitável ... apenas questão de tempo e método, mas sem escapatória, Celso Daniel, descontente, quando abriu o bico, ainda que intra
muros, nomeando os usurpadores do esquema coletivo, todos viram bem o que lhe aconteceu.

Reply

Coronel,saudações;
aqui em Minas se comenta que o deputado Odair Cunha PT-MG,relator da CPI pediu proteção policial para sí e toda a família inclusive os pais que moram no sul de Minas e estariam sofrendo ameaças de morte.
Será por isso que o dpt. em questão esita tanto ,vai e volta nas perguntas e não chega a nada?

Reply

Cel,

Conta Cavendish, não fique só na ameaça. Joga logo toda essa merda no ventilador ou coloque tudo num pé de meia e rode na sala. Assim quem sabe essa putada sangue-suga seja colocada para fora do poder ou na cadeia. Na cadeia? nunca se sabe...


Índio Tonto/SP

Reply